Como montar uma lan house

Por:

Montar uma lan houseO negócio Lan House ou Internet Café começou a surgir em meados dos anos 90, praticamente como casas de jogos em rede. Hoje existem milhares de lan houses que atendem toda uma gama de clientes, que vão desde universitários pesquisando a jovens se entretendo. Montar uma lan house pode ser um ótimo investimento!A oferta de Lan House no mercado é alta, mas ainda existe espaço para novos negócios. Veja agora como montar uma lan house.

Preocupe-se em fazer uma análise de mercado na região em que você pretende montar uma lan  house, é muito importante. Fatores como localização, serviços agregados e público alvo precisam ser estudados.

Serviços que podem ser agregados ao montar uma lan house

Montar uma lan house nos dias atuais é um pouco diferente do que cinco anos atrás. A concorrência aumentou, os preços dos equipamentos de informática diminuíram e aumentaram as ofertas de conexão banda larga à internet, assim, oferecer guloseimas, sucos, salgados e bebidas, ajuda no faturamento e mantem os clientes por mais tempo no estabelecimento, porém , não é suficiente.

Com o objetivo de aumentar o faturamento, oferecer mais serviços aos clientes e se diferenciar da concorrência, montar uma lan house exige agregar os mais diversos produtos e serviços no mesmo estabelecimento, respeitando uma análise prévia da micro região atendida pela lan house.

Dentre os serviços / produtos que podem ser oferecidos ao montar uma lan house estão:

  • Pagamentos de contas de água, luz, telefone e boletos;
  • Venda e recarga de cartuchos;
  • Manutenção em impressoras;
  • Manutenção em computadores;
  • Serviços de cópia e impressão de documentos;
  • Recebimento de fax;
  • Gravação de CDs e DVDs;
  • Digitalização de documentos e imagens;
  • Descarregamento de fotos de máquinas digitais e celulares;
  • Pesquisas e digitação de trabalhos, documentos e currículos;

Enfim, não há regras, tudo depende de análise de viabilidade e da região onde você pretende montar uma lan house especificamente.

Investimento para montar uma lan house

O investimento necessário para abrir uma lan house é muito relativo e está diretamente ligado à quantidades de computadores e a região escolhida. O investimento ao montar uma lan house pode variar de 15 mil reais para uma lan house com 6 máquinas até 80 mil de acordo com a estrutura do estabelecimento.

O prazo de retorno do capital investido ao montar uma lan house  também depende de cada caso. Assim, montar uma lan house também exige uma boa análise financeira. Caso você não tenha experiência no assunto, visite nossa pagina principal e veja nosso kit “Como Abrir Um  Negócio.

Equipamentos necessários para montar a lan house

  • Computadores com capacidade para os jogos em rede mais modernos;
  • Softwares específicos;
  • Web can, fones de ouvido;
  • Impressoras;
  • Telefone, moveis, cadeiras, mesas, balcão;
  • Cabeamento para rede.

É essencial que a lan house se mantenha atualizada, com o que há de mais moderno, jogos, maquinas, etc.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Estrutura ao montar uma lan house

Para montar uma lan house de porte médio, o empreendedor vai precisar de um espaço de cerca de 40m², que pode variar de acordo com os produtos / serviços agregados ao o estabelecimento.

A organização das mesas e o ambiente em geral devem ser harmônicos e estratégicos, de forma que possibilite conforto e praticidade para funcionários e clientes.

Pessoal necessário

Operar uma lan house pequena é possível apenas com o dono e outro funcionário, revezando os horários, assim como os outros aspectos do negócio, depende da estrutura física e serviços / produtos agregados a lan house.

Localização para montar uma lan house

Assim como em vários pequenos negócios, a localização é um  dos principais fatores de sucesso ao montar uma lan house. Normalmente, os melhores locais são próximos de escolas (verifique na legislação municipal se é permitido) e com tráfego intenso de pedestres.

Dicas para montar uma lan house

Uma boa conexão é um sucesso ao montar uma lan house, contrate um bom pacote de velocidade de internet (aconselho no mínimo 10 megas). Se você tem os melhores computadores e a melhor conexão, naturalmente o marketing boca a boca será um ponto forte do seu negócio e atrairá mais clientes.

É importante que o empreendedor procure se inteirar sobre as normas do seu município com relação ao negócio lan house, em certas cidades e a permanência de menores após as 22 horas, a venda de bebidas alcoólicas e cigarros são proibidos. Em algumas cidades ainda há uma distância mínima das escolas exigida para montar  uma lan house e é proibido a permanência de crianças e adolescentes com  uniforme escolares no estabelecimento.

A escolha de fornecedores dos equipamentos ao montar uma lan house deve ser minuciosa, procurar por empresas de credibilidade e que ofereçam garantia para evitar possíveis transtornos.

Investir em propagandas, sites de divulgação, marcar campeonatos e criar idéias vale a pena para captar a clientela.

Na hora de calcular os custos do negócio, não se esqueça de calcular a depreciação dos equipamentos de informática, este é um erro comum cometido pelos empreendedores deste segmento.

E você, o que acha? Chegou a hora de montar uma lan house, deixe um Comentário ou indique este artigo!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

10 comentários sobre “Como montar uma lan house
  1. UBIRA disse:

    ola tenho uma lan que funciona alguns meses e é localizado em frente a uma escola mas o movimento num é tão bom quanto eu esperava, eu gostaria de saber se voces tem alguma dica pra mim dar algo que possa sugerir pra mim ficaria imensamente grato!!

    • Novo Negocio disse:

      Olá Ubira;

      O ideal para aumentar o faturamento seria aumentar os serviços e produtos oferecidos, conforme acima descrito no artigo. Faça uma análise do que você poderia adcionar de produtos e serviços na lan house e que venderia bem. Veja na lista abaixo se há algo que você poderia acrescentar na sua lan house e que sairia bem.

      * Pagamentos de contas de água, luz, telefone e boletos;
      * Produtos de papelaria;
      * Venda e recarga de cartuchos;
      * Manutenção em impressoras;
      * Manutenção em computadores;
      * Serviços de cópia e impressão de documentos;
      * Recebimento de fax;
      * Gravação de CDs e DVDs;
      * Digitalização de imagens e documentos;
      * Descarregamento de fotos de máquinas digitais e celulares;
      * Pesquisas e digitação de trabalhos, documentos e currículos;

      Enfim não há regras, tudo depende de análise de viabilidade e da região onde você pretende montar sua lan house especificamente.

      Acho que é bem possível crescer o faturamento e obter melhores resultados com sua lan house.

  2. Moises Makio disse:

    Local aonde tenho salao é uma area residencial e não pago aluguel. Pra poder montar a lan, a rua onde fica o salão dá acesso ao sesc da cidade e sempre passa jovens em frente e proximo ao salão tambem existe uma industria multinacional onde estacionamento da empresa fica bem na frente onde todos os dias tem circulação dos funcionario. Como manter uma lan não esta sendo facil hj em dia aqui na cidade pelo fato da facilidade de ter net em casa o fato de não págar aluguel compensaria a tentativa de investimento no ramo?

    • Anderson disse:

      Claro que da, dependo de como vc vai gerenciar sua lan. Incusive tenho uma lan que estou vendendo, são 06 maquinas , bancadas, mesas. O motivo pelo qual estou vendendo é pelo fato de ter crianças pequenas em casa, e fica dificil gerenciar o tempo entre trabalho e crianças. O meu faturamento era satisfatório.

  3. Lais disse:

    Olá, estou interessada em montar uma lan house, e assim como vi nas suas idéias queria fazer uma coisa diferenciada, oferecer aos clientes ao invés apenas de internet e jogos, esses diversos serviços ao qual vc cita, mas quero começar o negócio com apenas uns 2 computadores, pra ver se compensa, vc pode me falar desses computadores q está vendendo?

  4. Carla disse:

    Tenho uma padaria com espaço de sobra, estou querendo montar uma lan house junto com ela, pois está fazendo falta no bairro, para montar junto por causa da fiscalização eu teria que abrir uma nova empresa ou pode ser agregada juntamente com a empresa da padaria? Teria algum problema?

  5. sinm disse:

    Veja meu blog e dados.

  6. sinm disse:

    São só os dados.

  7. Advanio disse:

    Quero montar uma lan + minha cidade é muita pequena uns 3.500 abitantes, + ou- 4 computadores, 3 games, 1 maquina impressora e copiadora para xerox emplastificacao e etc… E ao mesmo tempo produtos de papelaria recargas para celulares, conta de agua e luz… Podem me ajudar??? OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como montar uma empresa de máquinas de autosserviço
Como montar uma empresa de máquinas de autosserviço...
As máquinas de autosserviço possuem um mercado amp...
Como montar um serviço de transfer
Como montar um serviço de transfer...
Montar um serviço de transfer pode ser viável, poi...
Como abrir uma agência de publicidade e propaganda
Como abrir uma agência de publicidade e propaganda...
Uma agência de publicidade e propaganda é uma empr...
Loja de móveis e equipamentos para escritório - Negócio lucrativo
Loja de móveis e equipamentos para escritório - Negócio...
Montar escritório hoje em dia é mais comum e mais ...
Abra Uma Loja de Roupas de Praia
Abra Uma Loja de Roupas de Praia...
Produtos voltados para o uso na praia costumam ven...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores