Fábrica de polpa de frutas congeladas

Por:
Fábrica de polpa de frutas congeladas

Fábrica de polpa de frutas congeladas

Mas como? O comércio de produtos congelados resulta em praticidade para o consumidor e ainda traz muitos benefícios para a saúde, porque com o congelamento, as vitaminas são todas conservadas. É uma oportunidade para o produtor rural e também para quem deseja ter sua própria empresa.

O mercado de fabricação de polpa de frutas congeladas

A polpa da fruta é obtida pelas partes comestíveis da fruta carnosa, maduras e frescas. As mais vendidas são a de abacaxi, açaí, acerola, goiaba, mamão, manga, maracujá e morango, isso porque é através delas que podem surgir sobremesas, sucos, doces e sorvetes.

Em agosto de 2011, foi divulgado o resultado de um estudo feito pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no qual ficou constatado que o consumo de frutas no país ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apenas 18,2% dos entrevistados consomem a quantidade mínima diária, que é de400 gramas. Foram quatro meses de pesquisa, que entrevistou 1.420 pessoas em diferentes níveis de escolaridade, sociais e em diversas regiões.

Isso quer dizer que mesmo sendo um país que produz muita fruta, ainda estamos consumindo pouco. Esse dado deve ser reparado por aqueles que pretendem abrir um negócio como o de uma fábrica de polpa de fruta congelada.

Mas como pode ser um bom investimento se o brasileiro não tem o hábito de consumir tantas frutas? Por conta disso mesmo, é que a polpa de fruta congelada pode ser uma saída, já que o consumo tão desejado pode vir por meio de outros produtos, derivados das frutas.

Quem são os clientes de uma fábrica de polpa de fruta congelada

Os consumidores de uma fábrica de polpas de frutas congeladas são restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias, casas de sucos, escolas, hospitais, empresas, enfim, uma gama imensa pode ser pensada, pois há muitas possibilidades de alimentos e bebidas que podem ser feitos com o tal produto.

Já pensou em ter um carrinho de açaí? Veja nosso artigo sobre isso.

O essencial no momento em que o empreendedor perceber tudo isso, é focar exatamente qual tipo de cliente pretende atender, para poder conhecê-lo profundamente, para saber as suas reais necessidades e desejos e, como consequência, conseguir então fazer um atendimento capaz de atrair essa clientela e ainda fidelizá-la.

Leve em consideração o foco de que o seu objetivo é conseguir clientes, por isso, estude e aproveite as dicas de vendas.

Análise da concorrência ajuda bastante

Realizar uma pesquisa de mercado para identificar os possíveis concorrentes também é um ponto a ser considerado quando o assunto é abrir um negócio. Os especialistas em negócios sempre afirmam que é vital para a futura empresa analisar o mercado como um todo, tentar enxergar as possíveis lacunas existentes e atuar nelas, procurar preencher esses espaços vazios para poder então satisfazer os clientes já existentes ou até mesmo conquistar uma possível demanda reprimida.

Esta analise deve fazer parte do seu plano de negócios. Não sabe o que é? Veja nosso artigo sobre o que é um plano de negócios.

Localização da fábrica de polpa de frutas congeladas

As polpas congeladas devem estar em locais adequados e esse cenário requer equipamentos que sejam exclusivos para o processamento das frutas. Por isso, não pode ser um imóvel em que não haja capacidade na rede elétrica ou de espaço para suportar tais equipamentos.

Outro dado imprescindível é verificar junto à prefeitura a possibilidade de exercer tal atividade em determinada localidade, pois segundo as diretrizes dos planos urbanos, a grande parte dos municípios brasileiros escolhe em quais áreas das cidades podem ou não ter atividades empresariais.

Além disso, também é preciso que o imóvel esteja próximo ao cliente para poder atendê-lo de maneira mais eficiente.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

A planta dele também deve ser verificada junto ao governo municipal, pois se algumas obras foram feitas e não constam nela, é sinal de ilegalidade e perigo para a própria infraestrutura do local.

Como tornar conhecida a fábrica de polpa de frutas congeladas

Fazer com que a fábrica de polpa de frutas congeladas torne-se conhecida significa muito trabalho pela frente. Inicialmente, é interessante visitar os possíveis clientes, levar amostras dos produtos e negociar preços e promoções. Somente depois disso é que é possível fazer uma publicidade em veículos de comunicação adequados.

Os meios usados para a divulgação da fábrica devem ser aqueles que façam parte do consumo da clientela. Por exemplo, se o empreendedor visa ao atendimento de estabelecimentos como restaurantes e bares, é indicada uma publicidade em publicações que são feitas para esse público, sejam elas impressas ou dispostas na internet.

Bons meios de divulgação é através de panfletos e promoções. Por isso, sugiro que leia os dois artigos abaixo:

Criar um site também facilita as futuras negociações. Talvez os clientes não tenham exatamente aquele tempo desejado de conhecer o produto do empreendedor quando esse vai procurá-los, mas depois podem dispor de alguns minutos e esses devem ser gastos no site da fábrica. Quer aprender como montar uma loja virtual?

Na página, devem constar todas as informações possíveis, de forma clara, concisa, de maneira que possam ser entendidas imediatamente. Um site incompleto, com muitas restrições ou dificuldades de achar tal informação acaba sendo desanimador para quem está ali visitando e, ao mesmo tempo, um estímulo para procurar os sites dos concorrentes.

Como funciona a produção de polpa de fruta congelada

Os empreendedores devem escolher os seus fornecedores de frutas de maneira que possam ter acesso à produção delas ou ter ir em sacolões e centrais de abastecimentos de alimentos para garantir bons produtos. Para ter polpas de qualidade as escolhas precisam ser feitas desde a colheita, passando pelo transporte até chegar ao armazenamento.

Escolher a fruta não é apenas fazer o pedido, mas fazer análises mais profundas para verificar possíveis contaminações por micro organismos, agentes químicos, para conferir se não há detritos de animais e partes não comestíveis.

Depois de já verificadas e compradas, as frutas serão submetidas a determinados processos, como descascamento e preparo (muito cuidado para não contaminá-las); despolpamento, que deve ser feito logo depois que as frutas forem descascadas; acabamento/refino para melhorar o aspecto visual e estabilidade física e conservação, que é o congelamento em si.  Para tal, podem ser usadas câmaras, túneis, freezers verticais ou armários de congelamento.

A distribuição requer uma atenção especial. Quando o produto estiver armazenado a -18ºC, é preciso passar para -25ºC antes da distribuição, isso é uma norma industrial.

Dicas de negócio – Fábrica de polpas de frutas congeladas

Aqueles que vão entrar no mercado de fábrica de polpas de frutas congeladas devem procurar um diferencial para conquistar mais e mais clientes. Uma dica, por exemplo, é explorar o que a natureza brasileira tem de bom para nos oferecer.

Existem frutas que são típicas de determinadas regiões e essas podem ser vendidas em locais que nunca se ouviu falar nelas ou que, pelo menos, é pouco popular. Isso pode ser visto como um risco de encalhe de estoque ou como uma oportunidade de trazer mais e novas opções aos clientes.

Tudo vai depender do espírito empreendedor do dono da fábrica, do olhar dele sobre as oportunidades e ameaças, da sua negociação com os fornecedores e da publicidade a ser feita.

E você, tem qual espirito empreendedor? De encontrar oportunidades ou de correr com medo dos riscos?

Que tal ter sua própria fábrica de polpa de frutas congeladas?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

6 comentários sobre “Fábrica de polpa de frutas congeladas
  1. Maria Berenice Martins Marques disse:

    Amei as informações encontradas no site de vocês. Fiquei feliz em receber esclarecimentos que me fizeram nortear o meu caminhar para a abertura de um negócio em casa na área de gastronomia. Grata pelas informações! Maria Berenice Martins Marques. Manaus/Amazonas/Brasil

  2. Luciano Cezimbra de Oliveira disse:

    Já sou proprietário de uma fábrica mas estou precisando dar um upgrad desde a fabricacão das mesmas até a distribuição e busca de novos clientes, como fazer?

  3. GISELLE disse:

    Aproveitei muito essas informações. Estou com grande esperança de abrir um fábrica de polpa congelada. Mas a princípio quero fazer apenas de morango e produzir o morango em minha propriedade.
    Espero conseguir. Obrigada e sucesso!

  4. GENÁDIO EVALDO DOS SANTOS disse:

    NA CASA ONDE MORO TEM 05 (CINCO) PÉS DE MANGAS ENTRE ROSA, COQUINHO E ESPADA.OCORRE QUE 70% DOS FRUTOS CAEM E ESTRAGAM. TEM TAMBÉM UM PÉ DE CAJÁ EM FRANCA PRODUÇÃO QUE ACONTECE O MESMO.
    ME DEEM UMA DICA PARA MONTAR UMA EMPRESA “MICRO EMPREMPRESÁRIO INDIVIDUAL-MEI”.
    GRATO E ABRAÇOS.

  5. samuel couto disse:

    tenho muita vontade de fazer polpas de frutas para vender, isso partiu que na minha casa passava sempre uma mulher vendendo polpa e todas a vezes ja tinha acabado, ela nao consegue atingi nem metade dos seus cliente, ela pega de otra pessoa pra revende, quero muito entra nesse mercado e preciso de ajuda

  6. Jarbas Dias disse:

    Gostaria de parabenizar por todas as informações contidas no texto,confesso que ajudaram muito as esclarecer muitas duvidas já que pretendo entrar nesse ramo de Polpa de frutas.

    Atenciosamente um muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como montar um escritório de cobrança
Como montar um escritório de cobrança...
Um escritório de cobrança é voltado a atender empr...
Como abrir um cinema
Como abrir um cinema...
Já imaginou abrir um cinema? Assistir um bom filme...
Distribuidora de bijuterias - Ideia de negócio lucrativo
Distribuidora de bijuterias - Ideia de negócio lucrativ...
Um negócio de distribuidora de bijuterias consiste...
Como abrir uma empresa de aluguel de utensílios para festas e eventos
Como abrir uma empresa de aluguel de utensílios para fe...
O mercado de eventos não para de crescer. O Serviç...
20 produtos para vender e lucrar
20 produtos para vender e lucrar...
Ter um rendimento extra no final do mês ou se ded...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores