Como montar uma casa de vídeo games

Por:

Como montar uma casa de vídeo gamesCom os últimos lançamentos de vídeo games e sabendo que existe um grupo de aficionados por esses games, abrir uma casa de vídeo games em um local com potencial consumidor é sem dúvida um bom negócio.

Mercado de uma casa de vídeo games

Para montar uma casa de vídeo games, o empresário deve estar atento aos últimos lançamentos do mercado, até porque os consumidores estão sempre em busca de novidades.

Entrar neste ramo sem gostar ou entender de games, com certeza será um tiro no escuro e as chances de sucesso, mínimas. Portanto, se informe sobre as novidades e passe para o cliente todas as características do game, suas informações tecnológicas e até artísticas.

Conhecimento é poder e todos nós sabemos disso, portanto, se informe na internet em sites que detalham toda a característica técnica e tecnológica doas games ou em revistas especializadas no assunto.

Localização da casa de vídeo games

Como um shopping tem um bom movimento e um fluxo de pessoas que podem ser o público-alvo para uma casa de vídeo games, então situar a loja em um shopping seria uma boa opção.

Antes de pesquisar qual a melhor localização, certifique-se de que a pesquisa será realizada de acordo com a estratégia mercadológica, ou seja, a loja deverá encontrar um local em que seja frequentado pelo seu público-alvo, que são crianças, adolescentes e jovens adultos.

Certifique-se também quanto á renda local, pois os consumidores de videogames super avançados têm uma renda de média para alta.

Layout de uma casa de vídeo games

Invista em um layout moderno e ao mesmo tempo em que deixe a vista os lançamentos principais e aqueles games que o empresário tem a necessidade de vender primeiro em sua casa de vídeo games.

Decore a loja de modo que ela fique moderna e agradável à frequência do público jovem.

Tendências de Mercado de uma casa de vídeo games

As casas de vídeo games poderão encontrar um terreno fértil no solo da internet, uma vez que os aficionados por games representam o público-alvo que mais acessam a rede mundial de computadores a procura de novidades em games e obter o melhor desempenho nos jogos e, assim, consumirão também os games e seus acessórios. A internet é a casa para quem é apaixonado por games.

A casa de vídeo games poderá centralizar os seus negócios em uma loja presencial e ao mesmo tempo vender virtualmente. Diversificar o canal de vendas pode ser uma boa estratégia para o empresário de games, principalmente se ele se encontra em uma boa posição financeira e mercadológica o suficiente para investir em mais de um canal de vendas.

Fornecedores de uma casa de vídeo games

A indústria de games compõe os segmentos de quatro setores: o hardware, o software, infraestrutura e a tecnologia. Conhecendo todos esses aspectos, o empresário entenderá melhor o ramo em que atua e quais as características dos fabricantes.

É necessário conhecer bem produtos e tendências e assim escolher os melhores fornecedores de todos os segmentos da casa de vídeo games.

Para ter um exemplo da magnitude do ramo, especifiquemos o fator hardware. O hardware é definido como todo aparelho que executa o game e deve ser funcional tecnologicamente falando para suportar um software moderno e ao mesmo tempo deve possuir um design moderno e que agrade o consumidor. Sabendo dessas peculiaridades, se torna mais fácil vender o produto e pedir o melhor para o fornecedor.

O distribuidor que fornecerá os games deverá ter marcas como: a Nintendo, a Sony, entre outras

Pessoal da casa de vídeo games

Selecione pessoas que sejam capazes de conhecer o produto e explicá-lo para o cliente. O game se vende sozinho, pois o público-alvo sabe o quer, resta ao vendedor a tarefa de explicar quais as características e vantagens do game, porque ele é interessante e até algumas dicas de uso.

Não contrate vendedores para a casa de vídeo games, mas consultores de produtos que entendem de jogos e gostem de jogos.

Produtos oferecidos em uma casa de vídeo games

Os games são compostos por computadores, consoles, consoles handheld. É importante que os empresários conheçam todos os componentes dos games, assim também como os produtos que podem ser substituídos, os acessórios para uso.

Estratégia da casa de vídeo games

O importante é que o empreendedor conheça o produto, o público-alvo e o mercado em que está e assim possa comparar o seu negócio com o segmento dos vídeo games como um todo.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Uma primeira opção para análise e estudo de como a empresa está é a análise SWOT. Para realizar uma análise SWOT é preciso conhecer a concorrência.

A análise é um estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

O estudo a ser feito é diante da concorrência, do mercado e dos custos de entrar no ramo de videogames, quais são as forças, ameaças, oportunidades e fraquezas.

As forças podem ser: pertencer a uma Associação e assim conseguir descontos de distribuidores, participar de feiras, exposições e outros.

As oportunidades podem ser: a única casa de vídeo games local a oferecer games avançados de todos os modelos.

As ameaças vêm de a concorrência ser forte, da loja estar localizada em um ambiente com baixo potencial consumidor e outros.

As fraquezas estão voltadas para os custos em se estruturar como loja e também quanto aos investimentos necessários por terem as mercadorias um valor muito alto.

Marketing da casa de vídeo games

Para fazer um marketing eficaz para vídeo games é necessário utilizar os canais de comunicação mais acessados pelo público-alvo. Divulgue a loja com anúncios, folders e panfletos.

E ainda participar de fóruns na internet, blog e ainda redes sociais, ou seja, estabeleça espaços onde possa ser visualizado e apresentar as vantagens da loja.

Preços dos produtos da casa de vídeo games

O preço dos produtos é estabelecido de acordo com os custos das mercadorias e outros custos como taxas que o empresário paga por motivo de estar localizado no shopping e outras taxas possíveis.

O público-alvo para as vendas de vídeo games é sensível mais aos produtos do que aos preços, o que poderá relacionar o negócio com outros fatores para obtenção de lucros que não seja o preço. Mas de qualquer forma, o estudo dos preços é necessário para obtenção da margem de lucro.

Margem de lucro da casa de vídeo games

A margem de contribuição do produto é necessária para o estudo da decisão do administrador quanto aos custos e preços da casa de vídeo games.

A margem é calculada pela diferença entre custos variáveis diretos unitários e preço de venda unitário. Pela equação também é possível saber se os custos indiretos têm uma representação maior ou menor nos custos totais e assim também qual a representação desses custos no lucro.

Ao final chega-se a uma equação:

Preço de venda=custo direto +despesa direta +margem de contribuição

Por essa equação é possível não descobrir o preço ideal, como também medir o que seria melhor para obter lucro, diminuir ou aumentar preço, diminuir ou estabelecer custo.

Sem esquecer que a lucratividade também é fator imprescindível para decisões quanto ao marketing.

Organização do Processo Produtivo em uma casa de vídeo games

Para montar uma casa de vídeo games é necessário organizar sua estrutura de vendas com automação dos processos com software fiscal, comercial e ainda que possua controle de estoques. Um software financeiro também deve ser agregado ao negócio.

Informatizar o processo de vendas, recebimento e contas será essencial para fidelizar o cliente, atender mais rápido e com maior eficiência e ainda obter um maior controle na gestão de produtos e estoques e rentabilidade.

Depois de descobrir como montar uma casa de vídeo games já pode abrir seu próprio negócio e começar a ganhar dinheiro.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Um comentário sobre “Como montar uma casa de vídeo games
  1. DANIEL disse:

    Esclarecedor, animador e direto.
    Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Abra Uma Loja de Roupas de Praia

Abra Uma Loja de Roupas de Praia

Produtos voltados para o uso na praia costumam vender bem. As pes...
Como abrir uma barbearia

Como abrir uma barbearia

Já imaginou abrir uma barbearia? Os grandes salões de beleza pare...
Como montar uma agência de cuidadores de idosos

Como montar uma agência de cuidadores de idosos

Com o aumento da expectativa e qualidade de vida, famílias e idos...

Curta O Novo Negócio!

A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...
Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Neste artigo, veja como conseguir financiamento para o seu negóci...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

Existem alguns negócios que são próprios para mulheres, podendo s...
5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)