Agricultura Orgânica

Agricultura orgânica
Agricultura orgânica

A agricultura tradicional faz uso dos insumos químicos para o desenvolvimento mais ágil do cultivo, uso de máquinas pesadas e técnicas de melhoramento genético, ou seja, a agricultura tradicional utiliza qualquer técnica para que os resultados sejam quantidade e custo baixo. Assim, conheça sobre a agricultura orgânica.

O estilo de agricultura tradicional resulta em alimentos que não são muito saudáveis e os processos químicos com que são cultivados podem ser percebidos na textura e odor dos alimentos, o que significa que foram utilizados métodos não naturais de cultivo.

A agricultura orgânica é a forma de cultivo mais preocupada com a saúde dos seres humanos e por isso é um tipo de agricultura que se desenvolve com culturas livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Mas apesar da agricultura orgânica não utilizar composição química, é um erro pensar que este tipo de agricultura não utiliza tecnologia em seus processos, pois do contrário a tecnologia é bem utilizada como garantia de que o cultivo seja estruturado de forma mais equilibrada e com maior controle. Para isso são utilizadas tecnologias de topografia, análise de radiação, análise do solo, clima e água.

A agricultura orgânica desmitifica muitos fatos. Por exemplo, sem o uso de agrotóxicos, a agricultura orgânica torna os alimentos com maior durabilidade e conservação do sabor. Outra vantagem do cultivo orgânico é que esse tipo de agricultura não polui o solo e preserva a biodiversidade no ambiente de cultivo.

Princípios da agricultura orgânica

A agricultura orgânica, como todo tipo de processo produtivo, faz uso de alguns valores:

  • Considera-se o solo um organismo vivo e por isso deve-se preservar o desgaste do mesmo,
  • O uso de adubos orgânicos mais solúveis o possível,
  • O controle das pragas é realizado de forma preventiva,
  • Ervas daninhas não devem ser retiradas, pois são parte do ecossistema.

Os motivos pelos quais as ervas daninhas são preservadas são os seguintes:

  • O teor de nitrato é baixo,
  • Seus efeitos no meio ambiente são positivos,
  • Servem como cobertura do solo e abrigo para insetos.

Portanto, acredita-se que a agricultura orgânica preserva as ervas daninhas para o controle ecológico.

Práticas da agricultura orgânica

A agricultura orgânica é voltada para as práticas de cultivo que envolve os fatores biológico, ecológico, biodinâmica e agroecológica para preservação e equilíbrio das espécies, como também a sua sustentabilidade.

Para isso têm-se algumas práticas:

  • A adubação deve ser do tipo verde, que utiliza as leguminosas como fixadoras de nitrogênio,
  • A adubação orgânica é realizada através da compostagem de matéria orgânica. Essa compostagem realizada pela fermentação proporciona a eliminação de microorganismos, que existe na matéria orgânica existente em esterco animal,
  • A minhocultura é um processo gerador de húmus que possui diferentes graus de fertilidade e de manejo do solo, que seja o mínimo possível.

Na agricultura orgânica, o plantio é direto com a utilização de técnicas como curvas de níveis e outras técnicas utilizadas para garantir a estrutura, fertilidade e porosidade do solo.

As práticas desta agricultura são desenvolvidas com uso racional de água para irrigação, com as técnicas de gotejamento e outras técnicas e métodos que economizam água de acordo com o clima local.

Vantagens da agricultura orgânica

A vantagem da agricultura orgânica é que a mesma é realizada com princípios e práticas que tornam o cultivo mais sustentável, o que proporciona o equilíbrio ecológico do meio ambiente.

Quanto ao consumo final dos alimentos é que os consumidores estarão se alimentos com produtos livres de agrotóxicos e outros insumos químicos que retiram do alimento suas propriedades orgânicas e substâncias que faz com que os alimentos não conservem suas riquezas nutricionais.

Outra vantagem da agricultura orgânica são os alimentos livres de contaminação e por isso alimentos mais seguros, saudáveis e nutritivos.

De forma enumerada. as vantagens são:

  • Uso de adubos orgânicos,
  • Possibilidade de reciclagem do solo,
  • Equilíbrio do solo,
  • Realização da policultura,
  • Eliminação da contaminação de animais por insumos químicos,
  • Alimentos com maior valor nutricional, como também sabor e aroma fixados.

Desvantagens da agricultura orgânica

As desvantagens da agricultura orgânica são que a produtividade é menor e não beneficia uma produção em grande escala e por isso os custos são maiores. Outra desvantagem é que os frutos costumam ser menores, pois não fazem uso dos artifícios químicos para produção de leguminosas de grande tamanho.

Outro fato é a agricultura orgânica e o fato de que os produtos saem mais caros no mercado, o que faz com que os produtos não sejam tão bem recepcionados por alguns consumidores e lojistas.

Por isso, a vantagem comercial da agricultura orgânica fica um pouco aquém, embora a agricultura orgânica encontre nichos de mercado consumidores que preferem produtos naturais, apesar dos preços altos.

Selo SisOrg e a agricultura orgânica

Como controle de qualidade os consumidores e instituições podem saber com exatidão se um produto é ou não orgânico? Para isso é que existe o Selo SisOrg. O selo funciona como Certificação por Auditoria ou um Sistema Participativo de Garantia.

Para obter o Selo é necessário que a empresa agrícola adquira o Selo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – mapa que realizará visitas de Auditoria que busca avaliar se os processos produtivos são pautados nas práticas e princípios da agricultura orgânica.

A agricultura familiar é a única que pode vender produtos sem o Selo SisOrg, pois a agricultura familiar revende seus produtos de forma direta.

E você, o que achou sobre a agricultura orgânica?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.