Como abrir uma agência de ecoturismo

Por:

Como abrir uma agência de ecoturismoAté a metade do século XX, o homem considerava a natureza como um meio que deveria ser usado indiscriminadamente. Contudo, com os resultados negativos de tantos séculos de exploração, o ser humano passou a se conscientizar e percebeu que poderia ganhar dinheiro usando os bens naturais a favor. A partir da década de 1970, o mundo passou a ver movimentos que estavam ao lado da preservação ambiental. Nas décadas seguintes, o Brasil passou a experimentar as mesmas condições e percebendo que o país tinha grande natureza abundante, a ideia do ecoturismo ou turismo ecológico passou a fazer força. Mas o que é isso?

Ecoturismo é um tipo de turismo feito em regiões naturais relativamente pouco modificadas. O objetivo é trazer lazer aos visitantes e ao mesmo tempo fomentar os estudos sobre a região, de modo a aproveitar os componentes já existentes sem degradá-lo. Esse tipo de atividade consiste também em preservar tudo o que existe e traz muitos benefícios à comunidade local principalmente.

Como está o mercado de ecoturismo

A prática ecoturística ainda é bem limitada, mas o Brasil destaca-se exatamente pela própria configuração de suas terras. Em nosso país, existe grande parte de espécies de animais e plantas, além de imensa diversidade ambiental e paraísos ainda praticamente intocados, sendo então uma ótima oportunidade para começar a atuar nessa área.

Quem são os clientes do ecoturismo

O mercado de ecoturismo é bastante diverso, porque são inúmeros grupos que aparecem para fazer esse tipo de viagem. Algumas características deles são aqueles que possuem elevado grau de instrução e conhecimento do meio ambiente, são aqueles que querem ver de perto o que já leram nos livros. Também há a clientela que visita uma determinada área porque acha bonito, mas não frequenta; existe também aquele que vai viajar para conhecer lugares diferentes daquele que vive.

Os aventureiros adoram esse tipo de turismo porque existe a possibilidade de explorar locais desconhecidos e praticar esportes radicais e ainda os alternativos, que adoram ter prazer junto à natureza.

Entender essa mescla de clientes é essencial para aqueles que vão abrir a empresa de ecoturismo. Por conta disso, é preciso definir exatamente quem será o público-alvo para poder enfatizar a maneira do atendimento, da hospedagem, publicidade tudo mais.

Quais são os serviços oferecidos pela agência de ecoturismo

Os tipos de viagens que podem ser oferecidos em uma agência de ecoturismo variam bastante, podem ser passeios de formatura, para a terceira idade, para alunos e por aí vai. O mais importante é sempre mostrar todos os pacotes possíveis, preços, horas de lazer, mostrar as fotos e vídeos dos locais e facilitar os pagamentos a serem feitos.

Quem vai ter um empreendimento deve ter em mente que precisará enfocar muito bem no atendimento. Um personalizado, feito com toda atenção e de conforme as necessidades da clientela ganha cada vez mais espaço no mercado.

Como mostrar os serviços de ecoturismo

As agências de ecoturismo estão presentes em lojas físicas localizadas em shoppings ou em ruas bastante movimentadas como também pela internet.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Em ambos os casos, as informações sobre os serviços devem ser transparentes e mostradas completamente aos clientes e a toda gente que procura saber mais com a empresa de ecoturismo.

Já se foi o tempo em que as pessoas ligavam e eram praticamente obrigadas a comparecer ao estabelecimento para saber preços e condições de pagamento. Hoje em dia, quem fizer isso estará abrindo espaço para a concorrência, pois ela com certeza fornecerá os dados e conquistará o cliente.

Estrutura da agência de ecoturismo e onde ela está localizada

A estrutura básica deve ter espaço para o atendimento e administração. Os equipamentos necessários são os móveis básicos de escritório, tais como mesas, cadeiras, computador, impressora, armários; vans para os passeios e equipamentos necessários para as práticas esportivas, tais como mergulho, cavalgada, rafting etc. Contudo, esses últimos são geralmente do local onde a visita é feita.

Profissionais da agência de ecoturismo

Aqueles que vão trabalhar na agência de ecoturismo são os atendentes, que vão lidar diretamente com o público; e guias. No primeiro caso, os profissionais devem ser extremamente atenciosos, precisam perceber o que realmente os clientes estão buscando porque, muitas vezes, esses não sabem expressar os desejos, então o profissional deve entender as entrelinhas; precisa ser solícito e ter prazer no que faz. No segundo caso, os guias devem dominar outros idiomas, serem educados, atenciosos e ter bastante entendimento sobre os locais que vai mostrar aos visitantes. Conhecimentos de primeiros socorros também são necessários.

Características e cuidados da atividade de ecoturismo

Há diversos pontos que precisam receber bastante atenção do empreendedor para não causar danos ao meio ambiente. Tais práticas não podem ser permitidas e devem ser seriamente explicadas antes dos passeios, para que os visitantes tenham consciência de que as degradações ambientais e sociais decorrem, muitas vezes, do turismo. Como se tratam de passeios ecológicos, práticas de preservação devem ser realizadas.

Mostre aos clientes que algumas atitudes são proibidas, tais como: lixo às margens das trilhas, rios, praias, lagos e montanhas; uso de xampu, cremes e sabonetes pelos turistas; barulho que pode atrapalhar a fauna; coleta e quebra de corais; luzes no interior de cavernas; destruição da vegetação; não acompanhar a trilha provocando erosão; alimentação a animais no meio do caminho; restos de comida e tudo o que pode ser usado para a alimentação; caça e pesca em lugares e meses proibidos e pontas de cigarro largadas podendo provocar incêndios.

Além dos danos ambientais que podem ser provocados por turistas que não se preocupam, também pode haver degradação no ambiente social por conta de desconhecimento de certas condutas. Os prejuízos sociais possíveis são transformações de ritmos tradicionais em shows, descaracterizando a cultura local; ostentação de dinheiro que muitas vezes não tem para a comunidade local podendo trazer sentimento de inveja e mudança de lugar para as novas áreas exploradas trazendo desordem e caos.

Legislação Específica de ecoturismo

É preciso que a atividade esteja legalizada e também registrada como empresa turística na EMBRATUR e filiada à ABAV para poder ter concessão de carta de capacitação técnica. É necessário também consultar o PROCON para adequar o serviço seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor, à Lei 9.605/98, que trata de sanções penais e administrativas por conta de condutas e atividades que prejudicam o meio ambiente e dá outras providências e ao Decreto 84.934/80, que dispõe sobre as atividades e serviços das agências de turismo, sua regulamentação e funcionamento.

É importante também que a empresa de ecoturismo se cadastre Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias para poder pleitear crédito junto às companhias aéreas.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Creperia - Dicas de negócio e investimento

Creperia - Dicas de negócio e investimento

O seguimento de alimentação, para sustento básico ou não, é sempr...
Como montar uma perfumaria

Como montar uma perfumaria

Saiba o passo a passo de como montar uma perfumaria em sua cida...
Como montar um centro automotivo

Como montar um centro automotivo

Montar um centro automotivo é o sonho de muitos futuros empreende...

Curta O Novo Negócio!

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...
A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...
Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)