Cartões de Visita Criativos

Cartões de Visita CriativosQuer fazer cartões de visita criativos perfeitos para seu negócio? Veja como escolher e algumas dicas aqui!

Pensando em montar seu cartão de visita? Esse acessório é auxilia no primeiro contato com o cliente e permite uma conexão posterior, o que, por muitos, é visto inclusive como uma forma de fidelizar o cliente.

No mundo das vendas e negócios, raramente uma ferramenta exerce uma tarefa tão básica, e acredite, o cartão de visita não é a exceção. O cartão de visita criativo tem outras funções além de um simples primeiro contato ou “lembrete” da sua visita.

Podemos destacar algumas das principais funções de um cartão de visita criativo: estabelecer conexão cinestésica (momento da entrega), conexão visual, manter contato, trazer informações básicas e fazer com que o cliente lembre-se da empresa/vendedor.

Quando tratamos do fato de fazer com que o cliente se lembre da empresa, o aspecto do cartão é realmente importante, e é exatamente nesse caso que os cartões de visita criativos se sobressaem dos demais.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Importante tratar de um fator crucial, o sistema representativo da comunicação. Utiliza-se basicamente 3 sistemas de comunicação: visual, cinestésico e auditivo. Atingir os 3 sistemas em uma pessoa faz com que a comunicação se torne mais efetiva e se consiga melhores resultados. O cartão de visita criativo irá auxiliar nisso.

Quer saber mais sobre cartões de visita criativos? Confira as vantagens, fatores levados em consideração e alguns modelos para você se inspirar.

Vantagens dos Cartões de Visita Criativos

Partindo do princípio que você precisa se destacar dos demais e o seu cartão de visita tem um papel de comunicação visual, a criatividade será crucial.

O que mais lhe chama a atenção, um cartão de visita comum, em um papel opaco e com informações de nome, empresa e telefone, ou cartões criativos, com design diferenciado, cores cromaticamente agradável, sistema de contraste, recapado, formato diferenciado e de forma que as informações saltam aos seus olhos?

Quando você oferece um cartão de visita criativo irá trabalhar a comunicação visual de forma mais efetiva, o que, por si só, já é um fator que faz valer a pena ter um cartão de visita criativo. Já o fator cinestésico será atingido de qualquer maneira pelo cartão, já que ocorre no momento da transmissão.

Também, você conseguirá um destaque dos demais cartões, pois rapidamente será identificado ao ser visualizado. Imagine a seguinte situação: você desloca-se até um cliente, fornece um cartão da sua gráfica e, ao chegar, visualiza mais 3 cartões de seus concorrentes dispostos sobre a mesa de forma cuidadosa, demonstrando que o cliente tem interesse. Você sabe, sente que seu cartão tomará o mesmo destino e, por mais que você informe tudo sobre seu produto, o cliente está com pressa e deixará para analisar os preços e benefícios posteriormente.

Dentre os cartões, qual você acredita que chamará mais a atenção do cliente? O seu, um cartão de visita criativo ou outros, simples e opacos? Embora possa não ser o fator decisivo, você terá, pelo menos, 30% a mais de chances de ter sucesso, tudo em razão da primeira impressão e da comunicação visual proporcionada pelo seu cartão.

Outro fator é que, quando o design é criativo, além das figuras, cores e demais fatores que influem na criação de cartões de visitas criativos, tem-se uma identificação maior do segmento da empresa. Por exemplo, você está procurando uma loja de informática e na sua carteira tem um cartão com computador e etc, você saberá exatamente que se trata de algo que você precisa.

Aspectos Utilizados em Cartões de Visita Criativos

A criatividade é algo um pouco subjetivo de cada pessoa, porém, alguns fatores que levam a confecção de cartões de visitas criativos podem ser elencados, como é o caso das cores, formato, figuras, relevo, verniz, entre outros.

O primeiro aspecto para fazer cartões de visitas criativos é o formato do cartão. Por exemplo, você pode ter um cartão com as pontas circulares ou pontudas, também, pode ser oval, quadrangular ou até mesmo retangular. São diversas formas de formatos e que, por si só, já pode tornar os cartões de visitas criativos.

Vamos trabalhar por tópicos cada aspecto para facilitar a sua compreensão e escolha.

Cores em Cartões de Visitas Criativos

As cores talvez sejam o ponto mais importante de um cartão de visita criativo, juntamente com as imagens que serão utilizadas para dar o “sinônimo”, a cara da empresa.

Um cartão de uma empresa de decoração de festas infantis terá cores mais ativas, vibrantes, até mesmo em razão do ramo de atuação. Por exemplo, utilizar vermelho, amarelo, verde e laranja pode ser ótimas opções, já que irão despertar “intensidade” e desejo.

Em um cartão de escritório de contabilidade ou algo do gênero, pode-se utilizar o verde e o azul, que tem como funções transmitir “paciência”, tranquilidade e calma.

Claro, trabalhar as cores corretamente e utilizar o círculo cromático irá possibilitar desenvolver cartões de visitas criativos e com cores que realmente atinjam a sua função.

Figuras e Desenhos em Cartões de Visitas Criativos

É nesta fase que se inicia o processo mais ‘criativo’ dos cartões. Veja, até então, as cores e formato do cartão trazem um “charme especial”, mas não é propriamente a criatividade, a arte do cartão de visita, embora sejam importantes.

A figura ou desenho criativo ideal dependerá muito do seu ramo de atuação, por exemplo, se for uma lancharia terá uma ideia de arte criativa diferente de um hotel, correto? É exatamente isso que é preciso desenvolver para montar um cartão de visita criativo.

Procure formar algo que represente a empresa, utilizando-se cores vivas e traços bem marcantes. Contratar um design pode ser uma boa opção, já que o mesmo está acostumado a ter ideias criativas.

Tente trazer algo que soe como “dinâmico/diferente” e ao mesmo tempo aparente uma empresa “respeitada” no mercado. Por exemplo, um cartão de tele entregas pode ter uma figura do papa-léguas entregando algo e um slogan: nada atrapalha na hora da sua entrega. Enfim, algo do gênero.

Registre todas as suas ideias de cartões de visita criativos, às vezes pode parecer absurda mas, depois de passar pelas mãos de um designer, ficam realmente geniais.

Relevo, Verniz e Detalhes nos Cartões de Visita Criativos

O relevo e o verniz são “extras” que podem trazer um diferencial no seu cartão, pois transformam em algo diferenciado, bonito e aparentam mais “força” na empresa. Veja, pessoas que economizam demais em cartões de visita podem passar a impressão de ter pouca credibilidade, dificuldades financeiras ou até mesmo de não se preocupar com o cliente como deveria, por isso, cuidado. Utilize das ferramentas que podem ser utilizadas no cartão para melhorá-lo.

Modelos de Cartões de Visitas Criativos

Procurando por algumas Idéias Para Cartão De Visita? Um modelo legal de cartão de visita criativo e que tem sido muito buscado é o transparente. Isso mesmo, um cartão transparente, confeccionado em uma espécie de “plástico fino”.

Para cartões que se tratam de restaurantes ou lanches, uma ideia legal e que tem se tornado um modelo de cartões de visita criativos é fazer um recorte em formato de “mordida”. Assim os cartões ficam bem característicos.

Um modelo muito legal para arquitetos e engenheiros possui um relevo inverso, ou seja, é como se fosse “cortado”. Com isso, simula-se uma espécie de construção.

Cartões de visita criativos com todas as informações feitas em relevo e verniz também são legais, mas é preciso tomar cuidado para não por muitas informações, pois acaba tornando o cartão pesado e ruim de obter as informações.

Um dos modelos de cartão de visita criativo que mais me chamou a atenção e, honestamente, acho um dos melhores, mas claro, tendo algumas ressalvas, é o de “montagem”. Esses cartões costumam ser maiores e dobrados, semelhante aos de aniversário. Quando se abre o cartão acaba por formar uma figura em 3D, podendo ser uma construção (casa) ou até mesmo animais, em caso de uma loja de animais. O problema desse tipo de cartão é que eles podem ser ruins de ler as informações e até mesmo de fechar e guardar na carteira.

Enfim, existem dezenas de modelos de cartões de visita criativos, basta procurar e escolher algum que se assemelhe ao que você espera, porém, cuidado para escolher as cores certas e ficar realmente adequado ao seu negócio. Procure não “copiar” exatamente outros já feitos, pois cada negócio tem suas particularidades.

Cuidados Ao Fazer Cartões de Visita Criativos

Os cartões de visita criativos podem ser uma ótima ferramenta na sua mão, mas é preciso tomar alguns cuidados especiais para evitar o “caminho inverso” do esperado. Normalmente, os cartões de visita criativos são chamativos, e, em alguns casos, ser chamativo demais pode vir a atrapalhar. Por exemplo, um empresário que costuma ser mais “discreto” não irá guardar um cartão de visita em sua carteira com muitas cores ou até mesmo que ocupe muito espaço, pois deve ter coisas mais “importantes” para guardar.

Cartões com muitos detalhes, principalmente de dobragem, como é o caso dos cartões de montagem poderão ser excluídos da carteira, pois impedem, muitas vezes, que feche.

Cuidado para não misturar cores que não formam harmonia, quando isso acontece, inconscientemente, tem-se um “incomodo”, uma sensação ruim e que provavelmente comprometerão seu cartão.

Quais Cartões de Visita Criativos Você Mais Gostou? Deixe Suas Dúvidas!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA