Como Abrir uma Agência de Intercâmbio Cultural de Sucesso

Como Abrir Uma Agência de Intercâmbio CulturalMesclar entretenimento e aprendizado é algo cada vez mais atrativo. As pessoas decidem estudar meio período e usam o restante do tempo para fazer visitas, aprender outro idioma ou outra atividade, como cursos técnicos, aulas de dança, de música etc.

Tendo em vista essa realidade, muitos empresários percebem que existe então um nicho de mercado que pode atender esse público, aproveitam o tempo livre para fazer turismo, ou até mesmo conciliar a aprendizagem do idioma a outra atividade, como por exemplo, aulas de música, cursos profissionalizantes ou de extensão universitária.

Com esse cenário sendo o pano de fundo, muitos empreendedores percebem que pode ser uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro com uma agência de intercâmbio cultural.

As agências de intercâmbio cultural oferecem preços bem mais em conta do que aqueles praticados pelas outras empresas. Sendo assim, muitos pais percebem que sai mais barato enviar um filho para estudar no exterior e é vantajoso também, porque terá uma formação diferenciada.

Quem são os clientes da agência de intercâmbio cultural

Os clientes da agência de intercâmbio cultural são basicamente estudantes e a faixa etária varia bastante, desde adolescentes até adultos, diversificando conforme a fase escolar. Existem aqueles que vão para o exterior quando estão no ensino médio e ainda outros que vão quando estão na universidade.

As pessoas também podem escolher morar sozinhas ou com famílias, mas geralmente optam por essa segunda alternativa porque sai bem mais em conta do que da outra maneira.

Localização da agência de intercâmbio cultural

Como a agência de intercâmbio cultural tem o objetivo de atingir os estudantes em geral, é interessante que ela esteja presente perto de escolas e universidades, se possível até no interior delas. Existem muitas faculdades que alugam espaços e esses seriam perfeitos para uma empresa que tem o propósito de contribuir para a educação feita em parte no exterior.

Como divulgar a agência de intercâmbio cultural

A agência de intercâmbio cultural pode ser divulgada por meio de palestras feitas nas instituições de ensino e no final delas um folder pode ser distribuído ou DVD’s com os devidos esclarecimentos.

Quando o empreendedor vai até os alunos e explica todos os benefícios de estudar no exterior e aproveitar para poder fazer ainda outras atividades, a publicidade torna-se mais eficiente pelo simples fato de ser uma pessoa ali conversando e tirando dúvidas.

Um site esclarecedor, com a arquitetura da informação bem feita também é excelente para garantir o sucesso do empreendimento.

Como o público-alvo é jovem, ele pertence a uma geração que está completamente conectada na internet, sendo assim, o foco na internet é muito válido, inclusive as redes sociais, tais como Twitter e Facebook.

Equipamentos e instalações necessárias em uma agência de intercâmbio cultural

É preciso alugar uma sala comercial para poder receber os interessados em ir ao exterior. Além disso, é necessário ter equipamentos de escritório e complementares, tais como computador, impressora, telefone, galão de água, TV, DVD, computadores, fax, impressora, mesas e cadeiras.

O mínimo necessário para começar a trabalhar são seis pessoas, como três atendentes, um auxiliar e um Office-boy.

Vai dar lucro?

Legislação Específica referente à agência de intercâmbio cultural

Para poder abrir uma agência de intercâmbio cultural, é preciso conhecer determinadas resoluções e deliberações.

São eles o Decreto nº 84.934/80, que trata das atividades de agências de turismo, regulamentação do registro e do funcionamento; Resolução Normativa CNTUR nº 04/83 que estabelece as condições que deverão ser obedecidas pelas agências; Deliberação Normativa nº 136/84 que determina o conteúdo da publicidade a ser feita; Deliberação Normativa nº 161/85 que fala sobre regulação comercial entre as agências e seus clientes para poder oferecer os serviços; Deliberação Normativa nº 310/92 que cria normas técnico-administrativas para o exame de credenciamento para operação no mercado de câmbio de taxas flutuantes e Deliberação Normativa  nº 382/97 que fala sobre corretagem de seguros permitidas.

Como registrar a agência de intercâmbio cultural

O primeiro passo para uma agência de intercâmbio cultural abrir as portas é registrá-la e legalizá-la na Junta Comercial estadual onde ela funcionará.

O segundo passo é obter o cartão Cadastro Geral de Contribuintes (CGC) na Receita Federal. Ele é muito importante porque só com esse poderá conseguir o alvará de licença expedido pelo governo da cidade.

Em seguida, o empreendedor deverá registrar a agência de intercâmbio cultural na Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) . É importante ressaltar que esse registro traz bastante credibilidade à agência.

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Outro que também é essencial é o cadastro no Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) para poder conseguir obter crédito junto às companhias aéreas.

Dicas de negócio para a agência de intercâmbio cultural

Aqueles que pretendem abrir uma agência de intercâmbio cultural devem buscar informações com aquelas já existentes para poder perceber os possíveis nichos de mercado. Existe a Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta), que  agrupa as principais instituições brasileiras que atuam nas áreas de cursos, estágios e intercâmbio no exterior e tornar-se um associado dela é bem importante, porque há algumas normas éticas a serem seguidas e assim o trabalho é bem desenvolvido.

Vai dar lucro?

Tais compromissos são o de desenvolver, ajudar e fomentar a educação global, com o objetivo de integrar as nações, prestar serviços qualificados, publicar as chances existentes na educação no exterior.

Veja também como abrir uma agência de turismo.

Agora que tem todas as informações, já pode abrir uma agência de intercâmbio cultural.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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