Como abrir uma distribuidora de bebidas

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Como abrir uma distribuidora de bebidasA história da cerveja no Brasil começou em 1853, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A Bohemia, produzida a partir de água da montanha com propriedades específicas está há 147 anos no mercado, mantendo a sua fórmula tradicional. Após, a Antárctica foi lançada e a partir daí as diversas marcas de cervejas começaram a surgir para disputar com as primeiras, atendendo ao gosto dos consumidores que se confunde há anos. Será então uma boa ideia abrir uma distribuidora de bebidas?

A primeira cerveja em lata foi produzida pela Skol, sendo posteriormente a garrafa na cor âmbar utilizada para conter cervejas. Com isso, as inovações da cerveja dispararam e os valores calóricos foram sendo modificadas, assim como a fermentação, a criação da cerveja light e as adaptações do sabor.

Hoje em dia, a AmBev é a principal empresa de bebidas da América Latina e lidera a produção nacional de cerveja. Confira como abrir uma distribuidora de bebidas e entrar neste mercado.

Mercado de distribuidora de bebidas

A Companhia Antárctica Paulista e Companhia Cervejaria Brahma foram as que se juntaram para a formação da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev). Seu objetivo era ultrapassar as fronteiras do país e fazer uma divulgação destas marcas para todo o mundo. É responsável pela sétima posição no ranking mundial de bebidas e este cenário é realmente indispensável de ser conhecido pelo empreendedor de uma distribuidora de bebidas.

Para começar um negócio de distribuidora de bebidas, o empreendedor pode contar com a especialização no comércio de apenas uma bebida ou variar na sua oferta para conseguir um público maior. Ambas as escolhas trazem benefícios e pontos mais complexos que devem ser estudados para posterior decisão de que forma trabalhar.

Geralmente, uma bebida é o que a distribuidora de bebidas mais vende e isso deve ser observado para comandar mais especificamente o rumo das negociações e vendas de bebidas.

Localização da distribuidora de bebidas

Para o sucesso do empreendimento, uma série de detalhes deve ser estudada. O local e espaço devem ter características importantes para a distribuidora de bebidas fazer sucesso e facilitar suas vendas, tais como facilidade de acesso pela clientela, condições que possibilitem o aumento da área numa possível expansão, opção de estacionamento para os clientes e de entrega para quem prefere receber suas mercadorias diretamente no seu estabelecimento.

O PDU (Plano Diretor Urbano) determina o tipo de atividade que pode estar instalado em determinado local. A Prefeitura é o primeiro acesso para solucionar esta questão e, antes mesmo de ser locado ou comprado o espaço, é dever do empreendedor correr atrás destas resoluções.

Se você tem interesse em saber os documentos necessários para abrir uma empresa, pode clicar aqui.

Estrutura e equipamentos da distribuidora de bebidas

A estrutura básica para começar um negócio de distribuidora de bebidas deve ter, no mínimo, 600 m² de área para ser distribuída entre escritório e um espaço para posterior divisão. Este será dividido em recepção, estoque, banheiros e vestiários para funcionários e uma área livre.

Pode parecer uma área grande demais, mas deve-se pensar nos veículos que transportam bebidas. Estes precisam de espaço para carga e descarga. Os equipamentos darão a estrutura e o jeito do negócio. Estão incluídos: prateleiras, empilhadeiras, carrinhos manuais, computador, emissor de notas fiscais e veículo para entregas.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

As prateleiras devem suportar bastante peso e o computador é necessário para controle de entrada e saída de produtos do estoque da distribuidora de bebidas. É necessário que um funcionário fique responsável pela organização desta parte, que quando se confunde acaba gerando dores de cabeça a administração do negócio.

Investimento em uma distribuidora de bebidas

De acordo com o porte do empreendimento, temos uma quantia média para representar os custos iniciais do começo de uma distribuidora de bebidas.

A empresa de pequeno porte, com uma área de 600 m², precisa de um investimento mínimo de R$ 215.000,00 reais. Este valor serve de base para o empreendedor definir se realmente vale a pena investir capital neste tipo de produto.

Fazer um bom plano de negócios é fundamental, já que, o valor que é alocado para montar uma distribuidora de bebidas é bastante alto, e mensurar riscos é obrigatório!

Automação – Distribuidora de bebidas

A automação é uma tendência que os empreendimentos vêm trazendo para melhorar o dinamismo dos serviço e tem como consequências a diminuição das filas, o tempo de espera, aumento da facilidade dos consumidores a conseguirem fazer suas compras e etc. Além disso, as notas fiscais podem ser emitidas mais facilmente, modificações nas caixas eletrônicas, entre outros benefícios.

O empreendedor pode investigar qual a contribuição que a automação trará à distribuidora de bebidas para a adoção de equipamentos como esses para aumentar seus lucros.

Pessoal de uma distribuidora de bebidas

O pessoal da distribuidora de bebidas deve ter habilidades específicas para compor suas atividades. Alguns, mais do que outros, precisam de cursos para serem preparados para exercerem suas funções, principalmente os que estão organizados para a área de vendas.

O bom atendimento ao cliente deve ser preconizado e, além disso, o pessoal de uma distribuidora de bebidas deve saber trabalhar em equipe pelo ideal de conseguir mais lucros para o estabelecimento.

O perfil de um funcionário que trabalha frente ao público deve incluir prestação de serviços adequada, agilidade, criação, receptividade, responsabilidade e respeito. Para isso, treinamentos podem ser feitos periodicamente, levando em consideração que o dono também deve se manter atualizado para conseguir cada vez mais aumentarem seus lucros.

Divulgação de uma distribuidora de bebidas

A divulgação é frequentemente associada a alma do negócio e, realmente, este título tem uma certa realidade envolvida. Isso porque um novo estabelecimento não é anunciado a todas as pessoas, precisando ser conhecido por seus melhores pontos.

Para planejar o marketing e conseguir mais vendas na distribuidora de bebidas há a necessidade de fazer uma análise dos custos dos serviços para saber qual das diversas possibilidades de divulgação cabe mais dentro das condições que o empreendedor dispõe para este fim.

A propaganda de boca em boca não tem custo e se faz automaticamente com a experiência do consumidor em comprar os serviços da distribuidora de bebidas. Porém, este artifício revela-se controverso, pois caso o atendimento não tenha sido feito de maneira satisfatória, a má fama da empresa cai no boca a boca e acaba gerando prejuízos para o estabelecimento, com a diminuição das vendas.

Um profissional de marketing pode ser acionado para analisar a situação atual do empreendimento e bolar novas táticas para atender os desejos dos consumidores e conquistar a preferência em meio aos concorrentes de uma distribuidora de bebidas.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



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2 comentários sobre “Como abrir uma distribuidora de bebidas
  1. walter bezerra disse:

    quero uma ajuda para abrir o meu propio negocio

  2. marcio garcia disse:

    Estou querendo abrir uma distribuidora de bebidas ,pequena mas nao sei por onde comesar?

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