Fábrica de bolsas de couro

Por:

fábrica de bolsas de couroO couro é muito usado em diversos artigos, como roupas e acessórios, mas as mulheres não dispensam um item que parece passar de geração a geração: as bolsas de couro. Por conta disso, essa é uma realidade positiva para quem está com ideia de abrir um negócio: uma fábrica de bolsas de couro.

A produção pode ser voltada para o comércio local, para o mercado nacional ou para vendas para o exterior, dependendo de quanto o empreendedor tiver disponível para tocar o seu negócio.

Mercado de bolsas de couro

O mercado de couro em si emprega aproximadamente 500 mil pessoas, movimentando cerca de US$ 20 bilhões. A cadeia produtiva dele abrange curtumes, calçados, componentes e máquinas, reunindo 10 mil indústrias. Esse tipo de serviço está cada vez maior e há países que compram do Brasil: China, Itália, Estados Unidos, Vietnã, México, Indonésia, e Alemanha.

Até há pouco tempo, a fabricação era restrita, mas hoje quem produz calçados e roupas, também faz bolsas de couro. Da mesma maneira que pequenas fábricas estão se voltando ao segmento.

As regiões Sul e Sudeste são as que mais produzem: elas concentram 82% da produção de bolsas de couro, carteiras, malas e acessórios. Por conta disso, a concorrência existe, é grande, mas ainda há espaço para inovadores. Um exemplo disso é o mercado de bolsas infantis, que estão cada vez mais populares entre a criançada, podendo ser um segmento para atuar. Esse crescimento acontece, porque muitos pequenos desejam ficar parecidos com os adultos e com tais bolsas acabam tendo essa noção.

Localização da fábrica de bolsas de couro

Existem diversos aspectos importantes que devem ser considerados para escolher o local onde o imóvel do negócio será instalado. Por ser assim, leve em conta a densidade populacional, o perfil da vizinhança, se existe concorrência por perto, se os fornecedores chegam ao lugar com facilidade e se os fatores de acesso e locomoção, visibilidade, limpeza e segurança são bons para o negócio a ser tocado.

No caso da fábrica de bolsas de couro, o essencial é que defina um local que esteja bem perto tanto dos fornecedores, para não haver altos custos com logística, quanto dos clientes, para que esses possam adquirir as mercadorias com maior facilidade. A localização precisa ser de fácil acesso, ter estacionamento para veículos e lugar adequado para carga e descarga de matéria-prima.

Estrutura do empreendimento, maquinário e pessoal

É preciso planejar as instalações por meio do layout da fábrica de bolsas de couro, que vai otimizar todo o fluxo de pessoas e materiais, levando ao aperfeiçoamento do sistema de produção.

Para uma estrutura básica, é preciso ter uma área de 100 m² e que ainda tenha espaço para haver ampliação, de acordo com o desenvolvimento do negócio. Os ambientes precisam estar divididos em depósito de produtos acabados, depósito de matéria-prima, escritório, expedição, vestiários, refeitório, sala de cortes e de montagem (costura e acabamento).

Ainda verificando o layout, é preciso descrever todo o processo produtivo, saber detalhes das máquinas, é necessário também verificar todas as matérias-primas, como elas serão armazenadas, ver a quantidade de pessoas que vai trabalhar e construir um fluxograma.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

O corpo de funcionários varia conforme o tamanho do empreendimento. É preciso então ter profissionais que atendam todas as fases de produção, tais como acabamento, colagem, corte, costura, embalagem e ainda o pessoal dos cargos administrativos e comerciais, tais como gerente (responsável pela administração, finanças, controle de estoque e das vendas), vendedor (atenderá os clientes e venderá os produtos). Essas duas funções podem ser exercidas pela mesma pessoa, pelo dono do empreendimento.

Os equipamentos necessários para a fábrica de bolsas de couro são balancins hidráulicos, mecânico, uma máquina de cortar tira com mesa, navalha e motor, uma de virar tira, uma máquina manual de pregar arrebite, uma industrial para couro ziguezague, uma de coluna para couro, uma de transporte duplo de coluna, uma de costura, uma lixadeira horizontal, outra vertical, um canhão de vapor, um facão para cortar papel de modelo, uma estuda, um cabide de pintura com motor, um bebedouro, um compressor e uma escova.

Para um ótimo funcionamento de todo o maquinário, é preciso sempre haver manutenção preventiva. O empreendedor deve também buscar informações junto aos fabricantes para saber o tempo médio de duração de todo maquinário, podendo assim, fazer uma análise de custo-benefício para a compra de todos os equipamentos (se serão novos ou de segunda mão) e assim poder garantir a reposição.

Organização do processo produtivo

O processo de produção na fábrica de bolsas de couro acontece em fases bastante diferentes entre si. Ao todo, são seis fases essenciais: modelagem, armazenamento da matéria-prima, corte, costura, pré-montagem e montagem. Em cada uma delas, tudo é feito por meio de atividades bem diferentes entre si, conforme a bolsa produzida.

A primeira etapa é a de modelagem, que é a fase mais especial de toda a produção, já que é aqui que se realiza a concepção da mercadoria em si e a forma na qual ela será disposta em toda a sua montagem. É aqui que o estilista imagina o produto final, levando em conta características como as tendências da moda, outros materiais que serão usados e as escolhas dos modelos.

O estoque é responsável por repassar para o setor de tingimento, o couro que sofrerá esse processo. É preciso que isso aconteça somente nas laterais do couro, para que não haja diferenças de tonalidades, porque essas partes têm cores diferentes. Depois que o couro é tingido, ele é transportado para ser cortado e isso começa quando o gerente de produção projeta a quantidade necessária para passar por tal feito.

O corte é feito por uma máquina específica juntamente com trabalho feito com as mãos, que é a colocação dos moldes em cima da peça de couro que será cortada. Após os cortes, as peças são enroladas com tiras e seguem para a área de separação das peças.

Depois seguem para o setor de colagem e são submetidas a uma análise bastante profunda na qual são coladas de maneira que os erros sejam suprimidos. A peça colada segue para o setor de preparação do forro e aqui as peças estão quase prontas.

Os acabamentos são realizados e depois seguem para o setor de preparação de ferragens, onde as alças, fivelas e todos os detalhes de metal são postos. Em seguida, as bolsas vão para expedição e armazenagem.

Dicas de negócio

Para entrar no mercado de produção de bolsas de couro, é preciso estar a par de toda movimentação que ocorre nesse ramo de negócio. Não deixa de comparecer a eventos ligados à área de atividade, procure estar sempre trocando informações com aqueles que já atuam há bastante tempo e preste atenção constantemente às tendências da moda, pois são elas que vão ditar as vendas.

Que tal o artigo sobre fábrica de bolsas de couro?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

4 comentários sobre “Fábrica de bolsas de couro
  1. Marlene Rigon disse:

    Gostaria de abrir uma loja de bolsas e acessórios,tenho o ponto e ja tenho firma aberta.
    Quanto eu preciso mais ou menos em dinheiro para abrir?
    Quantas bolsas preciso para que a loja seja aberta?
    Aguardo respostas no email.

    • Legítimo Couro disse:

      Prezada Marlene, sou distribuidor em São Paulo de um fabricante do interior, faço a distribuição de bolsas tiracolo em couro legítimo, forrada, porta celular interno, medindo 20cm x 18cm e alça de 160cm regulável. Bolsas tem fácil aceitação em centenas de clientes lojistas nas compras por atacado. Se for de seu interesse entre em contato pelo e-mail – legitimocouro@gmail.com

      Grato

    • izaias disse:

      Temos bolsas no atacado se quiser entre em contato.

  2. jose cicero soares da vilva disse:

    Gostei das dicas, preciso saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como montar uma empresa de transporte escolar
Como montar uma empresa de transporte escolar...
Já pensou em montar uma empresa de transporte esco...
Como abrir uma empresa de organização de casamentos
Como abrir uma empresa de organização de casamentos...
Os profissionais que escolhem a organização de cas...
Serviços de Moto táxi
Serviços de Moto táxi...
De acordo com as normas técnicas para Desenvolvime...
Como abrir uma fábrica de brinquedos de madeira
Como abrir uma fábrica de brinquedos de madeira...
A indústria de brinquedos é um setor bem concorrid...
Empresa de limpeza e conservação
Empresa de limpeza e conservação...
A empresa de limpeza e conservação realiza uma ati...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores