Como Montar Uma Fábrica de Panelas

Como montar uma fábrica de panelas
Como montar uma fábrica de panelas

Veja a seguir dicas de como montar uma fábrica de panelas e ter sucesso. A fábrica de panelas produz em sua esfera de produção uma variedade de panelas para utilidades domésticas, como panelas de pressão, frigideiras e outros utensílios à base de alumínio.

Produzir artigos cuja matéria-prima é o alumínio é um negócio que constitui uma oportunidade bem rentável, porque a bauxita que é a base para o alumínio é largamente encontrada no Brasil, fazendo do país o segundo maior produtor deste minério do mundo.

Sem dúvida, a produção de alumínio contribui e muito para a economia do Brasil, como também para a indústria de transformação que se beneficia de poder produzir com matéria-prima nacional, diminuindo assim os custos.

O alumínio possui excelentes propriedades com características como não ser corrosivo, possuir resistência, ser leve e flexível permitindo várias transformações.

Mercado para fábricas de panelas

O mercado de panelas possui espaço para pequenas, médias e grandes empresas. Não é mais o caso de se temer o sucesso das grandes produtoras de panelas, pois o espaço para vendas de panelas encontra possibilidades como exportação e distribuição para vários canais de vendas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para vencer a concorrência no mercado de panelas é essencial diversificar a produção com mais de um modelo produzido que acompanhe as tendências de mercado. Também é importante diversificar a distribuição para vendas, pois é dessa forma que as empresas produtoras estão sobrevivendo, se mantendo e até crescendo no mercado de panelas.

Produtos oferecidos

O mercado de panelas trabalha com artigos como teflon que é um material antiaderente.  Atualmente, esses artigos são essenciais para a fabricação de panelas com qualidade. Portanto, para estabelecer qualidade de produtos e se manter no mercado oferecendo o que a demanda deseja, é importante que se tenha fornecedores para esses artigos.

Dependerá da possibilidade e estrutura dos empresários do ramo de panelas escolher fornecedores grandes ou pequenos para fornecimento desses materiais.

Fornecedores para uma fábrica de panelas

Os principais fornecedores de alumínio no Brasil são a Alcoa, Vale do Rio Doce e a Belgo Mineira. Na escolha dos fornecedores, além do preço e condições de pagamento, é necessário verificar também se o fornecedor pode oferecer produtos que sejam de qualidade e possibilitam um bom resultado final dos produtos com as propriedades técnicas e físicas exigidas dos materiais de alumínio. Para isso, é necessário testes e verificação dos processos de produção dos materiais que serão matéria-prima.

Além da disponibilidade de materiais, preços, qualidade de produtos e entregas eficientes, a escolha de fornecedores deverá também primar pelo compometimento e responsabilidade na produção de seus clientes.

Organização do Processo Produtivo

A primeira etapa do processo produtivo de seu negócio é o recebimento de matéria-prima que vem com o material enrolado na forma de discos. No recebimento do material, é essencial que se inspecione a qualidade e integridade do artigo, fazendo uma inspeção visual do estado do material recebido para só então enviá-lo para a produção.

A segunda etapa é a própria fabricação da panela com os processos de repuxo, processo de recuo para moldar as peças e depois se acertar a borda do artefato.

A outra etapa é o refilamento. Com esse processo, a peça é colocada na refiladeira, onde a peça é lixada externamente e por fim, a lixação que é feita interna e externamente no produto.

O polimento vem depois como etapa para acabamento final da peça.

Como o próprio nome diz, o rebitamento consiste em colocação de alças externas. E por último a embalagem. Depois de embaladas, as peças poderão sair para controle e contagem.

Concluindo, a fabricação de panelas exige processos fechados com um sistema de fabricação contínua, processos pré-planejados de forma contínua e com pouca possibilidade para margem de erros.

Para evitar custos e desperdícios na fabricação de panelas é necessário uma produção com pouca margem de erro, utilizando as quantidades certas de matéria-prima com qualidade. Para isso, é só treinar o pessoal para fazer certo da primeira vez e ainda utilizando apenas a quantidade necessária de artigos para transformação, seguindo a filosofia Just in Time de Produção.

Para saber mais sobre produção de panelas os empresários poderão acesar o site de Respostas Técnicas onde existe orientação para todos os processos de fabricação de artigos de aluminio.

Equipamentos para fabricação de panelas

Os equipamentos para fabricação das panelas são: ferramentas de recuo, prensas excêntricas, ferramentas de estampagem, máquina de lixação, prensas hidráulicas e outras máquinas manuais e quipamentos que dependerão da estrutura de fabricação.

Segurança e Saúde no Setor

Toda indústria possui relativo contato com materiais tóxicos e a indústria com material siderúrgico não é diferente. Portanto, uma análise e implantação de sistemas de segurança neste setor é essencial para o bom andamento das atividades.

Além disso, toda atividade industrial exige, em maior ou menor grau, cuidados com segurança e saúde para manuseio de equipamentos, contato com matéria-prima e outros.

Para manter a segurança e saúde no setor é que se exige fiscalização e normas competentes.

Sistema de Gestão de Risco (SGR)

Para o beneficiamento da indústria e total segurança na produção, se faz necessário a implantação de um sistema de riscos controlados.

Por esse sistema é possível se organizar com a colaboração de todos os membros da equipe e assim promover ações para a segurança do trabalho na fábrica de panelas.

Para maior segurança no processo produtivo é essencial o comprometimento da alta direção, além da participação dos funcionários no processo, através de comunicação, treinamento, conscientização e implementação do sistemas de segurança com um plano de ação cabível.

Segundo as normas de segurança do trabalho, os programas implantados para maior segurança na indústria de transformação de alumínio devem abranger controle contra riscos ambientais, controle de saúde ocupacional e de exposição ao benzeno, prevenção de acidentes de trabalho, controle de espaços confinados, operação com máquinas leves e pesadas.

Dicas do Negócio para a fábrica de panelas

Para ter uma produção e vendas competitivas, a fábrica de panelas poderá oferecer diversos produtos, não só panelas, como também utensílios de cozinha, que acompanhem a demanda dos consumidores de acordo com as tendências de mercado.

Para obter sucesso é necessário planejamento e ação de sistemas de fabricação, sistemas gerenciais, planejamento financeiro e de marketing. Com certeza depois de todos esses passos, a fábrica de panelas expandirá seus negócios cada vez mais.

O que achou das nossas dicas de como montar uma fábrica de panelas? Deixe seu depoimento:

4.50 avg. rating (89% score) - 10 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. presados senhores.espero que este os encontre gosando de plena saúde e felicidade junto a todos que os cercam. srs.por falta de condições de fazer uma grade fabrica. venho humildemente solicitar dos srs. orientação para faser algo pequeno mas que venha me dar a oportunidade de começar. quando os senhores vierem a bahia. nos prestigie com suas presenças. tambem quero desejar-lhes um feliz natal, repleto de paz e que o ano vindouro seja de muitas vitórias em suas vidas junto a todos os seus. desde já fecarei sempre muito grato por suas orientações.

  2. presado senhores; venho por meio desta solicitar dos senhores orientação para construir uma pequena fabrica. para fabricação de panelas, frigideiras e calderões de aluminio. quas as maquinas e ferramentas. onde comprar materia prima e saber os preços, de ambos de preferencias as mais baratas para que eu possa realizar. o meu sonho. pois tenho certeza que passarei a dar melhor condições para minha familia. deixotambem um convite aos srs. de quando vierem a bahia nos prestigiar com suas presenças. quero desejar-les um feliz natal repleto de paz,saúde e felicidade . e que o ano vindouro seja de muitas vitóris em suas vias junto a todos os seus.

DEIXE UMA RESPOSTA