Como abrir um abatedouro de frango

Por:

Abatedouro de FrangoPertencente ao setor secundário da economia, o abatedouro de frango é um negócio rentável que está trazendo cada vez mais lucros para o empreendedor a partir de fatores que você conhecerá aqui. 

O frango não é mais um alimento raro e que só vem à mesa aos domingos. Estudos comprovaram que as preferências dos consumidores se modificaram ao longo do tempo e as pessoas estão consumindo muito mais carne de frango do que a carne bovina, historicamente a mais utilizada há anos. Com o consumo de frango crescendo muito, a partir da implantação do Plano Real em 1994, a ave é oferecida a preços bem baixos, o que vem traz uma grande facilidade ao consumidor na hora de comprar o alimento.

Considerada uma carne magra porque tem uma pequena quantidade de gorduras, o frango é o alimento da geração saúde, pela alta quantidade de proteínas para a formação muscular, baixo preço e poucos malefícios se comparada à carne vermelha quando consumida todos os dias.

Abatedouro de frango – Criação, Local e Matrizes

As dificuldades de criação de negócios acontecem em qualquer área que o empreendedor queira atuar. A orientação de técnicos pode ser necessária para uma boa criação de abatedouro de frango, a partir, é claro, das visões de mercado e de todo o estudo que deve ser feito pelo empreendedor em cada aspecto da criação do negócio. Alguns fatores são determinantes para a criação de um bom negócio: local e matrizes.

O local deverá ter uma altura específica e apresentar-se seco, sem correntes de vento e com um acesso fácil. Os centros de consumo ou pontos de distribuição devem estar longe deste local, no máximo a 70 km de distância. É preciso que a água seja de boa qualidade e disponha de grande volume, assim como o acesso a energia elétrica acessível. Quanto as matrizes, é bom adquirir aves de excelente qualidade, saudáveis e com a genética acessível à produção de espécies igualmente saudáveis, condizentes com o mercado. Estes cuidados devem ser tomados primariamente para que os próximos métodos de aumento de produção não sejam jogados “ao vento”, desperdiçando dinheiro e tempo.

Abatedouro de frango – Produção

As fases do abate do frango corresponde ao momento do abate da ave, recolhimento do sangue, remoção das penas a frio ou a quente, evisceração, lavagem da ave inteira com água adequada com eliminação de resíduos e outras substâncias, assim como manchas de sangue que podem aparecer. Arejamento natural ou refrigerado até que as carnes tenham a maturação necessária, cortes para a separação das partes da ave em metades ou quatro pedaços, dependendo da apresentação ao público escolhida. O recolhimento de penas, intestinos e resíduos são a última etapa da produção. No final dela chegamos à conservação, que é um processo mais light, porém necessita de algumas técnicas para ser executada.

Conservação de abatedouro de frango

Os frangos devem ser comercializados, e para isso, a conservação deve ser feita para a preservação das características do alimento, evitando estragos e prezando a qualidade. Uma atenção especial deve ser dada a deterioração do produto, que acontece principalmente pela ação de bactérias, que crescem na carne mal conservada e acabam instalando grandes depósitos de novos micro-organismos, que chegam a ser patogênicos quando ingeridos pelos seres humanos. Evitar a contaminação talvez seja a preocupação principal do abatedouro de frangos, já que a saúde dos clientes está envolvida e a Vigilância Sanitária também.

Para a conservação das aves no abatedouro de frangos são usados aditivos antimicrobianos, irradiação e outras técnicas, como as de acondicionamento, que consistem na embalagem com uma atmosfera modificada, desfavorecendo a ação e a proliferação de certos micro-organismos.

Abatedouro de frango – O produto

As aves devem ser apresentadas ao consumidor quando estiverem já depenadas e sem penas. Ferimentos, ossos quebrados, cortes e arranhões são definitivamente uma péssima ideia de mostra de aves no abatedouro de frango. A pele normal é cor rosa claro e os músculos apresentam consistência firme, com sabor e cheiro específicos. Qualquer alteração deve ser vista para evitar que as aves estejam contaminadas ou apresentem qualquer outro tipo de problema que inviabilize seu consumo.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

As carnes de aves podem ser apresentadas frescas, refrigeradas ou congeladas. As frescas sofrem apenas um processo de aragem natural ou ligeira refrigeração. As carnes refrigeradas são submetidas a baixas temperaturas até apresentarem temperatura máxima de zero grau, num período inferior a vinte e quatro horas. O grau de umidade deve ser de 85% no ar frio que circula pela câmara. Estamos falando da parte mais profunda da massa muscular. As carnes congeladas são as carcaças que ficam congeladas a uma temperatura de dezoito graus negativos.

Os despojos, assim como as carnes, são apresentados nestas três maneiras, e são classificados em dois grupos: internos e externos.

Os despojos internos são as partes comestíveis que são extraídas das partes abdominais das aves e das cavidades pulmonar. Falamos sobre pulmão, coração, fígado, moela, baço, intestino e sucenturiado. Popularmente, os despojos internos são conhecidos como miúdos. Já os despojos externos são as partes comestíveis de origem da preparação do corpo das aves, compreendendo asas, pés, cabeça e pescoço.

Aspectos comerciais de abatedouro de frango

A embalagem das carcaças de aves pode ser feita de maneiras diversas, tanto em sacos de papel parafinado como em sacos de polietileno e celofane. As embalagens em cloreto de vinila com vácuo, fecho automático e imersão posterior em água quente também exemplificam algumas das formas mais utilizadas no abatedouro de frangos.

Neste tipo de negócio, é importante que o empreendedor tenha noção de procura e demanda para saber se está produzindo mais do que é pedido no mercado ou se está vendendo mais do que conseguiria repor. O volume de produção é então definido a partir principalmente da procura do mercado e alguns fatores influenciam as estratégias de comercialização dos produtos, podendo alterar valores. A comercialização é feita em supermercados, bares, padarias, restaurantes, bufês, feiras, a varejo e salgadeiras.

Perfil do empreendedor de abatedouro de frango

O empreendedor de abatedouro de frango deve controlar a qualidade dos seus produtos de forma rígida. Isso porque as principais características e vantagens em relação à concorrência devem estar disponíveis para a tentativa de estimular o consumo do mercado, a partir de diversos métodos, como o uso de propaganda.

Abatedouro de frango – Parcerias

As parcerias dos abatedouros de frango podem acontecer de diversas formas na tentativa de beneficiar o negócio. Através da simples concessão de alguns produtos a casas de ração, por exemplo, podem-se conseguir estes alimentos cada vez mais baratos, ou até mesmo de graça. O empreendedor pode contar com uma equipe que trabalhe justamente com a mídia para, além de firmar parcerias, pensar na divulgação do produto, das oportunidades de expansão, dos pontos positivos e negativos do abatedouro de frango e das soluções para problemas mais frequentes.

Formar parcerias com outro empreendedor que deseja investir no mesmo setor e formar uma sociedade são as opções de muitos empreendedores que não dispõe de renda ou conhecimento no assunto. É interessante que haja dinamismo entre os parceiros e os mesmos focos em comum.

Abatedouro de frango – Pessoal

O pessoal para abatedouro de frango deve estar treinado e de preferência já ter passado por experiências em estabelecimentos afins, principalmente os funcionários que terão como foco o sacrifício dos animais. Há a necessidade de alguém contratado para a área administrativa, caso o empreendedor ou seus sócios não tenham interesse. Na parte de vendas, o esperado são pelo menos duas pessoas com o intuito de estabelecer boas relações com os clientes, escutar e compreender suas solicitações e passar ao cliente um pouco da responsabilidade da empresa.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Um comentário sobre “Como abrir um abatedouro de frango
  1. Antenor de Oliveira Leão disse:

    qual seria o custo financeiro para montar um abatedouro de frangos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Correspondente bancário
Correspondente bancário...
O correspondente bancário foi criado como solução...
Loja de roupas e acessórios masculinos
Loja de roupas e acessórios masculinos...
Atualmente não há distinção entre homens e mulhere...
Como Abrir Uma Oficina de Lanternagem e Pintura
Como Abrir Uma Oficina de Lanternagem e Pintura...
A oficina de lanternagem e pintura é uma oportunid...
Como montar uma empresa de reforma de estofados
Como montar uma empresa de reforma de estofados...
Os sofás, continuamente, vão ficando velhos, perde...
Criação de Porcos - Suinocultura
Criação de Porcos - Suinocultura...
Na América do Sul, o único país que integra os 10 ...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores