Como Montar Uma Fábrica de Rejuntes e Revestimentos Cerâmicos

Como montar uma fábrica de rejuntes e revestimentos cerâmicos
Como montar uma fábrica de rejuntes e revestimentos cerâmicos.

O setor de construção civil é um dos motores da economia brasileira e esse mercado não para de crescer. Uma boa dica de negócio é a fabricação de rejuntes e revestimentos cerâmicos, materiais muito usados em acabamento.

Os rejuntes ou revestimentos são as massas, que podem ser na cor branca ou coloridas, colocadas entre as placas do piso ou azulejos, com o objetivo de fazer um acabamento homogêneo e ainda o embelezando o ambiente. Os rejuntes e revestimentos também servem para garantir um espaço entre as peças, porque os materiais dilatam naturalmente e assim não ocorre a quebra deles.

O revestimento cerâmico sempre fez parte da arquitetura. Para se ter uma ideia, desde que os primeiros edifícios foram erguidos na Europa, lá estava ele. Esse tipo de material permite que os ambientes fiquem mais frescos, já que são refratários ao sol e ainda impedem que as paredes sofram com a umidade.

Entenda mais sobre rejuntes e revestimentos cerâmicos

Geralmente, as argamassas para rejunte são compostas por cimento branco, areia fina e branca, pigmentos (rejuntes coloridos), aditivos impermeabilizantes e adesivos em pó. As medidas desses insumos são feitas por meio de experiências, já que não existe uma regra estabelecida para resistência mecânica mínima. Na verdade, o grau de dureza do rejunte é estabelecido pela quantidade de cimento colocado no momento de sua fabricação.

Depois de mesclada toda a matéria-prima, é preciso que o rejunte fique armazenado em um lugar que não seja úmido, porque se tiver água por perto ele pode perder o seu aspecto inicial e todas as suas características e desse jeito, não poderá ser aproveitado.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A embalagem deve ser feita em sacos plásticos que tenham tamanho entre 1 e 25 quilos, pois assim a estocagem do produto fica em boas condições. Os revestimentos cerâmicos são compostos por argila e ainda outros insumos inorgânicos, que submetidos a altas temperaturas formam o tal material.

Mercado

O mercado de rejuntes e revestimentos cerâmicos já está composto por marcas tradicionais e de confiança dos clientes, sendo assim, o empreendedor deverá se destacar e uma maneira para alcançar isso é tendo bastante qualidade no produto. Isso, porque as mercadorias são voltadas ao acabamento das obras, sendo necessário ter cuidado quanto ao aspecto do seu uso.

Outro ponto que pode ser atrativo é a disponibilidade de diversas cores de rejuntes e para alcançar sucesso é preciso sempre estar atento às tendências da moda no mercado de decoração e arquitetura. Essa orientação também é válida para os revestimentos cerâmicos, que podem ter vários tamanhos, cores e formas.

O importante é analisar toda a concorrência existente e buscar nela os possíveis defeitos e lacunas onde o empresário pode atuar. Se ainda assim ficar muito complicado para o pequeno empreendedor, basta então que ele pesquise muito o mercado e confira a existência de nichos, de pequenos mercados que porventura não estejam sendo atendidos em total plenitude ou que exista aí uma demanda reprimida.

Clientes de uma fábrica de rejuntes e revestimentos cerâmicos

Os clientes são basicamente lojas de materiais de construção, empresas de arquitetura, construtoras e pessoas físicas. Por conta de ter uma pequena diferença entre pessoas físicas e jurídicas, o empreendedor deve ter um olhar atento e saber perfeitamente para quem vai produzir todos os seus produtos.

Deve verificar qual o tipo de cliente poderá atender da melhor maneira possível.

Localização da fábrica de rejuntes e revestimentos de cerâmica

Normalmente, esse tipo de empreendimento está localizado em zonas industriais, pois não é em qualquer bairro que é permitido abrigar tal tipo de negócio. Procure o que for ideal e que se encaixe no seu planejamento e busque informações mais precisas junto ao governo municipal, pois só ele será capaz de fornecer tais esclarecimentos.

Busque informações também quanto à legalidade do imóvel, se os impostos estão em dia, se houve obras nele e se foram comunicadas à prefeitura. É preciso verificar também se existe segurança no local e se o imóvel pretendido está perto dos seus clientes e fornecedores.

Estrutura física da fábrica

A estrutura física da fábrica de rejuntes e revestimentos cerâmicos está diretamente ligada ao porte do empreendimento. Para começar, é preciso ter um galpão voltado para a produção e administração; um misturador, uma estufa, um forno, balanças e ensacadeiras. Existem ainda outras máquinas mais específicas, mas elas só deverão ser adquiridas se for necessário.

Tipos de rejuntes, revestimentos e como são usados

Existem diversos tipos de rejunte e como o empreendimento é basicamente para comercializá-lo, é preciso ter informações sobre esse material para poder tocar o negócio.

O rejunte lixado possui cimento, areia e ainda outros itens. Quando é misturado à água torna-se de fácil aplicação, levando em torno de 24 horas para secar totalmente. Esse tipo de material é indicado para rejuntar pisos cerâmicos e pedras, por exemplo, mas não é indicado para mármore polido, porque poderá prejudicar o polimento feito. Por ser bastante absorvente, é preciso que esse produto passe por uma impermeabilização ou que látex seja adicionado nele para não ter manchas e nem absorver líquidos.

Já o não lixado ou mais conhecido como rejunte de parede tem a mesma fórmula do lixado, exceto a areia. Esse sim é indicado para mármore polido e para cerâmicas lisas. É utilizado também para fazer a liga de juntas estreitas e também precisa ser impermeabilizado ou aditivado com látex.

O rejunte de látex modificado é composto por resinas acrílicas e látex para diminuir a absorção de líquidos e aumentar a sua resistência.

Os rejuntes de epóxi possuem resinas e diversos elementos que servem para endurecer e que são misturados antes da aplicação. Esse tipo não exige que haja impermeabilização como os outros. Quando seca, absorve bem menos líquido e ainda tem uma vantagem: é antimofo e não dá manchas. A indicação desse rejunte é para áreas onde haja sempre muita água, como pias, balcões de cozinha, banheiros, etc.

Os rejuntes furan são indicados para indústrias, frigoríficos e negócios afins, porque são muito resistentes às reações químicas.

Os revestimentos cerâmicos podem ser usados nos pisos, nas paredes, em ambientes comerciais, residenciais, industriais e públicos. Eles são muito indicados porque protegem contra infiltrações, garantem conforto na temperatura interna dos ambientes, são muito resistentes ao tempo, à maresia. A proteção mecânica dura muito tempo e ainda a limpeza é feita facilmente.

Dicas de negócio

Uma dica para quem vai abrir uma fábrica de rejuntes e revestimentos cerâmicos diz respeito à atualização constante do empreendedor. Somente ele deverá buscar se informar sobre as tendências de mercado e moda para ambientes internos e externos e conhecer quais materiais estão tendo bastante demanda atualmente e outros não. Por conta disso, frequentar eventos, cursos, ler publicações especializadas e tudo o que gira em torno desse ramo de atividade é uma atitude muito importante se a pretensão é realmente abrir um negócio como tal.

Outra orientação é organizar o espaço da produção dos produtos de maneira que seja eficiente: as máquinas devem estar localizadas umas próximas às outras segundo critérios de ligação entre elas. Deve haver também bastante espaço para circulação dos empregados.

Ficou interessado em montar uma fábrica de rejuntes e revestimentos cerâmicos: Comente:

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Oi, estou querendo montar um fábrica de rejuntes. Alguém sabe me indicar distribuidor de pigmentos , aditivos impermeabilizantes e adesivos em pó que são utilizados.

    obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA