Criação de Galinhas Poedeiras

Por:

Criação de Galinhas PoedeirasCom o descobrimento do Brasil a avicultura brasileira começou a dar seus primeiros passos. Cabral trouxe para o Brasil as primeiras aves de raças puras, que eram criadas soltas a campo e assim ganharam a denominação de galinha caipira. Estas galinhas poedeiras foram sofrendo um processo de degeneração e se concentram em 80% em Minas Gerais. As famílias mineiras ainda utilizam a venda destas aves como parte de sua renda ou até mesmo como principal fonte de renda para sobrevivência. A melhoria da produtividade destas criações, para aumentar a produtividade de carne e ovos para consumo próprio e para promoção de renda, deve acontecer ao passo que o desenvolvimento e as tecnologias vão chegando ao acesso destas pessoas.

Mercado de Criação de Galinhas Poedeiras

A especialização neste tipo de produto é uma das mais comuns práticas comerciais. Pode haver variação entre a produção de ovos numa granja especializando-se em uma, como o ovo caipira. O especialista no produto tem variedade e quantidade como principais vantagens em relação à concorrência e deve tomar algum cuidado com as oscilações que podem acontecer nas vendas. Mesmo em tempos modernos as pessoas ainda têm orientações diferentes no decorrer do tempo, e o empreendedor não deve se esquecer de que os clientes procuram além de alimentos, fontes saudáveis de vitaminas e minerais presentes nos ovos e na carne da criação de galinhas poedeiras.

Especializar-se num só produto pode ser o ideal para alguns empreendedores que não tem medo de fazer apostas. Aquele mais cauteloso sempre preferirá dispor de uma grande quantidade de produtos justamente pelas oscilações do mercado.

Localização de Criação de Galinhas Poedeiras

Para a instalação de uma granja as condições devem estar favoráveis ao manejo destes animais. O ambiente deve estar seco, sem inundações e ter uma proteção contra alguns desafios que a natureza impõe em certas épocas do ano que podem trazer danos a criação de galinhas poedeiras, como os ventos fortes. A água para abastecimento do empreendimento deve ser de boa qualidade e ter uma distância mínima de 50m da residência, com fluxo normal e isolado do contato com as pessoas.

Estrutura da Criação de Galinhas Poedeiras

No galinheiro é necessário que o piso seja de terra batido ou concretado. “As paredes laterais devem ter o ideal de 30 cm de altura em alvenaria ou tábuas e terminadas até o teto arame 1,5” fio 18, trelissa, bambu ou madeira.

A cobertura poderá ser feita de cimento amianto, sapé e telha de barro, e as aves deverão estar dispostas em 4 unidades a cada m². Evitar superlotações é realmente necessário para não comprometer o sucesso do negócio, além disso, esta organização também tem a ver com a qualidade de vida dessas aves e da promoção de saúde contra doenças que possam ser altamente contagiosas devido a contatos muito íntimos entre elas. O galinheiro deve ainda ter duas partes distintas, e por isso é solicitável uma divisão: abrigo de reprodução e pinteiro.

No primeiro, os ninhos devem ser formados para 1 a 4 aves, com madeira ou outro tipo de material com dimensões de 35 x 35 x 35 e com altura do piso de 20cm em média. O fundo é necessário para casa de ração. Os poleiros devem comportar as aves e o acabamento é essencial. Quanto aos bebedouros, o pendular é utilizado a cada 100 aves (1 unidade). O comedouro é tipo cocho em bambu e a indicação é de utilizar 5 cm linear por ave. A iluminação é essencial de ser vista corretamente, e consiste em uma lâmpada de 15 Watts para cada 5 m².

O pinteiro deve ser equipado com proteção de altura de 50cm e 1,5 cm de diâmetro. A campânula ou lâmpada para aquecimento são uma parte muito importante e garantem um bom aproveitamento dos ovos e dos pintos. O comedouro é do tipo banheira, sendo 1 para cada 50 pintos com as medidas de 40 x 50 x 5 cm. O bebedouro é do tipo copo, especial para este fim, de pressão 1 a cada 50 aves. Podem-se utilizar cortinas.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Equipamentos de Criação de Galinhas Poedeiras

Alguns equipamentos que compõem a estrutura básica de uma criação de galinhas poedeiras são: bebedouros, ninhos de madeira, palha de madeira, comedouros, lâmpadas adequadas, cortinas e caixas para armazenamento dos ovos. Os materiais na propriedade devem estar disponíveis para que o manejo das aves seja feito corretamente.

Perfil do Empreendedor de Criação de Galinhas Poedeiras

O empreendedor de criação de galinhas poedeiras deve ter uma grande noção de vivência com este tipo de aves, saber detalhes sobre sua reprodução, conhecer as principais técnicas e formas de confinamento de aves, o processo de postura dos ovos, conhecer bons fornecedores e ter uma ideia de mercado, atendimento ao cliente e publicidade.

Tudo isso pode parecer muitas informações, mas é essencial que quem esteja a frente do negócio domine todos os assuntos. Hoje em dia o mercado não está nada fácil e quem se acomoda acaba ficando pra trás e conseguindo menos lucros que a concorrência. Uma forma muito comum de ter uma visão global do negócio é a introdução do empreendedor num empreendimento da mesma área para conseguir as informações necessárias para otimizar seus serviços, nem que seja apenas por observação.

Investimento de Criação de Galinhas Poedeiras

O investimento varia de acordo com o porte do empreendimento e o investidor também tem papel decisivo neste contexto. Uma criação de galinhas poedeiras de pequeno porte para a produção de ovos caipira, por exemplo, requer em média R$ 65.000,00 aproximadamente, montada numa área de 300 m².

O investimento em automação é uma das tendências que estão influenciando as empresas enormemente, e chegam a bastante reconhecimento e sucesso no mercado. A automação melhora os serviços oferecidos, diminuindo o tempo de espera, aumentando a velocidade dos serviços, principalmente as emissões de notas fiscais, e outros. A melhor forma de adotar equipamentos para automação é encontrada a partir de uma pesquisa do consumidor, que consegue incrementar seus lucros e trabalhar de forma muito mais dinâmica.

Pessoal de Criação de galinhas poedeiras

Para selecionar as pessoas que trabalharão na criação de galinhas poedeiras, devem-se levar em consideração as habilidades das pessoas escolhidas para ocuparem seus cargos específicos. As exigências gerais são dinamismo, inteligência, honestidade, precisão, agilidade e iniciativa. Na linha de produção, é necessário que a mão-de-obra seja qualificada e caso não haja profissionais habilitados no mercado o empreendedor pode optar por começar cursos com pessoas de áreas afins para atuarem como pessoal de criação de galinhas poedeiras. As vendas são uma parte menos específica neste serviço, que exigem boa vontade, simpatia, paciência para ouvir os problemas e propor soluções, persistência e flexibilidade.

O empreendedor também deve ter noções gerais de todo o empreendimento para poder organizá-lo e não ser passado para trás em relação a concorrência. O mercado competitivo exige ainda que o empreendedor tenha conhecimentos básicos em administração de empresas, automação, propaganda, marketing e disponibilidade de conseguir bons contatos e fornecedores que enriqueçam seu negócio com a qualidade de seus produtos e serviços auxiliares.

Criação de galinhas poedeiras – Dicas

Começar um negócio de grande porte sem ter muita noção da atividade é definitivamente um suicídio de mercado. O empreendedor deve conhecer a área que está entrando, e caso isto não seja uma realidade, a dica é se informar mais e começar um negócio pequeno.

No caso de uma sociedade, é bom sempre consultar todos os sócios nas tomadas de decisões e dividir bem as funções de cada membro do grupo. Muitas vezes os sócios se dividem em administração e fiscalização.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


2 comments on “Criação de Galinhas Poedeiras
  1. francimar pereria lima disse:

    gostaria que me informaçe mais a respeito de frago de ingorda para comercialização e sobre a galinha comum de ovos caipira.boa tarde

  2. Mário Jorge Oliveira dos Santos disse:

    eu estou começando a me interessar na criação de galinhas de corte e poedeiras, gostei muito dessas informações que vocês publicaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!