Como abrir uma loja de bolsas e calçados femininos

Por:

Como abrir uma loja de bolsas e calçados femininosSaiba como abrir uma loja de bolsas e sapatos femininos e lucrar com o empreendimento. Por mais que se diga o contrário ou pareça uma lenda urbana, acessórios femininos são os artigos que mais vendem no mercado. As mulheres formam o grupo consumidor mais forte do mercado e isso é fato. Por isso, volta e meia os números do setor de confecções voltado para as mulheres apresentam um aumento e tudo indica que isso é apenas o começo, pois com a valorização da moeda nacional e desvalorização do dólar, o comércio tende a vender ainda mais, o que será bom tanto para o empresariado do setor como para os consumidores, que poderão comprar mais por menos.

Para quem deseja abrir uma loja de bolsas e calçados femininos, saiba que este pode ser um excelente negócio, talvez mais lucrativo que confecções. A tendência das mulheres é investir bem mais na compra de acessórios que em roupas e muito mais ainda que na compra de eletrônicos, podendo ser um segmento extremamente lucrativo, basta saber como fazer. O ideal é que antes de qualquer coisa seja feito um plano de negócios, uma forma de investir corretamente o seu capital inicial e entrar com mais segurança no empreendimento, um erro que muitos novos empresários cometem. É comum que recém embarcados no ramo de negócio entrem com o capital e partam para o idealismo, sem um plano por escrito de como investir, o que causa o fechamento de pequenas e médias empresas em menos de um ano.

Se você quiser realmente saber como abrir uma loja de bolsas e calçados, veja o nosso passo a passo a seguir com informações e etapas que não podem faltar em seu planejamento para que tenha sucesso no empreendimento.

Público-alvo

Antes de enveredar em qualquer ramo de negócios, sempre estude quem são seus compradores e os clientes que irão frequentar a sua loja todos os dias. É uma forma de saber o que eles querem e também de tornar o ambiente agradável. Para uma loja de bolsas e calçados femininos, o seu público-alvo são mulheres entre 20 e 40 anos em média. As demais faixas etárias são compradoras esporádicas.

Em sua maioria são mulheres que gostam de investir em acessórios, que se vestem de forma social, com requinte e que procuram artigos diferenciados para o dia a dia. É comum que usem mais de uma bolsa e tenham mais de dez sapatos, pois variedade para o público feminino no closet é de extrema importância. São ainda seus clientes homens, de forma mais esporádica, que pensam em presentear parentes, parceiras e amigas.

Localização da loja de bolsas e calçados

Uma loja de calçados e bolsas femininas costuma vender bem em qualquer lugar. Por isso, a localização aqui pouco influi no resultado geral do saldo positivo. O ideal, porém, é que se invista em locais que vendam nas redondezas produtos com a mesma finalidade. Lojas de bolsas costumam estar localizadas na mesma vizinhança e lado a lado com lojas de roupas e aviamentos, que são produtos também consumidos pelo público feminino.

Uma boa dica é optar por galerias de pequenas lojas, que formam em conjunto pequenas boutiques, bem apreciadas como endereço na hora da compra. É uma forma de fugir de centros comerciais populares e assim valorizar os produtos. Caso não saiba, é preciso ter em mente que a localização influencia diretamente no preço dos produtos. Quanto mais alto o padrão do bairro em que a loja estiver localizada, maior o preço e o inverso também é verdadeiro. Por isso, uma boa dica é optar pelo formato de boutique, em bairros de classe média alta e trabalhar com uma variedade de itens que atinja o padrão dos moradores de tal bairro.

Para quem está pensando em montar uma marca própria ou já tenha um negócio lucrativo, montar uma loja de bolsas e calçados femininos em um shopping pode ser uma excelente opção. Porém, saiba que o aluguel de tais estabelecimentos pode ser 10 vezes mais caro que o mesmo espaço fora do shopping, mesmo que seja em frente. Há ainda outras taxas e normas envolvidas quanto a esta localização como hora padrão de fechamento e abertura, bem como vitrines que devem ir de acordo com o padrão do shopping, o que pode não compensar na renda mensal da loja.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Documentação necessária

Como todo estabelecimento comercial, é preciso ter como documentos abertura de firma legalizada na Receita Federal, para que seja emitido o CNPJ e assim a loja possa estar legalmente registrada na junta comercial da cidade. É preciso ainda ter registro de bombeiros e vigilância sanitária, que neste segmento é apenas padrão, já que não é servido alimentos no estabelecimento, quando se faz necessária uma licença especial.

A documentação padrão é necessária para movimentar conta bancária em nome da loja, poder conseguir financiamento e também dispor do serviço de cartão de crédito, de extrema importância hoje em dia. É preciso ainda ter um CNPJ para emitir nota fiscal, um artigo que não apenas é obrigatório para o estabelecimento como pelo Código de Defesa do Consumidor.

Funcionários de uma loja de bolsas e calçados

Não mais que cinco funcionários são necessários neste modelo de loja, que é o ideal para que o empreendimento funcione da melhor forma sem problemas, sendo dois ou três vendedores e um administrativo-financeiro, mas isso se você for o gerente e tomar conta do empreendimento de perto. Caso precise de mais funcionários, a melhor forma é usar o processo de contratação temporário, para períodos de alta de vendas como o feriado do Dia das Mães e Natal. Fazer um contrato de apenas um mês pode ser melhor que investir em um funcionário para os demais meses do ano.

Investimento inicial

Estima-se que o valor do investimento inicial de montar uma loja de pequeno porte no segmento aqui descrito gire em torno de R$ 70 mil. Está somado neste valor sugerido o custo com a montagem da estrutura, aluguel com contrato e os gastos com funcionário. O maior gasto, sem sombra de dúvidas, será de capital investido para compra de bolsas e calçados, o material para venda.

O valor gasto com a estrutura para montagem pode ser simples ou mais complexo, variando bastante. O ideal é que se compre o básico como vitrine de vidro, portas corrediças para segurança e prateleiras para a exibição de bolsas e sapatos. Opte ainda por fazer uma vitrine especial na fachada para mostrar seus lançamentos, os produtos recém adquiridos.

Produtos para uma loja de bolsas e calçados

Os empreendedores deste modelo de negócio podem agir de duas formas: vender várias marcas ou vender apenas uma marca. Uma sugestão de material é trabalhar com produtos em couro, que são os mais vendidos e preferidos pelas mulheres pela durabilidade do produto. Porém, outros materiais semelhantes a couro como o courino também têm boa saída. O tipo de produto vai depender também do seu público-alvo, que por sua vez depende diretamente da localização. Não dá para montar uma loja com bolsas de plástico se a sua loja fica em bairro de classe média alta. Avalie localização e poder aquisitivo dos seus futuros clientes antes de fazer a compra.

Uma boa pedida poderia ser investir em apenas uma marca, se possível que não seja vendida em diversos locais. Lojas de grife de bolsas e sapatos que revendem itens importados também são bem queridas, principalmente se forem localizadas em galerias e nos moldes de uma boutique. Para ser uma boutique, não se esqueça de caprichar na decoração com pequenos mimos como água e café, sofás ou pufes para os clientes, entre outros artigos que podem ajudar no conforto e melhorar o serviço.

Antes de fazer a compra de qualquer produto para a revenda, não se esqueça de ficar ligado nas tendências da moda do setor e assim fazer compras de modelos mais novos. Verifique eventualmente revistas de moda e beleza, bem como as vitrines dos seus concorrentes diretos, que também irão ajudar a estipular um valor para venda.

Gostou da ideia de abrir uma loja de bolsas e calçados femininos? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

18 comentários sobre “Como abrir uma loja de bolsas e calçados femininos
  1. Antero disse:

    Ótimo texto. Vcs têm para venda algum material específico para quem quer abrir uma loja de calçados femininos?
    Por exemplo, como calcular o valor de cada sapato para se obter lucro ou quanto é preciso vender par se obter o lucro. Procuro um planejamento detalhado.
    Grato

  2. ana beatri gahyva disse:

    Olá,

    Gostei bastante do link como montat uma loja de bolsas e sapatos, estou em fase de pesquisa e me ajudou bastante. Podem me informar a quantidade de produtos ( bolsas e sapatos ) que se compra para a abertura da loja, quantos modelos de cada produto se deve ter para começar. Acho bolsa mais fácil, mas sapato fico um pouco insegura. Podem me ajudar ?

    • Costantini disse:

      Abra sua Griffe de Bolsas e Contrate-nos Exclusivamente, Esteja na Tendência Direto da Feira de Milão.

      Aproveite este Diferencial para sair na Frente!

      Visite nosso Site:www.costantinicouros.amawebs.com

  3. Jair disse:

    Gostaria de estar abrindo uma loja de bolsas e gostaria de mais informação. Onde abrir ? Moro em São José dos Campos SP.

    • Costantini disse:

      Visite nosso Site:www.costantinicouros.amawebs.com

      Abra sua Griffe de Bolsas e Contrate-nos Exclusivamente, Esteja na Tendência Direto da Feira de Milão.

      Aproveite este Diferencial para sair na Frente!

  4. francinilza disse:

    Gostaria de abrir uma loja popular, mas o meu capital de giro é emprestado. Será que vou ter lucro?

  5. Fernanda dos Santos disse:

    Achei o texto muito útil, tenho uma boutique há três meses e ela está bombando, graças a estas dicas!
    Obrigada, um grande beijo da gerente da Tiless Boutique!

  6. maira silva disse:

    Adorei a dica! Estou pensando em abrir uma loja de sapatos e bolsas, gostaria de saber em quanto tempo mais ou menos vou ter pra gerar lucro.

  7. graziele disse:

    Estou começando e ainda procuro me informar mais sobre no que quero investir, mas acho também bolsas e calçados bons produtos para trabalhar. Vcs podem me ajudar com fornecedores?

  8. valdizia disse:

    Olá,

    gostei muito do link como montar uma loja de bolsas e sapatos, estou em fase de pesquisa e me ajudou bastante. Podem me informar a quantidade de produtos ( bolsas e sapatos ) que se compra para a abertura da loja e quantos modelos de cada produto se deve ter para começar? Acho bolsa mais fácil, mas sapato fico um pouco insegura. Podem me ajudar ?

  9. cristiano disse:

    Gostaria de abrir uma loja de calçados, mas queria informações de porcentagem e fornecedores bons, alguém poderia me informar?
    Gostei muito da matéria, parabéns.

  10. Aline disse:

    Qual o valor mínimo que tenho que ter para abrir uma loja de sapatos de pequeno porte e quando terei o lucro inicial?

  11. Silvania disse:

    Olá! Fabrico Chinelos personalizados, mas irei abrir uma loja de calçadose gostaria de saber onde compro ou revendo os sapatos tipo os de marcas, por ex: Via mart, Vizzano, Mariotta etc… ligo direto p/ eles?

  12. ana lucia oliveira da silva disse:

    Eu já tenho um salão de beleza e gostaria de associar com a loja de bolsa e sapato. Será que dá certo? Ficarei muito grata se estive uma resposta.
    Ana

  13. mailson disse:

    Gostaria de ter uma ideia de quanto custaria para eu abrir uma loja de roupa de porte pequeno em Piracicaba.

  14. rosi disse:

    Muito boas as dicas aqui bem colocadas, pois estou fazendo pesquisa logística para montar uma loja de bolsas e acessórios, localização é em bairro de publico diferenciado. Se possível me mandem mais dicas, eu agradeço…Parabéns e obrigada.

  15. Sónia da Felicidade Micolo Conceição disse:

    Boa Tarde
    preciso da vossa ajuda, estou a fazer a minha monografia de projecto de investimento de uma empresa, enviam-me alguns trabalhos para eu analisar.

  16. POLLYANA disse:

    Vou abrir uma loja de calçados bolsas e acessorios femininos em geral… so que vai ser atacadooo .. vou comprar as peças em SP pra revenda .. esse negocio de ganhar mais na quantidade d pças vendidas do que ganhar mais em cada peça.. funciona?? pq meu publico alvo será revendedores de outros estados .. vou vender numa loja em um grande centro atacadista de goiania! Aguardo retorno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar uma empresa de venda e instalação de carpetes

Como montar uma empresa de venda e instalação de carpetes

Os tapetes sempre foram artigos usados ao longo da história, seja...
Loja de utilidades domésticas - Ideia de negócio rentável

Loja de utilidades domésticas - Ideia de negócio rentável

Existem produtos de venda básicos no mercado que, mesmo com uma p...
Como abrir uma empresa de adestramento de cães

Como abrir uma empresa de adestramento de cães

Já pensou em ter uma empresa de adestramento de cães? Os animais ...

Curta O Novo Negócio!

Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...
20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...
Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Neste artigo, veja como conseguir financiamento para o seu negóci...
5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)