Como Abrir um Curso de Artesanato

Como Abrir um Curso de Artesanato
Como Abrir um Curso de Artesanato

O artesanato é o trabalho manual feito pelo artesão e que produz objetos que pertencem à chamada cultura popular. Tradicionalmente, era produzido por famílias, nos quais o artesão possui a oficina e as ferramentas e assim trabalha com a família em sua própria casa em todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima até os ajustes finais do acabamento, não havendo assim uma divisão específica de trabalho para a confecção dos produtos.

Hoje em dia, o artesanato mudou um pouco de cara e não necessariamente é uma mesma família que desempenha este papel, ou seja, muitos empreendedores começam a recrutar pessoas que queiram trabalhar com este tipo de arte e abre um negócio pautado na construção a mão de produtos que, geralmente, são apreciados pelos turistas.

Pode haver a necessidade de um ajudante ou aprendiz que auxilie na produção e muitas escolas vêm trazendo curso de artesanato para formar pessoas que sejam capazes de conseguir desempenhar as tarefas e chegarem a um bom resultado de confecção.

Aqui você saberá um pouco mais sobre curso de artesanato com nossas dicas para completar um raciocínio para começar um negócio como este. Veja!

Curso de artesanato – Público-alvo

O artesanato é, frequentemente, associado às mulheres, hoje em dia. Muitos homens, no passado, sobreviviam de artesanato, mas a partir da Revolução Industrial, com o crescimento das fábricas, o cenário começou a se transformar.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para sobrevivência, uma pequena parcela das pessoas utiliza o artesanato em sua essência, mas completam o seu orçamento com a atividade ou utilizam as técnicas como um hobbie. Mulheres mais velhas são muito interessadas em aprenderem as táticas de como fazer produtos artesanais e o empreendedor deve começar a observar este perfil para traçar metas a partir de propagandas e marketing.

Em vários sites da Internet, vemos algumas práticas artesanais mais simples e o público-alvo geralmente se interessa a partir das pequenas demonstrações de arte que presenciam como estas para matricular-se em curso de artesanato.

Os idosos, hoje em dia, também são um público interessante e consumidor de cursos de diversos tipos, inclusive curso de artesanato. Turmas e palestras podem ser montadas, especialmente para atendê-los especificamente.

Localização – Curso de artesanato

A localização do curso de artesanato tem uma grande importância. Caso o negócio seja estabelecido longe de pontos de ônibus e numa região praticamente esquecida e deserta de um bairro é muito provável que as pessoas não se matriculem pelo acesso ao local dificultado. Então, é bom que o curso de artesanato esteja perto de outros estabelecimentos afins, como escolas de música e de outras artes, próximo ao centro da cidade e com movimentação de veículos e pessoas favorável.

Antes de tudo, o empreendedor deve ir à Prefeitura da cidade de escolha para saber um pouco sobre o PDU (Plano Direcional Urbano), que pode conceder ou não a instalação do curso de artesanato no local escolhido.

Curso de Artesanato – Perfil da direção

A direção do curso deve incluir pessoas que saibam lidar com os principais problemas do curso de artesanato. Devem ainda estar por dentro da rotina das turmas e das aulas, das propostas a serem cumpridas e das notas dos alunos.

É essencial que a direção trabalhe de forma integrada ainda para promover eventos que exponham a arte dos alunos a pessoas de fora. Isso contribui ainda para que mais pessoas sejam chamadas para entrarem no curso de artesanato, contribuindo para a divulgação do trabalho.

Além disso, estes eventos devem ser feitos para que os alunos tenham certo contato com o público antes mesmo de se formarem, contribuindo para a sua formação e deixando-os sujeitos a opiniões do público.

Saber organizar um curso de artesanato ou de qualquer área que seja não é tão simples como se imagina. O diretor deve fazer cursos e ter conhecimentos em sua área de atuação para desenvolver seu trabalho de forma satisfatória.

Estrutura do curso de artesanato

A partir da mensalidade do aluno, o curso de artesanato deve manter-se apropriado quanto à infraestrutura para receber as pessoas e fazer o seu trabalho educacional. É de extrema importância que as salas sejam amplas, que a matéria-prima nunca falte e que haja todo o aparato para que as aulas sejam ministradas em condições adequadas aos alunos.

O uso de ar condicionado, por exemplo, poderia parecer luxo antigamente, mas, hoje em dia, em cidades muito quentes, é frequente que alunos passem mal em sala de aula por conta do calor. Adaptar os banheiros e as salas para deficientes físicos também é muito importante. Assim, o curso de artesanato poderá contemplar muito mais pessoas, dando a oportunidade a muitas que poderiam não frequentar outro curso de artesanato por conta das limitações.

Pessoal – Curso de artesanato

Os professores são o principal foco do curso de artesanato. Artesãos com experiência devem ser contratados para ministrarem as aulas e ensinarem aos alunos um pouco da grandiosidade do que sabem dentro dos temas abordados.

No momento de contratação, os professores devem ter disponibilidade para estar nas turmas em horários estipulados, ter formação específica e experiência para lidar com as aulas e com o público.
Quanto à organização, funcionários como recepcionistas, coordenadores e inspetores devem ser contratados a partir da grandiosidade do negócio. Para um curso de artesanato pequeno, uma única pessoa pode desempenhar vários papéis.

O dono do negócio deve estar à frente de todas as decisões e permanecer um bom tempo durante o dia a dia das aulas dentro da sede do curso de artesanato, pelo menos por enquanto. Sua ajuda é imprescindível para o bom funcionamento, poupando ainda o salário de um funcionário a mais.

Divulgação do curso de artesanato

Neste caso, a divulgação do curso de artesanato mais relevante já foi dita e trata-se da exposição dos trabalhos dos alunos. Pode ser preciso cobrar alguma taxa para a entrada no evento, mas não é interessante que esta seja alta, afinal é uma forma praticamente gratuita que o empreendedor tem para expor um pouco do trabalho de sua empresa.

Além disso, na própria cidade em que se localiza o curso de artesanato pode-se espalhar cartazes e outdoors divulgando o empreendimento. É claro que, hoje em dia, temos uma série de meios de comunicação que podem fazer a divulgação do curso de artesanato e aí vai do empreendedor em optar pelo que mais estiver ao seu alcance, pautado em suas ideias e na possibilidade financeira de investimento.

A Internet é uma arma usada por muitos empreendedores atualmente e pode ser perfeitamente encaixada para aumentar o número de alunos através de propaganda. Pode ser necessário investir um capital extra neste sistema.

Marketing – Curso de artesanato

Para um curso de artesanato dar certo, o empreendedor deve bolar uma série de medidas que chamem os consumidores para conhecer um pouco mais sobre o seu negócio. Isto pode acontecer a partir da concessão de bolsas a alguns alunos, descontos nas taxas de matrícula ou no primeiro semestre, a evidência de segurança e ambientes higienizados e climatizados, a formação dos professores e um espaço físico favorável para a chegada das pessoas que venham de várias regiões.

A decoração também é muito importante e chama a atenção das pessoas, principalmente quando a fachada é atraente. Contratar um decorador pode ser necessário para esta parte, assim como um profissional de administração de empresas caso o empreendedor seja iniciante no ramo de curso de artesanato.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei a página pois trabalho nesta área e inclusive tenho uma pequena empresa como Mei onde ministro muitos cursos. Tendo parcerias com empresas, gestores públicos, sindicatos, etc…

  2. quero montar um loja de artesanatos na igreja
    pois temos varias aulas de artes de quinze em quinze dias colocamos o artesanatos pra vender , que que nao sei por onde comecar esse projeto

DEIXE UMA RESPOSTA