Como montar um açougue

Por:

Como montar um açougueO açougue é um estabelecimento comercial com ênfase na venda de diversos tipos de carnes. Há séculos, os açougues existem e com o tempo vêm se modernizando e se adaptando as novas tecnologias para proporcionar o melhor de seus produtos e serviços aos clientes.

Os açougues tradicionais tem o foco apenas nas vendas de carnes, que podem ser de frango, boi, porco, carneiro e outros animais. A concepção dos novos negócios em aperfeiçoar o espaço do açougue vem trazendo um público mais exigente ao cenário do açougue.

Toda esta sofisticação dos açougues tradicionais não dispensa a qualidade das carnes, pois as pessoas podem até serem atraídas pela modernidade do negócio, mas só voltam a fazer compras nos locais que realmente oferecem os serviços de acordo com a sua expectativa.

Um excelente negócio que utiliza carne, com um grau de lucratividade muito alto e um investimento baixo é o carrinho de espetinho.

No Brasil, a carne é muitas vezes associada as churrascarias e os açougues devem estar prontos para oferecerem todo o tipo de suporte para que os consumidores tenham em um só lugar o necessário para fazer um bom churrasco. A ideia não é transformar o açougue num mercadinho, mas suas prateleiras devem conter garrafas de refrigerante, cerveja, outras bebidas além de utensílios e equipamentos como grelhas, tábuas, carvão, álcool, sal grosso e mais.

Mercado de açougue

O Brasil é o terceiro produtor mundial de carne de frango e um dos maiores produtores de carne de porco e boi do mundo. Isso colabora para a diminuição dos preços das carnes no país, o que indica que é um alimento típico da alimentação do brasileiro. As pessoas podem procurar carne em vários estabelecimentos por diversos fatores, como preço, qualidade do produto e preferências.

O papel do empreendedor nesta parte é garantir que a concorrência perca em alguns aspectos considerados essenciais, o que demora tempo e requer estudo e observação.

Você tem curiosidade de saber as 10 frases empreendedoras mais legais?

A população é dividida em classes sociais e antes de abrir o açougue o empreendedor deve saber exatamente qual o público que irá atender. O público de classes sociais mais elevadas consome o equivalente a qualquer país de primeiro mundo em quantidade de carne, enquanto o público menos favorecido tem uma quantidade de carne muitas vezes menor por ano em relação ao primeiro.

Normalmente, quando a renda familiar dos brasileiros está aumentando, vemos um aumento do consumo de carne em todo o cenário do país, indicando o aumento da lucratividade dos açougues.

Concorrência de açougue

O açougue tem como concorrente direto as redes de supermercados, mercadinhos e hipermercados. Cada local tem uma particularidade que atrai o consumidor, e, geralmente, é o preço que influencia mais frequentemente na decisão do lugar da compra, principalmente nas regiões mais humildes da cidade.

Caso o empreendedor tenha em vista abrir um açougue mais direcionado a população de classe baixa, pode investir na concorrência de preços com a concorrência e deixar um pouco de lado a tecnologia e o investimento em outros detalhes que são mais impactantes para os consumidores mais exigentes, de classes sociais mais elevadas.

Como todos os negócios, ao abrir um açougue você precisa saber como estruturar um negócio, ter um bom planejamento empresarial é fundamental, por isso, busque aprender sobre o tema.

Mudanças no açougue

O cenário do açougue mudou muito desde alguns anos. Antigamente era apenas um local que vendia carnes. Hoje em dia abriga uma grande quantidade de produtos, com cortes e marcas diferentes. As preferências também mudaram com o decorrer do tempo. Antes, a carne bovina era a mais consumida em relação a carne de boi e carne suína, sendo agora a carne de frango mais consumida por uma série de motivos.

Vale muito a pena analisar a população e o público local para traçar um perfil do cliente para proporcionar a ele um atendimento mais direcionado, tentando agradá-lo. A localização, estrutura e decoração de um açougue também podem influenciar na venda de produtos, e é bom dar uma boa atenção a estes itens antes mesmo do negócio começar a abrir as portas.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Localização de um açougue

Sem dúvidas o açougue deve estar localizado numa rua com grande fluxo de pessoas. Se possível, as ruas principais com cruzamentos e avenidas devem ser as escolhidas para alugar um local para sediar o açougue, pois aí tanto as pessoas daquela região como de outras também podem concentrar suas compras neste mesmo lugar. Geralmente um bom ponto para localizar um comércio já está cheio de outros negócios como bancos, supermercados, terminais de ônibus, proximidades com praças, colégios e hospitais.

Se você estiver pensando em comprar um ponto comercial para montar seu açougue, fica a dica: leia com atenção o texto cuidados ao comprar um ponto comercial

Para escolher um açougue a pessoa pode pensar em vários critérios, e a proximidade de casa é um deles. Entre escolher um local que não tenha nenhum açougue perto e outro com uma grande concorrência é ideal que o empreendedor opte pela exclusividade de um local livre de outros estabelecimentos que possam competir com ele.

Antes de fechar negócio com qualquer imobiliária, o empreendedor deve procurar saber informações da região com outros comerciantes e moradores para saber se é realmente bom escolher este local para sediar o futuro do seu empreendimento. Vale lembrar que tudo isso é válido de ser perguntado até mesmo por detalhes inespecíficos, porém importantes como a ocorrência de alagamentos na região e outros.

Legalização do açougue

Um açougue é um estabelecimento comercial e por isso deve prestar contas com os órgãos públicos, pagar impostos e receber seus direitos perante o Estado. Devido a algumas leis, o ramo da alimentação é geralmente muito fiscalizado e cheio de normas.

Geralmente é a Vigilância Sanitária que vai até o estabelecimento e confere a qualidade e data de vencimento dos produtos, a maneira com que são preparados e manipulados, as condições higiênicas do local, os trajes e uniformes dos empregados, os espaços reservados para o corte de carnes, estoque de alimentos e etc. É bom que o empreendedor que esteja à frente do novo açougue cheque todos os dias esta questão para não acarretar dívidas com multas e assegurar a segurança da população.

Veja neste post os principais documentos para abrir uma empresa.

Para receber o alvará de funcionamento o açougue deve recorrer a prefeitura do município. Além dela, outros órgãos também devem ser acionados para contribuírem com seu trabalho, como o Corpo de Bombeiros Militar.

Equipamentos do açougue

Um açougue deve contar com um microcomputador, uma impressora, linha telefônica, mesas, cadeiras, armários, gaveteiro para guardar documentos e dinheiro, equipamento para receber cartões, veículos para transporte, balcões, freezers, câmara refrigerada, balanças eletrônicas com etiquetadora, moedor de carne do tipo industrial, serra para cortar a carne congelada, gancheira, picador e amaciador de carnes, mesa de corte e utensílios básicos de cozinha.

Tudo isso custa caro e o melhor preço é atingido a partir de uma pesquisa do empreendedor aos melhores fornecedores. Hoje em dia tudo pode ser parcelado e este artifício pode ser usado se o capital estiver um pouco baixo ou comprometido com outro setor do negócio.

Custos de um açougue

Como já foi dito, o açougue precisa de capital para cobrir grandes custos, e estes estão geralmente associados a salários dos empregados, comissões, impostos, taxas, aluguel, segurança, contas de luz, água e telefone, serviço de limpeza (pode ser terceirizado), assessoria de contabilidade, propaganda, matéria-prima e outros custos.

Cada açougue tem a quantidade de funcionários ideal para vender seus produtos, sendo extremamente desnecessária a contratação de muito pessoal logo no começo dos negócios, pois os salários são mais um custo. Pode ser necessário contratar alguns profissionais para cuidarem de áreas específicas do negócio, como um administrador ou um profissional de marketing, que fica a critério do empreendedor discriminar o que tem mais ou menos importância no momento.

Para ter os custos e investimentos estabelecidos corretamente, tenha um plano de negócios. Não sabe fazer? Quem sabe um plano de negócios pronto seja a solução.

Gostou do post? Já sabe agora como montar um açougue?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como ser um personal trainer
Como ser um personal trainer...
De forma sucinta, podemos identificar o personal t...
Como abrir uma escola de natação e hidroginástica
Como abrir uma escola de natação e hidroginástica...
Os exercícios aquáticos como a natação e a hidrogi...
Como abrir uma empresa de artigos de cerâmica
Como abrir uma empresa de artigos de cerâmica...
A argila é um material que quando umedecido dá con...
Como montar um berçário ou creche
Como montar um berçário ou creche...
Em tempos em que a mulher está no mercado de traba...
Criação de Porcos - Suinocultura
Criação de Porcos - Suinocultura...
Na América do Sul, o único país que integra os 10 ...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores