Como Montar Uma Loja de Artigos Para Piscinas

Como montar uma loja de artigos para piscinas
Como montar uma loja de artigos para piscinas

Veja como é simples e fácil montar uma loja de artigos para piscinas. Ter piscina em casa é mais comum do que se imagina em determinadas capitais do Brasil. O artigo deixou de ser uma decoração de luxo para se tornar uma forma bem bacana de diversão sem gastar muito, pois o investimento alto de ter uma piscina em casa é apenas inicial, na construção.
Posteriormente fica apenas o gasto de manutenção, que não é tão alto diante do luxo que o artigo pode proporcionar para a família, principalmente no verão.

Diante de tal cenário, uma loja de artigos para piscinas pode ser um bom investimento para quem quer montar o seu próprio negocio. Eles vendem bem, tem uma procura razoável e constante o lucro é bom. Como os produtos são caros, o lucro de 30% por produto é uma boa pedida e dá para fazer bons preços e sair na frente na concorrência.

Perfil do cliente de uma loja de artigos para piscinas

Uma coisa que não se deve preocupar na hora de montar uma loja de artigos para piscinas é com a clientela, pois ela é grande e de diversos meios. São clientes de tal segmento de loja: condomínios, parques aquáticos, moradores com piscinas em casa e clubes, o que são muitos. Em cidades como São Paulo os condomínios com piscinas são números e sempre o numero tende a aumentar, pois este é um artigo bem apreciado.

O segredo de chegar até esses clientes é fazer com que eles saibam que ele existe e para isso vale qualquer forma de marketing: panfletos, sites, newsletter por email para mailling direcionado por cidade, anúncios em jornais, entre outros.

Uma forma bem prática de divulgar uma loja de artigos para piscinas e se fazer existir no mercado é usar representantes comerciais. Esta é uma estratégia usada por muitas marcas de cervejas, que mandam representantes em pontos comerciais para oferecer o produto e negociar valores e fechar a venda, mandando em seguida o produto já pago por entrega.

Usar representantes comerciais é uma forma de propaganda bem eficaz no caso de lojas de artigos para piscinas, pois os clientes que compram este produto não precisam em sua maioria provar ou mesmo experimentar, apenas ler sobre a substâncias, o que vendedores bem treinados podem fazer isso muito bem. Estes treinamentos de apresentação são em sua maioria oferecidos pelos fabricantes para que quem o venda saiba o que está vendendo e para que serve.

Divulgação da loja de artigos para piscinas

Outro ponto que não deve ser esquecido é anunciar em listas telefônicas, a maior fonte de clientes para uma loja de artigos de piscinas. A maioria de donos de empresas com piscinas ou condomínios irá buscar por esta fonte, que não é cara de se anunciar e é sempre uma certeza de retorno.

Outra tendência e que não pode ser revertida é a necessidade da sua empresa estar presente na internet. Nas grandes cidades é uma crescente o número de pessoas que tem celular com acesso à internet e não usam lista telefônica para encontrar o que precisam, buscando tudo o que desejam no Google Places em poucos cliques, com direito a um mapa de como chegar ao local. Existem empresas especializadas em posicionar sites empresariais nas primeiras posições do Google, o que em uma cidade como São Paulo pode representar o sucesso de um negócio.

A concorrência deste segmento é bem baixa, vale informar. Lojas de produtos para piscinas não são caras para manter mas é preciso ter um bom marketing para que as vendas funcionem, o que um vendedor capacitado pode fazer. Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, cinco representantes comerciais fazendo os contatos são capazes de cobrir toda a cidade e fazer as vendas.

Local para montar uma loja de produtos para piscinas

Caso não vá vender as piscinas em si, a área do local não é de muita importância, mas deve-se ter cuidado para que todas as normas da ANVISA quanto aos produtos químicos para limpeza sejam cumpridas. Alguns destes produtos são inflamáveis e é preciso então cumprir as normas de sistema de ventilação, limpeza e conservação. No mais, não é necessário ter uma grande quantidade de artigos em lojas, no máximo três e em alguns casos apenas um item por tipo de produto.

Uma boa idéia sobre estoque é vender produtos sob encomenda. O cliente compra e é solicitada ao distribuidor a entrega do produto para que seja entregue na casa do cliente posteriormente. Na maioria dos casos funciona muito bem este tipo de venda, mas é preciso ter uma boa relação com o distribuidor e seja consultado se o produto ainda está em linha para não fazer vendas inexistentes, o que é crime diante do Código de Defesa do Consumidor.

A localização de uma loja de artigos para piscinas não é de muita importância porque a maioria dos clientes vai até o empreendimento quando precisa. Ainda mais se tiver serviço de entrega e representantes comerciais para fazer a venda. Centros comerciais movimentados são uma boa pedida, mas próximos a clubes e prédios de luxo também é uma ótima escolha, pois esta é a clientela a qual se almeja alcançar.

É importante ser visível sim, mas acima de tudo é importante ter uma boa equipe de vendas e sistema de cartão de crédito, pois alguns artigos são caros. Com exceção de produtos de limpeza de piscinas, os químicos, os demais são relativamente caros, como redes de limpeza, então melhor tomar conta do funcionamento de algumas bandeiras de cartão de crédito.

Investimento inicial ao montar uma loja de artigos para piscinas

O valor de montar um empreendimento neste ramo de pequeno porte fica em torno R$ 40 mil se for começar com poucos produtos. Esta é a maneira mais indicada, uma vez que não se sabe ao certo quais serão os artigos mais comprados que precisam estar nas prateleiras ou catalogo da loja. Para futuras compras, indica-se fazer anotação dos pedidos mais freqüentes e assim fazer o pedido. Sabe-se com certeza que produtos para limpeza de piscina, químicos industriais, sempre serão vendidos pois são básicos para quem possui uma piscina, como o cloro.

Os gastos mensais deste tipo de negocio são relativamente baixos. Uma loja de médio porte não precisa mais que de três empregados, contando com o entregador. Se for atuar com representantes, o numero varia conforme a área de atuação da loja.

E você está pensando em montar uma loja de artigos para piscinas? Comente!

4.00 avg. rating (79% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

38 COMENTÁRIOS

  1. Estou tentando montar uma loja de produtos de piscina, sou limpador de piscina a 13 anos e tenho uma clientela de 46 piscinas. Na minha cidade só tem uma loja que trabalha com estes produtos. Mas sei que no inverno a venda é pouca. Devo colocar na loja outros produtos para vender como vasos para plantas, produtos de jardinagem e ração p/ cão e produtos como amaciante, detergente ect.. ou isto prejudicara a visão da loja.

  2. Faço manuntenção ja em algumas casas, sera que compensa abrir uma pequena loja na minha propria casa? Ela fica bem localizada na cidade onde moro , é uma cidade pequena.

    • Boa noite.
      Você deve abrir sim. Eu trabalho limpando piscinas há bastante tempo. Eu comecei limpando, trocando areia de filtros, consertando bombas, parte hidráulica etc.
      Depois comprando areia p/filtro direto da fábrica, filtros e bombas de um distribuidor.
      AGORA eu coloquei uma tenda na entrada da cidade e vendo piscinas, filtros, bombas, cascatas, equipamentos em geral, ABRI TEM 2 MESES.
      Vou colocar agora banheira de hidromassagem e aquecedores.
      Eu arrisquei e GRAÇAS A DEUS ESTÁ DANDO CERTO. Faça vendas casadas de equipamento e acessórios, depois vc vai crescendo….ACREDITE EM VOÇÊ. EU TINHA ESSE SONHO DE ABRIR UMA REVENDA DESDE OS 13 ANOS, hoje eu tenho 27.
      EU NÃO TENHO UMA LOJA AINDA, MAS EU ACREDITO QUE VAI DAr TUDO CERTO.
      DICA: FOQUE EM MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO, TB DÃO UMA BOA GRANA. FAÇA UM TRABALHO DE PROPAGANDA P/O INVERNO DE INSTALAÇÃO DE AQUECEDORES E MANUTENÇÃO PREVENTIVA.
      BOA SORTE AMIGO, ESTAMOS JUNTOS…
      ADD:no ORKUT E FACE: PR PISCINAS DE RESENDE.
      ABRAÇOS.

      • Muito legal tua história eu ja faço manutenção em piscina a sete anos e estou pensando em montar uma loja , tu poderia me orientar a respeito de fornecedores?

  3. Gostaria de saber onde devo receber instruções de como montar uma loja de artigos para piscina. Por favor, por onde começo?
    Desde já, agradeço pela atenção.

  4. Trabalho com manutenção de piscinas há 15 anos, moro em ema cidade de Minas Gerais com aproximadamente 35.000 mil habitantes, é aproxima de Brasília, não tem casa de piscinas e na região tem muitos fazendeiros, gente que tem dinheiro. Devo montar?

  5. Trabalho com manutenção de piscinas já algum tempo e tenho uma boa clientela. Aproveitei o novo sistema de empreender lançado pelo governo, o MEI, e tenho obtido sucesso, mas gostaria de saber mais sobre qual a melhor forma de divulgação da minha empresa.

  6. Otimo post parabens pela inicitiva de dicas de negocios, somos fabricante de piscinas, ter uma loja de artigos e uma otima ideia rende lucros, e o empreendedor pode divulgar facil facil pela internet e ter uma boa crientela em poquisimo tempo…

  7. quero abrir um pequena loja de produtos de piscina nu cidade a 100km de campo grande ms o que eu devo fazer para nao errar

  8. Olá boa tarde eu estava vendo estas dicas e realmente é muito bom o ramo sou proprietário de uma loja na região de São José do Rio Preto e estou vendendo a minha loja pois, vou me mudar para outro estado, então se estiver alguém interessado é uma ótima oportunidade pois você não irá começar do zero fica adica meu telefone 17 9133 9111

    • o seu comentário em vender a loja, foi em maio de 2013, provavelmente já tenha vendido ou mudado, caso isso não aconteceu favor entrar em contato por email
      obrigado

  9. Bom posso dar meu depoimento como esposa do propriétario da PROLAR PISCINAS FIBER.
    e Bom…a loja desde que vc conidere não um chefe mais uma pessoa que precisa crescer aendendo bem os clientes e de pouco a pouco conquistando seu espaço Sobre os rendimentos sim da pouco dinheiro isto e certo mas afinal vc tem que atingir seu sonho não e flores,tera muitos custos com a loja mas nada de sair gastando que vc não tem virão dividas , vces que ja trabalha com piscina de alguma forma sabe que não e facil com os clientes de limpeza e imagina com a loja o inicio e muito dificil, mas tem que ter muito pé no chão pra não sair comprado o que não vendi. Ai e jogar dinheiro fora e principalmente aos poucos como diz os procedimentos de como abrir uma loja e bom mais tem que ter muito tempo para loja e a familia só aos DOMINGOS. SORTE A TODOS
    visite no site nossa loja e seu sonho????
    ENTÃO VA FUNDO mas com cautela.

  10. Olá! Trabalho a muitos anos no ramos de contabilidade, gostaria de mudar um pouco de seguimento, procurando o que seria mais interessante e lucrativo, me interessei muito em começar a trabalhar com serviços e produtos para piscinas, ainda mais porque moro em um lugar com bastante condomínios e clubes, me interessei tbm pelo fato de não conhecer muitas empresas aqui na região que trabalhem com este seguimento. O problema é que não sei por onde começar. Se alguém que trabalhe com serviços e produtos puder me dar algumas dicas ficarei muito grata.
    Um abraço a todos e desde já obrigada pelas informações acima.

  11. Aqui eu encontrei,pessoas comprometidas e responsáveis. todas dispostas a ajudar uns aos outros.parabéns a todos.Ai me veio a mente o sol nasce para todos.mas se encontrassemos mais pessoas com bom coração e boa vontade estariamos vivendo em um mundo melhor,um abraço todos.

  12. Gostaria de incentivar a todos. faça um bom plano de negócios, nele vocês terão mais detalhes sobre o negócio e minimizando assim os riscos. Caso precisem, tenho preços especiais a logistas para cascatas e acessórios em inox para piscina. cascatasecia.com.br Abraços e sucesso a todos.

  13. Gostaria de montar uma lojinha de produtos de piscina não tenho experiencia nenhuma nesse ramo mais morro numa cidadizinha onde tem muitos prédios com piscinas e condomínios. qual o primeiro passo ?

  14. Qual é a melhor empres pra comprar produtos de piscina,sou de Sinop MT e quero abrir uma empresa de vendas de produtos de limpeza.

    aguardo retorno

  15. Meu nome é João Luis sou limpador de piscina a 17 anos tenho 50 clientes e dois funcianários comigo na limpeza, a 3 anos montei uma loja de produtos de piscina. Vou ser bem claro, a venda de produtos começa no meio da primavera até o fim do verão ou seja 4 meses e meio sendo que a venda triplica e o lucro é rápido porem as margens de lucros são pequena. demorei quase 2 anos e meio só investindo, para complementar coloquei produtos de jardim pois é uma ótima combinação, abro aos domingo. e coloquei muitos artigos pois no domingo todos estão fechado e a minha venda e muito melhor pois é um dia em que minguem pergunta preço sai de casa para comprar. obs. fio, lampadas, rolo para pintura etc. só de produtos de piscina não dá sou macaco velho no assunto. Fora da temporada as piscina não gastão quase nada de remédio

  16. não se deve colocar ração em casa de produtos de piscina porque oi cheiro que fica dentro da loja de cloro é muito forte e a ração absorve o cheiro do cloro e intoxica os cães pode até mesmo a morrer. Coloque vassouras, rodos, grelha, espeto, mangueira para água, torneira, etc.
    att. João luis

  17. eu moro num bairro de cinco mil habitasntes tenho piscina e sou eu que cuido entao gostaria de montar uma loja de produtos de piscina pois vwejo que atendimento sobre isso e escasso horrivel e eu como sei cuidar acho que seria uma boa mas queria começar certo pra nao errar ja tive loja de roupas 20 anos mas cansei de mandar em funcionarios e oje quero algo menor e aquyi tem bastante piscina me ajudem por favor quero dicas de como começar

  18. Boa tarde trabalho com manutenção de piscinas a mais de 20 anos já vendi produtos aos meus clientes porta a porta só que a empresa que eu comprava deixou de vender na minha região moro em Esperança na Paraíba e gostaria de saber se tem alguma outra empresa que vende na minha região, também gostaria de montar a minha loja mas conseguir empréstimo com o governo para esse fim é muito dificil sou Empreendedor Individual mas a linha de crédito é muito baixa e não dá pra montar a loja se puderem me ajudar agradeço.

  19. PRETENDO ABRIR UMA LOJA PARA VENDER PRODUTOS DE LIMPEZA PARA PISCINA. TENHO EXPERIÊNCIA COM VENDAS JÁ TRABALHEI EM LOJAS DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÕES E VENDIA BASTANTE PRODUTOS DE LIMPEZA PARA PISCINA. JÁ TENHO LOCAL E PRÉDIO PRÓPRIO, MORO NA CIDADE A 40 ANOS TRABALHO NO RAMO DE CONSTRUÇÃO A QUASE 25 ANOS SOU BEM CONHECIDO NA CIDADE. FIZ UM LEVANTAMENTO NA CIDADE TEM UM NUMERO GRANDIOSO DE PISCINA PARA UMA CIDADE DE 100 MIL HABITANTES, NA CIDADE TEM 4 REVENDEDORA DE PISCINA E O MERCADO E MUITO PROMISSOR. PRECISO TER UMA PARCERIA COM PRODUTO DE QUALIDADE E QUE TENHA UM PREÇO MUITO FAVORÁVEL AO MERCADO.

  20. Olá, amigos também trabalho com manutenção de piscina a mais de trinta anos também tenho sonho de montar minha loja mas o grande problema são os fornecedores estão vendendo material até nas padaria isso dificulta as loja direcionada no ramo tem muita gente quebrando eles fornece pra todos melhor ficar só com as manutenções e serviços e menos arriscado se vc não tiver capital de giro e conhecimento de construção e melhor ficar só com a manutenção, concerto e troca de areia cuidado, os produtos teria que ser direcionado somente as lojas de piscina. Obrigada.

  21. Olá boa tarde!
    Eu estou querendo montar uma loja para venda de produtos de piscina, trabalhei em uma loja que vendia material para cosntrução por 12 anos, lá também vendia produtos para piscina da marca genco, moro em uma cidade com quase 100 mil habitantes, e aqui tem só 2 revenda de produtos, eu acho q seria um bom negocio.

  22. Olá eu estou pretendendo monta uma loja de produto e artigos para piscina. eu sou de são Paulo capital, da zona norte Santana, um investimento de aproximadamente uns oitenta mil reais o que eu faço para que der certo.

  23. Primeiramente para abrir um negócio desse , você tem que pesquisar onde você vai abrir, por exemplo em minha cidade tem um ponto que tem represa, tipo há muitas casas na represa que as pessoas necessitam desse serviço. Com isso existe bastante empresa que abrem e fica atendendo somente clientes de lá, então o importante você pesquisar o seu cliente, se você vai ter cliente para poder executar o seu serviço.

  24. Pretendo abrir uma loja para vender para piscinas.
    gostaria de manter contato com representante do seguimento.
    Sem mais : Edson Santos 99608-2832

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here