Como montar uma empresa de decoração de festa infantil

Por: Carolina Mouta

Como montar uma empresa de decoração de festa infantilSe antigamente as festas infantis eram realizadas em torno de uma mesa com bolo, docinhos coloridos e balões espalhados pelo salão, hoje em dia o cenário é bem diferente. Os eventos estão bem mais sofisticados, cada vez mais criativos e chamando atenção de todos. Por conta disso, muita gente vê nesse mercado uma ótima oportunidade de atuação e investe pesado para abrir uma empresa de decoração de festa infantil.

O decorador usa uma infinidade de balões, de luzes, flores e diversos materiais para compor o visual da festa. Não só a mesa principal com aquela riqueza de pormenores que chama atenção dos convidados, mas também as mesinhas espalhadas por todo o salão recebem a atenção do profissional. Não fica um detalhe sequer de fora e cada vez mais as pessoas querem que a festa dos filhos seja assim. Além disso, a qualidade de vida do brasileiro melhorou bastante, o nível de renda aumentou a ponto de permitir que as famílias pudessem então dar um evento desse porte aos seus filhos. Por esses dois motivos que muita gente resolve abrir um negócio nesse ramo de atividade, já que o mercado é bem favorável.

A cara do mercado de decoração de festa infantil

De acordo com informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o mercado de festas infantis não para de crescer e está cada vez mais diversificado, se encaixando em cada gosto e exigência dos clientes. Para se ter uma ideia, conforme o censo 2010 feito pelo IBGE, há cerca de 45 milhões de crianças com menos de 14 anos no país. Ainda que esse número englobe aquelas que não possuem nenhuma condição financeira para ter um evento, por exemplo, a boa notícia é que a ascensão e mudança de classe social permitidas pela economia das últimas duas décadas fazem com que as famílias brasileiras tenham a oportunidade de comemorar o aniversário dos filhos em grande estilo.

Outro ponto não menos importante e que deve ser considerado como positivo para aqueles que querem abrir uma empresa de decoração de festa infantil é a abundância de informações. Os pequenos estão cada vez mais informados, não cansam de acessar a internet (que está no computador ou no celular, literalmente falando, em mãos) nem de ver televisão por assinatura. Mas o que isso realmente quer dizer? Isso significa que eles sabem o que querem, conhecem os mínimos detalhes dos seus personagens de desenhos animados preferidos e querem que a festa de aniversário seja do tal tema.

Perfil do dono da empresa de decoração de festa infantil

Com um público infantil super exigente, que sabe o que quer e conhece bem de perto seus favoritos, o dono da empresa de decoração de festa infantil deve ser antenado, precisa estar atento a todas as mudanças e novidades do mundo infantil para que isso se reflita nas suas atividades. A decoração pode ser simples, feita na casa da criança, na escola até em um salão bem sofisticado e com capacidade para receber muitos convidados.

Localização do negócio de decoração de festa infantil

Um ponto positivo para quem quer atuar no ramo de decoração de festa infantil é que a localização da empresa de decoração de festa infantil não precisa necessariamente ser muito pensada, pois na verdade, é o serviço que vai ao cliente. Quem quer começar a trabalhar não precisa se preocupar e pode começar a atender a clientela em casa mesmo. Mas é claro que com o tempo e com os rendimentos vindouros, nada melhor do que alugar um espaço em um edifício comercial localizado em uma área movimentada, sem problemas. É importante ressaltar que o preço do aluguel deve estar compatível com tudo aquilo que se ganha e com o movimento aguardado. Se for realmente fechar um imóvel para atendimento da clientela, verifique as condições legais dele, instalações, prazo de locação e tudo mais.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Aspectos legais de uma empresa de decoração de festa infantil

Na área de decoração de festas infantis não existem leis somente para ela, mas é preciso obedecer com bastante rigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ele trata da relação de consumo no Brasil, na tentativa de equilíbrio no tratamento entre consumidores e fornecedores. Portanto, muita atenção quanto a isso.

Não se esqueça também que toda atividade que exercer deve estar legalizada, ou seja, procure abrir o CNPJ para que possa também ter mais mobilidade no mercado, confiança por parte da clientela e também dos fornecedores. Com a inscrição feita na Receita Federal, fica bem mais fácil fazer negociações com aqueles que vão fornecer materiais e até mesmo as instituições bancárias tratam o microempresário de outra forma.

Como deve ser a estrutura do negócio de decoração de festa infantil

Tudo vai depender do público que se quer atingir, do poder aquisitivo dessa clientela, do local de atendimento, dos temas que serão oferecidos e do material estocado. Para começar, um espaço com 60 m² é o suficiente. No entanto, é preciso dividi-lo em três

ambientes: oficina, exposição e sala de negociação. O mobiliário adequado são os básicos de escritório, tais como computadores, telefone, cadeiras, armários, além de vitrines.

É preciso ter bastante cuidado com o local onde irá guardar todo o material usado porque ele precisa ser bastante iluminado e estar protegido da umidade e dos fungos, que acabam com tudo. Por isso, é preciso ter bastante atenção nesse ponto para que as peças usadas e que serão aproveitadas para futuros eventos não sejam danificadas.

Mão de obra especializada em decoração de festa infantil

A empresa de decoração de festa infantil não precisa, em um primeiro momento, ter um quadro fixo de profissionais, pois a ocorrência de festas ainda é um pouco instável, além disso, só será necessária a presença deles nos dias dos eventos. De maneira geral, quem vai trabalhar nesse ramo deve procurar saber fazer escultura com bexigas, cenários com tecidos, pintar painéis e muito mais. Esses serviços mais específicos podem ser terceirizados, não precisam fazer parte do quadro fixo de pessoal da empresa.

Materiais necessários para tocar a empresa de decoração de festa infantil

Para começar a fazer a decoração de festa infantil é preciso ter diversos materiais que serão úteis para confecção dos artefatos que farão parte dos eventos, tais como isopor, tintas adequadas, pincéis, tecidos, cola e muito mais. Alguns outros poderão ser alugados, tais como estruturas de metal, toalhas, bandejas, louças e puffs.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


O Que É Motivação E Como Aumentá-la?
Cleusa Maria da Silva: a identidade por trás da Sodiê
Como aproveitar melhor uma Feira de Franquias
Expansão sem planejamento: uma armadilha para franqueado e franqueador
Sistema de franquias e COF

6 comentários sobre “Como montar uma empresa de decoração de festa infantil
  1. Jonatas carnauba disse:

    Foram muito esclarecedoras suas dicas, muito obrigado, me ajudou muito.

  2. jusilene rocha disse:

    Muito boas as dicas, me ajudaram bastante, estou fazendo um curso de organização de eventos, tô amando e com essas dicas aqui agora ficou mais claro.
    Abraço.

  3. André Farias disse:

    Excelentes dicas, mostrei o site a minha esposa e ela ficou muito empolgada com o que viu. Agora é só ter coragem, usar o dom que Deus deu pra ela de maneira coerente, que com certeza o sucesso virá. Muito Obrigado!

  4. monique costa disse:

    Adré farias, e aí?? Abriu a casa de festa?? Deu certo??

  5. priscila disse:

    eu ameias dicas e me tirou muitas duvidas obrigado!!

  6. Patricia Rios disse:

    Vc poderia me indicar locais que vendem decorações 3D ou seja, personagens grandes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como abrir empresa de fabricação e venda de piscinas
Como abrir empresa de fabricação e venda de piscinas...
O aumento do poder de compra do consumidor final e...
Como abrir uma fábrica de chinelos
Como abrir uma fábrica de chinelos...
Os chinelos os quais podem ser encontrados em um...
Como montar um hotel fazenda
Como montar um hotel fazenda...
O homem, depois de sair do ambiente rural nunca se...
Como abrir um comércio de joias
Como abrir um comércio de joias...
Já pensou em abrir um comércio de joias? Hoje em d...
Como ter uma criação de galinhas poedeiras
Como ter uma criação de galinhas poedeiras...
De acordo com o decreto nº 64/2000, de 22 de abril...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.
(Ou continue na dúvida...)

    740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
    • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
    • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
    • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

    Faça como 410.552 Empreendedores