Loja de artesanato – Como ganhar dinheiro inventando coisas novas

Por:

Loja de artesanato - Como ganhar dinheiro inventando coisas novas

As possibilidades existentes nos dias atuais para quem pretende iniciar um negócio são as mais variadas a cada dia que passa sendo que uma das mais eficazes consiste no artesanato o qual se refere à realização com materiais variados de trabalhos manuais ou pela produção de produtos por meio de um artesão.

Nesta área, cada peça confecciona mesmo que pareça semelhante uma com a outra possui algum ponto de diferença além do fato de consistir em um produto de arte único no mundo e por isso abrir uma loja de artesanato pode ser bom, mas é preciso cuidar de diversos detalhes.

Uma loja de artesanato está diretamente ligada à arte, as tendências da época e a habilidade do artesão. Para abrir um negócio relacionado ao tema, o empreendedor deve ter a consciência de escolher produtos que venham a ser vendidos e valorizados pelo consumidor visualizando o mesmo como uma obra de arte fazendo com que em certas localidades um produto fruto do artesanato seja considerado como arte com fácil saída e venda enquanto que o mesmo produto em outros locais pode ter dificuldades para ser comercializado.

Esta variação acontece porque as regiões consideradas turísticas são as que vendem de maneira mais intensa produtos de artesanato sendo que para o empreendedor o mais interessante consiste em colocar este tipo de negócio próximo a locais com grande movimentação de turistas.

Neste ramo, cada peça produzida possui um valor mais popular ou baseado em seu grau de sofisticação dependendo de fatores como os produtos usados como matéria-prima, o tempo gasto para a sua criação e ainda o grau de técnica ou detalhamento necessário em sua elaboração.

Por isso, vamos mostrar a seguir neste artigo os principais aspectos relacionados com o processo de abrir uma loja de artesanato e como entrar na concorrência neste tipo de mercado por bons lucros.

Mercado de uma loja de artesanato

O mercado de artesanato mesmo sendo relacionado de maneira geral com produtos exclusivos relacionados à história e cultura de certa região também tem o seu uso e comércio desenvolvido por meio de tendências internacionais.

Com isso, as ideias e possibilidades de utilizações variadas relacionadas ao artesanato podem ser incorporadas e usadas de maneira geral para a produção de produtos típicos da atividade artesanal buscando com isso melhorar a qualidade e eficiência oferecida.

Por isso, quem pretende abrir uma loja de artesanato deve considerar que dependendo da época específica do ano este tipo de mercado pode apresentar uma quantidade maior ou menor de clientes desejando seus produtos com o auge de vendas ocorrendo em momentos como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

De forma geral é possível escolher nos dias atuais dentre uma grande variedade e tipos de artesanatos disponibilizados como rendas, cerâmica, pinturas em madeiras, patchwork, artesanato com panos e tecidos, bordados, biscuit, bijuterias, EVA, papel, scrap, dentre outros que vai depender da dedicação e talento artístico de cada empresário interessado.

Em decorrência da grande variedade de tipos de artesanato que são possíveis é preciso de maneira inicial determinar qual será a modalidade de artesanato que será abordada pelo seu negócio o qual pode ser apenas um tipo específico ou ainda pode oferecer opções em ramos variados do artesanato dependendo da sua capacidade para fazer ou adquirir produtos aos clientes interessados.

Perfil do empreendedor de uma loja de artesanato

Com a identificação do mercado global relacionado com o artesanato é preciso pensar antes de iniciar o processo de abrir uma loja de artesanato em identificar se você possui o perfil adequado do empreendedor para este tipo de negócio específico.

Com relação a este assunto o perfil do empresário para uma loja de artesanato deve conter uma grande dose de dinamismo, atenção e talento os quais consistem nas principais características que o empreendedor deste ramo de negócios deve possuir para conseguir atrair sempre mais clientes.

Além disso, deve integrar a sua prática neste tipo de mercado a busca constante de informações técnicas sobre negócios que serão essenciais para conseguir dirigir com grande maestria o seu novo empreendimento.

Para aqueles que não possuem uma elevada carga de experiência neste ramo é possível obter a mesma por meio de cursos e capacitações nos mais variados níveis obtendo com isso uma maior quantidade de informações com relação aos vários aspectos deste ramo de negócio como a administração de empresas, finanças, marketing, métodos de divulgação, treinamento de funcionários, atendimento ao cliente e outros.

Localização de uma loja de artesanato

Depois de delimitar ao abrir uma loja de artesanato a modalidade de produtos que serão oferecidos é preciso determinar qual a melhor localização para colocar este tipo de negócio sendo que neste caso se faz necessário levar em consideração o funcionamento em geral da região a ser escolhida pensando em como será o fluxo de venda aos clientes.

Esta análise deve ser feita de maneira bem detalhada porque dependendo do local que for escolhido é possível que existam concorrentes com uma maior ou menor distância do seu ponto escolhido que será crucial para o sucesso ou não das vendas a serem realizadas.

Outra questão importante com relação a este assunto se refere a pesquisar o poder aquisitivo e de compra da população local que são aspectos essenciais para determinar o perfil do seu possível cliente delimitando se o mesmo será permeável à produtos no ramo de artesanato.

Além ao analisar as questões relacionadas ao abrir uma loja de artesanato é fundamental considerar que a rua escolhida deve possuir uma boa iluminação, segurança, movimentação de pessoas (principalmente turistas), boas condições de urbanização e um fácil acesso de todo o tipo de pessoas que venha a se interessar pela compra de produtos numa loja de artesanato.

Estes cuidados significam ainda buscar se certificar de que existem pontos de oônibus próximos ao seu novo negócio a ser aberto proporcionando um fácil acesso para os consumidores que desejam chegar até o local bem como a presença mais tranquila de estacionamentos e boas condições de movimentação pela rua.

Locais perigosos ou muito escondidos são definitivamente um péssimo negócio para o empreendedor.

Estrutura da loja de artesanato

Para conseguir de maneira adequada abrir uma loja de artesanato é preciso atentar de maneira mais detalhada para a sua estrutura a qual deve ser dividida em algumas partes centrais como vendas, administração, estoque e vestiário/banheiro; neste aspecto cada uma

delas possui uma particularidade específica e juntas conseguem criar uma integração a qual leva ao funcionamento ideal para esta modalidade de negócio.

De forma mais detalhada, a área de vendas consiste no cenário voltado para o consumidor no qual são colocados os produtos em exposição além do caixa com os vendedores à disposição dos possíveis clientes.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Na área de administração, deve ser organizado um ambiente que o empresário irá usar para buscar a resolução dos problemas internos que surjam no dia a dia da loja como itens oferecidos com defeito, contatos com fornecedores, criação de novos modelos, atendimento específico para os clientes, realização de balanços além do suporte geral necessário para quem resolve abrir uma loja de artesanato.

É preciso ainda fazer uma área de estoque a qual deve conter os produtos que serão vendidos sendo que apenas uma peça deve fica exposta na parte externa da loja sendo que as restantes devem estar guardadas neste local de maneira bem delimitada e organizada.

Esta questão é muito importante porque um estoque desorganizado pode levar à problemas no funcionamento da loja como um todo e por isso o mais interessante consiste em deixar um funcionário encarregado de maneira específica para manter este local em ordem evitando, com isso, problemas futuros.

Equipamentos de uma loja de artesanato

Após a determinação da melhor forma de organizar a estrutura a ser criada por quem pretende abrir uma loja de artesanato o próximo passo para a obtenção deste tipo de negócio se refere à obtenção dos equipamentos necessários ao seu funcionamento adequado.

Ao considerar a dinâmica de atuação mais simples é preciso possuir neste caso alguns equipamentos básicos como balcão de atendimento, prateleiras e estantes, telefone e fax, calculadora, mesa e cadeira.

Para garantir a melhor escolha no processo de compra dos equipamentos é possível utilizar de um profissional da área de design para que, com isso, se consiga adaptar da melhor maneira o visual desejado para o imóvel com os instrumentos práticos comprados.

Esta combinação entre o ambiente e os equipamentos escolhidos para abrir uma loja de artesanato deve considerar ainda para que haja uma boa harmonia com a pintura existente no local bem como sejam organizados de forma que deixem a loja com mais espaço e conforto aos funcionários e clientes.

Com o passar do tempo e o início dos primeiros lucros no empreendimento criado no ramo de artesanato é possível melhorar os equipamentos existentes bem como adquirir modalidades mais elegantes, evoluídas e com mais tecnologia.

Investimento de uma loja de artesanato

O tamanho do seu negócio de abrir uma loja de artesanato e as possibilidades de evolução em seu início estão fortemente relacionadas com a quantidade de dinheiro que poderá ser gasta para compor o investimento inicial do seu empreendimento.

De maneira geral, o valor médio para o empreendedor que deseja iniciar uma loja de artesanato de pequeno porte é de aproximadamente R$5.000,00 sendo que este valor pode ser alterado para mais ou para menos dependendo do tamanho do espaço escolhido para iniciar as atividades, do nível de inovação presente nas ideias do empresário e dos custos adicionais que estejam relacionados.

Ao especificar este valor cerca de R$3.000,00 deve ser dedicado à compra de equipamentos e instalações gerais enquanto R$2.000,00 devem ficar separados para o capital de giro destinado à compra de estoques e gastos no mês inicial de seu negócio.

Fornecedores de uma loja de artesanato

Como este tipo de negócio está voltado para o ramo do artesanato não é possível comprar produtos prontos e embalados de uma fábrica em grandes quantidades pois eles são peças únicas e muitas vezes feitas sob encomenda para determinada situação ou pessoa.

Por isso, as peças vendidas por quem deseja abrir uma loja de artesanato são feitas à mãos sendo que para garantir bons estoques e entregas rápidas aos clientes é possível usar de duas formas de fornecedores.

A primeira delas consiste na estratégia do empreendedor possui uma boa rede de contatos com artesãos ou empresas que já atuam na revenda de produtos artesanais para conseguir garantir bons estoques principalmente no início do empreendimento e também para ter a retaguarda caso haja uma necessidade de grandes entregas em pouco tempo.

Além dessa opção existe ainda a possibilidade de utilizar dos seus variados talentos para o artesanato fazendo você mesmo algumas peças mas esta prática não deve ser para garantir a maior quantidade de seu estoque porque senão você terá que ficar o tempo todo produzindo.

Preços dos produtos em loja de artesanato

Com base na escolha e contato relacionado com seus fornecedores e os produtos de artesanato a serem vendidos é preciso iniciar o processo de análise a qual irá determinar o valor financeiro a ser pedido para cada um dos itens a serem vendidos tendo em vista que este negócio nos primeiros meses de funcionamento conta com um faturamento médio de R$3.500,00 a cada 30 dias de operação.

Ao pensar sobre este assunto é necessário que aqueles os quais pretendem abrir uma loja de artesanato coloquem no papel todos os gastos mensais com a compra das peças especificamente dos fornecedores, as contas básicas do estabelecimento – água, luz, telefone, internet -, os gastos com o pagamento dos funcionários, valores utilizados para divulgação do negócio, dentre outros.

A partir deste global de gastos é possível, então, determinar uma faixa de lucro inicial que não deve ser muito grande que será a sua base para a delimitação dos preços a serem pedidos para a venda de cada um dos produtos.

Funcionários de uma loja de artesanato

Mesmo estando no começo de suas atividades ao abrir uma loja de artesanato é interessante pensar na possibilidade de contratar funcionários os quais irão garantir um melhor atendimento ao cliente sendo que a quantidade ideal são pelo menos duas pessoas para isso com funções como atendente e gerente criando, com isso,uma boa equipe de trabalho.

Com relação a esta escolha além de uma aparência adequada é preciso buscar funcionários que possuam capacidade para relacionamento interpessoal, bom humor, habilidade para negociar e fazer o atendimento aos clientes bem como aquelas pessoas que sejam treinadas especificamente para fazer vendas relacionadas a acessórios como no ramo de artesanato.

De forma mais específica as lojas de artesanato relacionadas com bijuterias devem considerar que este ramo está muito associado com a composição de uma roupa e por isso é preciso que os funcionários escolhidos possuam uma boa noção das tendências e principais usos no mundo da moda para garantir boas sugestões que levem à uma maior credibilidade ao abrir uma loja de artesanato junto com os clientes fazendo surgir mais vendas e lucros como consequência.

Além disso, o princípio básico de atender bem ao cliente, com simpatia e respeito ainda é de essencial importância e tudo isso deve ser trabalhado e passado aos funcionários, antes mesmo da loja de artesanato abrir as portas. O pessoal estará dividido em atendente e gerente, formando uma equipe.

Divulgação de uma loja de artesanato

A partir da delimitação de todas estas questões consideradas anteriormente surge a necessidade de determinar como vai ser feita a divulgação do negócio recém-criado e neste aspecto a primeira medida a ser tomada consiste em analisar o perfil da população local definindo com isso os métodos de divulgação que serão mais eficientes.

De maneira mais prática, a melhor dica com relação a este assunto se refere a usar a própria imagem e aparência da loja para conseguir fazer uma divulgação adequada porque uma loja com sua vitrine elegante com produtos bonitos atrai muitas pessoas para conhecer o seu interior e comprar.

Além disso, ao abrir uma loja de artesanato é possível utilizar técnicas diferenciadas como anúncios na internet, uso das redes sociais, panfletagem, oferecimento de brindes e promoções variadas, dentre outros.

Mas se você possui dificuldades para conseguir fazer este tipo de atividade de sua nova empresa existe ainda a alternativa de optar pela ajuda de um profissional especializado neste ramo que pode conseguir com isso direcionar de maneira mais efetiva a atenção do cliente para o novo negócio que foi criado.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

2 comentários sobre “Loja de artesanato – Como ganhar dinheiro inventando coisas novas
  1. Miria Pereyra disse:

    Achei muito interessante as dicas, aqui citadas.
    Vou até usar para desenvolver negócio próprio.
    Muito obrigada!

  2. richard disse:

    kero abrir uma loja de artesanato mais tenhu medo de nao ter sucesso me ajudem trabalho fazendo luminaris em pvc espero por respostas abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar uma clínica médica

Como montar uma clínica médica

Cada vez mais os profissionais de saúde estão descobrindo como se...
Como montar um salão de festas para aluguel

Como montar um salão de festas para aluguel

Veja como montar uma salão de festas para aluguel e começar a luc...
Horticultura - Como ganhar dinheiro

Horticultura - Como ganhar dinheiro

A horticultura é um negócio que cresceu nos últimos anos devido a...

Curta O Novo Negócio!

A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...
20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)