Como Montar Uma Oficina de Roupas

como montar uma oficina de roupasMontar uma oficina de roupas poderá ser uma opção rentável e de crescimento profissional para pessoas que já têm o talento para o ramo têxtil, já que para lidar com este ramo são necessários certos conhecimentos.

É necessário que o empresário conheça os diversos insumos que farão parte do processo produtivo como no caso de tecidos: saber o que é tendência de acordo com a demanda, identificar os diferentes tipos de tecidos e seus usos.

Produtos

Os produtos produzidos pela oficina de roupas deverão refletir a tendência de mercado, pois o empresário deverá produzir de acordo com a oportunidade de mercado encontrada através de pesquisas e análises dentro do que a oficina poderá produzir e conforme a localidade em que estiver instalada.

 Mercado

Antes de ingressar no ramo têxtil, o empresário deverá considerar o que será uma oportunidade de lucro. Por exemplo, às vezes o conhecimento ou talento profissional dos estilistas está no ramo de tricô, mas existe uma necessidade e possibilidade de atender um mercado de moda praia, então o que pode ocorrer é uma mudança de foco para obtenção de sucesso mercadológico.

Essa mudança se justifica se o empresário tiver que mudar a especialidade do seu negócio a fim de obter um sucesso que ainda não aconteceu no setor em que está, o que exigirá neste momento visão de mercado para mudar e flexibilidade tanto técnico-profissional quanto pessoal.

Tendências de Mercado

A criatividade e visão necessárias para enxergar as tendências da moda e oportunidades de negócios são características essenciais para aqueles que desejam ingressar no ramo da moda, como também a qualidade dos produtos oferecidos.

Há oportunidade de mercado para todos os setores do ramo têxtil: algodão, roupas íntimas, praia, roupas sociais, uniformes e etc.

A análise do mercado de roupas têxteis é animadora. No Brasil, o setor é responsável por 10% do PIB, dados da Fundação Getúlio Vargas, o que significa que a indústria têxtil é responsável por empregar milhões de pessoas e detém uma fatia de exportações significativa.

Exportações

O atual mercado têxtil está sendo impulsionado em sua maioria pelas exportações de pequenos empresários e estilistas que produzem sozinhos. A opção de exportar se dá pelos seguintes fatores:

  • No mundo da moda quando um artigo é de qualidade e representa uma tendência para consumidores e lojistas, o produto não cabe dentro de um país. Isso ocorre porque há qualidade, demanda e globalização interativa.
  • Outro fator para exportação se deve à concorrência interna que dá ao empresário a opção de exportar seus produtos a fim de expandir seu mercado e este vê no exterior um mercado potencial, uma vez que não pode depender apenas do mercado interno para obter sucesso.

Para saber mais sobre exportações e incentivos para a pequena empresa acesse o site: . A Apex-Brasil tem como objetivo incentivar Empresários Individuais e Pequenas Empresas no processo de internacionalização de seus produtos.

Concorrência

Essa tendência se explica pelo fato de que para vencer a concorrência mesmo com um bom produto, as estratégias são de comercialização e algumas oficinas de roupas regionalizam a venda, especializam o tipo de produto e até exportam. Portanto, para obter continuidade no ramo é preciso ser flexível e mudar quando necessário a forma de vender.

Assim, se faz necessário uma análise da concorrência de acordo com nichos de mercado, regiões atendidas e não atendidas e possibilidade de exportação. E depois da análise, a oficina poderá estabelecer onde terá uma maior fatia de mercado, ou seja, um maior número de clientes. As opções são diversas: o empresário poderá vender para outras lojas, produzir e vender em loja própria, trabalhar com Prêt-a-porter e outros.

Qualificação

Qualifique-se sempre, pois o ramo da moda é um dos mais concorridos e os consumidores só usam e compram o que lhe agrada e o que está na moda. Além de entender sobre produção e estilos atuais de confecções, os empresários também deverão saber noções básicas sobre a gestão de negócios.

Vai dar lucro?

Para qualificação, os empresários e funcionários poderão participar de workshops, cursos, palestras ou mesmo mantendo informando lendo conteúdo literário sobre o ramo.

Produtos oferecidos

O empresário poderá exercer suas atividades produzindo malharia, roupas íntimas, uniformes e outros.

Um ramo crescente no mercado das oficinas de roupas é concentrado na produção de uniformes para empresas, escolas, roupas personalizadas e outros. Para atender esse mercado crescente, o empresário poderá escolher uma localização estratégica próxima às empresas ou escolas, para que os clientes saibam exatamente onde poderão encomendar os uniformes.

Para ingressar neste negócio, pesquise a necessidade de atendimento na região escolhida ou escolha uma região com essa demanda e divulgue seus serviços, investindo na qualidade e padronização de processos e treinando o pessoal. Com certeza você obterá sucesso no ramo de uniformes ou roupas personalizadas.

Veja também: Como iniciar uma confecção de uniformes.

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Localização

A localização escolhida para a oficina de roupas será influenciada pelo processo produtivo e estratégia de vendas, pois se o propósito da oficina é atender um mercado prêt-a-porter, ela deverá se localizar estrategicamente próxima ao público-alvo ou em avenidas em que tenham outras opções de lojas comerciais para confecções, o que dá ao consumidor mais uma opção de compra.

A oficina poderá se localizar ainda em centros comerciais mantendo o seu negócio bem visível se a produção é voltada para confecção de uniformes.

Vai dar lucro?

Para a oficina que produz para fornecer para lojistas, uma opção é o meio-termo, ou seja, não é necessário uma grande visibilidade dos clientes para encontrar a oficina, que pode se instalar em pólos industriais e outras opções.

Porém, as oficinas de roupas que fornecem para outras lojas podem estrategicamente se localizar próxima a alguns de seus maiores compradores, constituindo assim um diferencial para oficina que se posiciona como fornecedora.

Pessoal

A equipe da Oficina de Roupas deverá ser composta de no mínimo quatro funcionários específicos para cada função, ou seja, o pessoal do atendimento e vendas só exercerá esta função e deverão conhecer bem os produtos oferecidos.

Já os costureiros ou estilistas constituem o cerne do negócio e deverão ser valorizados, receber benefícios além da remuneração e participar de cursos, workshops, treinamentos e todo o incentivo para incentivar a criatividade, qualidade e qualificação.

Investimentos

Para montar uma Oficina de Roupas, o empresário gastará com instalação, insumos, divulgação do negócio e outros itens.

Começaremos a falar sobre o investimento com instalação. A instalação necessária poderá constituir um espaço com 20m² a 80m² com sala de produção, sala de espera decorada agradavelmente para os clientes com revistas de moda.

A estrutura contará também com equipamentos como máquinas e insumos necessários para costura como tecidos diversos, botões, zíperes, embalagens.

Fará parte da estrutura também o escritório com computador, impressora, fax e telefones.

A oficina que vende prêt-a-porter poderá contar também com um balcão para pagamento com impulso de compras com acessórios como cintos, bolsas, enfeites para cabelos, lenços, echarpes e outros.

Portanto, os empresários deverão calcular todos os custos possíveis e despesas administrativas e para formalização, lembrando que o maior investimento para o início das atividades será com imóvel e máquinas, sendo que o imóvel poderá necessitar de adequações e de móveis para decoração do espaço de espera dos clientes.

O que achou das nossas dicas para montar uma oficina de roupas? Comente:

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Estou desejosa de empreender, mas sou muito insegura, creio que vou conseguir, depois de amenizar meus medos seguindo suas sugestões, muito obrigada

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