Como abrir uma escola de educação infantil

Por:

Como abrir uma escola de educação infantilA educação infantil é algo peculiar, por isso existe a necessidade das crianças serem educadas em espaço próprio e com atividades voltadas para a idade de 2 a 11 anos, em uma escola de educação infantil.

Lembre-se que as escolas podem restringir a idade dos alunos matriculados de acordo com a estrutura e proposta pedagógica.

Mercado da escola de educação infantil

Primeiro passo para quem pretende abrir uma escola de educação infantil é vislumbrar uma necessidade local pelos serviços que a escola infantil irá prestar.

O outro passo é identificar qual a localização com potencial consumidor e qual a estrutura ideal para atender a esse potencial.

Uma dica para saber como está o mercado para a abertura de uma escola de educação infantil é saber identificar quais regiões tem uma demanda maior de bebês que logo se tornarão alunos de escolas infantis.

Pesquisa de mercado na escola de educação infantil

A pesquisa de mercado poderá ter início identificando junto ao IBGE qual a porcentagem de bebês na região e de crianças em idade ideal para frequentar uma escola de educação infantil ou creche.

Depois da pesquisa é necessário identificar qual o potencial consumidor e quais as características do público-alvo.

Na pesquisa sobre as características do público-alvo descubra se os pais preferem escolas de meio período ou de período integral e estruture seus serviços de acordo com a demanda.

Localização da escola de educação infantil

Caso não haja um potencial consumidor no local pesquisado mude o local de instalação, estão cada vez mais crescentes regiões em que a população é formada em sua maioria por casais sem filhos e idosos, essa situação é adversa para quem pretende abrir uma escola infantil, a solução então é procurar outra localidade.

Prefira se localizar estrategicamente próximo á moradia ou local de trabalho dos pais. Existem empresas que possuem muitos colaboradores e os mesmos precisam matricular seus filhos em creches ou pré-escolas, daí a oportunidade de negócios e possibilidade de atender essa demanda.

A localização deve estar próxima á postos de saúde e hospitais, essa localização também é estratégica caso haja alguma emergência.

O terreno deve ser o mais plano possível, isso evita acidentes e com área livre razoável para realização de recreação.

Perfil empreendedor na escola de educação infantil

O pré-requisito para quem pretende abrir uma escola de educação infantil é o perfil de carinho com crianças, dom para educação e ensino.

A proposta, portanto é de alinhar o dom para educação com a atenção, cuidado e carinho pelas crianças.

Sabendo que as crianças constantemente estão envolvidas em situação de perigo e ainda não têm como padrão de comportamento uma obediência natural, dessa forma é preciso que aqueles que cuidam de crianças tenham atenção redobrada, concentração e paciência, pois se trata de um serviço peculiar.

Organização do processo produtivo na escola de educação infantil

Pela promulgação da lei nº 9.394/96 que se pauta na lei de diretrizes e bases fica acertado que as crianças de zero a três anos de idade serão atendidas por creches e crianças de quatro a seis anos de idade serão atendidas por escolas infantis.

Dessa forma as escolas infantis podem organizar suas atividades de forma que possa atender as atividades voltadas para crianças de zero a três anos e crianças de quatro a seis anos.

Para atender a educação infantil a escola deverá contar em sua administração com pelo menos um pedagogo formado e com registro profissional.

Os professores de educação infantil devem ter do magistério até a formação pedagógica completa.

As atividades pedagógicas, a metodologia e didática adotada devem ser integradas por diversas atividades lúdicas como jogos, teatros, música, brincadeiras, atividades folclóricas, brinquedos diversos que tenham como função o desenvolvimento da noção espacial, de cognição, de coordenação motora e outros.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Serviços oferecidos na escola de educação infantil

As escolas infantis podem oferecer serviços de creche, atividade extra classe como natação, inglês e música.

O diferencial em serviços tem como característica aumentar o poder competitivo das escolas infantis.

Para atender as atividades de creche é necessário planejamento e restrição da demanda de crianças e montagem de uma estrutura que atenda a essas necessidades de atividades, pois muitas crianças em um local sem estrutura ou mesmo quando há estrutura mínima significa que o serviço prestado não terá a qualidade esperada.

E para que os serviços sejam oferecidos com qualidade é necessário que haja até quatro ou cinco crianças por monitor e um professor para o total de até 20 crianças, um grupo pequeno de crianças para um professor e um monitor é um diferencial para as escolas de educação infantil e fator de competitividade, pois quando o professor atende um menor número de crianças ele pode prestar mais atenção individual e seu trabalho é mais produtivo.

Na escola deve ter ainda estrutura suficiente para atender as atividades de creche e pré-escola, se o estabelecimento preferiu atender a essa necessidade. Assim a escola infantil deve organizar uma estrutura ideal para atender as creches com refeitórios para as crianças, com cozinha completa, merendeiras, berçários, espaço para brincar e para descanso das crianças maiores.

Sendo que o espaço de creche não deve se misturar ao espaço de escola.

Estrutura da escola de educação infantil

Uma escola infantil deve contar com uma estrutura que tenha sanitários com instalações adaptadas ao tamanho das crianças, piso antiderrapante e espaço para refeitórios com mesas e cadeiras também adaptadas ao tamanho das crianças.

Deverá ter também uma área destinada para os serviços de apoio com cozinhas, copa, banheiro e vestiário para os colaboradores.

A área deve conter também espaço para as atividades infantis com uma área para banheiros e com ducha para crianças, parquinho, área coberta com telhado ou árvores para realização de atividades artísticas e atividades recreativas.

Concorrência da escola de educação infantil

Antes de organizar as atividades, estrutura e serviços oferecidos pela escola infantil, como também os recursos que serão alocados é necessário também que a escola infantil pesquise o mercado concorrente, o que esse mercado oferece, quais os serviços prestados, qual o diferencial, capacitação do corpo docente e estrutura.

Analise os pontos fracos da concorrência, lembrando que as escolas infantis devem focar sua atenção para os clientes e suas necessidades.

Investimentos da escola de educação infantil

Para atividades de recreação os investimentos fixos serão com material para pintura, televisão, videocassete ou similar, aparelho de som e outros dependendo das necessidades de aprendizagem das crianças e eventos que serão realizados.

Investimentos também com a montagem de escritórios com mesas e armários para o escritório e para a sala de professores, computador e telefones.

Os outros investimentos serão variáveis e dependerão da demanda das atividades operacionais com materiais de expediente e utilizado nas atividades pedagógicas.

Lembrando que a escola infantil terá despesas fixas com o pagamento de água, luz e telefone e ainda com a contratação de professores e colaboradores, aluguéis e impostos.

Para administração de custos e receitas as escolas de educação infantil devem calcular seus custos imprescindíveis e reduzir despesas operacionais se possível e, ainda gerar receita para pagamento de suas obrigações e manutenção do lucro.

Pessoal da escola de educação infantil

Para a direção da escola de educação infantil o profissional (a) deverá ter curso superior completo em pedagogia ou curso superior de educação ou pós–graduação na área de educação.

Os professores deverão ser formados em pedagogia ou o normal superior (antigo magistério), lembrando que o curso superior normal é um curso com graduação plena e licenciatura.

Cursos de magistério profissionalizante com nível de segundo grau, não possui efeito no mercado de trabalho desde o ano de 2000.

A escola de educação infantil contará também com profissionais de educação física, nutricionistas, enfermeiras, porteiros, assistentes administrativos, coordenadores de educação e outros, dependendo das atividades que serão executadas na escola infantil e que requer profissionais capacitados.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


One comment on “Como abrir uma escola de educação infantil
  1. JANCINETE STONE disse:

    OLÁ!
    GOSTARIA MUITO DE MONTAR UM NEGÓCIO TIPO UM LOCAL PARA OS PAIS DEIXAR OS FILHOS QUANDO QUIZEREM SAIR, SEJA PARA DORMIR OU FICAR ATÉ QUE OS PAIS RESOLVEREM SEUS COMPROMISSOS. POR EXEMPLO: SAIR PARA JANTAR FORA, FESTA, MÉDICOS E ETC…
    PRECISO DE AJUDA!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!