Como Abrir Uma Empresa de Massas Congeladas

Empresa de Massas Congeladas
Empresa de Massas Congeladas

As empresas de massas congeladas representam um negócio promissor para quem tem a possibilidade de começar com uma estrutura pequena e ampliar tanto os produtos oferecidos quanto a estrutura.

Quanto mais opções de massas congeladas, melhor, pois os consumidores procuram variedade que tornam o dia a dia mais prático com massas que basta levar ao forno para estarem prontas para servir.

Mercado de massas congeladas

Atualmente, o mercado está bem atraente para quem comercializa congelados. O importante no setor é o sabor das massas congeladas, a variedade de produtos e a qualidade do congelamento.

As massas se tornaram um dos produtos mais congelados no mercado, pois existe facilidade em se congelar massas sem que o produto perca o valor nutricional. De forma geral, as mais congeladas são massas para preparo de pizzas, tortas, salgadinhos, empanados e outros produtos a base de massa.

Estratégia de vendas para massas congeladas

O primeiro cliente da cadeia de suprimentos para as empresas de massas congeladas são os varejistas de alimentos como supermercados, mercearias, feiras, lanchonetes, restaurantes e outros. Por isso, os produtos devem ser fabricados de forma a agradar esses clientes em primeira mão.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A clientela formada por clientes varejistas possuem requisitos próprios quanto a quantidade vendida, volume em cada embalagem, tipos de produtos comercializados, ingredientes e outros requisitos que as empresas de massas congeladas deverão observar no mercado para produzir produtos comercializados e que seguirão uma padronização.

Para vender para diversos estabelecimentos de varejo de alimentos é necessário profissionalizar a divulgação e as vendas dos produtos com representantes comerciais competentes que sejam bons vendedores, que realizem ótimas vendas munido de amostras de produtos, folders ou vídeos que explicam como são realizadas as atividades de congelamento das massas, as normas que a empresa segue para fabricar seus produtos e as práticas de melhoria da qualidade que a empresa de congelados utiliza.

Para iniciar um plano de vendas, comece por definir o nicho de mercado que se deseja atender. Para isso, liste todas as possibilidades reais de comercialização. Se as oportunidades de comercialização não apontaram os supermercados como opção, ainda restam os nichos de mercado como lanchonetes, bares, cantinas e até as vendas para famílias.

Para vender com estratégia e crescer de acordo com o sucesso do empreendimento é necessário vender para estabelecimentos que requerem volumes e produtos que estejam de acordo com a estrutura e capacidade de fabricação.

Para dar início a qualquer empreendimento a fase de inauguração é a que requer maior atenção e criatividade.

Clientes da empresa de massas congeladas

Realize pesquisas sobre o potencial consumidor e as possibilidades de comercialização. Se os produtos forem comercializados com uma maior esfera para famílias é necessário então a realização de pesquisas sobre o comportamento consumidor da clientela local com níveis de diversificação e agregação de valor.

Se os clientes forem empresas varejistas de alimentos como mercados, mercearias e outros, a estratégia de venda é também a pesquisa sobre clientes potenciais, necessidades a serem atendidas quanto às massas congeladas no comércio local ou em uma região com cerca de 1 km ou mais de distância.

Se, porém, os clientes forem lanchonetes, bares, restaurantes, padarias, hotéis e pousadas, estude essa clientela, o que eles precisam, quais necessidades não estão sendo atendidas pela concorrência e como isso representará uma oportunidade para a empresa.

Concorrência da empresa de massas congeladas

Este ramo de massas congeladas é bem competitivo, porém, atender os requisitos técnicos, requisitos de higiene, acondicionamento e outras características técnicas exigidas pela atividade e ainda manter uma boa estratégia de comercialização é o diferencial para quem deseja continuar no mercado de massas congeladas.

Além do produto, que deve ser de primeira qualidade, a empresa de massas congeladas deve também buscar diversificar as vendas entregando massas delivery, com pontualidade e opções nas entregas, além de descontos concedidos para clientes fidelizados ou clientes que comprarem grandes volumes.

Localização da empresa de massas congeladas

Principalmente para as fábricas de massas congeladas que estão começando suas atividades e não contam ainda com uma estrutura sólida de logística, elas devem estar localizadas próximas aos clientes principais e assim promover entregas satisfatórias e como resultado a redução de custos de entregas.

Estrutura da empresa de massas congeladas

A fábrica de massas congeladas deve ser instalada em local sem picos de energia elétrica, com bom abastecimento de água e que tenha os requisitos de higiene exigidos pela Vigilância Sanitária.

Para isso, a estrutura deve ter o mínimo de 80m² com piso lavável e antiderrapante e azulejos nas paredes para fácil limpeza.

O layout da fábrica deve ser tal que proporcione movimentação do pessoal para que o fluxo de trabalho seja produtivo.

O local deve ser bem iluminado, com ralos protegidos contra entrada de insetos, janelas com telas, lâmpadas protegidas contra quebras, lixeiras com tampas e pedais. A caixa de gordura deve estar do lado de fora, como também botijões de gás e depósitos de estoques.

Investimentos da empresa de massas congeladas

A fábrica de massas congeladas investirá na adequação da estrutura, na compra de máquinas e equipamentos para o desenvolvimento das atividades, como também na compra de pelo menos dois veículos para entregas e atividades administrativas.

Os outros investimentos serão com a contratação de pessoal, despesas com depreciação dos equipamentos, impostos, custos fixos e variáveis de produção e reinvestimentos na estrutura para a produção, compra de mais maquinário, investimentos em tecnologia e logísticas e outros que deverão surgir para que a empresa dê continuidade ás suas atividades e ao seu crescimento.

Pessoal da empresa de massas congeladas

Muitas instituições que oferecem cursos profissionalizantes também oferecem cursos de congelados, por isso prefira profissionais que tenham realizado cursos e que sejam atentos, tendo ou não experiência, tenham força de vontade e queiram aprender cada vez mais.

Incentive e matricule seus profissionais em cursos de congelamento de alimentos, segurança e higiene de alimentos, criando assim um ambiente de contínua qualificação e um clima de trabalho mais agradável e construtivo. Alguns cursos do Senac são gratuitos em convênio com as empresas.

De forma geral, as fábricas de massas congeladas devem contar com cozinheiros, quantos forem necessários, para atender a demanda, um atendente, um entregador, ou mais de um. Conforme a demanda e o sucesso das vendas, exija um ajudante de cozinha.

É necessário também um responsável para representar a empresa comercialmente, que venderá os produtos e que cuidará dos contratos. Esse responsável poderá ser sócio ou proprietário, enquanto a empresa de massas congeladas não cresce o suficiente para contratar um gerente de contas, sem esquecer que deverá haver um responsável pelo acompanhamento da produção e também um responsável por representar a empresa diante das empresas reguladoras e fiscalizadoras e que deverá elaborar um Manual de Boas Práticas que é pedido pela ANVISA.

Um comprador também é importante para a empresa e conforme haja um crescimento na demanda a empresa deve estabelecer um contador, mesmo que seja terceirizado, e um profissional da direção ou da gerência para executar e planejar um plano de marketing.

É necessário lembrar que, além das atividades operacionais de compra de matéria-prima, confecção das massas congeladas, vendas e entregas, a empresa deve também realizar atividades estratégicas de marketing, atividades administrativas e financeiras; por isso contar com um número muito reduzido de pessoal é um risco e não dividir as tarefas de forma ideal sem que nenhuma atividade fique sem dedicação é também uma tarefa difícil.

Automação da empresa de massas congeladas

As fábricas de massas congeladas podem também contar com a informatização para controle de clientes através de cadastro. Os cadastros de clientes e pedidos são importantes para verificação de produtos que são mais demandados, quais produtos são mais utilizados na fabricação das massas congeladas e que devem ser pedidos com mais frequência, quais as possibilidades de redução de custos e despesas.

A informatização é um recurso bastante útil para verificação de dados e que auxilia o empresário a reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos fabricados.

Normas da Anvisa para massas congeladas

A Anvisa possui diversas normas para as empresas de massas congeladas que, se seguidas, o resultado é um produto final de qualidade, uma produção com higiene e segurança alimentar e para o ambiente de trabalho.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Gstaria de saber mais sobre congelados,pois pretendo trabalhar com congelados tenho ainda muitas duvidacomocolocar etiquetas rótulos nutricional etc obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA