Como montar uma rádio

Por:

Como montar uma rádio

Apesar da popularidade da Internet, muita gente ainda prefere o rádio como veículo de comunicação e entretenimento. Há locais em que uma rádio é o mais indicado para se informar, como no trânsito, enquanto pratica esportes ao ar livre ou simplesmente por mero prazer de não precisar ler nada, apenas ouvir relaxado música ou o que lhe importa.

Por muito tempo, se informou que as rádios seriam extintas do mundo perdendo local para a Internet, mas até esta acoplou este veiculo de comunicação com as rádios online. 

Muitas pessoas possuem o interesse em montar uma rádio, seja ela FM ou não, mas não sabem exatamente como ingressar nesse ramo de atividade. Antes de tudo, é importante ter em mãos algumas informações para não entrar em furada e fazer o investimento certo. Primeiro, saiba que um veículo de comunicação precisa ser legalizado conforme as leis de comunicação do Brasil, ou caso contrário será considerado informal e pode ser multado ou fechado. Se for uma rádio comunitária, precisa ser listada como tal.

Assim como em outros negócios, você também será um empreendedor, afinal de contas, você não deseja apenas ter uma rádio por diversão, quer ganhar dinheiro, correto? Por isso, talvez você goste de alguns artigos que separamos:

Montar uma rádio não é um processo rápido e envolve bastante informação. É preciso caminhar no processo ao lado de um profissional da comunicação, que irá lhe fornecer informações básicas para sobre grade de programação, como contratar profissionais, músicas a escolher, chamadas, vinhetas, como colocar anuncio, entre outros pontos importantes para fazer a rádio funcionar de fato.

Caso você queira entrar neste ramo de empreendimento, veja a seguir como investir e saber o passo a passo para abrir uma empresa de rádio, que não é difícil e pode ser bem lucrativo caso seja programado para tal, bem como uma boa diversão e veículo de informação do seu bairro, caso assim o queira.

Aspectos Técnicos ao montar uma rádio

Os empreendedores de uma rádio devem possuir disponibilidade e dedicação para levantar todos os aspectos técnicos que incluem recursos como aparelhagem, equipamentos e até mão de obra técnica.

Outro aspecto também igualmente importante é quanto a potência da Radiofusora que dependerá de aspectos tecnológicos, tudo isso deverá ser analisado pelos montadores da rádio.

Tipos de rádio que podem ser montadas

Você deve definir antes de partir para montar uma estrutura básica qual o tipo de rádio que será aberta: se comunitária, comercial ou voltada à educação, pois as exigências jurídicas são muito rigorosas quanto a esse aspecto da característica. Para quem não sabe, uma rádio comunitária tem o objetivo maior de atender a comunidade e fazer uma programação completamente montada para ela, a fim de trazer diversos benefícios para os que moram ali. Censura e valorização da cultura local são pontos muito valorizados nesse tipo de rádio.

Você gosta de ideias inovadoras? Está no lugar certo!

Já uma rádio voltada para a educação, deve ter programas só para esse fim e ainda contar com parcerias para sua atuação. Essas ligações podem ser feitas com o Governo Municipal, empresas ou organizações da sociedade civil. Há ainda rádios musicais, apenas informativas em sistema de notícias, rádios populares com músicas das paradas de sucesso e rádio web, que tem como mudança apenas o veículo o qual ela será transmitida.

Falando em educação, um excelente negócio que tem se destacado é a escola infantil.

É o modelo de rádio que você escolher que vai definir qual o seu público-alvo e quem irá lhe ouvir. Ela pode ser local, nacional ou se for comunitária apenas em seu bairro. O público-alvo é importante para saber por questão de lucros, no caso com anunciantes, perfil dos profissionais envolvidos na programação, grade de programas, entre outros.

Localização ao montar uma rádio

A rádio não poderá se situar em casa, pois o acesso de pessoas costuma ser intenso em uma rádio e o Alvará de funcionamento, mesmo sendo temporário pela lei, não permite que nenhum empreendimento funcione em casa quando o fluxo de pessoas é mais intenso.

O local também deve ser seguro e, além disso, deve estar situado em um local que proporcione operacionalidade.

Uma boa dica para encontrar o lugar ideal é procurar um corretor de imóveis de confiança ou uma imobiliária, ambos poderão ajudar e lhe oferecer a melhor opção por um preço mais em conta.

A localização vai depender mesmo do modelo. Rádios comunitárias costumam serem montadas em casas, desde que se tenha o equipamento necessário para a transmissão, bem como as rádios web. No mais, não é preciso ter uma localização em zona urbana para ter uma rádio, apenas um espaço em que a torre de transmissão funcione bem.

Se você está pensando em montar rádio on line grátis, você com certeza precisa ver este artigo sobre sistema loja virtual, que, embora não se trate de uma rádio, poderá lhe fornecer informações valiosas.

Público-alvo ao montar uma rádio

A rádio comunitária será ouvida pela comunidade local e deverá atender as necessidades dessa comunidade, portanto deverá estabelecer um canal direto com essa comunidade que deverá fazer da rádio um meio de comunicação para fazer seus anúncios, recados e até denúncias.

Fazer promoções de ingressos de shows ou teatros, por exemplo, pode ser uma ótima forma de aumentar a participação dos clientes. Veja como fazer promoção.

Equipe de uma rádio

Uma rádio para funcionar deve contar com uma equipe de radialistas. Os radialistas são profissionais que possuem conhecimentos técnicos e formação acadêmica para atuarem em rádios. Esses profissionais podem ser técnicos operadores de áudio, locutores, redatores, repórter de campo e outros profissionais.

A rádio pode contar ainda com um profissional que é o monitor dx, esse profissional tem a função de ouvir as transmissões à distância e informar ao operador a qualidade de áudio diariamente ou em situações indispensáveis.

Será também necessário um Programador musical, que será responsável pelo repertório da rádio.

Pesquisa de Mercado 

Na verdade, no caso de Rádiofusoras, deveria ter uma pesquisa de ouvintes que desse aos profissionais da rádio uma ideia de quem são seus ouvintes, sua faixa etária, seus gostos, seus hábitos e assim poder organizar a programação da rádio de forma que essa programação tenha a adesão, participação e audiência dos ouvintes.

Tenha em mente que, embora seu negócio possa parecer um pouco “informal ou não profissional”, você precisa de um planejamento. Caso você tenha dificuldades, existe os chamados planos de negócios prontos, veja se vale ou não a pena.

As rádios estão sempre promovendo programas que possuem em seu quadro interações com os ouvintes, isso porque diante do número de participações ela consegue identificar entre outros fatores se a rádio está sendo ouvida e se a programação encontra adesão dos ouvintes.

Poderá também organizar pesquisas de opinião a fim de saber como melhorar as audições.

Dicas do Negócio para montar uma rádio

A rádio para obter sucesso e encontrar adesão deverá seguir os princípios:

Interação popular – a rádio deve ser um canal popular e ainda desempenhar um papel público e social, divulgando campanhas de interesse público como: campanhas de vacinação, campanhas contra drogas, contra dengue e outras.

Liberdade de expressão – pela constituição, a Liberdade de Expressão consiste em expor o que se pensa, sendo apenas vedado o anonimato, ou seja, o ouvinte deve dizer quem ele é sob o risco de ao dizer a sua opinião ser confrontado.

Compromissos comerciais – as rádios que pretendem existir de forma comercial e obter lucro com sua atividade, devem estabelecer um horário para propaganda e outro para a programação musical com a participação de ouvintes.

Algumas rádios possuem também contratos com gravadoras e por isso precisam falar sobre os lançamentos musicais.

Ideologias - A não ser que uma rádio seja voltada a uma religião específica, ou seja, rádio católica, rádio evangélica, a rádio deverá ser ecumênica e promover os vários eventos religiosos noticiando sem discriminação.

Organização do processo produtivo em uma rádio

A rádio deverá organizar sua programação diária que contará com um roteiro planejado de atividades e execução que levará em conta os aspectos técnicos e de Comunicação Social. Podem ser organizados noticiários e programações musicais com estilos de músicas variados, cada estilo em horário e programa específico. Também deverão ser transmitidos os anúncios de interesse público e os comerciais.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

A rádio também poderá organizar campeonatos de música e outros eventos como oportunidade para artistas mostrarem o seu trabalho. O importe é diversificar a programação e torná-la interessante.

Receitas de uma rádio

A receita gerada pela rádio vem dos anúncios patrocinados pelos comerciantes e empresários em geral. A receita também poderá ser gerada pela venda de camisetas e adesivos com o nome da rádio, com a promoção de eventos como shows e festas e outros.

Os shows e festas poderão ser eventos patrocinados pela rádio e ao mesmo obter receita para a mesma.

Para organizar o seu orçamento a rádio poderá organizar um plano de contas simplificado para tomada de decisões.

Vendas – Aqui poderá se enquadrar os anúncios e outros eventos que proporcionam receita.

Locação – se houver equipamentos ou espaço a serem alugados.

Aplicações – se houver aplicações para futuros rendimentos.

Despesas

Fixas – as despesas fixas serão as despesas com água, luz, telefone, saláriose todas as despesas que deverão ser pagas todo mês.

Variáveis – as despesas variáveis são aquelas quevariam com a operação, ou seja, despesas com materiais diretos e indiretos que são usados nas locuções.

Melhorar as vendas é sempre algo que desejamos, por isso, montamos exclusivamente este artigo sobre como vender mais e melhor!

Investimentos ao montar uma rádio

Uma rádio fará investimentos com estrutura, com aparelhagem de som e equipamentos. Compõem a aparelhagem as mesas de som (mixers), que são diferentes das mesas usadas por bandas musicais. As mesas devem ter entradas de som. São usados também Processadores de linhas e periféricos.

Para uma rádio funcionar, mesmo que seja pequena, é preciso ter um capital inicial de investimento de ao menos R$ 20.000,00. Alguns aparelhos necessários são uma mesa de som com quatro a oito canais, dois microfones, tocadores de cd e um mixer de dois a quatro canais. Os equipamentos podem ser comprados ao longo do tempo, contudo, a mesa e o mixer são muito importantes, eles devem estar presentes desde o primeiro dia.

Equipamentos necessários para montar uma rádio

A rádio, para o funcionamento normal das operações, utilizará equipamentos como:

  • CDs Players
  • Tape decks (SANSUI DX)
  • Toca-discos – (GEMINI DB-10)
  •  Processadora de linhas (ONIX MM-800)
  • Mesa de som processadora de periféricos (GEMINI PS-727)
  • Microfones de boa qualidade
  • Sintonizador digital e estéreo para monitoração
  • Transmissor FM homologado – melhor se for industrializado e com procedência confiável
  • Antena calibrada devidamente
  • Minidisc – para facilitaçãodas vinhetas da rádio.
  • Transmissor e Antena

Seja qual for o formato de sua rádio, os equipamentos são os mesmos e são eles:

Uma mesa de som ou mixer, o principal equipamento neste modelo de negócio, que irá acoplar e ligar as diferentes fontes de som como microfones, CDs, computador, entre outros. Ela pode ser nova ou usada e pode ter ligações com uma linha telefônica para receber ligações no ar.

Computador atualizado e com bom processamento, para editar as entrevistas, transmissões, ajustar a grade de programação, mixar CDs, enumerar e listar as músicas, entre outras funções. Com isso, você vai precisar também de um bom software de automatização de rádio, para poder organizar a programação, a grade de programas e músicas do veículo. Existem vários online tanto para comprar como para download gratuito.

Ter microfones é essencial em uma rádio, que precisa ser de boa qualidade e moderno, evitando ruídos na programação. Tenha também fones de ouvido para que os locutores e participantes possam se ouvir como está indo ao ar o programa.

É preciso ainda para Montar Rádio FM fazer a compra de equipamento de monitoramento, para poder ouvir a transmissão como realmente está saindo ao ar. Se monitorar só o sinal que sai da mesa de som, pode ser que o transmissor não esteja funcionando e você nem fica sabendo ou um microfone esteja com problema, entre outros pequenos detalhes.

Para o ambiente da rádio em que as pessoas falam, é preciso ter alto-falantes e caixas de som na cabine de controle, para que o radialista manipulando os equipamentos possa monitorar as informações e ouvir tudo o que é dito na outra sala. E o básico e não menos importante são leitores de discos compactos CD para tocar as músicas ou gravações nas rádios. No mais, apenas mesas e cadeiras confortáveis para quem for trabalhar na sua rádio.

Se você está em busca de negócios com pouco investimento

Já montada a estrutura, o próximo passo é contratar um técnico de eletrônica ou engenheiro em telecomunicações que serão responsáveis por vender o transmissor e a antena. Esses profissionais também definirão qual é a frequência no FM que está vaga sem que haja interferências.

Estrutura de uma rádio

A rádio deverá contar com uma estrutura que inclua:

Estúdio – o estúdio deve possuir qualidade de som e um sistema operacionalizado de forma que o som externo ao estúdio não entre na parte interna. Ele costuma ser cercado por paredes de vidro e possui:

  • Gaiola de      locução – para o funcionamento da gaiola, o espaço deverá contar com      isolamento acústico, iluminação com filamentos, carpetes e mesa para serem      ocupadas por outras pessoas, microfones fixos e telefone com busca de      linhas coloridas.
  • Cabine De      Controle Técnico- deve estar situado a frente da gaiola de locução,      ter boa ventilação, iluminação em filamentos e não é necessário possuir      isolamentos acústicos.

O outro componente da estrutura da rádio é o abrigo do transmissor – que deve ficar situado longe da gaiola de locução e cabine de controle técnico para não para evitar essas interferências de som.

Tributação de uma rádio

Para montar uma rádio os participantes deverão saber quais seus direitos e deveres e as legislações e normas específicas para o setor radiofônico. Entre os deveres estão o de recolher os tributos que cabem a rádio.

Para uma rádio é exigido o imposto ICMS segundo a legislação fiscal do Brasil:

ICMS – O imposto, de competência da União, sobre serviços de transportes e de comunicações, tem como fato gerador:

II – a prestação de serviço de comunicações, assim se entendendo a transmissão e o recebimento, por qualquer processo, de mensagens escritas, faladas ou visuais, salvo quando os pontos de transmissão e de recebimento se situem no território de um mesmo Município e a mensagem em curso não possa ser captada fora desse território.

Portanto desde que a transmissão não atravesse o município, a rádio está desobrigada de pagar o imposto.

Documentação para abrir uma rádio

Para conseguir fazer uma rádio sair do papel e ir aos ouvidos de todos, é preciso ter uma outorga para rádio comercial, que é de responsabilidade do Ministério das Comunicações, a que concede os serviços de rádios comunitárias e educativas são da Presidente da República.

Se for uma rádio comunitária, é preciso registrar o veiculo de comunicação na Associação Nacional de Rádios Comunitárias nacionais ou do seu Estado apenas para que ela seja considerada oficial e relevante e receba apoio da instituição em caso de problemas.

Quando se trata de documentação, é aconselhável que você saiba exatamente os documentos para abrir uma empresa.

Como ganhar dinheiro com uma rádio

A grande pergunta de um investidor que não quer montar uma rádio por apenas amor ao veiculo é: como ganhar dinheiro com uma rádio? Basicamente por anúncios. São os anúncios, os spots pagos, que geram a renda em uma rádio. O empresário ou um funcionário apenas para um setor comercial para conseguir anunciantes e assim gerar lucros para a empresa.

O anúncio varia o valor de acordo com o horário de maior pico e dia da semana, mas para isso você deve medir a programação semanal por um programa de ibope para montar seu programa de anúncios com tabela de valores. A princípio, um preço padrão por uma quantidade definida de anúncios durante um dia por um tempo determinado já é suficiente.

O serviço de comunicação social no Brasil é algo muito restrito a poucas famílias que são detentoras das grandes redes que englobam televisão, jornais, internet e rádio. Entrar nesse ramo de atividade requer muito estudo, bastante informação em mãos, muita cautela e objetividade, pois geralmente as outorgas simplesmente não são concedidas. São várias tentativas de se conseguir abrir rádios comunitárias, educativas e comerciais e o processo para permitir que elas funcionem fica parado. Portanto, veja se vale a pena realmente montar uma rádio.

Para lhe ajudar, listo abaixo alguns textos excelentes que podem aumentar a sua percepção de como ganhar dinheiro!

Gostou do texto? Está decidido de uma vez por todas a montar uma rádio?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

42 comentários sobre “Como montar uma rádio
  1. ronaldo disse:

    Oi, quero botar uma rádio comunitária legal, vcs fazem todo o processo? Qual o valor?

  2. eduardo bandeira disse:

    Queria saber sobre os valor pra uma radio comercial.

  3. leandtro disse:

    tenho tudo em maos para abrir uma radio ,so me falta a consceçao da anatel,como conseguir?

  4. JOSE ANTONIO CORUJA disse:

    OI AMIGO, PRETENDO MONTAR UMA RÁDIO COMERCIAL DE PEQUENO PORTE EM BORDA DA MATA MINAS GERAIS, QUE TEM TEM VINTE MIL HABITANTES. PRECISAMOS DE COMUNICAÇÃO DENTRO DO MUNICÍPIO E CIDADES VIZINHAS. A RÁDIO MAIS PRÓXIMA ESTÁ A 30 KM DAQUI. QUAIS OS PROCEDIMENTOS QUE DEVO TOMAR?
    ESTAMOS AGUARDANDO ANSIOSAMENTE. ABRAÇOS E FIQUEM COM DEUS E COM AS BENÇÃOS DE NOSSA SENHORA DO CARMO, NOSSA PADROEIRA.

  5. giberto disse:

    oi, gostaria de montar uma radio comercial ,quais as exigencia dos meios de comunicações ,qual o valor.

  6. claudio disse:

    Gostaria de abrir uma radio comercial em minha cidade, vocês podem ajudar? Qual o custo aproximado?

    Obrigado

    Claudio

  7. M ILTON ANTONIO LORENZI disse:

    GOSTARI DE RECEBER UM PROJETO PARA ABRIR UMA FM EM MEU MUNICIPIO DEMOS 10M HABITANTES TEM UMA RADIO AM QUERO ABRIR UMA FM QUE ABRANJA DE 60 A 80 KM QUERO SABER CUSTOS DE EQUIPAMENTOS E COMO DEVO PROCEDER A COMPRA COMPLETA AGUARDO RESPOSTA ATT MILTON ANTONIO
    SAO DOMINGOS SC OESTE DE STA CATARINA

  8. carlos disse:

    Muito obrigado pela dica, foi de grande importancia para mim

  9. davi disse:

    oi,quero colocar uma ardio comunitária legalizada aqui no meu bairro mais to com dificuldade, queria saber de todo o processo de montar uma radio legal e gostaria de informação sobre como montar e legalizar e colocar para funcionar….espero resposta,,,

  10. pedro alexandre disse:

    eu gostaria de saber se voces poderia me diser como eu fasso para arrumar um patrocinador para minha radio comunitaria pois eu ja tenho a minha comunidade na qual eu naci e me criei e tenho meu terreno propio para ficar localizada a minha radio comunitaria eu gostaria muito da ajuda de voces por favor por aqui eu fico aguardando melhores irformações assi= pedro alexandre.
    1000xpaz paz e+paz p/voces.

  11. Roque disse:

    Ola,
    gostei do artigo sobre como montar uma radio, porem acho que pode ser cansativo o processo de licitacao pelo governo. Voces podem informar quem presta assessoria e quanto cobram pelo servico, desde a elaboracao do projeto, obtencao da concessao, lista de equipamentos e ajuda na compra, etc.?

  12. luciano dos santo s disse:

    gostei dos esclarecimentos a respeito como montar uma radio e pergunto se voçes fazem todo o processo e qual o valor pra uma radio evangelica .agradeço a atenção

  13. Paulo Roberto Silva disse:

    EU QUERO MONTAR UMA RADIO QUAL A MELHOR A MANEIRA E O MELHO E MAIS BARATO E MAIS FACIL CONSEGUIR A CONSEÇÃO DO MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES,É UMA RADIO COMUNITARIA OUY UMA RADIO COMERCILA.E EXISTE ALGUMA MANEIRA DE IR COMPRANDO AOS POUCOS OS EQUIPAMENTOS DA RADIO.?

  14. antonio carlos disse:

    olá moro em um bairro pequeno no rio de janeiro e nele existe varias lojas comerciais,pensei em colocar algumas caixas nos postes licadas a um amplificador e transmitir as noticias do bairro e informações diversas,com musica atendendo á minha comunidade,eu preciso de licença para isto?

  15. diones rocha paulino disse:

    sou empresario , e tenho tres empresas duas no mesmo ramo e uma em ramos diferentes , e quero abrir uma radio comercial , na minha cidade aqui ja tem uma comunitaria , a minha cidade tem media de 6 mil abitantes , como posso preceguir as documentaçoes , e qual o primeiro passo , como posso começar me mande responsta no email amigos obrigado,,,

  16. lourival martins da cruz disse:

    Gostaria de receber as informações de quais são os primeiros passos para legalizar uma radio comercial. Tenho o comando e terreno próprio e uma firma registrada. Preciso muito das suas orientações, desde já agradeço.

  17. batista disse:

    Como faco para abrir uma radio na cidade que tem cem mil habitantes? Qual e o caminho que devo tomar?

  18. RODRIGO NAZARIO disse:

    Quero saber quanto que eu gasto para montar a radio sendo que o transmissor, mesa e antena para pc eu ja tenho. Me diz como eu faço com a documentação?

  19. jose de ribamar disse:

    Minha cidade tem mais de 10 mil habitantes e não tem radio. Quero informação de como adquirir uma radio comunitária, os procedimentos e a quem recorrer, órgão autorizado pela liberação.

  20. Marcos disse:

    Tenho interesse em montar uma rádio comunitária ou educativa, mas não tenho nenhum conhecimento em legislação, documentação necessária, vocês fazem esta parte?

  21. valdemar disse:

    Qual seria o valor a ser pago para conseguir um outorga?

  22. Marcio disse:

    Ja estou com toda a estrutura da radio fm comecial montada, grade de programação, comunicadores, vinheta e tudo mais. Como faço para conseguir a liberação para transmitir?

  23. elcy disse:

    Legal, gostei das informações, queria saber mais sobre a radio web.

  24. Jorge Ruan disse:

    Essa parte de equipamento ta facil, o dificil e o governo, não faço ideia de onde ir, o que levar…

  25. Volnei Loreno Hasse disse:

    Oi, gostaria de montar uma rádio comercial aqui em minha cidade. Quais seriam os meus custos? Também tenho dúvidas quanto aos primeiros passos. Um abraço e aguardo resposta.

  26. Jailson disse:

    Boa tarde amigo, estou querendo abrir uma rádio comercial na minha cidade, fora os equipamentos que eu já consegui, vc pode me dizer quais os documentos necessários para dá entrada nesse procedimento? Desde já obrigado!

  27. vilson disse:

    Oi, quero botar uma rádio comunitária legal, vcs fazem todo o processo? Qual o valor?

  28. Ari Dutsol disse:

    Olá, achei muito importante as informações repassadas com certeza vão ajudar muita gente. Gostaria também de iniciar o processo de criação de uma radio comunitaria. Já existem 4 radios comunitárias funcionando legalmente na minha cidade. Como procedo? Preciso montar um projeto e como dar entrada? Qual é a media de tempo para conseguir as licenças para funcionamento? E do que depende para agilizar mais o processo? Aguardo resposta.

  29. Airton Mikael disse:

    oi quero botar uma rádio comunitária evangelica legal, vocês fazem todo o processo? qual o valor?

  30. gelsn disse:

    QUERO MONTAR UMA RÁDIO COMUNITÁRIA AQUI NO MEU BAIRRO, JA TENHO TUDO O QUE PRECISA SÓ FALTA A HOMOLOGAÇÃO DA ANATEL. VCS FAZEM ISSO, QUAL O VALOR DA TRANSMISSÃO?

  31. Diego Crespi disse:

    Gostaria de abrir uma FM em minha região. Você da assessoria?
    Ajuda com as documentações?
    Qual seria o custo do investimento para atender uma cidade de 80 mil habitantes?

    Obrigado.

  32. geovani disse:

    Eu quero montar uma radio evangelica qual o processo e qual o valor? Eu tenho uma empresa e vendo internet e tenho um torre de internet a radio eu sou legalizado pela anatel como fasso para obter uma radio evangélica. ESPERO RESPOSTAS PRECISO MUITO SABER.

  33. davi disse:

    quero montar uma radio comunitária aqui no meu bairro e ainda não sei como fazer isso quero legalizar qual site eu faço isso?

  34. VALDECIR disse:

    boa noite!
    gostaria de saber quanto é investimento para abir uma radio, com distancia da frequência de 100 km (radio fm).
    cidade cunha porã sc, se poder me ajudar desde já agradeço.
    valdecir

  35. everton monteiro disse:

    gostaria de montar uma radio,vou gastar em torno de quanto,e vcs vendem os equipamento,instalam,e dao acessoria???

  36. Paulo Neres de Oliveira Sousa disse:

    muito bom, esses artigos, mas eu gostaria de saber o custo de uma rádio educativa.

  37. Cesar Muniz disse:

    Gostaria de abri uma radio em Itaipuaçu- Maricá e gostaria de saber como eu faço , qual o primeiro passo abri uma firma, ou da entrada numa consessão. Aguardo contato Obrigado!!

  38. warlir silva disse:

    Amigo, boa tarde, gostaria em 1ª mão de saber qual os 1ª passos para encaminhar uma documentação para liberar uma radio comunitaria de pequeno porte para a cidade, como voltada para a area gospel somente, nada mais do que isso, ajude me respostando me no meu e-mail, abçs, aguardo respostas…

  39. mauro silva disse:

    Gostaria de montar uma radio fm na minha cidade qual é o custo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Agricultura orgânica
Agricultura orgânica...
A agricultura tradicional faz uso dos insumos quím...
Como  abrir uma empresa de editoração eletrônica
Como abrir uma empresa de editoração eletrônica...
Já imaginou abrir uma empresa de editoração eletrô...
Como abrir um negócio de locação de vans
Como abrir um negócio de locação de vans...
O objetivo principal da locação de vans é o transp...
Como montar uma academia de artes marciais
Como montar uma academia de artes marciais...
Para montar uma academia de artes marciais é neces...
Como montar um stand de quick massage
Como montar um stand de quick massage...
O que é um stand de quick massage? A busca pela qu...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores