Como montar uma loja de artigos para piscinas

Por:

como montar uma loja de artigos para piscinasVeja como é simples e fácil montar uma loja de artigos para piscinas. Ter piscina em casa é mais comum do que se imagina em determinadas capitais do Brasil. O artigo deixou de ser uma decoração de luxo para se tornar uma forma bem bacana de diversão sem gastar muito, pois o investimento alto de ter uma piscina em casa é apenas inicial, na construção. Posteriormente fica apenas o gasto de manutenção, que não é tão alto diante do luxo que o artigo pode proporcionar para a família, principalmente no verão.

Diante de tal cenário, uma loja de artigos para piscinas pode ser um bom investimento para quem quer montar o seu próprio negocio. Eles vendem bem, tem uma procura razoável e constante o lucro é bom. Como os produtos são caros, o lucro de 30% por produto é uma boa pedida e dá para fazer bons preços e sair na frente na concorrência.

Perfil do cliente de uma loja de artigos para piscinas

Uma coisa que não se deve preocupar na hora de montar uma loja de artigos para piscinas é com a clientela, pois ela é grande e de diversos meios. São clientes de tal segmento de loja: condomínios, parques aquáticos, moradores com piscinas em casa e clubes, o que são muitos. Em cidades como São Paulo os condomínios com piscinas são números e sempre o numero tende a aumentar, pois este é um artigo bem apreciado.

O segredo de chegar até esses clientes é fazer com que eles saibam que ele existe e para isso vale qualquer forma de marketing: panfletos, sites, newsletter por email para mailling direcionado por cidade, anúncios em jornais, entre outros.

Uma forma bem prática de divulgar uma loja de artigos para piscinas e se fazer existir no mercado é usar representantes comerciais. Esta é uma estratégia usada por muitas marcas de cervejas, que mandam representantes em pontos comerciais para oferecer o produto e negociar valores e fechar a venda, mandando em seguida o produto já pago por entrega.

Usar representantes comerciais é uma forma de propaganda bem eficaz no caso de lojas de artigos para piscinas, pois os clientes que compram este produto não precisam em sua maioria provar ou mesmo experimentar, apenas ler sobre a substâncias, o que vendedores bem treinados podem fazer isso muito bem. Estes treinamentos de apresentação são em sua maioria oferecidos pelos fabricantes para que quem o venda saiba o que está vendendo e para que serve.

Divulgação da loja de artigos para piscinas

Outro ponto que não deve ser esquecido é anunciar em listas telefônicas, a maior fonte de clientes para uma loja de artigos de piscinas. A maioria de donos de empresas com piscinas ou condomínios irá buscar por esta fonte, que não é cara de se anunciar e é sempre uma certeza de retorno.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Outra tendência e que não pode ser revertida é a necessidade da sua empresa estar presente na internet. Nas grandes cidades é uma crescente o número de pessoas que tem celular com acesso à internet e não usam lista telefônica para encontrar o que precisam, buscando tudo o que desejam no Google Places em poucos cliques, com direito a um mapa de como chegar ao local. Existem empresas especializadas em posicionar sites empresariais nas primeiras posições do Google, o que em uma cidade como São Paulo pode representar o sucesso de um negócio.

A concorrência deste segmento é bem baixa, vale informar. Lojas de produtos para piscinas não são caras para manter mas é preciso ter um bom marketing para que as vendas funcionem, o que um vendedor capacitado pode fazer. Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, cinco representantes comerciais fazendo os contatos são capazes de cobrir toda a cidade e fazer as vendas.

Local para montar uma loja de produtos para piscinas

Caso não vá vender as piscinas em si, a área do local não é de muita importância, mas deve-se ter cuidado para que todas as normas da ANVISA quanto aos produtos químicos para limpeza sejam cumpridas. Alguns destes produtos são inflamáveis e é preciso então cumprir as normas de sistema de ventilação, limpeza e conservação. No mais, não é necessário ter uma grande quantidade de artigos em lojas, no máximo três e em alguns casos apenas um item por tipo de produto.

Uma boa idéia sobre estoque é vender produtos sob encomenda. O cliente compra e é solicitada ao distribuidor a entrega do produto para que seja entregue na casa do cliente posteriormente. Na maioria dos casos funciona muito bem este tipo de venda, mas é preciso ter uma boa relação com o distribuidor e seja consultado se o produto ainda está em linha para não fazer vendas inexistentes, o que é crime diante do Código de Defesa do Consumidor.

A localização de uma loja de artigos para piscinas não é de muita importância porque a maioria dos clientes vai até o empreendimento quando precisa. Ainda mais se tiver serviço de entrega e representantes comerciais para fazer a venda. Centros comerciais movimentados são uma boa pedida, mas próximos a clubes e prédios de luxo também é uma ótima escolha, pois esta é a clientela a qual se almeja alcançar.

É importante ser visível sim, mas acima de tudo é importante ter uma boa equipe de vendas e sistema de cartão de crédito, pois alguns artigos são caros. Com exceção de produtos de limpeza de piscinas, os químicos, os demais são relativamente caros, como redes de limpeza, então melhor tomar conta do funcionamento de algumas bandeiras de cartão de crédito.

Investimento inicial ao montar uma loja de artigos para piscinas

O valor de montar um empreendimento neste ramo de pequeno porte fica em torno R$ 40 mil se for começar com poucos produtos. Esta é a maneira mais indicada, uma vez que não se sabe ao certo quais serão os artigos mais comprados que precisam estar nas prateleiras ou catalogo da loja. Para futuras compras, indica-se fazer anotação dos pedidos mais freqüentes e assim fazer o pedido. Sabe-se com certeza que produtos para limpeza de piscina, químicos industriais, sempre serão vendidos pois são básicos para quem possui uma piscina, como o cloro.

Os gastos mensais deste tipo de negocio são relativamente baixos. Uma loja de médio porte não precisa mais que de três empregados, contando com o entregador. Se for atuar com representantes, o numero varia conforme a área de atuação da loja.

E você está pensando em montar uma loja de artigos para piscinas? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

10 comentários sobre “Como montar uma loja de artigos para piscinas
  1. João Luis Gomes Abrahão disse:

    Estou tentando montar uma loja de produtos de piscina, sou limpador de piscina a 13 anos e tenho uma clientela de 46 piscinas. Na minha cidade só tem uma loja que trabalha com estes produtos. Mas sei que no inverno a venda é pouca. Devo colocar na loja outros produtos para vender como vasos para plantas, produtos de jardinagem e ração p/ cão e produtos como amaciante, detergente ect.. ou isto prejudicara a visão da loja.

  2. josealexandrebalbino disse:

    Faço manuntenção ja em algumas casas, sera que compensa abrir uma pequena loja na minha propria casa? Ela fica bem localizada na cidade onde moro , é uma cidade pequena.

    • paulo renato disse:

      Boa noite.
      Você deve abrir sim. Eu trabalho limpando piscinas há bastante tempo. Eu comecei limpando, trocando areia de filtros, consertando bombas, parte hidráulica etc.
      Depois comprando areia p/filtro direto da fábrica, filtros e bombas de um distribuidor.
      AGORA eu coloquei uma tenda na entrada da cidade e vendo piscinas, filtros, bombas, cascatas, equipamentos em geral, ABRI TEM 2 MESES.
      Vou colocar agora banheira de hidromassagem e aquecedores.
      Eu arrisquei e GRAÇAS A DEUS ESTÁ DANDO CERTO. Faça vendas casadas de equipamento e acessórios, depois vc vai crescendo….ACREDITE EM VOÇÊ. EU TINHA ESSE SONHO DE ABRIR UMA REVENDA DESDE OS 13 ANOS, hoje eu tenho 27.
      EU NÃO TENHO UMA LOJA AINDA, MAS EU ACREDITO QUE VAI DAr TUDO CERTO.
      DICA: FOQUE EM MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO, TB DÃO UMA BOA GRANA. FAÇA UM TRABALHO DE PROPAGANDA P/O INVERNO DE INSTALAÇÃO DE AQUECEDORES E MANUTENÇÃO PREVENTIVA.
      BOA SORTE AMIGO, ESTAMOS JUNTOS…
      ADD:no ORKUT E FACE: PR PISCINAS DE RESENDE.
      ABRAÇOS.

  3. luis alberto disse:

    vc deve montar sim na sua casa so tenha cuidado ao armazenar

  4. andrea disse:

    Gostaria de saber onde devo receber instruções de como montar uma loja de artigos para piscina. Por favor, por onde começo?
    Desde já, agradeço pela atenção.

  5. Francisco disse:

    Trabalho com manutenção de piscinas há 15 anos, moro em ema cidade de Minas Gerais com aproximadamente 35.000 mil habitantes, é aproxima de Brasília, não tem casa de piscinas e na região tem muitos fazendeiros, gente que tem dinheiro. Devo montar?

  6. Luiz Fernando disse:

    Trabalho com manutenção de piscinas já algum tempo e tenho uma boa clientela. Aproveitei o novo sistema de empreender lançado pelo governo, o MEI, e tenho obtido sucesso, mas gostaria de saber mais sobre qual a melhor forma de divulgação da minha empresa.

  7. Fiberglass Piscinas disse:

    Otimo post parabens pela inicitiva de dicas de negocios, somos fabricante de piscinas, ter uma loja de artigos e uma otima ideia rende lucros, e o empreendedor pode divulgar facil facil pela internet e ter uma boa crientela em poquisimo tempo…

  8. noratin monteiro da silva disse:

    quero abrir um pequena loja de produtos de piscina nu cidade a 100km de campo grande ms o que eu devo fazer para nao errar

  9. Elias disse:

    Olá boa tarde eu estava vendo estas dicas e realmente é muito bom o ramo sou proprietário de uma loja na região de São José do Rio Preto e estou vendendo a minha loja pois, vou me mudar para outro estado, então se estiver alguém interessado é uma ótima oportunidade pois você não irá começar do zero fica adica meu telefone 17 9133 9111

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como começar uma criação de frangos de granja
Como começar uma criação de frangos de granja...
Nos últimos anos, houve certa mudança no cenário d...
Como abrir uma empresa de beneficiamento de legumes
Como abrir uma empresa de beneficiamento de legumes...
O beneficiamento de legumes consiste em um setor s...
Como montar uma borracharia
Como montar uma borracharia...
Com mais de um milhão e meio de quilômetros de est...
Correspondente bancário
Correspondente bancário...
O correspondente bancário foi criado como solução...
Loja de conveniência – Ideia de negócio rentável
Loja de conveniência – Ideia de negócio rentável...
A principal lei do capitalismo é: quanto mais se p...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores