Como Ter Uma Criação de Galinhas Poedeiras de Sucesso

Como ter uma criação de galinhas poedeiras
Aprenda como ter uma criação de galinhas poedeiras e como ter sucesso com a criação de galinhas.

Já pensou em trabalhar com a criação de galinhas poedeiras? Veja aqui todas as dicas necessárias para trabalhar com a produção de galinhas.

De acordo com o decreto nº 64/2000, de 22 de abril, e do decreto nº 72 f/03, de 14 de abril, as galinhas poedeiras são aves da espécie Gallus que já atingiram a maturidade sexual e são criadas e exclusivamente para produção de ovos que não são utilizados para incubação.

Sendo assim, ter um negócio de criação de galinhas poedeiras pode ser algo rentável e de acordo com sua experiência e também do seu gosto por animais.

Confira a seguir todas obrigações necessárias para a criação de galinhas poedeiras e os equipamentos para montar a granja de galinhas poedeiras.

Obrigações do Criador e Tratador de Galinhas Poedeiras

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Os criadores e tratadores de galinhas poedeiras possuem algumas obrigações descritas no decreto nº 64/2000, de 22 de abril, que diz que:

  • É dever garantir o bem-estar dos animais que estão sob seu cuidado;
  • É dever garantir a que não haja qualquer tipo de dor, sofrimento ou ferimento que não seja necessário durante a criação desses animais;
  • É imprescindível evitar que os animais aos em qualquer dano as pessoas ou a outros animais.

Para isso, é de suma importância a que você defina com um número suficiente de pessoal para trabalhar em sua criação de galinhas poedeiras.

No momento de contratar, leve em conta todo o conhecimento sobre o a biologia das galinhas poedeiras e das necessidades de bem-estar de um animal.

É preciso que o tratador consiga antecipar possíveis problemas de bem-estar e tenha a capacidade de resolvê-los imediatamente para que não cause nenhum dano aos animais.

Mesmo que contrate uma pessoa experiente, um treinamento adequado sobre os principais pontos e instruções na criação das galinhas poedeiras é indicado para manter um nível de excelência em seu negócio.

As atualizações devem ser contínuas e é importante estar atento a possíveis cursos na área, que sempre ajudarão a melhorar o tratamento e a criação das galinhas poedeiras.

Definição de Rotinas na Criação das Galinhas Poedeiras

Para que haja um maior controle na criação de galinhas poedeiras é preciso criar uma rotina e um planejamento de vacinação ou abate. Além disso, todas as atividades diárias devem seguir um cronograma certo para avaliar o andamento e o estado de saúde das aves.

Somente através de uma rotina bem elaborada, é possível detectar possíveis problemas e tomar as medidas necessárias prontamente, evitando prejuízos ao seu negócio e mortes desnecessárias de animais.

Vale lembrar, que qualquer comportamento atípico deve ser passado imediatamente ao veterinário de confiança, profissional e essencial em qualquer tipo de criação de animais, incluindo de galinhas poedeiras.

O nível de produção e a densidade de aves utilizadas dependerão tanto da aptidão do tratador como das condições da criação.

Equipamentos Obrigatórios Para a Criação de Galinhas Poedeiras

De acordo com um decreto de 1 de janeiro de 2007, há alguns requisitos para os sistemas alternativos de criação de galinhas poedeiras.

São diversos os tipos de sistemas para a criação de galinhas poedeiras e cada um possui suas características próprias, cabendo ao criador optar pelo melhor tipo de produção, porém algumas características são essenciais à toda produção.

1. Comedouros

comedouros para galinhas poedeiras
Os comedouros para galinhas poedeiras devem ser alinhados para a alimentação das galinhas poedeiras.

Os comedouros devem ser em linha e ter ao menos 10 cm de comprimento para cada galinha; ou então ser de forma circular, com um espaço mínimo de 4 cm de comprimento a cada galinha.

2. Bebedouros

Os bebedouros contínuos devem ter 2,5 cm de comprimento para cada galinha e os ser colares devem ter 1 cm de comprimento por galinha.

No caso de pipetas, deve haver uma pipeta para a cada dez galinhas, mas se os bebedouros forem em série, deve ter duas pipetas perto de cada galinha.

3. Ninhos

Um ninho pode ter até 7 galinhas. No caso de ninhos coletivos, cada metro quadrado deve abrigar, no máximo, 120 galinhas.

4. Poleiros

Os poleiros devem respeitar um espaço de 15 cm por galinha e jamais devem ter arestas cortantes ou ser de material que possa machucar o animal. Jamais devem ser construídos na área da cama e a distância horizontal entre eles deve ter, no mínimo, 30 cm, sendo que a distância da parede não deve ser menor do que 20 cm.

5. Camas

Cada galinha precisa de um espaço de 250 cm² para sua cama, sem a do que é o espaço do chão deve ser ocupado ao menos um terço pelas camas.

6. Chão

Chão para galinhas poedeiras
O chão para galinhas poedeiras deve ter uma superfície macia para o conforto das galinhas poedeiras.

O chão deve ter uma superfície ideal para não machucar e suportar as garras dos animais.

7. Densidade

A densidade de galinhas poedeiras não pode ser maior do que 9 galinhas poedeiras por metro quadrado.

8. O Uso de Diferentes Pisos

Quando utilizado mais de um piso para a criação das galinhas poedeiras, o número de superfícies diferentes não pode ultrapassar 4, sendo que a distância entre eles o deve ser de, ao menos, 45 cm.

Devem atentar-se ainda sobre o número de comedouros e bebedouros, que devem estar distribuídos de forma igual para que todas as galinhas tenham acesso fácil.

Outro fator importante é que os excrementos das galinhas que ficam nos pisos superiores nunca devem cair sobre as galinhas que estão nos pisos inferiores para evitar possíveis doenças.

Os valores de investimento poderão variar de acordo com os recursos que a pessoa já possui, visto que empreendedores que já possuem um espaço suficiente economizarão na estrutura. Da mesma forma vai variar a equipe necessária, custos, gastos, lucro, etc., então realize uma pesquisa de mercado antes de finalizar seu planejamento.

Não pense ainda, que por ser um negócio rural, você não deverá realizar um planejamento e um plano de negócios antes de iniciar a criação de galinhas poedeiras. Estas são ferramentas essenciais para qualquer negócio, independente da área de atuação.

Pronto para trabalhar com galinhas poedeiras? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

4.00 avg. rating (80% score) - 1 vote

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA