Fábrica de refrigerantes

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Fábrica de refrigerantesO refrigerante é um tipo de produto bastante consumido em diversas regiões do Brasil e como o país é rico em algumas frutas que podem ser usadas na sua fabricação, por que não montar uma fábrica de refrigerantes? Ainda que desde a década de 1980 o consumo tenha sofrido certa queda, é possível verificar forte presença dessa mercadoria em todas as regiões possíveis.

A fábrica pode oferecer bebidas com gosto de guaraná, laranja, limão, abacaxi, maçã e até tangerina, basta escolher as opções de suco mais adequadas aos clientes. A grande dica é inovar sempre e tentar atender àqueles que não são atendidos pela grande indústria.

Mercado

O mercado de fábrica de refrigerantes é muito concorrido e concentrado. O monopólio existe e ele está nas mãos da grande indústria de bebidas. Contudo, existe uma particularidade que pode ser bem explorada: as pequenas fábricas de refrigerantes têm um mercado bem particular, localizado regionalmente e podem sim conseguir o seu sucesso.

Clientes da fábrica de refrigerantes

Os clientes da fábrica de refrigerantes podem ser de duas ordens: pessoas físicas ou jurídicas. No primeiro caso, eles podem comprar todos os produtos na própria fábrica, retirando-os com preços bem mais em conta do que se pagassem em outros locais. Já no segundo caso, o fabricante será um fornecedor de estabelecimentos que utilizem a bebida, tais como bares, restaurantes, pizzarias, escolas, casas de festas, empresas, etc.

Por conta de haver duas naturezas de clientes, o empreendedor deve definir quem pretende atender, para poder então focar toda a sua força de vendas nesses clientes. Sendo assim, o primeiro passo é saber quem gostaria de atender e depois usar a pesquisa de mercado para poder confirmar a sua hipótese ou refutá-la.  Esse estudo do comportamento do mercado vai direcionar para qual caminho o dono do futuro negócio deve seguir.

Análise da concorrência

Como já foi citado, a grande indústria de bebida é a monopolizadora do comércio de refrigerantes. Sendo assim, entrar no mercado acreditando que terá como enfrentar essas que já estão bem consolidadas talvez seja muita pretensão para um pequeno empreendedor que ainda está começando nas suas atividades.

Por conta disso, é interessante observar quais são as possíveis lacunas que poderiam ser preenchidas. Por exemplo, se o refrigerante X é vendido para determinadas classes sociais, quais são então aquelas que não são atendidas por esse fabricante? Será que já existe oferta para esse público? Se há, o que ainda não é oferecido? Oferece tudo o que é possível? Alia preço e qualidade? Respondendo a essas questões, fica mais fácil delinear a concorrência e ao mesmo tempo, a possível clientela.

Localização da fábrica de refrigerantes

A fábrica de refrigerantes deverá estar localizada em locais onde exista muita água e ainda haja abastecimento eficiente de luz e telefone. A definição do lugar e do imóvel ideal é uma decisão fundamental para o sucesso do empreendimento. Deve haver toda uma infraestrutura para que haja a sua instalação e ainda possibilite uma expansão, caso tenha chances de crescimento.

Se houver vendas diretas aos consumidores finais, a fábrica necessariamente vai precisar estar em um lugar bem perto deles, em ruas movimentadas e de onde haja aglomeração. Isso, porque assim fica mais fácil desses clientes comparecerem e comprarem os produtos. Ainda nesse sentido, a fábrica então precisará estar perto de pontos de ônibus e todo e qualquer tipo de transporte público.

Se a intenção do empreendedor é vender para os intermediários, que são as lojas, bares, restaurantes e mercados, não há grande necessidade de estar em locais de grande movimentação, contudo, é preciso que esteja bem perto de seus fornecedores para não haver altos custos de deslocamento e transportadora.

Independente de onde estiver, existem alguns pontos que devem ser conferidos, como a legalidade do imóvel, se ele está em dia com os impostos, se houve modificações nele e se essas foram atualizadas junto ao governo municipal e ainda se a prefeitura autoriza o exercício de tal atividade no lugar escolhido.

Informação Importante:

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Estrutura, equipamentos e pessoal

O empreendedor deverá ter ou alugar um galpão de 500 m².

Os equipamentos básicos para iniciar o negócio são agitadores, bombas para transportar os produtos, enchedora/lavadora (xaroparia), encaixotador, desencaixotador, filtros e trocadores de calor de placas, tanques “fervedores” e móveis de escritório.

Na xaroparia é que se inicia a fabricação de refrigerantes. É nesse setor que ocorrem as dosagens do xarope, dos sucos e das essências que fazem parte das bebidas e que depois vão passar pelo engarrafamento, armazenamento e distribuição.

Não é necessário ter mão-de-obra qualificada. A quantidade de empregados vai mudar conforme a estrutura do empreendimento. É preciso ter, no mínimo, dois operários na produção e um motorista e todos devem estar usando uniformes, além de luvas e botas para manter a higiene.

Como tornar a fábrica conhecida

Fazer publicidade é levar a comunicação do seu produto ao cliente e para isso, é necessário ter vasto conhecimento sobre o consumidor. Por conta disso, antes de imaginar os caminhos de tornar o produto mais conhecido, é preciso delinear quem é esse cliente e todas as suas particularidades.

Caso a fábrica opte por vender para os consumidores diretamente, basta então publicar anúncios em jornais de bairro, distribuir panfletos e ímãs de geladeira em mercados, farmácias e escolas. Mas se for vender para pessoas jurídicas, o cenário muda. Nesse caso, é preciso fazer reuniões com os responsáveis pelos estabelecimentos que venderão as bebidas, levar amostras grátis, estar disposto a fazer promoções e ainda levar material impresso para facilitar a assimilação do produto.

Criar um site é sempre positivo, pois é através dele que os intermediários e consumidores finais podem ter informações mais aprofundadas a respeito da mercadoria. Além disso, a internet pode facilitar transações de vendas, abrindo mais um leque de oportunidades.

No caso de criar uma página eletrônica, coloque as informações de forma ordenada, de maneira que elas sejam encontradas em até três cliques. Uma aparência clara, sem muitos dados, somente com os necessários é fundamental para o sucesso do site.

Dicas de negócio

Quem vai entrar no mercado para produzir refrigerantes deve buscar um diferencial, eis a dica que cabe a qualquer empreendedor e a qualquer negócio. Uma boa ideia é tentar informar e esclarecer o público-alvo a respeito dos benefícios da bebida. Já é sabido por grande parte da população, por exemplo, que a partir dos anos 1980 a produção de refrigerante vem caindo gradativamente e a geração de sucos aumentando na mesma proporção. Por isso, seria interessante procurar saber os benefícios da bebida e levar isso ao consumidor. Caso não seja possível, pelo menos algum aspecto daquela mercadoria deve ser valorizado, ressaltado e é essa característica que será explorada e posicionará a bebida no mercado.

Além desse dado, é importante também o empreendedor fazer uma pesquisa exatamente no local onde pretende atuar. Se nas grandes cidades o consumo de refrigerante tem caído, procure saber como é isso nas pequenas cidades, se esse comportamento se repete. Repare, veja se ele se mantém ou se é aumentado conforme o poder aquisitivo dos consumidores.

Caso o empreendedor tenha escolhido ser fornecedor de refrigerantes, é preciso estar também presente nos eventos onde os responsáveis por tais estabelecimentos estejam presentes.

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DICA IMPORTANTE!

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Um comentário sobre “Fábrica de refrigerantes
  1. Rubens Monteiro disse:

    Preciso comprar uma fabrica de refrigerante e uma de garrafa porém nao pode ser grande , somente os equipamentos isto e para Bolivia .
    Caso tenha algo favor informar preços relação de equipamentos e fotos

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