Empresa de personalização de veículos

Empresa de personalização de veículosA personalização de veículos atinge nichos de mercado diversos, abrangendo desde pessoas físicas até pessoas jurídicas que contratam os serviços de personalização que destaquem marcas e identidade visual.

Sabendo que a publicidade e a identidade visual são fatores importantes para empresas como um todo, independente do setor de atuação, a personalização de veículos e motos e constitui uma forma de negócio bastante promissora.

Não é difícil conseguir que ônibus, táxis e outros veículos permitam a personalização, pois considera-se que assim os veículos estarão mais seguros.

Mercado de  personalização de veículos

As empresas de personalização de veículos e motos precisam de excelência técnica, mas também de atendimento personalizado, por isso é necessário que as empresas saibam também orientar seus clientes quanto às soluções em publicidade.

Para exercer as atividades de personalização de veículos é necessário conhecimentos em informática, design e publicidade.

Mesmo que a empresa não conte com profissionais formados em publicidade no comando das operações, é necessário pelo menos conhecimentos técnicos sobre marketing e publicidade e recursos visuais.

Diante da concorrência que anda acirrada para diversos ramos de atuação no mercado, cada vez mais as empresas investem em publicidade e por isso os serviços de personalização de veículos são cada vez mais solicitados.

O mercado consumidor para serviços de personalização abrangem: personalização de veículos, motos, táxis, motocicletas que emprestam o espaço para personalização com o outdoor de várias empresas. Outra situação é quando a empresa contrata a personalização para veículos próprios e há ainda a  personalização de carros e motos de pessoas físicas que desejam ver seus veículos personalizados com sua identidade e preferências ali expostas.

Localização da empresa de  personalização de veículos

Esse ramo exige que a empresa se situe em um local de fácil acesso para clientes, e que o acesso de energia elétrica não seja oscilante, pois é muito dependente da eletricidade para o funcionamento operacional.

Uma opção é se situar próximo a outras empresas, em setores comerciais, onde poderá haver a possibilidade de clientela.

Antes de escolher a localização da empresa de personalização de veículos é necessário que haja consulta ao plano diretor da Prefeitura, para verificar se há algum impedimento de instalação da empresa no local.

Estrutura da empresa de  personalização de veículos

As empresas de personalização de veículos devem contar com um espaço de no mínimo 100 m²  de garagem para o desenvolvimento das atividades e que conte ainda com escritório, depósito de matéria-prima e espaço para reuniões, copa e banheiro para os funcionários.

O importante é que a estrutura tenha em separado o local para atendimento distinto do local para as atividades operacionais.

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Estratégia de atuação da empresa de  personalização de veículos

Para ter um fluxo maior de atuação e assim uma carteira de clientes crescente é necessário diversificar a clientela.

A estratégia voltada para as empresas de personalização de veículos é a estratégia de foco na clientela, já que os conceitos técnicos são os mesmos para a personalização de diversos veículos, o que muda são os clientes.

As empresas de personalização de veículos poderão, portanto, atuar com a personalização para empresas jurídicas, pessoas físicas, empresas públicas, agências de publicidade e outros.

A vantagem de se trabalhar com empresas de publicidade é a garantia de demanda dos serviços e praticidade de execução dos serviços, pois os requisitos de resultados finais nos serviços oferecidos já estão estabelecidas pelas agências de publicidade.

É necessário, porém, que os contratos de serviços com as agências de publicidade cubram os custos e despesas de operações.

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Outra possibilidade de atuação para as empresas são as licitações para personalização de veículos públicos.

Processo produtivo de  personalização de veículos

O processo produtivo na personalização de veículos tem início com a realização do orçamento, de acordo com os requisitos exigidos pelo cliente para finalização do produto.

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Os empresários e técnicos que realizarão o serviço devem conhecer qual o objetivo da publicidade, quantidade de pessoas que se deseja atingir e ainda qualidade e padrão do serviço.

A empresa de personalização de veículos poderá possuir diversos modelos de trabalhos de identidade visual e estilos diversos que poderão servir como exemplo para trabalhos futuros.

Sabendo qual o pedido do cliente e qual o modelo de identidade visual escolhido, a próxima etapa é trabalhar com a definição de imagens e design e cores utilizadas.

Define-se também a arte utilizada para o serviço, como o tipo de material a ser utilizado de acordo com o que se deseja como produto final.

Na fase de montagem do desenho, as empresas fazem uso de material impresso em grandes formatos, dominam a técnica e contam com uma impressora de grandes formatos.

Precificação da  personalização de veículos

As empresas de personalização de veículos costumam precificar os seus serviços tendo como base o custo da matéria-prima mais o custo da mão de obra. Faz-se o rateio e descobre-se assim o preço.

O preço deve ser competitivo, mas relacionado ao valor do serviço, sabendo que os clientes pagam pela qualidade do serviço e valores agregados.

Dessa forma, o preço muito alto perde a clientela e um preço muito abaixo do mercado denota que o serviço não foi desenvolvido com a qualidade requerida, ou seja, qualidade nos materiais utilizados e qualidade técnica para um bom resultado final.

Matéria-prima da  personalização de veículos

Para que o resultado final seja satisfatório é necessário que os serviços sejam executados com o uso de matéria-prima de qualidade, com material que elimine erros, com o uso de material impresso de qualidade, tintas de boa qualidade e diversas cores e outros equipamentos com capacidade produtiva para grandes volumes, como software de edição de imagem.

Serviços oferecidos na  personalização de veículos

Além da personalização para a publicidade, as empresas de personalização de veículos podem também personalizar veículos de pessoas físicas que desejam um veículo personalizado com uma identidade própria.

Para isso são realizados serviços de substituição da iluminação interna, de faróis, dianteiras e traseiras, troca de pneus, retrovisores, tintura e outras modificações a gosto do cliente.

Diversificação na  personalização de veículos

Para diversificar os serviços, sendo que o produto é totalmente personalizado ao gosto do cliente, a empresa de personalização de veículos deverá diversificar os serviços com qualidade nas entregas, prazos, condições de pagamento, descontos, serviços grátis para clientes fidelizados e outros.

Outro diferencial é contar com um publicitário na equipe para orientação de uma campanha visual eficaz, ou mesmo de um designer gráfico experiente que possa orientar o cliente quanto as suas necessidades da montagem da identidade visual da empresa.

A orientação e a consultoria é o diferencial para diversas empresas prestadoras de serviços e para empresas de personalização de veículos não é diferente.

Pessoal de uma empresa de  personalização de veículos

As empresas de personalização de veículos devem contar com profissionais técnicos, desenhistas, designers gráficos, atendentes e, conforme o aumento da demanda e por consequência a ampliação da estrutura, a empresa pode necessitar de colaboradores como gerente de contratos, publicitário e outros.

O importante é que a equipe conte também com, pelo menos, um representante comercial que seja um vendedor eficiente.

Para contratação de pessoal ideal para atividades no ramo da personalização conte com o auxílio de uma empresa especializada em recrutamento de pessoal.

Divulgação da empresa de personalização de veículos

As empresas de personalização de veículos devem pesquisar as oportunidades que há no mercado para a abertura da empresa, iniciar as atividades com base numa carteira de clientes e não somente com a possibilidade de atender apenas a um cliente.

Para isso é necessário que haja divulgação específica para diversos nichos de mercado que a empresa deseja atingir, sabendo que se concentrar em um só nicho de mercado é altamente arriscado.

Por isso tenha um plano de comunicação para conseguir clientes no mercado publicitário de empresas privadas, identidade visual das empresas públicas, personalização de veículos particulares e outros.

Investimentos na empresa de personalização de veículos

As empresas de personalização de veículos deverão investir em divulgação, formalização, estrutura, equipamentos como ploter para impressão, computadores, laptops, tintas, vernizes,  ferramentas para trabalho de oficina.

Lembrando que se os clientes quiserem contratar serviços de personalização de tintura e funilaria, os materiais devem estar descritos no orçamento para posterior compra. Esses materiais não devem fazer parte do depósito regular de estoques.

Aspectos legais da empresa de personalização de veículos

As empresas de personalização de veículos devem possuir licenças de funcionamento junto a Prefeitura, Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e ainda possuir registro junto a Junta Comercial, INSS patronal, registro na Receita Federal e registro na Conectividade Social.

Conhecimentos do funcionamento das Leis de Trânsito sobre personalização de veículos é também importante.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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