Como montar um consultório de acupuntura

Como montar um consultório de acupunturaO que faz em um consultório de acupuntura? Acupuntura é um ramo da medicina chinesa que consiste num método complementar de acordo com a organização mundial de saúde. Consiste na aplicação de agulhas em pontos do corpo definidos chamados de acupontos com o interesse de obter o efeito terapêutico em diversas condições.

Os pontos da acupuntura podem ser estimulados por várias técnicas e não só com agulhas, mas com os dedos, acupressão, caracterizando uma das técnicas de massagem chinesa. Há ainda algumas técnicas baseadas no aquecimento do ponto de acupuntura, e o método de laser e corrente elétrica ainda é estudado para ser posto em prática no dia a dia da terapia.

Introduzida há anos no Brasil, a acupuntura tem se mostrado eficaz para o tratamento de diversos tipos de problemas de saúde, e é reconhecida legalmente como uma especialidade médica.

Pode ser exercida a acupuntura por diversas classes de profissionais, médicos, enfermeiros, biomédicos, entre outros. Vale ressaltar, diversas ações judiciais por classes foram ingressadas para o fim de ver reconhecido o direito de exercer a acupuntura, inclusive, notas foram lançadas por órgãos para fins de esclarecer, como é os casos abaixo:

Pode-se obter mais informações sobre o exercício da acupuntura no link.

Público-alvo de um consultório de acupuntura

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A acupuntura pode ser usada isoladamente ou junto com algum tratamento médico convencional, como cirurgias, medicamentos ou métodos alternativos como a fitoterapia e a quiropraxia.

O público-alvo são todas as pessoas, de qualquer idade, inclusive crianças que podem se beneficiar da acupuntura não tendo contra indicações. Os pacientes recebem a inserção das agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em profundidades em pontos diferentes e estratégicos do corpo para produzir um efeito desejado.

Acupuntura em estética facial

Segundo a frase “a beleza nasce de dentro para fora”, percebemos que a busca do equilíbrio do corpo físico e psíquico de dá de forma a promover o bem estar e equilíbrio do organismo.

Desde tempos remotos vemos através de evidências que as mulheres se preocupavam com o tratamento da pele, dos cabelos e do corpo, visando ficarem com a aparência mais saudável e jovem. Realmente o rejuvenescimento é o desafio da medicina até hoje, e protelar rugas e ter maior elasticidade da pele é o que as pessoas mais buscam em relação à beleza a partir de certa idade.

O consultório de acupuntura pode ser útil neste quesito, promovendo saúde e bem estar. De acordo com algumas crenças orientais, as energias quando estão desarmonizadas promovem os quadros de doenças endócrinas e outros desequilíbrios, sendo as técnicas preconizadas por eles àquelas que atendem a adequação das energias para que o corpo fique harmonizado e saudável.

Consultório de acupuntura – Obesidade

Um dos problemas mais frequentes na população brasileira são algumas doenças que persistem em grande parte das pessoas. Alguns exemplos são hipertensão, diabetes e obesidade. Com a modernidade, as pessoas têm muitas facilidades e não se movimentam mais como antes. A falta de exercícios físicos faz as pessoas ficarem cada vez mais acomodadas e acumulando gordura, enquanto consomem comidas cada vez mais calóricas e que facilitam ainda o depósito destes nutrientes.

O consultório de acupuntura é um dos locais mais usados para o tratamento da obesidade, normalmente junto com outras técnicas, remédios ou medicamentos que fazem o corpo queimar mais combustível dando lugar a uma silhueta menor. Porém, a obesidade tem vários fatores interligados a sua causa e por isso o tratamento e até mesmo as formas de perder peso variam muito e não são eficazes se não houver um comprometimento da parte de reeducação alimentar por parte da pessoa obesa. O excesso de peso é um problema muito grande e já se tornou mundial.

Pessoal de um consultório de acupuntura

Embora não saibamos o destino concreto da acupuntura por conta dos acontecimentos já citados, podemos traçar um perfil bastante geral para definir os colaboradores de consultório de acupuntura: paciência é fundamental. Muitas pessoas que serão atendidas são as crianças e os idosos, e merecem tratamento especial devido a suas limitações. Os profissionais devem ter sensibilidade e paciência para tratar a todos os pacientes de forma igualitária e educada.

Quanto à formação, isto é essencial no caso dos colaboradores que irão realizar a acupuntura. Hoje, diríamos que somente médicos seriam contratados para fazer o procedimento, enquanto os farmacêuticos estariam temporariamente afastados do cargo visto a lei aprovada no primeiro semestre de 2012.

Caso o recurso dos farmacêuticos seja aceito, estes profissionais poderão ser normalmente incorporados ao sistema de consultório de acupuntura, pois se sabe a competência e experiência de muitos que já estão no mercado. Quanto à recepção, é necessário que haja um profissional habilitado com o atendimento ao cliente, que tenha boa organização, seja munido de responsabilidade para chegar no horário e resolver problemas que estejam dentro de sua atuação.

A limpeza pode ficar por conta da terceirização, assim como a segurança.

Falaremos a seguir da localização e estrutura de um consultório de acupuntura que devem ter alguns aspectos importantes sendo levados em conta para que o negócio prospere.

Localização de consultório de acupuntura

Para um consultório de acupuntura, temos que ver uma localização que esteja acessível a todas as classes sociais, que seja bem vista dentro do bairro e que dê a oportunidade do empreendedor em conseguir expandir os serviços, caso haja a necessidade brevemente ou tardiamente.

A localização deve ser em uma rua movimentada, porém a sala de acupuntura deverá ter silêncio absoluto. Galerias e prédios comerciais geralmente alugam salas que podem ser transformadas normalmente em consultórios para a prática da acupuntura. Mas não se deve esquecer que antes de tudo o empreendedor deve ir à prefeitura do bairro de escolha da implementação do consultório de acupuntura, para saber se realmente pode começar um negócio deste tipo naquela localidade.

Estrutura de consultório de acupuntura

Um consultório de acupuntura deve ser um lugar sem tumultos, ou seja, deve ter uma estrutura grande o suficiente para abrigar todos os pacientes numa sala de espera. Embora a terapia seja com hora marcada, geralmente algumas pessoas levam mais de um acompanhante e assim todas as pessoas deverão ser acomodadas pelo menos com uma poltrona para esperarem.

É necessário que na estrutura de consultório de acupuntura, todas as portas e banheiros estejam adaptados para deficientes físicos.

Quanto ao design, a iluminação é um fator muito legal para valorizar o ambiente e deixá-lo mais atrativo. Se usada da forma correta, a iluminação pode substituir objetos decorativos deixando o ambiente aconchegante e moderno.

As instalações do consultório de acupuntura e os equipamentos deverão estar todos legalizados e fiscalizados a partir de um roteiro que especifica a rotina do consultório médico.

Perfil do empreendedor de um consultório de acupuntura

O empreendedor de consultório de acupuntura geralmente é médico, podendo ser normalmente algum profissional de outra área da saúde. O fundamental é entender a dinâmica do processo, a história da acupuntura, seus benefícios e fins, entender seu público alvo e acompanhar as tecnologias que envolvem a sua área para conceber a seus colaboradores os serviços mais recentes e eficazes que se pode dispor hoje em dia.

Este empreendedor deve se atualizar na rotina do consultório de acupuntura procurando comparar seu estabelecimento com a concorrência. Visitar outro consultório de acupuntura pode ser o necessário para a resolução de muitas dúvidas que podem acontecer no começo de um novo negócio.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA