Agricultura orgânica – O que é, Características e Como Fazer

agricultura organicaA agricultura tradicional faz uso dos insumos químicos para o desenvolvimento mais ágil do cultivo, uso de máquinas pesadas e técnicas de melhoramento genético.

Ou seja, a agricultura tradicional utiliza qualquer técnica para que os resultados sejam quantidade e custo baixo. Assim, conheça sobre a agricultura orgânica.

O estilo de agricultura tradicional resulta em alimentos que não são muito saudáveis e os processos químicos com que são cultivados podem ser percebidos na textura e odor dos alimentos, o que significa que foram utilizados métodos não naturais de cultivo.

A agricultura orgânica é a forma de cultivo mais preocupada com a saúde dos seres humanos e por isso é um tipo de agricultura que se desenvolve com culturas livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Mas apesar da agricultura orgânica não utilizar composição química, é um erro pensar que este tipo de agricultura não utiliza tecnologia em seus processos, pois do contrário a tecnologia é bem utilizada como garantia de que o cultivo seja estruturado de forma mais equilibrada e com maior controle. Para isso são utilizadas tecnologias de topografia, análise de radiação, análise do solo, clima e água.

A agricultura orgânica desmitifica muitos fatos. Por exemplo, sem o uso de agrotóxicos, a agricultura orgânica torna os alimentos com maior durabilidade e conservação do sabor.

Outra vantagem do cultivo orgânico é que esse tipo de agricultura não polui o solo e preserva a biodiversidade no ambiente de cultivo.

Princípios da agricultura orgânica

A agricultura orgânica, como todo tipo de processo produtivo, faz uso de alguns valores:

  • Considera-se o solo um organismo vivo e por isso deve-se preservar o desgaste do mesmo,
  • O uso de adubos orgânicos mais solúveis o possível,
  • O controle das pragas é realizado de forma preventiva,
  • Ervas daninhas não devem ser retiradas, pois são parte do ecossistema.

Os motivos pelos quais as ervas daninhas são preservadas são os seguintes:

  • O teor de nitrato é baixo,
  • Seus efeitos no meio ambiente são positivos,
  • Servem como cobertura do solo e abrigo para insetos.

Portanto, acredita-se que a agricultura orgânica preserva as ervas daninhas para o controle ecológico.

Práticas da agricultura orgânica

A agricultura orgânica é voltada para as práticas de cultivo que envolve os fatores biológico, ecológico, biodinâmica e agroecológica para preservação e equilíbrio das espécies, como também a sua sustentabilidade.

Para isso têm-se algumas práticas:

  • A adubação deve ser do tipo verde, que utiliza as leguminosas como fixadoras de nitrogênio,
  • A adubação orgânica é realizada através da compostagem de matéria orgânica. Essa compostagem realizada pela fermentação proporciona a eliminação de microorganismos, que existe na matéria orgânica existente em esterco animal,
  • A minhocultura é um processo gerador de húmus que possui diferentes graus de fertilidade e de manejo do solo, que seja o mínimo possível.

Na agricultura orgânica, o plantio é direto com a utilização de técnicas como curvas de níveis e outras técnicas utilizadas para garantir a estrutura, fertilidade e porosidade do solo.

Vai dar lucro?

As práticas desta agricultura são desenvolvidas com uso racional de água para irrigação, com as técnicas de gotejamento e outras técnicas e métodos que economizam água de acordo com o clima local.

Vantagens da agricultura orgânica

A vantagem da agricultura orgânica é que a mesma é realizada com princípios e práticas que tornam o cultivo mais sustentável, o que proporciona o equilíbrio ecológico do meio ambiente.

Quanto ao consumo final dos alimentos é que os consumidores estarão se alimentos com produtos livres de agrotóxicos e outros insumos químicos que retiram do alimento suas propriedades orgânicas e substâncias que faz com que os alimentos não conservem suas riquezas nutricionais.

Outra vantagem da agricultura orgânica são os alimentos livres de contaminação e por isso alimentos mais seguros, saudáveis e nutritivos.

De forma enumerada. as vantagens são:

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


  • Uso de adubos orgânicos,
  • Possibilidade de reciclagem do solo,
  • Equilíbrio do solo,
  • Realização da policultura,
  • Eliminação da contaminação de animais por insumos químicos,
  • Alimentos com maior valor nutricional, como também sabor e aroma fixados.

Desvantagens da agricultura orgânica

As desvantagens da agricultura orgânica são que a produtividade é menor e não beneficia uma produção em grande escala e por isso os custos são maiores.

Outra desvantagem é que os frutos costumam ser menores, pois não fazem uso dos artifícios químicos para produção de leguminosas de grande tamanho.

Vai dar lucro?

Outro fato é a agricultura orgânica e o fato de que os produtos saem mais caros no mercado, o que faz com que os produtos não sejam tão bem recepcionados por alguns consumidores e lojistas.

Por isso, a vantagem comercial da agricultura orgânica fica um pouco aquém, embora a agricultura orgânica encontre nichos de mercado consumidores que preferem produtos naturais, apesar dos preços altos.

Selo SisOrg e a agricultura orgânica

Como controle de qualidade os consumidores e instituições podem saber com exatidão se um produto é ou não orgânico? Para isso é que existe o Selo SisOrg. O selo funciona como Certificação por Auditoria ou um Sistema Participativo de Garantia.

Para obter o Selo é necessário que a empresa agrícola adquira o Selo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – mapa que realizará visitas de Auditoria que busca avaliar se os processos produtivos são pautados nas práticas e princípios da agricultura orgânica.

A agricultura familiar é a única que pode vender produtos sem o Selo SisOrg, pois a agricultura familiar revende seus produtos de forma direta.

E você, o que achou sobre a agricultura orgânica?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorSapatos Para Revender: Atacado, Lucratividade, Fornecedores e Dicas
Próximo artigoPaisagismo e Jardinagem – 7 Dicas Para se Dar Bem
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here