Como Abrir Uma Confecção de Enxovais Personalizados

Os novos hábitos de consumo e de vida fazem com o mercado busque desenvolver produtos de acordo com o gosto do consumidor e uma boa ideia de negócio é produzir enxovais personalizados.

A personalização é a palavra da vez. As empresas estão vendo que existe a necessidade de atingir mercados que antes não eram atendidos, pois até então a grande estratégia estava em produzir uma quantidade imensa de produtos e os clientes é que tinham que se encaixar a eles.

Contudo, a economia global e as mudanças na renda e na sociedade fizeram com que esse cenário se modificasse. A tecnologia chegou com sua força e passou-se a produzir tudo o que as pessoas tinham necessidade de ter ou desejavam comprar.

Por conta dessa realidade, várias mudanças foram feitas no mundo corporativo e as mercadorias começaram a ser feitas baseadas naquilo que os clientes gostariam de ter em mãos.

Agora, o consumo vai muito além de um simples produto adequado a faixas etárias ou classes sociais, eles estão mais íntimos, mais a cara de quem os compra, eles estão personalizados.

Mediante essa realidade, uma oportunidade de negócio é fazer algo que tenha essa característica e uma dica é fabricar enxovais personalizados, sejam eles para bebês ou para quem vai casar.

Veja como montar um atelie de costura.

Requisitos do empreendedor

Quem vai produzir enxovais personalizados deve ter muita criatividade, boa vontade em atender seus clientes e todos os seus anseios, saber escutar e estar disposto a buscar mais e mais fontes de inspiração.

Consultar revistas especializadas, buscar em sites e estar antenado com a moda cama, mesa e banho também são características fundamentais para o sucesso do empreendedor.

Clientes do empreendimento de enxovais personalizados

Os clientes de uma produção de enxovais personalizados são pessoas físicas, mas também podem ser lojas de cama, mesa e banho, de departamentos e de roupas para bebê.

Uma grande oportunidade para esse tipo de empreendedor é a internet. É a partir dela que as encomendas podem ser feitas, que a comercialização pode ser realizada e que as propostas dos clientes chegam mais rapidamente do que se fossem feitas pelo telefone ou pessoalmente, por exemplo.

O comércio eletrônico permite a maior personalização do que nas lojas físicas, porque as mercadorias são feitas sob demanda, ao contrário de um estabelecimento convencional, que para manter um fluxo de entrada e saída de produtos a ponto de ter condições de pagar por isso, deve comercializar os feitos para massa.

Veja também como montar uma loja de cama, mesa e banho.

Vai dar lucro?

Concorrentes servem de inspiração

Analisar a concorrência é um ótimo caminho para identificar o que você pode fazer que os outros ainda não façam ou realizam de maneira que você acha que poderia ser diferente.

Leia sobre os concorrentes, visite o site deles, esteja o tempo inteiro monitorando como eles se comportam, pois assim você terá chances de estar a par da movimentação do mercado e, ao mesmo tempo, ganhar o seu espaço.

Equipamentos e pessoal para fabricação de enxovais personalizados

Para começar a fazer a sua confecção de enxovais personalizados é preciso ter um espaço mínimo de 50m² e ainda uma máquina de overlock, uma de costura reta, uma de corte e uma de bordar, todas domésticas. Para a área administrativa, é preciso ter telefone, fax, computador e impressora.

A quantidade de funcionários varia de acordo com o porte do empreendimento, mas para começar seria interessante que fossem cinco empregados: o dono e mais quatro costureiras.

Quando o negócio é na casa do empreendedor

 Como a costura e o bordado são artes passadas de geração a geração, muita gente tem esse talento, domina tais técnicas, quer ganhar dinheiro com isso, mas não tem condições financeiras de alugar um imóvel para começar a trabalhar.

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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


A boa notícia é que o negócio pode começar a funcionar em casa, desde que haja registro dele como microempreendedor individual (MEI).

O único passo que deverá ser dado é relativo a como tornar o seu empreendimento conhecido para poder angariar clientes.

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Como tornar o seu negócio conhecido

Tornar o seu negócio de personalização de enxovais conhecido vai exigir por parte do empreendedor um conhecimento profundo de quem é o seu cliente para poder trabalhar de maneira eficiente as mídias disponíveis. Já com esse dado em mãos, é hora de começar.

Nas situações em que os clientes forem lojas, por exemplo, é muito importante fazer reuniões com os donos desses estabelecimentos, levar amostras das mercadorias e tentar fechar negócios.

Passados os encontros com os responsáveis pelos estabelecimentos ou se esses não forem os seus clientes, é hora então de partir para a publicidade tradicional, aquela feita por meio de anúncios em publicações que os clientes costumam ter acesso.

Se forem noivas, por exemplo, o retorno virá se forem feitas propagandas em publicações especializadas, como revistas desse mercado. Lembre-se sempre de que o importante é atingir o seu cliente, então não adianta gastar dinheiro com publicidade feita a esmo.

Como se trata de um produto personalizado, a grande fonte é a internet, pois ela é plataforma ideal para esse tipo de trabalho, já que existem milhares de nichos de mercado na rede que não são atendidos pelas lojas convencionais.

Aproveitando então a força da internet, faça um site para sua confecção e se não tiver tanto dinheiro para investir nisso, elabore então um blog que é gratuito, bastando fazer somente um e-mail, que também é de graça.

Aproveite as mídias sociais, como Twitter, Facebook e You Tube. O Twitter pode ser usado como disseminador do seu site, por exemplo. No Facebook, faça uma página para sua confecção de enxovais personalizados, não custa nada também.

Outra opção é fazer vídeos demonstrativos dos seus produtos no Yout Tube. Tudo isso não custa nada, mas é claro que existem modalidades que você pode pagar, como publicidade nas redes sociais e vídeos patrocinados.

Um grande profissional de marketing conhecido no mundo inteiro, Phillip Kotler, diz que a propaganda tradicional está declinando e as pessoas estão confiando cada vez mais no que seus amigos falam através das redes sociais. Sendo assim, use também os botões de compartilhar e de curtir no seu site para que ele seja cada vez mais conhecido na rede mundial de computadores.

Dicas de negócio

Uma dica para quem vai abrir uma confecção de enxovais personalizados é investir no seu conhecimento sobre o assunto. Leia bastantes revistas especializadas, sites que só tratam desse tema e tenha sempre informações sobre todas as empresas que estão nesse mercado.

Estar atualizado sobre moda é uma maneira eficiente de conseguir abrir espaço para o seu novo negócio e claro, para mantê-lo.

Muitas pequenas empresas morrem logo nos primeiros anos de vida por conta de falta de informações sobre o ramo de atividade que atuam. Não seja mais um número nesse índice, faça a diferença. Conhecimento nunca é demais e isso ninguém pode te tirar, só pode ser usado a seu favor.

Outra orientação diz respeito à sua apresentação nas reuniões com os responsáveis pela loja. Ninguém melhor do que você para saber apresentar bem o produto que quer vender, mas mesmo assim, tome certos cuidados.

Compareça com boa aparência, sabendo exatamente o que falar. A sua comunicação deve ser a mais clara e objetiva possível. Por isso, preste bastante atenção no jeito de conversar, evite gírias e muita informalidade.

Você pode gostar: como montar uma loja de artigos para bebes.

Ficou interessado (a) em abrir uma confecção de enxovais personalizados?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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