Como Criar Patos: inicie uma produção de sucesso e lucrativa

Como Criar PatosSaiba mais informações de como montar uma criação de patos corretamente e como lucrar com o negócio.

Algumas pessoas já foram a restaurantes e viram no cardápio que o pato é um dos pratos mais caros do local. O pato como alimento não é incomum de ser encontrado à venda no Brasil, pois esta carne é tida como extremamente saborosa e rica em proteínas.

Por isso, entrar no ramo de criação de patos, dada a apreciação da ave na culinária do país, pode ser um bom empreendimento e um excelente negócio para se investir, mesmo para jovens iniciantes no mundo agropecuário.

Os patos são aves bem independentes e não possuem grande apreço pelo homem. Os donos que possuem familiaridade a ponto de ter um pato como animal doméstico são tidos como exceção na veterinária e não regra.

Por isso, é preciso ter em mente que eles precisam de uma área externa ampla com a maior quantidade de espaço possível para serem dóceis e se reproduzirem bem, pois precisam estar se sentindo a vontade para que tudo ocorra bem e de um modo natural.

A venda do pato é um bom estímulo para quem quer se iniciar no investimento, pois o valor por quilo pode chegar a ser o dobro ou o triplo que a venda da galinha e igualável a carne de cavalo, outro empreendimento bem rentável para os criadores.

O investimento inicial pedido para a criação de patos também não é dos mais caros, sendo uma das formas mais fáceis de criação de animal para a venda. Para quem realmente deseja enveredar por este ramo, segue o passo a passo de como montar uma criação de patos.

Veja mais criações:

Estrutura e investimento inicial de uma criação de patos

Criar patos não pede um grande terreno, apenas uma área em que estes possam se movimentar, beber água, banhar-se e dormir a sombra e protegidos do frio com tranquilidade.

O ideal é que seja montada uma estrutura básica de 20 metros quadrados, mas com grandes cercas de dois metros e meio, pois esta ave no período adulto pode voar mais alto que dois metros.

Também é recomendado que a criação não seja feita em bairros residenciais, dado o barulho que os animais fazem, principalmente ao amanhecer.

A montagem da estrutura, custo com as matrizes para a criação somam um investimento inicial de R$ 2 mil. Estão nessa soma as quatro aves que vão começar a criação, sendo um macho e três fêmeas, a construção da instalação, que não deve custar mais que R$ 300, a ração.

E a colocação de vasilhas ou vasilhames de madeira para a ração balanceada, que será a maior responsável pela engorda do animal e, consequentemente, da obtenção do lucro com a criação.

Raças para a criação de patos

O primeiro passo para começar uma criação de patos será a busca pelos primeiros animais a começar a criação.

Vai dar lucro?

Devem ser comprados um macho e três fêmeas, pois o mesmo macho consegue atuar na reprodução de três fêmeas férteis sem qualquer risco a prole ou que se gerem ovos inférteis.

E mesmo que isso aconteça, os ovos de pato podem ser vendidos. Antes de fazer a compra, avalie os animais com a presença de um veterinário com conhecimento na raça para que não invista em uma fêmea sem condições de reproduzir.

Para criação voltada ao abate ou mesmo para fins de domesticação, o que não é incomum no Brasil em casas que possuem amplo jardim com lago, as raças mais conhecidas e melhores para esta finalidade são a caipira, o pato europeu moscovy e o gigante alemão, todas com penas brancas no corpo e bico fino.

Há ainda a raça de pato selvagem Carina moschata, protegida pelo Ibama, mas com uma autorização específica é possível fazer a compra e montar a criação sem qualquer problema.

Período de reprodução dos patos

Os patos se reproduzem de forma bem simples, mas um pouco mais lento que as galinhas. Após o ovo posto, o período de choca dura em média 32 dias para que o novo pato saia da casca, quando deve ser deixado sempre ao lado da mãe para alimentação e maturação.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Ele irá nascer sem penas e por isso deve ser separado dos pais apenas quando a penugem estiver completa e possa andar e se alimentar sozinho, tendo alcançado quase o tamanho do casal que o gerou.

Não é preciso estimular a criação dos patos, eles se reproduzem de forma autônoma quando criados todos juntos. Alguns criadores até recomendam que eles devam ser criados o mais soltos possível, uma forma de estimular também a sua alimentação saudável e assim filhotes mais fortes e gordos para a venda.

Vai dar lucro?

O cuidado principal com os novos filhotes deve ser em seus primeiros 15 dias de vida, quando não devem ser separados dos pais, bem como observar a sua penugem forte crescendo.

Vale lembrar que é de extrema importância cuidar da prevenção de infecção por verminoses, pois os animais mais novos podem não ultrapassar os 15 dias quando infectados.

O ideal é que a área da criação de patos seja limpa ao menos uma vez por semana, bem como os animais observados uma vez por mês. A água deve ser trocada diariamente ou no máximo a cada dois dias.

Vermífugos devem ser colocados na água eventualmente, ao menos duas vezes ao ano para ajudar os animais na criação de imunidade e de forma preventiva.

Você poderia estar interessado também em:

Dicas e informações sobre a criação de patos

Do pato, dá para aproveitar a carne e os ovos, considerados de extremo valor nutricional e por isso, muito apreciados na culinária por dois motivos: o seu conteúdo e a casca, que gera uma farinha também incrivelmente nutritiva.

Uma informação adicional a saber é que os machos engordam um pouco mais que as fêmeas, podendo ser até quatro quilos de diferença.

Para alcançar um alto peso não há segredo: basta alimentar os animais com uma ração nutritiva que pode ser comprada em casas de rações ou elaborada por um veterinário.

Deseja montar uma criação de patos? Comente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo montar uma criação de avestruz: Dicas de Raças e Como Fazer
Próximo artigoComo montar uma criação de codornas [Guia Completo]
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde eu vivo em Angola e tenho três patos um macho e duas fêmeas, já quase um ano que as fêmeas não põem ovos o que tenho que mudar para ter êxito?

  2. Ola muito boa noite sou Emilio Pinho Brandao Funcionario de Aeroporto Internacional da Guine-Bissau como Bombeiro mas eu fiz a Formacao de AVICULTURA FAMILIAR tambem tenho comigo muitos patos mas asvezes quando os patinhos partem para agua e ficam amorrer o qui e eu posso fazer

  3. Já tenho a criação de patos 6 fêmeas e um macho, onde já chocaram as 4 fêmeas. Tenho um total de 23 patinhos e morreram 16 patinhos, agora já aprendi como cuidar para que não morram.
    Eu quero agora é saber como produzir alimentos caseiros, porque eu trato com farelo e resto de comida e também quero saber qual medicamento se da para não adoecer? Vivo em moçambique na cidade de Beira, isto digo na africa austral.

  4. Eu tenho 6 patos uma mãe é 5 filhotes eles estao morado juntos com as galinhas né uma galinheiro com um tacho cheio de água eles comem milho .mas seria bom eles ficasem sem um macho e morando em um galinheiro ,tem um buraco para eles saírem para passearem e onde guardam os ônibus, e um lugar grande .e recomendado para eles ficarem?

  5. meus patos tem seis patos machos jovem e dezesseis femeas tem e tem duas com patinhos novos tem algum coisa pra mim fazer e tem alguma coisa de errado

  6. Na minha rua tem um terceiro vizinho que cria vários patos soltos na rua que causa o maior inferno pela manhã voam, Zuam -faz muito barulho- quebra os telhados das casas ninguém aguenta mais o que devemos fazer? existe alguma punição para este caso? Aguardo resposta obrigado.

  7. Eu quero muito um pato. Mas não sei onde comprar. Existe algum lugar em sao paulo ou perto em que vendam patos? Não quero encomendar pela internet. Bjs

  8. tenho uma pequena criacao de patos e queria saber porque quando pequenos morrem quase toda ninhada pos tenho todo o cuidado com a racao e agua e o espaco e bom nao sei o que fazer alguem pode me esplicar o que estar acontecendo ?

  9. Olá bom dia, investi em 3 patas e 1 pato ..recentemente duas das patas tem em média 11 filhotes sendo 15 de uma e 11 de outra.As galinhas não me deram nem ovos ,nem filhotes ..Os patos são mais resistentes pelo que reparei e não dormem ficam noite toda andando o terreno…Acho que é mais facil criar patos e eles são mais caros para venda.

    A outra patinha só não chocou porque eu perdi o primeiro macho mas senão hoje estaria com uma media de 11 patinhos também. Eu coloco uma lampada proxima a eles para aquece-los em lugar coberto com a mãe.faço a limpeza e troca de agua .Bacias grandes com agua ajudam muito ..dou vitamilho pra eles,banana,folhas verdes, o que tiver de frutinha bem picadas eles comem ..valeu pela dica

  10. Adorei as dicas sobre a criação de patos. O que se faz para que as patas não piquem seus próprios ovos, tem acontecido com os meus. Eu retiro para que eles nao possam picar e só voltarei a colocar quando estiverem na choca.

  11. eu quero um parceiro para um investimento de criacao de potos galinhas, coelhos e perus para vende em grandes quantidade aqui em Mocambique

  12. Olá,sobre o acasalamento dos patos,se eu tiver um macho e 2 fêmeas ele irá reproduzir normalmente ou tem que ser mais? pois tenho 1 casal e 1 fêmea ou seja 3 patos? é possível?

  13. Gostaria de saber onde comprar matrizes de patos para abate.

    Qual criadouros de patos vendem patos de um dia e enviam para outras regiões do País.

  14. Gostei muito da dicas. Comecei minha criação com um macho e duas fêmeas. Meus consumidores alvos são centros espíritas e lojas do ramo. Hoje estou com terceira geração, tendo 3 machos e 6 fêmeas poedeiras inclusive uma no choco com 18 ovos e as outras botando diariamente. Gostaria de saber sobre a comercialização alimentícia; se vendo abatidos e se há necessidade de algum certificado sanitário.
    Minha criação é no quintal da residência, bairro urbano.
    Lembro aos colegas criadores que as penas têm um valor comercial razoável nas lojas de fantasias e carnaval.
    Um abraço a todos e até breve.
    Américo (21) 9164-8884.

  15. Gostei das dicas,e comentários,porem gostaria de obter dicas sobre (preço do Pato comum=adulto (Vivo),também (abatido)Obs: na região da Gde. São Paulo….Obgdo!

  16. Moro em Buerarema, estado da Bahia, crio diversas aves e há muito tenho tentado encontrar patos destas raças: muscovy e gigante alemão, assim como o Como obter o carina moschata, gostaria que me informasse onde adquirir e como obter a licença para criação da raça selvagem – a resposta poderá ser enviada direto para o meu email

  17. Desejo saber onde comprar as matrizes de patos para iniciar uma criação,com qual idade ou quantos quilos poderão ser vendidos e onde vende-los.Grato.

  18. tenho um pato que foi de chocadeira, onde ele esta na chacara quando chego ele vem nos receber como um ser da familia, pode estar no terreiro eu o chamo e la vem o bicho, quando pequeno vivia pendurado no meu ombro, hoje adulto de vez enquando eu o coloco no ombro para dar rizada

  19. tenho patos , no caso dos pequenos aprendi tira-los da mãe com media de 10 dias e colocar num lugar fechado de modo a serem protegidos do frio ou de roedores tipo ratos etc , agua ´so o suficientes pra que não morram afogados e assim vai , ração de crescimento e de uma boa qualidade
    pois tem algumas que dis ser de crescimento mais os entopem vindo a morrerem sem saber-mos a causa ,,,os grandes aprendi dar bastante agua por isso os filhotes não devem estar por perto.meus animais patos , galinhas não tem um grande espaço mais toda hora estou vendo os de perto dando agua , comidas no momento devido a ter chocado em chocadeira tenho o bastante e quero vende-los devido a dificuldade tenho em media 43 patos ( pais e filhos) e media de setenta 60 frangos e 15 pais tenho um preço caso entereçados a vender todos sai a 15 reais cada

  20. Tenho um Sitio às margens de dois rios, onde há uma grande reserva de mata nativa (aproximadamente 100 alquires de mata) construi uma represa proximo a casa e coloquei quatro patos domesticos (caipiras). Acontece que os patos selvagens de grande porte vieram para minha represa e comecei a tratá-los com milho, hoje estou tendo sérios problemas com a quantidade de patos selvagens que passaram a morar na minha represa,(aproximadamente 250 patos) os quais consomem muito milho por dia, estando quase impossivel mante-los. É possivel tranformar isso em uma criação racional de patos selvagens visando lucros?

  21. Pretendo saber qual raça tem crescimento mais rapido para comercio. Depois de nascidos quantos dias eles estão prontos para o abate? Grato pela atenção e esperoa reposta. Sergio Domarco da Cidade de Piracicaba.

  22. O artigo acima e muito bom. Claro que nao podia englobar tudo a menos que perguntas sejam dirigidas ao articulista. No geral, revela que este conhece o assunto que aborda. Gostei!

  23. Tenho três patos, um macho e duas fêmeas que são criados junto com algumas galinhas, e um casal d’angola, mas já tem mais de um ano e até agora não colocaram ovos. Não tenho lago, só uma tina com água. O que está errado para que não coloquem ovos ?
    Obrigado.

    • Esta pergunta já é antigo mas vou responder na mesma. As patas teem por habito esconder os seus ovos, procure seguir com atenção onde se recolhem com mais frequencia. A alimentação também tem influencia, a água deve estar em sitio fora da luz solar directa intensa se isso acontecer deve ser renovada no minimo de 2 em 2 dias. Espero ter ajudado mesmo que 5 anos depois. Espero também que não tenha desistido de criar patos.

    • É muito simples eu falo na experiência que eu passei tinham tbem 3 patos um macho e 2 fêmea tudo junto com galinhas e ja faziam quase 6 meses que não ponham ovos, mudei a comida deles começando a dar Folhas Como Repolho, alface e veja sou nao duro comecaram a por ovos todos duma vez

  24. Tinha 12 patinhos e não sei o porquê que faleceram cinco. Eles ficam com o pescocinho mole e se tremem todos Vivem soltos somente com a mãe. Tem água todo o tempo, eles perfuram bem o chão de terra, o q faço pra não perder os outros?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here