Como Abrir Uma Agência de Publicidade e Propaganda

Como Abrir Uma Agência de Publicidade e Propaganda
Como Abrir Uma Agência de Publicidade e Propaganda

Uma agência de publicidade e propaganda é uma empresa voltada a criar publicidade por meio de atendimento, planejamento, criação e contato com veículos responsáveis pela divulgação das peças (nome que se dá ao material feito para tornar público um produto, serviço ou empresa). O objetivo desse negócio é promover a venda do que é comercializado pelos seus clientes, espalhar ideias ou dar informação o público.

Mercado da agência de publicidade e propaganda

O mercado da agência de publicidade e propaganda é muito concorrido porque existem milhares delas, especialmente aquelas que atendem grandes clientes, que são as grandes contas. Contudo, há também pequenas empresas que querem fazer publicidade para fomentar suas vendas e por isso precisam da atuação de empresas pequenas também, que fazem trabalhos tão bons quanto os das grandes.

Exatamente pelo fato do mercado ser bem abrangente, existe a possibilidade do descobrimento de nichos e quem está entrando agora deve reparar que pode haver lacunas que devem ser preenchidas exatamente pelas pequenas iniciantes.

Estrutura básica de uma agência de publicidade e propaganda

A estrutura básica de uma agência de publicidade e propaganda precisa ter uma área com espaços separados para a recepção, o atendimento, administração e criação das peças, que são os comerciais de TV, os spots de rádio e os anúncios em geral para a mídia impressa.

Determinadas agências preferem ter um espaço só com todos atuando juntos e participando dos processos, portanto, essa decisão partirá do empreendedor.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

As agências possuem a estrutura de atendimento, que é a recepção aos clientes, o planejamento, que vai buscar no mercado todos os dados possíveis sobre os consumidores de tal produto que será submetido à publicidade, a criação, que é exatamente onde os comerciais são feitos e a mídia, que vai tratar com os veículos de comunicação sobre espaços disponíveis da publicidade. O tráfego é uma área administrativa que cuida da verificação do andamento de todos os processos, tais como horários de entrega de cada fase da produção do produto e trata de assuntos relativos a toda organização de tais estruturas.

No entanto, em agências que ainda estão começando, a estrutura básica deve ter atendimento, criação e mídia.

Localização da agência de publicidade e propaganda

Escolher um local adequado para o funcionamento de qualquer negócio é muito importante para o seu sucesso. No caso de uma agência de publicidade e propaganda, é interesse que esse tipo de estabelecimento esteja próximo aos possíveis clientes, para que eles possam chegar mais rápido e confortavelmente a elas. Para as agências iniciantes, é interessante que ela esteja perto de pequenas empresas que podem compor a clientela.

De maneira geral, é importante considerar uma rua que tenha uma boa iluminação, que tenha serviço de coleta de lixo funcionando corretamente, que possua um estacionamento para aqueles que frequentarem a agência de publicidade e propaganda e que possam ir com o veículo próprio, que seja de acesso fácil a transportes públicos, tais como trens, ônibus e metrô e que esteja perto a bancos, caso seja necessário fazer alguma transação financeira.

Profissionais para trabalhar na agência de publicidade e propaganda

A quantidade de empregados varia de acordo com o porte do empreendimento, mas é preciso ter uma atendente, um Office-boy, um publicitário para cuidar da criação, do atendimento e da mídia.

No ato da contratação deles, o dono da agência de publicidade e propaganda deve ficar atento às habilidades dos candidatos: ter amplo conhecimento cultural, criatividade, habilidade com programas de editoração, competência e afinidade com a filosofia da agência são fundamentais.

Como é o encadeamento do trabalho e dos setores dentro de uma agência de publicidade e propaganda

O cliente que quer fomentar suas vendas procura uma agência de publicidade e propaganda, que é responsável por criar peças que vão fazer a propaganda acontecer.

Em agências mais estruturadas, existe o profissional executivo de contas, mais conhecido como contato publicitário, que faz parte do setor de atendimento. Ele é quem vai buscar os clientes no mercado, fazer visitas às empresas e levar à agência as suas propostas.

O atendimento representa o cliente na agência, ele é que vai tratar do andamento da preparação das peças, desde o esboço até o final.

O setor de planejamento pode atuar juntamente com o atendimento ou separadamente, conforme cada agência de publicidade e propaganda. As pesquisas são feitas para poder embasar a criação das peças e também para mostrar às empresas que foram buscar a agência um perfil mais detalhado dos seus consumidores. Esses resultados ajudam bastante no momento da criação e antes dele, do planejamento de todo o processo a ser feito.

Já com pesquisas feitas, é hora de ir para a criação. Algumas agências atuam com duplas de criação, com redatores de texto e diretores de arte, que são os responsáveis por criarem as peças e o conceito da marca dão a forma gráfica no caso de peças impressas. A parte de produção cuida da finalização de todo material criado, conforme os orçamentos já calculados. É aqui que ocorre a contratação de produtoras de vídeo, estúdios de som, ilustradores, locutor.

Legislação específica de uma agência de publicidade e propaganda

Para colocar a agência de publicidade e propaganda para funcionar é preciso legalizar o empreendimento na Junta Comercial, na Secretaria da Receita Federal; na Secretaria da Fazenda, do Município, no INSS e no Sindicato Patronal.

É necessário ter em mãos em relação às instalações físicas, onde pode haver o funcionamento do empreendimento e também é necessário obter o Alvará de Funcionamento.

A consulta ao PROCON é fundamental para que os serviços sejam adequados ao Código de Defesa do Consumidor.

Existem também algumas leis que regulamentam a atividade publicitária, são elas e Lei 4.680/65 e o Decreto57.690/66, que são referentes ao exercício da função de publicitário, das agências de propaganda e os negócios publicitários no país. Também há as Normas Padrão os serviçosdas agências e do Código de Ética dos Profissionais da Propaganda. A Lei 9.610/98 é referente aos de Direitos Autorais.

A atuação do Conar na agência de publicidade e propaganda

O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária é um conjunto de anunciantes, representantes de veículos e publicitários que cuidam de preservar a qualidade da publicidade exercida no país. Ele não é um órgão que proíbe a veiculação de determinados comerciais, contudo, ele faz recomendações a tal agência de publicidade e propaganda que tenha feito uma propaganda que em algum aspecto possa esbarrar em questões éticas.

4.67 avg. rating (89% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA