Como Montar Uma Empresa de Organização de Eventos

 

Como montar uma empresa de organização de eventos
Como montar uma empresa de organização de eventos

Se você está pensando em abrir um negócio, veja as dicas de como montar a sua empresa de organização de eventos. Mas para isso será necessário começar da maneira correta e se dedicar ao planejamento para que evite surpresas.

Aqui será mostrado o básico para montar o seu negócio. Se já tiver experiência e conhecimento na área então as coisas ficarão mais fáceis; caso não tenha faça ações e promova o seu esforço para conseguir obter o conhecimento e experiência necessária.

Para evitar as possíveis falhas e imprevistos fatais para o negócio, o empreendedor deve fazer um planejamento minucioso considerando todas as possibilidades. Quanto melhor ele puder simular como será o funcionamento antes da inauguração de seu negócio melhor será para o desempenho após a inauguração.

Planejamento do negócio

Faça uma lista de todos os recursos e objetivos de sua empresa para ter uma visão geral do negócio e também para melhorar o método de planejamento. Veja alguns itens que podem ser adicionado a sua lista:No planejamento de seu negócio de promoção de eventos deverão ser consideradas todas as particularidades do negócio. Os vários aspectos e características devem ser registrados e anotados para não sobrecarregar a mente do empreendedor.

  • Quais serviços e produtos devem ser desenvolvidos? Os serviços e produtos de oferecidos vão ser a referência para as etapas seguintes de montagem do seu negócio; a maneira como será o atendimento aos clientes e também as suas necessidades básicas
  • Quem é o cliente e como atrair para o meu negócio? Outra questão importante que será referência para o seu plano de divulgação do negócio e também peça fundamental para reunir recursos financeiros para sua atividade
  • Onde será instalada a empresa?
  • Qual preço cobrar
  • Quais profissionais contratar para a melhoria do negócio

Investimentos financeiros

O dinheiro necessário para montar o seu negócio de organização de eventos é vital para a expectativa de vida, qualidade e outras questões da empresa. Identifique e faça uma listagem de tudo em que será necessário investir.

Cuidado para não ser otimista ou pessimista demais, faça cálculo e planeje de acordo com os resultados práticos. O correto, depois de montar a lista completa com os itens e recursos nos quais está disposto investir, é fazer orçamentos e estimativas de acordo com as possibilidades do seu negócio.

Uma questão importante para considerar é o investimento inicial: faça uma listagem de todos os itens necessários para montar a sua empresa, calcule o quanto investir para cada item da lista e some tudo no final.

Outros pontos importantes também são o capital de giro que será o dinheiro em caixa para manter a empresa em funcionamento financeiro ideal e o fluxo de caixa de sua empresa, ou seja, o dinheiro que entra e sai do caixa.

A fórmula para chegar ao preço de venda é muito simples. O que não é tão simples em alguns casos é lidar com os preços da concorrência e em dados momentos é necessário jogo de cintura para manter o preço adequado.

Preços

A fórmula para chegar ao preço ideal é o lucro unitário de cada serviço ou produto fornecido menos a soma dos custos, despesas e investimento. No fim de toda essa conta, o empreendedor faz uma checagem para ver se o preço é competitivo na concorrência.

Se for preciso, faça uma pesquisa de mercado para averiguar os preços mais praticados para cada item em sua empresa.

Obtenção de clientes

Para atrair os clientes, o seu negócio de promoção de eventos deve ter os requisitos mínimos que facilitam a decisão de compra do consumidor. Para saber quais são esses critérios, encomende uma pesquisa de mercado, os fatores podem ser os mais diversos e com relações de múltiplas possibilidades.

Depois de fazer a pesquisa de mercado, você conhecerá as preferências que mais são requisitadas pelos clientes, sendo muito mais fácil desenvolver ações para atrair clientes com mais eficiência.

Com as informações obtidas, outra vantagem é a de ter conhecimento para promover e desenvolver uma campanha publicitária ou uma divulgação com melhor impacto e mais resultados.

Além disso, com os dados da pesquisa de mercado pode-se trabalhar de maneira a atrair clientes que são fiéis a empreendimentos concorrentes, oferecendo produtos e serviços iguais ou melhores. Com isso, as chances de seu negócio ter sucesso são grandes.

Localização da empresa de organização de eventos

O imóvel no qual será instalado o seu negócio terá muita importância para o desempenho dos serviços prestados e também para o recebimento de potenciais clientes. Veja alguns dos critérios a considerar na escolha do local:

  • Verifique a localização e o seu aspecto físico
  • Verifique a estrutura do local e se tem suporte para as suas atividades
  • Confira os serviços básicos como água, luz e outros
  • Veja se o acesso ao local é fácil e confortável
  • Evite locais com eventuais imprevistos e incidentes naturais como inundações e goteiras
  • Consulte a documentação do local e veja se está tudo em dia
  • Verifique a planta do local na prefeitura
  • Verifique a vistoria do local por bombeiros

Esses são alguns aspectos que devem ser verificados. Não deixe nenhum passar despercebido, pois depois que seu negócio estiver ativo e houver irregularidades a empresa correr o risco de ser multada ou pior, ter as suas atividades suspensas.

O contabilista terá um papel importante em sua empresa prestando assessoria e consultoria no processo de montagem do seu negócio de organização de eventos.

Procure escolher um contador com boas referências e que tenha um bom nome para auxiliar na administração. Todas as obrigações tributárias, fiscais, trabalhistas, previdenciárias e outras serão tratados pelo contabilista ou pela empresa de contabilidade.

Outro profissional que também deve ser incluído nesse processo de montagem do seu negócio de organização de eventos é um advogado que vai cuidar das questões legais.

Quanto mais produtivo e mais prático for o método de montagem de sua empresa melhor será o desempenho futuro assim com todas as atividades relacionadas. Empreender com planejamento é garantia de sucesso e a recompensa é só uma questão de tempo.

E você está pensando em montar uma empresa de organização de eventos? Comente abaixo!

Como Montar Uma Empresa de Organização de Eventos
1 voto, nota média 5.00 ou 91% de avaliação

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

24 COMENTÁRIOS

  1. Atuo na área de eventos há 10 anos. Atualmente, tento montar meu próprio negócio como prestador de serviços, trabalho com coberturas personalizadas. Vi uma orpotunidade que posso prestar serviços para empresas de decoração. Atualmente, consegui fazer parceria com duas empresas. Não estou sabendo administrar, o que eu posso fazer para melhorar meu negócio e como atrair mais clientes? É um mercado a ser explorado muito.
    Atualmente, trabalho na informalidade e gostaria de investir nesta área.

  2. Planejo montar uam empresa de organização de eventos,quero saber como posso começar sem errar, mas tenho algumas ajudas que começariam comigo…grata.

  3. Também gostaria de abrir uma pequena loja de decorações, ornamentação, pois tenho noção de decoração,já fiz algumas mesas de aniversário e outros.

  4. Gostei muito deste site de informações, mas gostaria de algo mais esclarecedor de acordo com minha vivência, pois gosto muito de trabalhar com decorações,pois as mesas de aniversário do meu filho era eu que fazia e também para outras pessoas.

  5. Olá, boa tarde, preciso saber por onde começar, ou uma melhor maneira. Sempre gostei de organizar festa infantil dos sobrinhos, filhos, amigos, etc… mas tudo gratis. Agora resolvir abrir o EI pra ver se me incentivava e teria coragem de locar uma loja ou começar a partir de casa, mas parei no tempo não sei por onde começar fiz o site com o terra mas estou sem ideias, o que vc me indica? Grata

  6. Sou estudante do técnico de hospedagem hospitalidade e lazer, e gostaria de abrir um escritório de organização de eventos….pois tbem tenho essa matéria no curso…. mas como nao tenho dinheiro gostaria de saber se é viavel trabalhar em casa…. e qdo o cliente precisar em vez de vir ao meu encontro eu ir onde ele esta….. moro em Campinas SP.

  7. Olá, Sou Tatiana e vivo em Andorra, Europa. Aqui onde vivo não vejo grandes eventos sendo organizados uma vez que Andorra é um país muito pequeno e as pessoas são muito tradicionais. Mas peço o conselho de vocês que já estão no ramo de como abrir uma empresa de eventos, em um país onde a população é tradicionalista e muito voltada a dinheiro!!!

  8. Gostaria de saber um valor nao exatamente exato, mais que possa me mostrar um caminho para entrar no mercado de eventos noturnos. O ganho inicial.
    Ja tenho alguns equipamentos como projetor de imagem, laser, som e um pc.
    aguerdo resposta no meu email se possivel.
    Desde ja agradeço.

  9. Sou desenhista Tecnico e tenho experiencia em artesanatos em geral e decoração de festas estou querendo abris uma empresas de artigos para festas e decoração de aniversarios e aluguel de paineis personagem com movimentos cascatas eu mesmo executo o painel e as peças qualquer tamanho em tecido TNT-EVA-Isopor preciso de investidores

  10. Boa Tarde!

    Estou abrindo o negocio novo de prestação de serviços para organização, divulgação e cobertura de eventos. como atrair patrocínio e parceiros para meu negocio?
    qual a melhor forma de vender meus serviços?

    abcs

  11. oi, sou moçambicana e necessito de abrir uma pequena empresa de enventos. Neste momento possui somente
    100 cadeiras e brevemente vou adquirir 10 mesas que vão compor 10 pessoas em casa mesa, qual é o passo a seguir?

  12. Olá!!! Eu trabalho na area de restaurante como funcionario, só que agora quero montar uma empresa para fazer jantar e almoço para festas, casamento ,igreja eparticular quero saber se pode dar certo o mercado tem uma boa aceitação por onde devo começar?

  13. Gostaria de montar uma empresa de Organização de Eventos,mais ainda não tenho como abrir firma,tem a possibilidade de eu está começando esse trabalho de minha casa,sou formada em gestão e Marketing e trabalho em uma empresa de coordenadora de Merchandising.
    Existe essa possibilidade?

  14. Moro em uma cidade polo, tem muitos cantores de bar, vejo que falta uma organização no meio da musica, acredito que se eu abrir uma empresa de produções e eventos, posso mim dá bem, minha duvida é como fazer para atrair os cantores? tipo eu consigo a festa para vc toca e eu tiro o meu e crio um cadastro de cantores e depois ele mim dá um chute, teria de contratar ele por uns 10 anos?rsrsrsrs, ter um acordo com uma prefeitura assim o cantou ficaria fiel? prometer produzir eventos nas cidades vizinha do tipo racham, onde eu teria uma porcentagem de 30%, em fim esse é o risco que terei de correr.

  15. bom dia!sou saionara, fiz um curso de organização de evento.tenho feito curso de bolo,salgado, mais o que eu estou querendo é monta uma empresa de organização de evento em minha casa, como posso fazer.gostaria de uma ajuda de vocês.como monta uma equipe de festa e buffet.fiz comfleto para divulgar, mais nada tem tido retorno.

  16. Ola boa noite ! o meu nome e symone moro em vila velha vitoria E.S eu tenho um espaço de 300 metros quadrados a principio estava alugando so o espaço mais nao esta dando muito certo gostaria de abrir uma coisa direcionada a festas e eventos,pois o meu espaço e otimo climatizado,so que estou perdida sem saber o que fazer sera que vc poderia me ajudar³?

DEIXE UMA RESPOSTA