Como abrir um mercadinho

Por:

Como abrir um mercadinhoConfira o passo a passo de como abrir um mercadinho de sucesso. Mercados, fruterias e armazéns são os negócios que apresentam maior rentabilidade em bairros ou pequenas cidades. Isso porque tem um público garantido, possibilidade de vender produtos diversos que seja de interesse geral e a vantagem de estar próximos das pessoas, sendo procurados primeiramente antes das grandes redes pela conveniência da localização.

Caso você tenha interesse em abrir um mercadinho, saiba que está fazendo uma grande escolha. Primeiro porque o lucro pode ser alto quando bem administrado. Segundo porque produtos vendidos em um mercadinho fazem parte da necessidade do lar, no dia a dia da dona de casa e sempre terão saída, mesmo em pequena quantidade. E terceiro que com uma boa administração é possível crescer e virar até um grande empreendimento.

Veja aqui como montar um mercadinho e entre para o ramo de negócio mais lucrativo de todos os tempos!

Localização para abrir um mercadinho

Você irá precisar de um espaço amplo, que tenha a possibilidade de ter mais de uma porta para entrada e saída constante. Antes de escolher o local para alugar ou comprar, observe se ele oferece os seguintes pontos: segurança de estar aberto de segunda a domingo até o meio dia, visibilidade para que os clientes e futuro clientes possam ver o seu ponto e local para estoque, para que não tenha apenas os produtos da prateleira.

Uma boa localização é estar próximo a paradas de ônibus, que são locais vistos tanto pelos transeuntes como por quem está esperando pela condução. Quanto maior o fluxo de pessoas e veículos pelo local melhor. Vale lembrar que o cliente de mercadinho não é apenas um cliente tradicional de feira mensal e sim também o de pequenas compras do dia a dia que acaba virando um cliente fiel se sentir atraído pelo espaço.

Licenças necessárias para abrir um mercadinho

Ao abrir um mercadinho você precisará registrá-lo. Para ser considerado um mini mercado ele precisa ter até 300 metros quadrados, ou será considerado um supermercado de maior porte e as licenças modificam um pouco, respeitando as particularidades de cada região e vigilância sanitária da cidade. O que o caracteriza como um supermercado é a venda de produtos voltados para alimentação, sejam eles prontos ou enlatados.

O proprietário precisa fazer o registro como pessoa jurídica e também na junta comercial da cidade. Esta parte é necessária para se conseguir um CNPJ, número da empresa diante da Receita Federal do Brasil, como um CPF para pessoa jurídica. Todo esse tramite pode e é aconselhável que seja feito com a ajuda de um contador, que também o irá ajudar em caso de contratação de funcionários. O valor de abertura de firma para se obter um CNPJ varia conforme a cidade e o tipo de empresa, se tem sócios ou não e do profissional escolhido para abrir a empresa.

O mercadinho só pode entrar em funcionamento mediante alvará expedido pela Vigilância Sanitária da cidade. Para obter tal licença, é preciso estar cadastrado no Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária, o CMVS, do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária, o SEVISA.

Agentes irão visitar o estabelecimento e em seguida verificar se o espaço merece ou não uma autorização para funcionamento, que é sempre atualizada ao menos anualmente. Tal procedimento é necessário porque o espaço irá manipular e vender alimentos, podendo causar danos a saúde da população.

Equipamentos para mini mercado

O investimento maior deve ser em produtos, mas é preciso de uma estrutura base para iniciar o funcionamento de um mercadinho.

O primeiro a se pensar é na exposição dos produtos, que podem ser feitos em prateleiras encomendadas de vidro, madeira ou gôndolas. Para quem não conhece, gôndolas são prateleiras em ferro com estrutura base também em ferro com diversas prateleiras para que os produtos sejam colocados, sejam em menor ou maior peso.

Caso venda congelados e produtos que necessitem de uma refrigeração como carnes, iogurtes e afins, irá precisar de um ou mais freezers. Eles podem ser do modelo tradicional com tampa em material não transparente e abertura para cima ou próprios para exposição, em aço ou ferro com tampa de vidro cromado para que o cliente veja o produto.

Lembre-se de fazer uma bela fachada de mini mercado, isso atrairá a atenção dos seus clientes.

Há ainda o expositor vertical com refrigeração, semelhante a uma geladeira que geralmente os estabelecimentos comerciais colocam garrafas, manteigas, entre outros. O valor varia com o tamanho do expositor, podendo chegar a R$ 20 mil reais. Assim, o ideal é fazer o planejamento personalizado para seu mercadinho e descobrir quanto você gastará para abrir as portas. Caso você tenha alguma dificuldade veja o Kit Como Abrir Um Negocio, que conta com cálculos automatizados de viabilidade.

Dicas de como manter ao abrir um mercadinho

Você já sabe como montar  um mercadinho ou extra mini mercado, agora chegou a hora de aprender a manter.

Para ter um negocio popular é preciso investir no que mais atrai os clientes: os valores. No inicio, é bom diminuir a margem de lucros e desta forma atrair o público. Mesmo que perca um pouco mais em lucro, irá fidelizar a clientela e assim conseguir seu ambiente sempre cheio.

Outra estratégia usada é deixar alguns produtos de uso comum com margem de lucro baixíssima, próxima ou igual a zero e  assim atrair clientes. Não se preocupe que este valor é recuperado na venda de outros produtos, para o mesmo cliente, que uma vez estando no mercadinho não comprará apenas o item em promoção.

Invista em serviços de qualidade, que são importantes em ambientes de comercio. Em venda de alimento, o mais importante sempre é a limpeza. Procure deixar as prateleiras sempre limpas e verificar os produtos periodicamente quanto ao vencimento, bem como o acondicionado. Da mesma forma que um ambiente se sobressai com boa limpeza, pode ganhar má fama rapidamente se o inverso acontecer.

E você pretende abrir um mercadinho?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



46 comentários sobre “Como abrir um mercadinho
  1. Fabricia Dutra disse:

    Pretendo abrir um mercadinho, vou gastar R$45.000 para construção. Quanto vou gastar para o restante em média?

    • Novo Negocio disse:

      Olá Fabricia;
      Para saber o valor do investimento inicial para montar um mercadinho é preciso fazer um planejamento completo do negócio. Relacionar os custos fixos mensais, previsão de vendas, vendas à prazo e à vista, política de vendas (cheque, cartão, à vista) e de compras (prazos obtidos com fornecedores), quantidade de estoque necessária para reposição das vendas de acordo com o prazo que seus fornecedores demorarão para lhe entregar os novos pedidos, linha de produtos que você vai vender, enfim, diversos fatores vão dizer o valor do investimento inicial.

      Qualquer número que eu dissesse sem conhecer os detalhes do mercadinho seria apenas um “chute”. Faça um plano de negócio e terá todas estas respostas. Caso você tenha dificuldade poderá solicitar ajuda profissional ou utilizar o kit como abrir um negócio. Espero ter ajudado.

      • marcia ferreira disse:

        bom amigo gostei muito das dicas essa parte perto de ponto de onibus foi otimo não tinha pensado nisso pois estou querendo abrir um mercadinho e essa dica foi otima…

  2. edson disse:

    Presado senhor(a) um bom dia …
    conforme lhe passo a passo, como abrir um pequeno mercado, admirei muito as dicas e os detalhes pois estou pensando em recomeçar um mine mercado e para clareza, declaro q seu ensinamento foi 10, gostei muito e vou recomeçar um mimi só que pra começo sem portas
    obg pelos mais e muita saude e felicidade para o mesmo ASS: EDSON

  3. ivo disse:

    sim, pretendo abrir um mercadinho,porem não pretendo alugar,quero comprar um terreno, para evitar gastos com o aluguel,mais ainda me falta um pouco de dinheiro.

  4. Alcione disse:

    Olá, gostei muito das orientaçoes.Tenho uma loja de 250 m2, pretendo montar um mini mercado, mais nao tenho dinheiro, gostaria a de saber como posso fazer ou qual a melhor forma pra fazer um financiamento?

    desde ja agradeço

  5. Patricia disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de comprar um mercadinho todo equipado, então gostaria de saber como posso tratar com o proprietário em relação a documentaçao e qual garantia ele pode me entregar os ducumentos ok, sem ter problemas.
    Obrígado: Patricia

  6. Wladier Oliveira Rocha disse:

    Olá,
    Há muito estou interessado em abrir um Mini Mercado,trabalho num armazém que distribui gêneros alimentícios para praticamente todo Estado do Amazonas (Resido em Manaus-Am).

    Preciso urgentemente da ajuda de vocês. No meu Estado existe um leque muito grande para esse segmento, pois, apesar de uma certa experiência na logística dos mesmos, preciso saber qual o caminho a percorrer para:

    • Financiamento – como posso obter um financiamento?
    • Quê devo fazer para montar um Plano de Negócios?
    • Quanto vou necessitar para ivestir?

    Gostaria de parabennizá-los desde já, pelo excelente conteúdo deste Site, tenho certeza que vou conseguir montar meu negócio pois, vocês me deixaram com mais vontade ainda de montar meu próprio negócio.
    Deus os abençoe.

    Wladier Oliveira Rocha.

  7. Edvan disse:

    Moro em uma cidade com 60 mil abitantes, estou finalizando um ponto comercial e estou na duvidas se coloco um mercadinho ou uma auto peças.

  8. patricia disse:

    estou querendo abrir um mini mercadinho mais não tenho dinheiro, como faço para consiguir este capital?

  9. Luana disse:

    Oi muito obrigada pelas dicas me ajudou bastante. Onde eu moro tenho um bom espaço para abrir um negocio e predendo abrir um mercadinho. mas na mesma rua já exitem 2 mercadinhos, sera que isso pode me atrapalhar e ser um problema? ou é apenas questao de colocar mais ofertas?

  10. luciana martins disse:

    Estou de plano a montar um mini mercado, mas o bairro esta no começo. Tenho dúvidas e um pouco de insegurança.
    O que acha?

    • osael disse:

      olá luciana trabalho com vendas dec rio piranhas de teresina, olha nao tenha medo se o bairro estar iniciando melhor ainda saia na frente e irá crescer muito com desenvolvimento do bairro, nao tem concorrente para disputar com vc os clientes q estao chegando é rápido, quando chegar concorrente vc já tem sua boa carteira de clientes. nao esqueça comercio se vende tudo, exponha bem seus produtos.sucesso

    • julia disse:

      Olha eu abri um minimercado a 15 anos, sempre teve boas vendas, tudo paga, bons lucros, mas se fosse atualmente eu jamais faria isso novamente, voce vira escravo, trabalha em média 15 horas por dia, voce esta preparado para isso?

  11. jose disse:

    tem como eu abrir um mercadinho e alugar uma sala com 10 mil reais?

    • osael disse:

      olá jose
      vc estar no caminho certo dar sim comece com o basico de produtos de um cmercio um amigo começou com 2mil apos 5anos movimenta 40mil vá ivestindo seus primeiro retorno sem se afobar muito

  12. mari disse:

    Como faço para abrir um mini detalhe; não tenho um centavo por isso gostaria de saber quanto mais ou menos eu gastarei para ter esse mini mercado! Beijos.

  13. edmar disse:

    Eu trabalho no ramo de roupas, mas pretendo mudar para mercadinho. Porem tenho temor de dar muita mão de obra e também não dar certo. Tenho muita raça e força de vontade. Eu observo que o ramo de mercadinho e sempre movimentado. E já conversei com um proprietário e ele me encorajou e falou que é um bom negocio.

  14. André Fernandes disse:

    Boa Noite,
    Quero colocar um mini mercadinho (QUITANDA) na gararem de minha casa. O que fazer 1º pois tenho pouco dinheiro. Quero uma orientação. Quem puder favor me orientar. Desde já agradeço.

  15. Angelica Rodrigues de Souza disse:

    moro em um bairro popular pretendo abrir um negócio penso em abrir um mercadinho ou uma loja de produtos para limpeza. O que seria melhor?

  16. aline disse:

    Tenho 20 mil, será que com este valor dá pra abrir um mercadinho na garagem da minha casa? Pois a garagem é grande e o ponto bom, não vou precisar alugar o comodo.

  17. Pedro Alves Monteiro disse:

    Gostaria de ter uma melhor noção para abrir um mercadinho, mas quero fazer uma estrutura para crescer e ampliar de acordo com a minha experiencia no mercado. Para mim será uma coisa nova que me surgiu, quero tentar mas preciso ter noção dos investimentos iniciais. Obrigado pela atenção.

  18. josivaldo disse:

    Quero abrir algo parecido com o mercado livre e já comprei quase todos os equipamentos e queria saber se existi algum curso de administração de MercadoLivre.

  19. Cláudia disse:

    Eu já fiz um levantamento de custos de instalação, mas como posso calcular o capital para compra inicial e ter todas as gôndolas cheias? E como vou prever uma venda, se não tenho a minima noção do que se vende num mercado. Existe algum cálculo?

  20. Cláudia disse:

    Meu sonho (meu mercadinho), já tem nome, já sei qual a rua que quero coloca-lo, estou buscando imóveis no local que escolhi, tem um concorrente maior que o meu será e um menor que o meu, já cotei instalações, já criei a logo, já montei (sem registrar ainda) o contrato social, estou fazendo um plano de negócios, tenho conversado com vários empresários desse ramo e TODOS me encorajaram. Só preciso saber qto vou gastar para ter as gôndolas cheias. Serão 3 gondolas centrais com 6 metros cada uma e 2 laterais com 6 metros.

  21. Giovanna disse:

    Olá, sou estudante e tenho 16 anos. Sempre tive em mente, seguir minha carreira como empreendedora, porém tenho várias dúvidas relacionadas a impostos, capital de giro e capital para investimento. Meu receio maior é de que tudo isso venha a contribuir com o falimento da empresa! Como saber se vou obter um negócio rentável?!

  22. arlete disse:

    quero abrir um mercadinho mas penso em alugar uma peça e depois construir um tem como mudar o alvara depois?

  23. meire disse:

    tive uma pequena loja e fechei mas não me arrependo mas agora tenho convicçao que vou afrentee vou vencer so preciso de uma orientaçao

  24. marli disse:

    vou abrir um mercadinho em um espaço pequeno godtaria de obter dicas de como organisar melhor meu espaço ja quer e pequeno

  25. eudes disse:

    tenho um ponto de 100 mt quadrado. gostaria de saber em q se em quadra wm mini; ou mercado; ou super

  26. lucilene carvalho disse:

    gostei muito do que eu li, estou montando um mercadinho e tudo que vc falou estou fazendo, até a localização esta de acordo com que vc fala, estou fazendo tudo com recursos proprios, gostaria de saber como eu consigo um bom finamciamento para capital de giro. ja agradeço por tudo fica com DEUS.lu

  27. Andréia disse:

    tenho o ponto, para abrir o comercio um mercado em meu bairro, me tornando pessoa juridica facilitaria eu conseguir emprestimo, para construção e para comprar os bens de uso para o meu estabelicimento? como faço o precedimento?

  28. icaro disse:

    eu quero abrir um mini mercado na minha garagem,e ja tenho duas prateleiras grande um caixa,e um espaço amplo,extintor de incedio

  29. marcos gomes disse:

    tenho 17mil , quero montar um mini mercado gostaria de um orientaçao. obgo.

  30. mauricio disse:

    essa ideia de deixar o lucro de um produto com margem de lucro próximo a zero é interessante mas…uma vez um supermercado da cidade fez promoção de pao a 5 centavos(provavelmente estavam tento prejuízo pois os pães eram bons)e só via gente saindo do mercado com sacolas de pao francês
    tenso…

  31. jamisson disse:

    Tem uma mercearia mais e gradeada. Eu gostaria de saber se eu abrisse minhas vendas melhoravam!

  32. marcellos disse:

    Meu amigo estou saindo do rj indo para araruama região dos lagos e gostaria de abrir um mercadinho vc acha q preciso de quanto de capital para abrir um e vc acha uma boa.

  33. gildo disse:

    as informaçoes que voces nos trazem é chou de bola valeu!

  34. saionara disse:

    oi, esatou a quase um ano com um mini mercadinho mas aqui onde moro tem pouco movimento como posso fazer para chamar a clientela começei com poco dinheiro coloquei aqui na minha casa mesmo numa peça bem grande quero saber o que poso fazer para ter mais movimento a vila onde moro e grande mais a minha rua e sei saída me ajuda por favor,obrigado!!

  35. Caua disse:

    Não tenho dinheiro no momento,mas pretendo no início do ano pedir para me mandarem embora do trabalho,com minha indenização quero investir em um mini mercadinho o que vc me aconselharia?

  36. Giselle disse:

    Estou vendendo um mercado no estado da paraiba os interessados. Entrem em contato cmg atraves do email: gisads@yahoo.com.br

  37. Osman tavares do nascimento disse:

    O que preciso para abri uma empresa

  38. SAIONARA disse:

    estou pensando en abrir um mercadinho mas nao tenho capital algum neim posso fazer emprestimo , o que devo fazer??

  39. cleber disse:

    oi eu tenho uma retifica de motores e quero mudar para um mercadinho o que vcs me diz

  40. Helenilde disse:

    Bom dia, há muito tempo estou querendo montar um mercadinho , só que etou na dúvida se o mercadinho ou loja de roupas? será qual será melhor minha cidade é pequena no interior da bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)