Fábrica de Descartáveis de Alumínio

Fábrica de Descartáveis de Alumínio
Fábrica de Descartáveis de Alumínio

O ramo de refeições prontas está cada vez maior e isso se deve, especialmente, aos pequenos empresários que são os que colocam a comida rápida nas mãos dos clientes. Em meio a esse mercado, outras oportunidades de investimentos surgiram e uma delas é a fabricação de descartáveis de alumínio, aqueles usados para marmitex.

Se existem diversos pequenos empresários que estão vendendo marmita, eles precisam de fornecedores e esses podem ser outros pequenos empreendedores, e por que não? A vantagem dessa relação é que os preços podem ser negociados com maior facilidade, já que ambos estão vivenciando a mesma realidade, a de estarem com negócio ainda em fase de crescimento. Outro ponto positivo é que com a entrada de mais gente no mercado, automaticamente as outras empresas que estejam praticando determinados preços, que podem ser altos, são obrigadas a descer os seus valores, sendo então uma vantagem para quem está começando e também para quem compra os descartáveis.

Mercado de fábrica de descartáveis de alumínio

O mercado de fábrica de descartáveis de alumínio está basicamente nas grandes cidades. Ele é composto por consumidores, que são os restaurantes, lanchonetes e bares que oferecem a opção para viagem aos clientes. Além disso, há também os pequenos empresários que fornecem marmitex às empresas, distribuidoras, atacadistas, buffets, mercados, empresas de refeições coletivas, cozinhas industriais etc. E ainda há os fornecedores de equipamentos, que são as metalúrgicas, que produzem as máquinas conforme a demanda.

Existem alguns riscos, como por exemplo, o de tentar fazer parte de um mercado que está dominado por grandes empresas e ainda esbarrar na dificuldade para obter matéria-prima ou de estabelecer prazos de pagamento. Dessa maneira, é preciso ter um capital de giro robusto para iniciar o negócio.

A chance de instalação desse tipo de fábrica é mais adequada para cidades com grande densidade populacional e muita concentração de empresas alimentícias que utilizam tais descartáveis.

Clientes da fábrica de descartáveis de alumínio

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os clientes podem ser de diversos tipos, tais como bares, restaurantes, pizzarias, microempresas que fornecem alimentos a outras empresas, lojas de produtos descartáveis, cozinhas industriais, postos de gasolina, etc.

Análise da concorrência

Os concorrentes da fábrica de descartáveis de alumínio são formados pelas grandes indústrias, mas também existem os pequenos empresários que já estão no mercado, sejam eles legalizados ou não. Para fazer uma análise da concorrência, é necessário verificar se existem pequenas fábricas, quais são os seus volumes de produção, como é a qualidade das suas mercadorias e quanto custam. Se for possível, analise cada fatia do mercado atendida e veja os pontos positivos e negativos, pois esses dados poderão contribuir para um planejamento do negócio.

Localização da fábrica de descartáveis de alumínio

A fábrica precisa estar localizada em uma rua onde exista infraestrutura básica, como via asfaltada, água, luz, telefone, segurança pública e fornecimento de gás, além de haver permissão por parte da prefeitura para a atuação da atividade no lugar.
A recomendação é que o galpão tenha espaço mínimo de 100 m²

Equipamentos necessários e investimento inicial

O maquinário necessário é o seguinte: cortadeira circular semi-automática, uma prensa semi-automática com capacidade para 1.200 unidades/h; uma guilhotina automática; uma mesa de madeira 2,00 x 0,90 m; dois armários para estocagem.
A estimativa é de que o investimento feito gire em torno de R$70 mil, já contando com capital de giro.

Como ocorre o processo produtivo

Os descartáveis de alumínio do tipo “marmitex” são fabricados por um processo simplório, pois a matéria-prima é obtida diretamente do produtor.

O fabricante irá comprar as bobinas de folha de alumínio já prontas, colocará essa em um cavalete e a roldana, auxiliará o corte da folha na largura certa. Depois de haver o corte, as folhas vão para cortadeira circular para dar o formato tão conhecido. Para o acabamento final, esse material pronto vai para uma prensa semi-automática.

A fabricação desses descartáveis necessita de dois tipos de alumínio: um para a área de acondicionamento do alimento e outro para a tampa. Essa passa pela guilhotina e pela cortadeira circular.

Matéria-prima para a fábrica de descartáveis de alumínio

A matéria-prima é feita de alumínio em duas espessuras: 0,30 mm para a base e 0,25 mm para a tampa. Sua compra exige cuidados, já que o alumínio é a principal matéria-prima utilizada e custa 90% de tudo o que é gasto, sendo uma mercadoria com cotação que é modificada conforme o mercado internacional.

Dicas de negócio

Para produzir 96 mil unidades/mês é preciso que haja uma carga de trabalho de 8 horas diárias distribuídas por 24 dias no mês. É preciso fazer um planejamento de produção no qual conste a quantidade diária de peças produzidas e a programação das máquinas necessárias para tal. A grande dica é produzir em torno de 4 mil peças por dia ou 96 mil por mês.

Outra orientação se refere ao controle das perdas. Algumas fábricas possuem ferramentas capazes de controlar as perdas e elas são testadas antes mesmo do início da produção. O objetivo é ter o melhor aproveitamento possível da matéria-prima, pois a taxa de perda nesse setor de atividade é de aproximadamente 30%.

Para entender melhor isso, basta recordar que é de folhas quadradas que saem os descartáveis marmitex redondos. Desse jeito, o nível de perdas natural à atividade acontece corriqueiramente. Por conta disso, estabelecer métodos, criar, pesquisar e colocar em prática maneiras para evitar desperdício são ótimos caminhos para fomentar ainda mais o negócio.

Gostou da ideia de ter uma fábrica de descartáveis de alumínio?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Oi boa tarde!!!
    Moro na cidade de Rio das Ostras, gostaria de montar uma loja de descartáveis, gostaria de algumas dicas e como consigo o material para venda? Desde já, agradeço.
    Tel: 22-9929-5550 / 2760-9078

DEIXE UMA RESPOSTA