Como Montar Uma Joalheria

Como montar uma joalheria
Montar uma joalheria exige um alto investimento e muito conhecimento do setor. Veja como montar uma joalheria e se destacar no mercado de joias.

As joias são um dos artigos mais antigos do mundo, sendo usadas desde a antiguidade. Seja para melhorar o visual, para mostrar status ou apenas para quem quer ganhar mais glamour, as joias são artigos de luxo que nunca deixaram de ser usados ao longo dos anos e pode ser uma ótima oportunidade de negócio montar uma joalheria.

É importante que o empresário que deseja montar uma joalheria, saiba que vender joias não é tão simples como parece. Não estamos falando aqui em bijuterias, mas joias em metal nobre e pedraria, que precisam de uma avaliação antes de serem compradas para revenda para que o dono da loja possa vender o produto com autenticidade, pelo valor justo de mercado e ainda ganhar dinheiro.

Mercado de joias no Brasil

O empreendedor deste tipo de segmento precisa conhecer sobre metais nobres e seu preço no mercado. A grama do ouro varia bastante de preço e isso irá fazer com que suas joias aumentem ou diminuam de valor na vitrine e a mesma regra vale para prata, ouro branco e o valor do quilate de pedras preciosas. É preciso conhecer o mercado de metais a fundo antes de se tornar um empreendedor deste modelo de negócio. Entretanto, é um ramo bastante lucrativo. Joias vendem o ano todo para fins diversos, principalmente para presente, e parece ser um dos poucos setores que não entrou em crise nos últimos anos.

Para abrir uma joalheria é preciso como em qualquer outro negócio conhecer o mercado. Visite outras lojas da mesma espécie e converse com outros empresários deste ramo. Assim que tiver todas as informações necessárias e dúvidas esclarecidas, você estará pronto pra dar início a seu plano de negócios. Após este preparo você poderá começar a montar a sua joalheria.

Para montar uma joalheria, uma dica que temos é que, primeiramente, o empresário elabore um plano de negócios. Neste documento constam informações básicas para a sua ideia se tornar um empreendimento de sucesso. Nesta elaboração devem estar bem claras informações, como os gastos que terá para iniciar seu empreendimento, o capital inicial necessário, capital de giro, dentre outros gastos necessários. O plano de como montar sua joalheria também deve conter o número de funcionários precisos e qualquer outra informação quanto a público alvo, localização e fornecedores.

Concorrência de mercado

Não confunda lojas de bijuterias com lojas de joias, feitas de metal nobre e de alto valor. Estas últimas, ainda não contam com grande número no mercado. Entretanto, avalie se há espaço na cidade na qual você pretende investir para saber se o motivo pelo qual não há joalherias é que não tem compradores.

Público alvo de uma joalheria

A vantagem para quem vende joias é, sem sombra de dúvidas, o público alvo, que é amplo até demais. Podem ser compradores em potenciais pessoas de qualquer idade, mas as joias são produtos mais consumidos por pessoas que já tenham uma estabilidade financeira. Quanto à classificação social dos seus pretensos clientes, eles devem girar entre as classes média e média alta, pois um anel de ouro com brilhante pode chegar a custar R$ 5 mil bem facilmente.

Localização ideal de uma joalheria

Para dar início ao projeto de montagem de uma joalheria, é preciso escolher o ponto comercial onde será montada a loja, um dos itens mais importantes do seu plano de negócios. Este local deve ser bem planejado para que o negócio seja um sucesso. Investir numa decoração bem sofisticada também é importante.

É preciso lembrar que este tipo de investimento, apesar de ser ótimo, pode ser bem arriscado devido ao fato da escolha do ponto comercial. Este processo de escolher o local onde será montada a sua joalheria deve ser realizado com bastante cuidado. Também é essencial uma boa estratégia de marketing para tornar sua joalheria atraente e conhecida pelo público de sua região. Seguindo estes parâmetros você estará no caminho certo para um negócio lucrativo.

Lojas em shoppings e galerias de luxo são os locais mais indicados, dado o alto valor do produto a ser vendido. Quanto mais segurança, melhor para a joalheria. Evite bairros residenciais, principalmente, de baixa renda por não ser seu público alvo.

Estrutura de uma joalheria

Uma loja de joias precisa ter um visual sofisticado e seguro também. Por isso, você deve investir em vitrines de vidro, boa iluminação, mas também em segurança com sistema de alarmes, vidros resistentes e câmeras ocultas para filmar os clientes e assim evitar pequenos furtos. Quanto às vitrines e disposição dos produtos, consulte o Código de Defesa do Consumidor, pois os preços devem estar claramente informados nos itens e há outras pequenas regras que não podem deixar de ser cumpridas.

Capital inicial para investimento

Depois de escolher o ponto comercial será necessário um investimento inicial de aproximadamente R$ 150 mil. Este investimento inicial serve para a matéria de venda e montagem da estrutura. É necessário também um valor para capital de giro para que a empresa funcione sem problemas nos primeiros meses de abertura. A partir do funcionamento da joalheria o rendimento mensal deve ser entre 15 mil a 30 mil reais.

Funcionários de uma joalheria

O número de pessoas que irá fazer parte da equipe de funcionários da loja deve variar de acordo com o tamanho e o número de clientes que visitam a loja durante o dia. O ideal é que se tenha apenas dois vendedores se a loja for pequena, mas ao menos dois seguranças, um dentro da loja e outro na porta.

Seus funcionários, e aqui estamos falando dos vendedores, devem ser altamente treinados para que possam instruir os clientes sobre o material que estão vendendo. Eles devem conhecer sobre pedras preciosas, avaliar o valor em quilates, gramatura de metais e preço atualizado no mercado.

Franquia de joalheria como opção

Caso o empreendedor tenha o interesse de montar uma joalheria que seja um tipo de franquia, é necessário pesquisar dentre as opções para depois escolher a franquia desejada. O mercado de franquias cresce bastante no Brasil e no ramo de joias não seria diferente. Existem lojas de renome nacional com as quais o empresário pode entrar em contato e assim, avaliar a melhor opção para solicitar informações para abrir uma franquia de joalheria.

Gostou da ideia de montar uma joalheria? Fale para a gente!

2.50 avg. rating (59% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here