Como Montar Uma Alfaitaria

Como montar uma alfaitaria
Como montar uma alfaitaria

Apesar do conceito de comprar roupa pronta hoje em dia ser bem disseminado, ainda existe muita gente que prefere comprar peças de roupa em alfaiataria, para ficar do seu jeito e bem ajustado ao corpo. Para quem não conhece este modelo de empreendimento, uma alfaiataria é um ateliê de confecção de roupas masculinas, sobretudo ternos. O mesmo segmento voltado para a confecção de roupas femininas, normalmente chamamos de costureiras.

As alfaiatarias são bem antigas no mundo e remetem ao século 17 mas ainda são bem populares nas classes média alta e classe alta. São voltadas para homens que querem seus ternos com estilo, medidas exatas e não gostam de peças iguais a todos. O ofício de alfaiate é um dos mais antigos no setor de corte e costura e tem fãs em todo o mundo, e o Brasil não fica de fora.

Hoje em dia, o ramo de alfaiataria é bem mais direcionado para as classes altas pelo valor alto dos serviços. Confeccionar uma roupa sob medida é bem mais caro que comprar roupas prontas em lojas de departamento masculino, mas com certeza a qualidade não é a mesma que fazer um terno sob medida. Segundo os frequentadores e pagantes de peças de alfaiataria, o serviço vale a pena para ter uma roupa diferenciada em seu closet. Quem quiser abrir uma alfaiataria, neste artigo trazemos algumas dicas de como investir em seu novo negócio.

Público alvo de uma alfaiataria

Os clientes de uma alfaiataria, como dissemos antes, são bem seletos pelo alto custo do serviço. Estima-se que entre 40 e 50 anos de idade é que os homens ganham um maior apreço pelo serviço personalizado do negócio. O público alvo que frequenta uma alfaiataria é em sua maioria formado de empresários, frequentadores de eventos sociais, padrinhos de casamento, noivos e por isso, o ambiente deve atender a tal público.

Concorrência e localização de uma alfaiataria

Antes de investir neste modelo de negócio ou em qualquer outro, o ideal é sempre fazer uma pesquisa de mercado. Neste caso, é preciso investigar qual a concorrência em sua cidade e a demanda de seu público alvo. Escolher um bairro de classe baixa para montar uma alfaiataria jamais será uma boa escolha, por isso inclua em sua pesquisa a localização de um público alvo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

É possivel que não exista uma alfaitaria em sua cidade, mas é preciso analisar o motivo para poder decidir se deve abrir ou não, se é porque não há público para frequentar o empreendimento ou se ninguém se interessou em montar antes. O ideal é estar próximo de lojas de marcas famosas ou em bairros novos, onde a concorrência pode ser mediana mas não impede um lucro mensal de sucesso.

Estrutura para montar uma alfaiataria

Para quem quer montar uma alfaitaria é preciso ter um espaço que varie entre 30 e 50 metros quadrados. Esta metragem é a ideal para ter um espaço com conforto para o cliente e que possa comportar os espaços de trocador, expositor de roupas, armário e sala de costura. Outra dica é montar um empreendimento do modelo home office, ou seja, um negócio em casa que terá um gasto menor e o empresário não irá investigar e investir em uma estrutura muito complexa. É possível montar um ateliê em casa com máquinas de costura, mesas de costura e provador, com um espaço para realizar as atividades administrativas com telefone e computador com Internet.

O equipamento necessário para compra é composto de araras para roupas, cadeiras ou poltronas para os clientes, balcão, computador, espelhos, impressora, manequins de costura, provadores, telefone e vitrine. É preciso investir em sistema de ventilação como ar condicionado ou ventiladores de teto, caso o espaço seja ventilado por si mesmo. Não se esqueça do banheiro para os clientes. Os demais acessórios são para costura como tesoura, régua, linha, máquinas de costura e itens semelhantes. Em se tratando de equipamento, a máquina de costura é o mais caro dos custos a ser despendido, mas pode-se conseguir um bom valor no mercado.

Funcionários de uma alfaitaria

É preciso ter profissionais além de você mesmo para atuar neste empreendimento, principalmente para suprir muitas demandas e não deixar de atender os clientes. É preciso ter ao menos um administrativo, um ou dois alfaiates e um recepcionista para atendimento dos clientes.

Investimento necessário para montar uma alfaiataria

O investimento varia bastante conforme o porte da alfaiataria a ser montada. Estima-se um gasto de em média R$ 8.000 para montar uma alfaiataria de médio porte, com atendimento de até dois clientes por vez. O valor do investimento pode aumentar, se você criar um negócio do mesmo tamanho de uma loja.

Ficou interessado em montar uma alfaitaria? Conte para a gente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA