Como montar uma loja de instrumentos musicais

Por:

Leia nosso passo a passo para montar um loja de instrumentos musicais e ter sucesso. Música é um segmento de comércio bem específico. Não é uma loja de altas vendas mensais se comparada à loja de móveiscomo montar uma loja de instrumentos musicais e eletrodomésticos, mas tem seu público cativo sempre crescente. Quanto mais diversificadas são as prateleiras de uma loja de instrumentos musicais, maior é o seu público e o número de vendas mensal.

A função de uma loja de instrumentos musicais é autoexplicativa: vender instrumentos. Ela pode vender guitarras, baterias, teclados, baixos, violões, violinos e muitos outros com preços variados. Há ainda a venda de materiais elétricos e equipamentos para shows, apoio em eventos diversos e até para uso doméstico mesmo, como caixas de som, amplificadores, cabos diversos, microfones, entre outros mimos relacionados ao tema. Acessórios menores também são vendidos como baquetas, cordas para violão e guitarra e outros itens relacionados à manutenção e também “embelezamento”.

O público de uma loja de instrumentos musicais

O seu nicho de clientes é essencialmente formado por músicos, mas não todos. Podem fazer parte de sua carta de clientes donos de estúdios de gravação, donos de escolas de música, proprietários de teatros, casas de shows, além de bares e restaurantes. Podem também ser compradores em potencial professores de música particular, entre usuários que estão aprendendo, músicos amadores e profissionais da área.

Localização de uma loja de instrumentos musicais

Por incrível que pareça, este tipo de empreendimento funciona melhor uns próximos aos outros. Em muitas cidades existem bairros conhecidos por possuírem ruas inteiras voltadas para a venda de instrumentos musicais. Estar próximo da concorrência pode ajudar se levarmos em conta que o público não é alto, porém significativo a ponto de incentivar o empresário a montar uma loja deste segmento.

Porém, caso seja mais ousado e estude o comércio local, você pode encontrar um bairro com uma boa quantidade de profissionais, mas sem lojas para os suprir. Cidades interioranas com população média costumam ser bem carentes deste tipo de empreendimento, pois ainda não houve um empresário interessado no investimento.

Antes de decidir a localização, faça um estudo da região e de suas concorrentes. Não se precipite em investir: é preciso ter certeza do valor justo do imóvel, seja para aluguel ou compra, ou de um local ideal para montar. Observe pontos com circulação de pessoas, o grau de periculosidade do espaço, investimento necessário na região e boa visibilidade para pedestres e veículos. Se para todos esses pontos o resultado de sua pesquisa for positivo, invista, pois você encontrou o seu ponto ideal.

Documentos necessários para abrir uma loja de instrumentos musicais

Como ponto comercial, você precisa de documentação que qualquer empresa deve ter como base, como abertura de firma, inscrição municipal em prefeitura e junta comercial, cadastro regular do CNPJ. O ideal é também, ao organizar os trâmites de documentos, já se preparar para poder receber cartão de crédito e débito em conta.

Instrumentos musicais não são nada baratos e por isso, os clientes preferem comprar em débito. O parcelamento em cartão de crédito também é o ideal para os clientes, por isso aceitar cartão de crédito é ótimo para quem quer tratar com clientes e garantir boas vendas.

Organização de uma loja de instrumentos musicais

A montagem da estrutura deste tipo de loja é bem simples. Cerca de 50 metros quadrados é a área ideal para este modelo de empreendimento. O ambiente pode ter apenas prateleiras e vitrine, com um vão livre para a circulação dos clientes.

O ideal é ter um balcão de vidro, pois é lá que vão ficar os produtos menores como baquetas, cordas, capas de instrumento, entre outros. Esta é a forma mais segura de mostruário, pois itens pequenos são passivos de furtos. Melhor deixar uma amostra em balcão de vidro e depois ir buscar em estoque fechado com chave para garantir o seu lucro.

Deve haver ainda um balcão para pagamento e um estoque de loja para os itens mais caros e os em grande quantidade serem guardados. Uma dica é ter apenas um mostruário para experimentação e diversos guardados em caixas lacradas para posterior colocação e reposição em caso de venda. Lembre-se de manter o estoque organizado para evitar problemas com seus produtos à venda e não saber onde encontrar na hora da entrega.

No mais, o visual da loja fica a seu gosto. Dicas de decoração de loja podem ser obtidas tanto em fotos online como observando a concorrência para ter ideias. Uma dica é sempre optar por decoração temática em grandes feriados, já que os clientes gostam e isso chama a atenção. Datas que não podem ser esquecidas na decoração são Natal, Páscoa, Carnaval e São João. Não precisa ser uma grande loja, apenas pequenos itens como uma árvore, faixas decorativas e luzes temáticas podem fazer a grande diferença.

Como divulgar uma loja de instrumentos musicais

Hoje em dia existem diversas formas de fazer a divulgação de um empreendimento comercial. Uma delas é a boa e velha lista telefônica, que com sua versão online é uma das mais acessadas. Outra são faixas e banners para avisar ao menos na sua rua que você está em funcionamento.

Se sua loja não tem uma boa visibilidade, uma dica é usar um cavalete na calçada, ajuda bastante na visualização de seu empreendimento até a esquina da sua rua. Faixas de sinalização de ruas patrocinadas por você, caso possa investir, também podem ser uma boa pedida.

Você, como dono de um novo negócio não pode esquecer como a Internet chama divulgação. Um pequeno blog já vai ajudar bastante, um site será melhor ainda! Já viu aqueles sites de anúncios gratuitos na web? Use e abuse. Basta digitar Anuncio Grátis no Google e você já pode anunciar a sua loja em nível local e também nacional. A Internet é uma ótima ferramenta, porque mesmo não te trazendo vendas, vai ajudar a divulgação junto ao seu público.

Outra dica é fazer panfletos e distribuir em localidades próximas a sua loja. Você pode fazer panfletos diferentes, divertidos e deixar em lojas próximas em sistema de parceria e também pedir panfletos de seus vizinhos para deixar em sua loja. É uma ótima forma de ajudar e ser ajudado. Tente fazer um planejamento de marketing e garanta o sucesso do seu negócio.

Você se interessou pelas dicas de como montar uma loja de instrumentos musicais? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



12 comments on “Como montar uma loja de instrumentos musicais
  1. zilma disse:

    Valeu… tudo que eu precisava no momento…

  2. Everaldo disse:

    Prezados,

    Gostaria de informações de loja de instrumentos musicais e acessórios virtual. Como funciona?

  3. Hugo disse:

    Gostei muito das dicas, acho que agora vai.

  4. Sidnei disse:

    Ótimas dicas para quem esta pensando em montar loja. Parabéns.

  5. ivanete disse:

    legal abriu minha visao! da pra saber pra qual lado ir e por onde comecar!

  6. Marcus disse:

    O primeiro passo é entender so assunto, ler vários artigos sobre também ajuda, mas o mais importante mesmo é paixão pelo que faz.
    Acredite no que você faz e você irá alcançar!!!!!!

  7. Jefferson disse:

    Dicas muito boas, tenho este sonho de montar uma loja de instrumentos, a melhor de minha região, eita sonho grande, as vezes até fico imaginando o interior da loja, fachada, etc…

    Ahhh, o dia vai chegar.

    O bom é que em minha região a muitos músicos e nenhuma loja especializada nesta área.

    Obrigado pelas dicas, um forte abraço, continuem com Deus.

  8. Carvalho disse:

    Começar o ano de 2013 com projetos e planos para abrir o seu próprio estabelecimento e obtendo dicas maravilhosas e com um ensinamento bem prático meu muito obrigado pelas Dicas!

  9. Julio disse:

    Tenho uma loja, é difícil… mas a persistência e a paciência são armas importantes para prosperar, principalmente quando não se tem capital para fazer um grande investimento, neste caso o importante é reinvestir tudo que se apura com as vendas. Uma loja de instrumentos musicais deve ser vista como uma fábrica de sonhos, todos que entram sonham, seja com um instrumento melhor ou com o sonho de tocar um instrumento, isso deve ser levado em conta, deve-se ter muita paciência com os clientes, hoje o que vejo por ai é exatamente o contrário, se o vendedor acha que o cara não vai comprar nada na hora ele muda o atendimento… isso é ruim para a loja. Um abraço a todos que embarcaram nessa aventura.

  10. Chila disse:

    Me ajudou bastante, gostei demais!!!!!

  11. Helen Souza Costa disse:

    como eu contrato meus distribuidores?

  12. mário marcelo disse:

    olá pessoal , obrigado pelas dicas , pois montei uma loja de instrumentos em sorocaba-sp á 2 anos e está crescendo á cada dia , e agora com estas dicas vamos crescer ainda mais , grato !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)