Produtos odontológicos: Dicas, tipos, mais vendidos e como revender

Produtos OdontológicosO mercado de produtos odontológicos vive um bom momento e ainda tem potencial para crescer mais, basta que este espaço de crescimento seja responsável por um aumento produtivo e competitivo da produção e vendas de produtos deste ramo.

O mercado de produtos odontológicos é um dos que mais crescem no setor de saúde. Outra boa notícia é que o Brasil é um dos mercados mais expressivos quando o assunto é produtos odontológicos.

O mercado odontológico possibilita oportunidades para as vendas de diversos produtos: produtos de higiene, equipamentos, material descartável, medicamentos em geral e outros.

O tamanho do mercado brasileiro para vendas de produtos odontológicos ocupa o 2º lugar no ranking com o oferecimento de produtos para higiene e enxaguantes bucais. Ocupando o 3º lugar no oferecimento de cremes dentais.

Apesar do bom momento em que se encontra, o setor ainda possui alguns desafios:

  • Alta carga tributária
  • Excesso de burocracia
  • O país ainda possui escassez de consultórios dentários, devendo ter mais estabelecimentos que absorvesse toda a demanda.

A esperança, porém, para expansão na venda dos produtos é o surgimento de estabelecimentos que oferecem serviços dentários com preços acessíveis a diversas classes sociais.

O que resulta em uma maior demanda de produtos odontológicos e maior oportunidade de realizar bons negócios.

Tipos de Produtos Odontológicos

Antes de vender produtos odontológicos é necessário se informar sobre os tipos de produtos existentes no mercado e assim segmentar a venda descobrindo seu público-alvo. Saber se o público é representado por clínicas odontológicas, distribuidores e outros estabelecimentos.

Dentre os produtos odontológicos existentes no mercado, existem os produtos Premium. Nessa linha estão as escovas de dente de maior qualidade, como também os cremes dentais, acessórios de ortodontia e implante dentário.

Sobre os produtos Premium tem-se que a maioria desses produtos não é produzida no Brasil e por isso, a importação crescente é uma realidade. Isso aumenta os gastos com importação, o que influencia de forma negativa para o mercado de produtos odontológicos.

Negócios Para Produtos Odontológicos

Os empresários que desejam vender produtos odontológicos podem trabalhar representando produtos, trabalhar com distribuição ou varejo.

A distribuição de insumos é uma ótima oportunidade para a comercialização de produtos odontológicos e consiste em estabelecer um canal de vendas entre os fabricantes de produtos e as lojas que visam representar esses produtos.

Os representantes de vendas ou as distribuidoras podem vender seus produtos para grandes clínicas e hospitais ou então revender para franquias ou até para farmácias.

Vai dar lucro?

O importante é diversificar a carteira de clientes e exercer a atividade de forma que a experiência na venda do produto seja cada crescente e que haja aprendizado constante.

Outra oportunidade de vendas para produtos odontológicos é a aquisição desse material por órgãos públicos, assim a empresa poderá participar de licitações inscrevendo sua empresa.

Vender para o governo é bem lucrativo. Além disso, a empresa adquire mais um aprendizado e experiência valiosíssima.

É necessário, portanto, se manter informado e atualizado sobre os produtos odontológicos, licitações e pregões eletrônicos.

Apesar das ótimas oportunidades em produtos odontológicos as empresas enfrentam também um panorama limitador de negócios, com algumas ameaças:

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Grandes redes de franquias de consultórios dentários – podem ser uma ameaça porque preferem comprar diretamente do produtor.

 Achatamento de preços – os preços praticados serão cada vez mais baixos para ser competitivos e com isso, a lucratividade será mais dificilmente alcançada.

Vai dar lucro?

Rígida regulação dos órgãos públicos e conselhos de odontologia – as empresas revendedoras se dedicam mais à burocracia do que ao desenvolvimento do negócio.

Devido às ameaças do mercado é necessário que o empresário se concentre em planejar o negócio pesquisando possibilidades reais no mercado, lidar com a concorrência, fidelizar e aumentar a carteira de clientes.

Como Vender Para Consultórios Dentários

Resolva o problema do seu cliente – os consultórios dentários estão sempre em busca de solucionar seus problemas com produtos inovadores e que resolvam suas demandas como dentistas.

Por isso, é necessário se informar sobre os produtos oferecidos pelo mercado que estão solucionando problemas e gerando resultados tangíveis para os consultórios.

Portanto, é importante manter o foco no cliente e buscar atender expectativas e resolver problemas e não somente vender produtos.

Pense como seu cliente – seja um vendedor organizado, cuidador e sempre atualizado com as tendências de mercado.

Quando o cliente perguntar sobre o último lançamento do mercado nunca responda que não possui o produto, diga que irá providenciar.

Pois, os odontólogos estão em busca de fornecedores que possam atender suas expectativas com produtos inovadores.

Dicas Para Quem Pretende Revender Produtos Odontológicos

Escolha um fornecedor que ofereça produtos de qualidade e inovadores.

Além disso, segmente as vendas escolhendo os produtos pelos tipos de funções. Por exemplo, ao comprar para revender escolha entre os tipos:

– Produtos para a saúde da gengiva

– Produtos para a saúde do hálito

– Produtos para prevenção contra as cáries

Confira alguns fornecedores de produtos odontológicos:

Sanifil – https://sanifill.com.br/

Cremer – dentalcremer.com.br

Sorriso – https://dentalsorrisoltda.com.br/

Colgate – https://colgate.com.br/app/Colgate/BR/HomePage.cvsp

Oral B – https://oralb.com/brazil

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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