Como montar uma empresa de pintura publicitária

Por:

Como montar uma empresa de pintura publicitária Até a década de 1980, o mundo era outro. Não faz então tanto tempo assim que o computador chegou por aqui. Foram muitas inovações, mas naquela época, há cerca de 30 anos, os programas de computação gráfica eram muito deficientes e complicados, então o único caminho viável era realmente fazer a comunicação usando as mãos. Jornais eram todos feitos desse jeito e grandes propagandas também. Com o tempo e o avanço da tecnologia, essa prática de criar logotipos e campanhas baseadas em pintura publicitária foi sendo abandonada e substituída pelos modernos programas de editoração. Mas ainda assim, existem profissionais que atuam com os pincéis e que desejam abrir uma empresa de pintura publicitária com esses materiais. Será que ainda é possível?

Mercado para pintura publicitária e clientes

O mercado para pintura publicitária é voltado para atender comerciantes, promotores de eventos, políticos, instituições de saúde, de ensino e organizações da sociedade civil por meio de letreiros e pinturas feitas em paredes e muros. Os outros meios de comunicação foram completamente tomados pela tecnologia. Por conta disso, é um espaço de atuação focado em quem quer um produto mais simples ou diferente.

Concorrentes do mercado de pintura publicitária

Por ser uma prática que está praticamente extinta, os profissionais que restam são aqueles remanescentes e que com toda certeza possuem grande experiência no assunto, o que fazem deles vitoriosos, pois podem usar toda a sabedoria a seu favor. Dessa forma, a concorrência só ocorre mesmo se for vista por esse ângulo, já que a maior parte de tudo o que é feito hoje em termos de propaganda envolve os programas de computador e, portanto, não são muitos que fazem esse tipo de pintura.

Como tudo tem seu lado positivo, ainda assim existe espaço para esses profissionais. A grande diferença é que os seus trabalhos podem ter um impacto particular, em algumas situações, exatamente por ser feito manualmente.

O que uma empresa de pintura publicitária pode oferecer

Quem quiser investir em uma empresa de pintura publicitária deve ter em mente que o diferencial está exatamente no trabalho manual feito pelo profissional. Existem potenciais clientes que preferem usar a arte feita pelas mãos àquela mediada pelo computador e por isso contratam um profissional do ramo.

No Rio de Janeiro, por exemplo, um grande ícone da cultura carioca, o Circo Voador, localizado na Lapa, usava há até bem pouco tempo a pintura publicitária para divulgar seus eventos. Era tudo bem simples e a comunicação era direta: um grande muro branco e as letras vermelhas chamavam atenção de quem passava por ali com as datas de shows e eventos culturais pintados à mão. Bastava andar na região nas tardes de segunda-feira para ver o profissional medindo, desenhando e fazendo o seu trabalho de forma artesanal. Mas a força digital chegou, tirou essa característica tão singular e expressiva da comunicação no local e agora o que tem no lugar daquele muro com as letras vermelhas são painéis impressos tentando cumprir o mesmo objetivo de antes.

Para não perder espaço em um mundo tomado pela digitalização, o profissional da pintura publicitária opta então por fazer letreiros, pintar muros e usar a sua criatividade a seu favor.

Buscando o diferencial na pintura publicitária

A criatividade pertence ao homem e na publicidade ela é o principal instrumento de trabalho de quem atua no ramo. Por conta disso, um diferencial possível para os profissionais que fazem pintura publicitária é pintar muros de edifícios, de indústrias, de colégios, enfim, colocar o serviço manual a seu favor e claro, a favor do cliente.

Não necessita necessariamente ser uma publicidade, mas pode ser uma propaganda, ou seja, alguns dizeres ou símbolos que tenham o objetivo de mudar certos comportamentos sem fins lucrativos. Por exemplo, imagine que um colégio para as séries iniciais do ensino fundamental queira implementar um projeto de boas maneiras para as suas crianças. Essa Instituição de Ensino convoca o pintor para que ele faça desenhos em todos os muros da escola com criancinhas tendo atitudes positivas, como jogando o lixo na lixeira, cuidando do meio ambiente, fazendo carinho nos mais velhos, nos animais, enfim, uma gama infinita de possibilidades.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

De certa forma, o que foi feito acima foi propaganda, foi a tentativa de incutir hábitos e comportamentos nas crianças com o fim de elas terem boas atitudes. Em nenhum momento o objetivo seria o lucro, até porque no exemplo usado a escola fictícia não tinha essa proposta.

Esse exemplo ilustra de maneira bem clara como a pintura publicitária, apesar de todo o avanço tecnológico, ainda pode resistir e existir com grande diferencial.

Formas de tornar a empresa de pintura publicitária conhecida por todos

Usando o próprio trabalho de fazer letreiros, o dono da empresa de pintura publicitária pode usar esse eficiente meio de comunicação para tornar seu empreendimento conhecido por todos. Mas é necessário ter uma atenção redobrada porque é preciso ter autorização do Governo da cidade para poder colocar o letreiro, até mesmo aquele que fica na frente do ponto comercial.

Também para revelar o trabalho aos clientes, faça folders pintados a mão. Fica perfeito e assim a possível clientela ainda se depara com uma parte do trabalho.

Estrutura da empresa de pintura publicitária: funcionários e materiais necessários

Para o negócio começar a funcionar, será necessário ter somente dois profissionais: o dono da empresa de pintura publicitária e um auxiliar. Com essa dupla, o negócio já começa a ser tocado.

A estrutura física deve contar com um local para o atendimento dos clientes e o empreendedor deve comprar mesa, cadeira e telefone. Além disso, deve existir ainda um grande espaço destinado à execução das tarefas manuais.

Quanto aos instrumentos a serem utilizados, o empreendedor deve ter também pincéis adequados, materiais de pintura em geral, réguas, cavaletes e escadas. Tudo isso compõe o principal aparato para poder cumprir as demandas.

Dicas do negócio para a pintura publicitária

Já que a proposta do profissional de pintura publicitária é explorar a criatividade, então ele deve buscar ideias no mundo para executar o seu trabalho. Exposições de pintura, escultura, de produções artísticas, cinema, teatro, música, dança e o próprio cotidiano servem de fontes de inspiração.

No caso da elaboração de letreiros, que é o trabalho mais comum feito em uma pintura publicitária, deve-se ter uma ênfase na divulgação da empresa especialmente em épocas eleitorais. Muitos políticos contratam pessoas para fazerem cartazes e realmente é a época adequada para ter mais rendimentos.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Um comentário sobre “Como montar uma empresa de pintura publicitária
  1. maikel torriani disse:

    ola eu sou pintor r quero muito aprender a desenhar faixas e letreiros pode me sjudar abrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Loja de antenas parabólicas

Loja de antenas parabólicas

Já pensou em ter uma loja de antenas parabólicas? A antena parabó...
Como abrir uma fábrica de gelo

Como abrir uma fábrica de gelo

Analisando as exigências e as necessidades do mercado, vemos que ...
Como montar uma ótica

Como montar uma ótica

Para montar uma ótica deve-se levar em conta que é um comércio co...

Curta O Novo Negócio!

Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

Existem alguns negócios que são próprios para mulheres, podendo s...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)