Como Montar Uma Locadora de Equipamentos Para Shows

Como Montar Uma Locadora de Equipamentos Para Shows
Como Montar Uma Locadora de Equipamentos Para Shows

Veja o passo a passo de como montar uma locadora de equipamentos para shows. O setor de entretenimento no Brasil é um dos que mais vem crescendo nos últimos anos e com isso, também há um crescimento de shows e eventos. E como se sabe, nem todo artista tem condições técnicas e financeiras de levar o seu próprio equipamento de som para o show em diferentes cidades, o que é comum na vida de um artista. E é aqui que entram as locadoras de equipamentos, um dos ramos de empreendimento que tem crescido bastante para quem sabe como e a hora certa de investir.

Com tantos eventos acontecendo em cidades de todo o Brasil, uma locadora de equipamentos para shows pode ser um excelente negócio, mas é preciso ter bastante conhecimento prévio para investir no setor, pois pode ser um investimento bem arriscado. É preciso ter em mente que não basta apenas comprar todo o material que o lucro irá surgir de pronto e os clientes irão fazer fila para alugá-los. É preciso ter jogo de cintura, conhecimento no ramo de eventos e também um bom capital inicial para começar a investir em seu negócio. A seguir algumas etapas que devem ser cumpridas para se montar uma locadora de equipamentos para show.

O que é uma locadora de equipamentos?

Quando uma banda vai se apresentar no palco é preciso ter equipamento de som que pode ser da própria banda ou alugado. Os produtos que entram neste aluguel podem ser diversos como os instrumentos musicais, caixas de som, microfones, pedestais para microfone ou microfone sem fio, mixer de áudio, entre muitos outros. Há ainda empresas que alugam mesa de som, canhões de luz, entre outros. O ideal é que se tenha o equipamento completo para aluguel, uma forma de garantir todo o contrato com uma banda em sua localidade e também para ter uma opção para quem quer apenas alguns itens, aumentando assim a gama de clientes.

O ideal é que se tenha mais de um produto do mesmo tipo, para expandir os clientes e assim garantir também um retorno em caso de qualquer falha ou eventuais quebras durante o show. Acidentes acontecem e uma empresa prevenida contra imprevistos será sempre bem vista. Como se sabe que os gastos com tais itens são bem altos, pode-se começar com um produto por modelo e depois ir aumentando a quantidade, a medida que o valor do investimento inicial tiver retorno.

Como atua uma locadora de equipamentos para shows?

O sistema de atuação é bem simples, como alugar um DVD em uma locadora. O cliente telefona para a locadora de equipamento para shows e requisita os itens que deseja e a empresa informa os equipamentos que tem e assim ambas as partes vão entrando em um acordo na seleção dos itens. Um valor é estipulado por equipamento e assim o cliente escolhe o que quer. Soma-se tudo e enumera-se o que se quer e marca-se a data de entrega. A locadora pode fazer a entrega e cobrar uma taxa por isso, como também pode dar um desconto para quem for buscar os itens na empresa e ter uma economia de frete. Na maioria das vezes, o serviço de entrega é promocional quando é alugado um grande número de equipamentos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A melhor forma de atuar com uma locadora é por contrato com o cliente. O cliente escolhe os itens que quer e no ato do recebimento assina um contrato se responsabilizando em caso de perdas e danos que não sejam por falha do equipamento e sim por mau uso. Todos os eletrônicos devem estar em perfeita condição na entrega, caso contrário, deve ser cobrada uma multa no valor máximo de 10% do contrato, o que é permitido por lei hoje em dia. O ideal é que este contrato padrão seja elaborado com a ajuda de um advogado, que irá obedecer os termos em lei para o direito do consumidor e ajudar em caso de problemas com roubo ou quebra de equipamento.

Qual a estrutura necessária para montar uma locadora de equipamentos para shows?

Em teoria não é preciso nem de espaço físico, uma vez que os contratos podem ser feitos por telefone. Há empresários deste ramo que atuam em sua própria casa, usando seu espaço pessoal para acomodar os equipamentos quando não estão em uso e fazendo a entrega em um carro particular ou fretando um veículo. Tudo pode ser feito de forma simples ou, se preferir, com atuação em um pequeno escritório com telefone, computador com conexão com a Internet e também aparelho de Fax para envio de contrato.

Como a estrutura é simples e a documentação básica necessária é a mesma de uma empresa de prestação de serviços, os gastos para montar a locadora, apenas a parte física, não devem passar de R$ 2 mil. O maior investimento deve ser nos materiais que podem custar mais de R$ 80 mil para comprar todo o equipamento de som necessário para um show. Estima-se que o gasto completo da montagem de uma locadora de equipamentos para shows chegue aos R$ 110 mil, não muito mais que isso. Porém, tais equipamentos são resistentes e com boa durabilidade bem como garantia estendida. O retorno pode ser em até seis meses se forem feitos bom contratos. Porém, os valores podem ser menores, se o empreendedor começar com poucos equipamentos e alugar para shows e eventos de pequeno porte.

Compra, conservação e troca dos equipamentos para shows

Como tudo em tecnologia muda e avança muito rápido, é preciso ter bastante cuidado ao investir em uma locadora de equipamentos para shows. O ideal é que os itens sejam bem conservados para que funcionem bem, principalmente, quando se trata de instrumentos musicais, mas que sejam eventualmente trocados. A partir de dois anos já é aconselhável modificar o maquinário, já que a tecnologia destes itens avança bastante, antes que seus produtos fiquem obsoletos e você não consiga vendê-los mais.

É importante que antes da compra seja feita uma consulta de mercado para conhecer e escolher os equipamentos, já que são muitos os itens que podem ir para aluguel. Faça uma avaliação dos produtos e escolha cada item com muito cuidado, para não investir em marcas com baixa qualidade e também em produtos sem boa saída. Além disso, pesquise sobre quais instrumentos são considerados “clássicos”, que terão maior tempo de uso, sem precisar serem trocados. O ideal é consultar um produtor de eventos, que entende bastante da área em questão.

Ficou interessado em montar uma locadora de equipamentos para shows? Deixe seu depoimento!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA