Como Ser um Personal Trainer

Como Ser um Personal Trainer
Como Ser um Personal Trainer

O papel do personal trainer é trabalhar com o atendimento personalizado, oferecendo para os seus clientes o condicionamento físico individual de acordo com as necessidades, saúde física e tratamentos de saúde próprios dos clientes.

Para se  tornar um personal trainer é necessário ser licenciado pelo conselho regional de educação física.

O personal trainer deve ser um profissional qualificado para o atendimento individual e personalizado, sabendo que o serviço individualizado possui as suas peculiaridades.

Para exercer a atividade de personal trainer é necessário conhecimentos em fisiologia do exercício, anatomia e outros.

Mercado do personal trainer

O número de pessoas que realizam atividades físicas com o auxílio de um personal trainer só cresce, pois as pessoas têm a necessidade de ter a certeza de que está praticando exercícios de forma correta, se os exercícios praticados realmente contribuirão para a sua saúde física, condicionamento físico ou emagrecimento.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A preocupação com a saúde e a qualidade de vida teve um crescimento exponencial nas últimas décadas  no Brasil, segundo pesquisas realizadas o total de quatro milhões de brasileiros praticam atividades físicas independente do local e da forma de execução.

As maiores oportunidades de negócios para os ramos de atividades físicas estão em academias, empresas que desenvolvem o  fitness para atendimento da qualidade de vida e saúde dos colaboradores, atividades de personal trainer para pessoas físicas e outros.

Por estes motivos esse é um bom momento para profissionais de educação física atuar em academias, de forma autônoma e no atendimento em empresas.

O profissional personal trainer pode desenvolver suas atividades de forma diversificada e de acordo com a sua formação profissional, se o profissional possui formação completa em ginástica, ioga, alongamento, relaxamento, massagens e pilates.

Como vimos o personal trainer pode atuar em diversos nichos de mercado, como: academias, pequenos grupos em empresas, ginástica laboral em escritórios, famílias, casais ou aula individual.

O importante é que o profissional escolha o nicho de marcado que mais combina com seu perfil e estilo profissional, e atividades desenvolvidas ou ainda combine com sua formação acadêmica e profissional.

Outro aspecto importante é quanto á licença e registro do profissional em conselhos de educação física, mesmo profissionais que trabalham de forma autônoma devem possuir também registro no conselho de educação física.

Não só os profissionais de educação física, como também os profissionais de fisioterapia podem atuar como personal trainer de forma individual ou atendendo pequenos grupos em clínicas, hospitais e centros de recuperação.

Lembrando que a natureza dos serviços oferecidos pelos personal trainer têm como característica principal o serviço individualizado, portanto é essencial que exista um pequeno número de pessoas.

Esse pequeno número de pessoas ou uma pessoa somente pode ser formado por pessoas que estão se recuperando com tratamentos de fisioterapia, adultos ou adolescentes, crianças com problemas de coordenação motora, pessoas deficientes ou idosas e outros, a depender da necessidade de cada cliente.

Localização de trabalho do personal trainer

As grandes cidades são os locais com o maior número de oportunidades para  personal trainer que podem ser profissionais de educação física e fisioterapia.

A dica para que os personal trainer não percam oportunidades de serviços é atender clientes da cidade em que o personal reside e cidades vizinhas, sendo que o personal trainer costuma ir até onde está o cliente.

Se a ambição  do profissional de educação física é realizar serviços de personal trainer, o profissional deve escolher uma localização em que o potencial consumidor é promissor para serviços de atividades físicas personalizadas.

Habilidades e competências

Para se tornar um personal trainer é necessário que o profissional tenha habilidades e competências próprias para exercer atividades de forma individualizada e personalizada, competências como paciência, inteligência emocional, capacidade de motivar e de perceber os limites físicos e psicológicos de seus clientes.

Estrutura de trabalho de um personal trainer

As atividades físicas realizadas com o auxílio do personal trainer podem se desenvolver em locais que atendam aos requisitos de espaço e segurança.

Ou seja, se o personal atender em uma academia, é necessário que haja espaço suficiente, ou então onde haja maior conforto e possibilidade para a realização das atividades, os locais podem ser: própria casa do cliente, praças, parques naturais, clubes e outros.

Exigências legais para um personal trainer

Para exercer a atividade de personal trainer é necessário que o profissional tenha registro junto ao conselho de educação física.

Outra dúvida é quanto á possibilidade do profissional personal trainer se enquadrar nas categorias que podem se inscrever como empreendedor individual.

Na lista de categoria de profissionais que podem se enquadrar como empreendedor  individual está a categoria de professor particular, desde que aufira até 60 mil reais mensais de acordo com as mudanças na lei complementar nº 128/2008.

Com as emendas na lei 128/2008 outras categorias de profissionais foram enquadradas na lista de profissionais que podem se enquadrar como empreendedor individual e fazer parte de todas as vantagens e benefícios.

Investimentos do personal trainer

Para a realização das atividades o personal trainer deverá investir em equipamentos, cursos e uniformes próprios, por isso na hora de cobrar pelos serviços o personal trainer deve incluir todos os seus custos.

Custos préoperacionais que na verdade são os investimentos com a compra de acessórios como: bastão, elásticos, extensores, colchonetes e outros.

Já o investimento com equipamentos poderão ficar por conta dos clientes ou do personal trainer, lembrando que o personal trainer que dispõe desses equipamentos poderá cobrar mais caro por esses serviços.

Equipamentos como esteiras mecânicas, esteiras elétricas, bicicleta ergométrica vertical e outros.

Mas o comum é que esses equipamentos sejam adquiridos pelos clientes, possibilitando assim que as aulas sejam realizadas em domicílio.

Caso contrário, o personal trainer poderá também conseguir o uso de espaço e aparelhos e acessórios de ginástica em parceria com as academias de ginástica, de artes marciais e outros.

Atividades desenvolvidas pelo personal trainer

Os profissionais personal trainer serão responsáveis por atividades como: treinamento desportivo individual, preparação física, avaliação física, orientação em  atividades físicas e outras atividades que dependerão das necessidades de cada cliente e dos objetivos das atividades que serão individuais e personalizados.

Os nichos de mercado atendidos é que demandarão as atividades desenvolvidas pelos personal trainer, essas atividades podem estar dentro do universo de condicionamento físico, perda de peso, recuperação de coordenação motora, tratamentos de saúde para tendinites, artrites e outras doenças.

As atividades poderão também estar voltadas á treinamentos específicos como os treinamentos para exames de concursos públicos que exigem capacidade física, treinamento individual de esportistas e outros situações como artes marciais para autodefesa e outros.

Diante de tantos nichos de mercado e atividades que podem ser desenvolvidas, o personal trainer poderá ter a sua disposição uma diversidade de oportunidades de serviços que podem ser prestados e em consequência a realização de bons negócios.

Empreendedor personal trainer

A maior missão do personal trainer além de oferecer serviços de qualidade que façam a diferença na vida de seus clientes, é também saber empreender a sua própria carreira, para isso o personal trainer deve se qualificar constantemente, buscando reciclagem, participando de cursos e eventos.

Além disso, habilidades empreendedoras são também essenciais como: ter sempre atualizado os telefones dos clientes, análise da satisfação dos clientes e como melhorar os serviços oferecidos.

Manter contato constante com os clientes sobre a possibilidade de experimentar novos métodos, técnicas, modalidades esportivas e de prática de exercícios aprendidos pelo profissional.

A qualidade dos serviços oferecidos, o investimento no próprio condicionamento, na saúde física, como também a auto motivação e a capacidade de manter bons relacionamentos profissionais com clientes e outros profissionais, um relacionamento baseado no respeito, amizade, honestidade e profissionalismo, com certeza todas essas características farão do personal trainer um profissional de sucesso.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA