Como montar um preparatório para concursos

Como montar um preparatório para concursosDevido à procura pelos empregos públicos, muitas pessoas resolvem fazer um preparatório para concursos, surgindo aí, um novo ramo de empreendimento. Apesar de ser um mercado bastante procurado, os cursos preparatórios para concursos ainda não são muito explorados e podem ser um ótimo setor para quem deseja investir e abrir o seu próprio negócio.

O número de preparatórios para concurso anda crescendo em números gigantes no Brasil, mas a procura dos alunos também. Hoje em dia não vemos salas com menos de 80 alunos no turno da noite, quando mesmo já empregados procuram uma oportunidade em um setor isento de demissões. Este pode ser considerado um negócio de futuro, a menos que os concursos públicos sejam extintos, o que não há qualquer previsão para tal.

Para o empreendedor que está planejando investir neste ramo e deseja montar uma escola especializada em cursos preparatórios para concursos públicos, alguns fatores devem ser analisados antes de começar este negócio. Antes de qualquer coisa, é preciso aprender como funciona o mercado de concursos públicos. O empresário deste setor deve se informar sempre das datas de editais, previsões e acompanhar a concorrência para poder estipular bons preços.

Concorrência do mercado de preparatórios para concursos

Em muitas cidades é fato que a quantidade de cursos preparatórios para concursos é bem grande, mas a quantidade de alunos também. Mas, por via das dúvidas, antes de sair comprando ou alugando um empreendimento, faça uma análise de sua cidade e identifique um bairro central onde haja espaço para mais um novo negócio neste segmento.

Capital inicial necessário

Este modelo de empreendimento não é considerado um dos mais caros. A estrutura pode ser simples e com menos de R$ 100 mil dá para montar uma boa escola preparatória para concursos e já abrir as portas. Estima-se um retorno do capital investido em menos de três anos. Tudo vai variar de acordo com quanto você vai investir e de que forma.

Estrutura para o funcionamento de um preparatório para concursos

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para começar a estruturar a empresa é preciso encontrar um local amplo onde possam ser montadas as salas de aula. Este local deve ser como um colégio típico ou algo bem próximo e o tamanho vai depender do valor do investimento feito. Cadeiras de estudantes e mesas também são necessários para investir no conforto dos alunos. Banheiros são importantes e não devem ser esquecidos, com mais de um espaço por pessoa.

É preciso salas com recursos áudio visuais, ventiladas ou com sistema de refrigeração, banheiros, água para os clientes, que são seus alunos. Uma dica é optar por montar uma cantina, mas esta é opção, entretanto, é mais uma forma de aumentar os lucros do espaço.

Funcionários de um preparatório para concursos

É importante montar a equipe com funcionários qualificados, ou seja, de professores. Esta equipe deve ser escolhida muito bem, pois os professores precisam ser de qualidade e que conheçam principalmente os assuntos pedidos nas provas dos concursos públicos e que dominem o conteúdo.

O que pouca gente sabe é que um curso preparatório para concursos não é uma escola de verdade e com isso, não precisa de autorização de órgãos e instituições ligadas ao ensino para funcionar. Isso quer dizer também que não é preciso ter professores formados, apenas pessoas que saibam expor o assunto e conheçam bem a área de atuação que é pedida na prova. Muitos dos professores de preparatórios apenas possuem bastante afinidade com o tema, mas não possuem qualquer graduação no segmento para o qual estão preparando os alunos, apenas conhecem bem o tema.

Dado o grande fluxo de pessoas, profissionais de limpeza são cruciais e para o caso de aulas noturnas, é muito importante a contratação de seguranças.

Documentos necessários

O preparatório para concursos não é uma escola e nem uma instituição de ensino tradicional que emita documentos ou diplomas, mas precisa funcionar como empresa no momento em que oferece um serviço e recebe pagamento. Seus documentos necessários são os mesmos para abrir uma loja ou uma prestadora de serviços, o que é o seu caso, com necessidade de CNPJ, registro na Receita Federal, Prefeitura e outros espaços.

Franquia de cursos preparatório para concursos

Para o empreendedor que deseja abrir uma franquia de escola especializada em cursos para concursos públicos, existe ainda outra opção: atuar como pesquisa. Algumas opções de franquias são a ACP SAT, onde o franqueado pode chegar a faturar até R$ 100 mil por mês. É oferecido pela franquia o apoio didático e também treinamento de gestão dentre outras vantagens oferecidas pela franquia.

Para abrir uma franquia da ACP SAT é preciso um investimento inicial de 50 mil reais e capital de giro no valor de 20 mil. A taxa de franquia é de 15 mil reais e o faturamento médio mensal é de aproximadamente 40 mil reais. Outra franquia é a PRAETORIUM, onde é possível que o aluno tenha aulas à distância. Para montar uma franquia da PRAETORIUM é necessário investir inicialmente um valor de 85 mil reais e possuir capital de giro de 10 mil. A taxa desta franquia é de 20 mil reais e a taxa de royalties é de 50%.

O franqueado pode obter um faturamento entre 10 mil e 100 mil reais por mês.  Além destas duas franquias, existem outras para a escolha do empreendedor que deve pesquisar por aquela que mais se enquadra no tipo de negócio pretendido. Lembre-se que é importante ter um planejamento em mãos para decidir-se por montar um curso preparatório para concursos próprio ou por comprar uma franquia.

Gostou da ideia de montar um curso preparatório para concursos? Conte para a gente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá senhores,
    Sou EI, na área de cursos para concursos.
    Entretanto tenho muita dificuldade em montar a turma, tal como a relação: valor,nº de alunos por sala,salário aula e custeio. Gostaria de receber
    ajuda

DEIXE UMA RESPOSTA