Como montar uma papelaria

Por:

Como montar uma papelariaPara quem pretende saber como montar uma papelaria ou adquirir uma franquia, e não sabe como começar, deve primeiramente fazer um bom planejamento. Ele é a chave que abre a porta do sucesso ao abrir o próprio negócio.
O ramo desta atividade já é bem explorado no mercado e o negócio existe no país há várias décadas. A novidade é que com o passar do tempo, novos produtos foram sendo agregados ao negócio, como os de informática, por exemplo. Na verdade, você precisa entender como montar uma empresa e não apenas uma papelaria.

Para evitar que as papelarias obtivessem lucro apenas em certas épocas, como as que se aproximam da volta às aulas, os empreendedores começaram a oferecer mais produtos, atendendo também empresas e escritórios.

“Ao montar uma papelaria você poderá maximizar em até 100% seus ganhos se tiver outros produtos e serviços”

Montar uma papelaria ou outro tipo de negócio exige planejamento. Quanto mais você planejar, maior será sua chance de sucesso. Quando pensamos em como montar uma papelaria devemos levar tudo em consideração, afinal, você estará empregando seu capital!

A escolha da localização para montar uma papelaria

A escolha do local em que irá montar a papelaria é muito importante, pois além de ser estratégico, ainda pode ditar qual será o estoque necessário, que vai ser de acordo com as mercadorias direcionadas para estes compradores.

O ideal é montar uma papelaria próxima ao publico alvo, que são as escolas, faculdades, fóruns e escritórios.

Dar especial atenção a esses consumidores é muito importante também, porque eles se tornarão fregueses. Faça entregas gratuitas, promoções diversas,e dê prazo para os pagamentos, observando, é claro, uma política de crédito pré estabelecida. Sempre pense em como você pode melhor atender estes clientes.

É indicado visitar algumas papelarias e “trocar idéias” com outros empreendedores para ter uma melhor noção do negocio. Para quebrar a resistência é importante conversar com donos de papelarias de outras regiões não atendidas pela papelaria que você pretende montar.

Compondo o estoque ao montar a papelaria

Fazer uma pesquisa de mercado para se inteirar de quais produtos tem maior aceitação e são vendidos com mais facilidade também é uma boa estratégia para ter boa rotatividade, menor necessidade de capital, e não ficar a mercê de modismo, ou seja, comprar muitas mercadorias que logo podem sair de moda e encalhar no estoque, como materiais temáticos e papéis decorados.

Comece com o mínimo de produtos até conhecer sua necessidade real de estoque. Inicialmente, você pode comprar: papéis sulfite, estojos variados, durex, fitas adesivas, envelopes, canetas de cores diversas, fichários, borrachas, lápis, lápis para desenho e lápis para colorir, tintas, pincéis, vários tipos e tamanhos de cadernos,  mochilas,  cola, canetinhas,  tesouras, apontadores, estiletes, papéis cartolina, crepom, laminado, etc. Uma boa sugestão é ir anotando em um caderno todos os produtos com procura e que você não tem, assim poderá fazer uma estimativa do que deve pedir e a quantidade para as próximas compras.

Leve em consideração ao montar o seu estoque se você deseja montar uma papelaria pequena e todos os materiais para uma papelaria.

Estrutura necessária para montar a papelaria

A estrutura ao montar uma papelaria vai variar de acordo com o porte do estabelecimento, mas se for algo mediano, o ideal seria escolher um local arejado que de para o cliente e os funcionários transitarem com tranquilidade, cerca de uns 20m². Para montar a papelaria você precisará ter estantes, balcões, expositores, máquina copiadora (xerox), computadores, telefone, fax, caixa e etc.

Pessoal necessário ao montar uma papelaria

Para um estabelecimento pequeno você provavelmente precisará de dois funcionários e o dono, mas lembrando que em certas épocas do ano o movimento pode aumentar e você vai precisar de mais funcionários.

Investimento inicial para montar a papelaria

O valor do investimento inicial também vai depender do tamanho da papelaria que você vai montar, mas para montar uma papelaria pequena esse valor será em torno de R$40.000,00, e R$150.000,00 para uma loja de porte mediano. Um dado interessante e que as papelarias de pequeno porte estão em uma linha de atuação de risco médio, enquanto que uma loja grande tem risco bem maior.

A maioria dos negócios que acabam de abrir suas portas não conseguem prazo com os fornecedores, pois ainda são empresas novas. Mesmo assim, ao montar uma papelaria, o empreendedor muitas vezes tem que parcelar suas vendas no cartão de crédito ou mesmo conceder prazo no cheque, o que faz com que aumente a necessidade de capital de giro para tocar a empresa. Dito isso, é muito importante já prever esta necessidade de capital de giro no planejamento da papelaria.

Gostou do post? Comente. Espero ter contribuído com seu sonho de montar uma papelaria!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



70 comentários sobre “Como montar uma papelaria
  1. sonilda disse:

    gostei muito das dicas.

  2. Beatriz disse:

    Gostei das dicas .. mais achei em outros lugares uma condiçao muito melhor e barata para montar um negocio simples ! sera que pensando bem nao se tem como deixar o empreendimente(papelaria) mais em conta ? obrigada !

    • Novo Negocio disse:

      Olá Beatriz;

      Os valores que colocamos são estimados e de fato o valor real do investimento para montar uma papelaria depende muito dos detalhes do empreendimento. Por isso orientamos que o empreendedor faça um plano de negócios personalizado às suas expectativas e desejos para seu negócio. Veja o Kit “Como Abrir Um Negócio“. Boa sorte.

  3. Isabela disse:

    Em torno de quanto deve ser o capital de giro?

    • Novo Negocio disse:

      Olá Isabela;

      O capital de giro para montar uma papelaria vai depender bastante do “volume de vendas”, “política de vendas” (Quanto por cento será à vista e quanto por cento será à prazo), prazo de reposição de estoques e política de compras. Assim para lhe dar uma noção mais aproximada é preciso conhecer os detalhes do negócio. Todas estas informações e muito mais pode ser obtido (calculos autáticos) no Kit Como Abrir Um Negócio.

  4. veronica disse:

    gostei, mas pensava que para abrir uma papelaria não era tão caro como voce sitou no valor de 40.000.00.e muito dinhero.mas pretendo comerça a montar a minha.

    • Novo Negocio disse:

      Olá Veronica;

      Os valores citados são aproximados. O ideal é fazer um planejamento detalhado para a sua papelaria em particular.
      Ítens como:Diversidade do estoque; Tempo de reposição do estoque; Política de compras e vendas à prazo; Localização e estrutura da papelaria; dentre outros, podem aumentar ou diminuir bastante a necessidade de capital para montar uma papelaria.

      Por exemplo: Uma papelaria que compra mercadorias apenas à vista, vende 30mil por mês, sendo metade destas vendas com 30 dias, precisaria só de capital para repor o estoque de 15mil. Agora imagine se é preciso dividir em 30, 60, 90 e 120 dias (4vezes, o que é comum principalmente em época de começo da aulas).

      Claro sempre é possível negociar com fornecedores para aumentar o prazo para pagamento das compras, trocar cheques e antecipar recebimentos das vendas por cartão de crédito, mas tudo isto deve ser planejado com antecedência para estar bem preparada.

      Caso você tenha dificuldade veja o kit Como Abrir Um Negócio. Boa sorte.

  5. claudia disse:

    gostei muito das dicas! eu sai de onde eu trabalhava e com o dinheiro que vou receber vai ficar entorno 7,000,00 onde eu moro e uma cidade muito carente ´so tem lojas pequenas de roupas e um mercadinho e nem uma papelaria por isso pensei em investir o meu dinheiro nesse pequeno negocio, acredito que vai dar certo vou começar no pouco e dai vou crescer. e vc o que acha.

    • Novo Negocio disse:

      Olá Claudia;

      Para dizer se montar uma papelaria será um bom negócio ou não é preciso fazer um planejamento mais detalhado. Eu particularmente acho 7mil pouco, mesmo para montar uma pequena papelaria, mas depende muito. Vamos supor que o fornecedor das mercadorias lhe entregassem rapidamente e com prazo para pagamento, o ponto fosse próximo a uma escola, você não fosse pagar aluguel e com vendas totalmente à vista. Neste cenário até poderia ser possível montar uma pequena papelaria com 7mil.

      Em um planejamento do negócio você precisará levantar quanto gastará para iniciar as atividades, e neste valor deverá constar no mínimo os valores de: Estoque inicial, prateleiras, balcão, computador, gastos com regularização da empresa, primeiro aluguel, retirada (você precisará de dinheiro para suas despesas pessoais), dentre outros gastos para iniciar a papelaria.

      Não estou te desanimando, apenas estou dizendo para planejar o negócio que aumentará muito suas chances de sucesso. Boa sorte.

      • shelds disse:

        vcs deviam dar forças dependendo do negocio 40,000 dá e sobra eu por exemplo estou começando com cópias e papel por unidade e pretendo chegar a ter uma papelaria quem começa de baixo tambem cresce.

      • Novo Negocio disse:

        Olá Shelds;

        Sim você tem razão, este valor é um valor estimado e varia de acordo com o tamanho do negócio. Boa sorte.

  6. sueli disse:

    Achei interessantes estas dicas, porem precisaria saber calculo médio de lucratividade para avaliar em quanto tempo tenho o retorno do capital investido. Penso em um investimento de aproximadamente 300.000,00 para uma papelaria mais ou menos do estilo da Kalunga só que em menor tamanho. O que acha?

  7. daniella disse:

    como faço pra ter uma estimativa de lucro, isto é, quanto rende uma papelaria hoje???

    • Novo Negocio disse:

      Daniella;
      A estimativa de lucro e o resultado de todo o planejamento da papelaria especificamente. O lucro de uma papelaria pode ser bem diferente do resultado de outra. Assim você precisará fazer um plano de negocios ter esta resposta.

  8. Graciela disse:

    Olá!
    Então eu gostaria muito de montar uma papelaria e a minha tia uma loja de roupas, não ficaria legal se colocássemos as duas coisas em uma única loja e fossemos sócias, iríamos também fazer estampas em camisas e,vender coisas mais pra jovens.Mais por enquanto c/m tenho pouco dinheiro pra investir seria uma micro empresa.
    Tem como vocês passarem alguns nomes e endereços de fornecedores que não sejam caros e tenham sempre novidades? É verdade que papelarias não podem ser menos de 100 metros de distancia de escolas?
    Desde já agradeço…

  9. luciana disse:

    tenho um ponto proprio, proximo a uma escola em um local onde nao existe nem mesmo um armarinho,gostaria de saber se com 6 mil vcs acham que eu posso abrir uma mini papelaria ate o mes de dezembro 2011

  10. Aline disse:

    otimas dicas… estou meia apavorada ainda, a papelaria esta tda montada mas tenho medo de abrir, e as contas vao chegar, de tdo q investi… tenho medo de nao conseguir repor material e mater as contas pagas como aluguel, contador e tal… ai q medo!! vou criar coragem e abrir pra logo começar a vender pro negocio andar…

  11. Adriano disse:

    Olá quero abrir uma papelaria de pequeno porte, um investimento inicial de 10.000,00 reais. Mas não tenho ideia qual é o percentual de lucro de uma papalaria de pequeno porte, ou melhor qual é o lucro médio dos produtos comercializados nesse tipo de empreendimento.
    Desde já agradeço.

    • ildomar disse:

      Olá Adriano, o percentual de margem de lucro é muito bom, o lucro médio depende muito de cada empresa e o que mais se vende.Mas posso afirmar que é 50 a 100%

  12. natalia pereira disse:

    Adorei as dicas, estou interessada em abrir um pequeno negocio, mas estou com muitas duvidas e não sei por onde começar.

  13. Ildomar disse:

    Para quem quer abrir uma papelaria é bom saber alguns detalhes:
    A melhor época para abrir sua loja é o mês de junho.Vc pode pegar o mini volta as aulas do meio do ano.Margem de lucro é muito boa: 50 a 100% depende muito do produto.ex: produtos derivados de papeis é que tem menor margem.

    Vc poder abrir com pouco dinheiro sim, com 10mil da pra abrir sim, mas teria que conhecer bem os produtos que tem maior giro.Aline:Se você já tem tudo pronto manda ver na abertura sim,não deixe o seu medo matar seu sonho.

    Tem que saber pra quem vc vai vender, papelaria tem varios clientes e não tem crise:
    Pedestre,escritorio,colegios,governos.

    Obs: o volta as aulas representa 60 a 70% do faturamento anual da empresa.
    ex: Uma empresa que fatura R$ 300.000,00 ano.
    Janeiro e Fevereiro ´seu faturamento vai ser proximo de 180.000,00mil a 210.000,00 mil.

    • Alexandre disse:

      Bom dia Ildomar, gostaria de uma orientação, já que você deu alguns conselhos aos amigos deste blog, tenho uma locadora de dvd’s e já vendo doces, refri e artigos de informatica (mouse,teclado,cds e dvds, etc) a locação de filmes já não estão rendendo + nada, estou pensando em colocar a papelaria como foco principal (escrever na parede e tudo), já tenho pc, softweare, alguns balcões, prateleira e um pequeno capital de R$ 5.000,00, oque vc acha, é uma boa ideia, ou com esse capital não dá pra comprar muitas coisas?
      Aguardo uma resposta, desde já agradeço,
      Alexandre Godoy

  14. Alexandre disse:

    Tenho uma locadora de DVD’s, com a crise no setor vou vender os filmes e pretendo montar uma papelaria de pequeno porte, aproveitando os balcões, prateleiras, computador, como vendo alguns itens de informaticas e games, acho que seria uma boa, já que não pago aluguel e já tenho firma aberta, tenho um capital de R$ 10.000,00, estava pensando em usar tudo pra comprar as mercadorias, oque vcs acham ?

  15. chirlei disse:

    ola!estou pensando em abrir uma papelaria com apenas 7,000 mas estou com medo pois a unica que tinha no bairro fechou a muito tempo. nao encontramos nada aqui temos que ir para outro bairro. se nao der certo o que eu faço com a papelaria depois?

  16. Carlos disse:

    Não tenho ideia de qual a média da margem de lucro de uma papelaria devido a grande variedade de produtos. Podes me ajudar em relação a isso?

  17. JULIANA disse:

    Gostei sim.Tenho vontade de ter meu próprio negócio e penso que papelaria seria a melhor opção. Moro num bairro em desenvolvimento, afastado do centro comercial, mas tem um público em idade escolar muito grande.

    Fica localizado a 2,5km do bairro mais próximo onde há comércio. Temos apenas loja de material de construção, padaria, restaurante e mercearia. Acredito que uma papelaria com artigos de armarinho e correspondente bancário seria ótimo.

  18. Valter Jr disse:

    Tenho 30.000,00 sou de Fortaleza Ceará. Tem como montar uma boa papelaria com este valor?

  19. wagner giby disse:

    estou começando agora minha papelaria, comecei com menos de 3mil reais, compro tudo em são paulo pessoalmente, minha loja é no guarujá. Você acha que vai dar certo?

  20. Cristiane Silva disse:

    Gostei muito do artigo, bem esclarecedor fiquei muito interessada e quem sabe até montarei um negócio próprio pois as dicas são boas!

  21. valdir disse:

    estou querendo abrir ums papelaria, tenho 10 mil reais. será que é suficiente para montar uma papelaria de pequeno porte?

  22. valdir disse:

    e possivel monta uma papelaria de pequeno porte com 10 mil reais?

  23. sofia disse:

    tenho uma papelaria, vendo muito bem à vista, mas meus clientes querem que eu coloque cartão de credito, tenho medo de não ter dinheiro para fazer compras depois, o que fazer?

  24. Silvanira disse:

    Gostaria de montar uma papelaria, com quanto aproximadamente posso montar uma papelaria de Bairro?

  25. Thiago mucciolo disse:

    como vai ser meu primeiro empreendimento, pesquisei varios sites, e o mais completo que achei foi esse. adorei as dicas, muito boas mesmo, com essas dicas eu pude abrir mais a mente, e podendo de certa forma agregar mais cosas para o meu empreendimento.

    obrigado!!!!!!!!

    Thiago mucciolo

  26. Thiago mucciolo disse:

    tenho 14.000.00 R$, teria como eu montar uma papelaria não muito pequena e nem muito grande? onde eu moro não tenho nenhuma, temos que andar 15 min a pé ou se não meia hora de carro para ir em outra papelaria, lembrando que vou começar do zero você tem uma dica pra mim. obrigado.

  27. maria disse:

    oi! gostaria de montar uma mini papelaria, de começo tenho 5.000, será que consigo com esse valor? peço ajuda, obrigado!

  28. vania disse:

    só tenho 19.000,00 para montar a minha. Os pontos comerciais para alugar por aqui em média é 1500,00 mensais.
    Como eu deveria dividir esse valor entre:

    R$ xxx,00 para reforma da loja
    R$ xxx,00 para compra de móveis
    R$ xxx,00 para compra de material para vender
    R$ xxx,00 para capital de giro


    Pretendo colocar material de escritório, escolar , pequenos presentinhos de valores baixos e alguns serviços de xerox e talvez de informática (manutenção de micro que eu sou da área e conheço), enchimento de cartucho, mas a máquina acho que é um pouco cara.
    Agradeço a ajuda

  29. tatiane disse:

    Achei muito boas as dicas, mas muito fora da minha realidade. Preciso de uma coisa mais em conta. Mas valeu, obrigada !

  30. Crish disse:

    Adorei as dicas, vou investir sim. Obrigada.

  31. Lucianny Lima disse:

    Tenho um ponto próximo a duas escolas, em uma cidade pequena do Piauí onde não existe nenhuma papelaria, mas não tenho um capital incial assim tão elevado, o que vocês acham do empréstimo Crediamigo? Seria uma boa ou uma forma de já começar a empresa no vermelho?

  32. Kelly disse:

    Ótimas dicas!!
    Esclareceu muitas dúvidas…

  33. claudia disse:

    Sempre tive vontade de montar uma papelaria, mas onde moro a cidade é grande e tem bastante concorrentes, como faço para começar? Gostaria de uma ajuda em questão de decoração e divulgação (propaganda). Quanto vou gastar com isso? muito grata…

  34. sidney disse:

    Ajudou muito, gostei das dicas, obrigado.

  35. Alcimone Medeiros disse:

    Abri minha papelaria com 1.000,00 de produtos que comprei em um fornecedor que vendia 6 peças de cada item, assim não precisei comprar em grande quantidade do mesmo item. Mas o ponto era meu, não precisei pagar aluguel, eu mesma fiz as prateleiras e pintei.

  36. Henrique disse:

    Olá. Gostei muito das dicas. Estou querendo colocar uma papelaria, porém, a cidade é pequena, de interior. Não tenho o capital sugerido, gostaria de saber quanto gastaria para colocar uma papelaria de porte pequeno, incluindo as máquinas de xerox e impressão.

    Desde já agradeço sua resposta.

  37. Rodrigo disse:

    se Deus quiser eu vou conseguir !!!

  38. Elissandra disse:

    Muito bom… Obrigada.

  39. suellen disse:

    gostaria de abrir uma papelaria em uma cidade no interior queria pequema mas com tudo vc pode mim ajudar

  40. Roberto Jundiai disse:

    Achei muito bom… mas tenho um salão de 16² e vou compar:
    Balcão de vidro
    Prateleiras de aço
    maquina de xerox
    sistema de segurança
    toldo
    porta de vidro
    tudo vai ficar em 6.500,00
    tenho duvidas em questão de como comprar direto dos vendedores? preciso ter liberação (local,bombeiroetc)ou só apenas com CNPJ ?

  41. Maria Eni da Silva disse:

    Montei uma loja de artigos para presentes,em setembro deste ano,mas minha cidade e pequena e passando o natal as vendas de presentes, nao serao tao boas.poristo quero ampliar com papelaria,mas estou um pouco incerta pois nao morro na msm cidade da minha loja, tenho 2 funcionarias, e controlo tipo home ofice.pela internete,devo msm investir mais, sendo q, ja investi 14.000 mil reais.Obrigado pela atençao.

  42. António Laurindo Simba Luemba disse:

    gostaria montar uma papelaria mais sei o que eu devo fazer para por a funcionar, e quer ajuda de vocês. obrigado

  43. Roberto disse:

    Alcione, voce pode me passar o contato desse fornecedor? Obrigado

  44. miriam rafaela disse:

    Olá, eu gostaria de saber qual seria a margem de lucro para uma papelaria de pequeno porte?? Pode ser apenas uma estimativa….obrigada

  45. maria lucia disse:

    há, gostaria de montar uma pequena pára começo, depois ir ampliando de acordo comm as vendas, como faço

  46. Elineuza Rodrigues dos S Costa disse:

    Gostei muito das dicas e gostaria de saber se 20.000 reais dar pra começar uma papelaria de pequeno porte sem as maquinas de xerox. Desde ja agradeço a sua resposta.

  47. Roberta disse:

    se eu tiver outro comercio, é bom também para divulgação da papelaria, da para tirar de um lado e repor do outro,coreto! fica bem mais fácil para o orçamento e para trabalhar, sem muitos prejuízos.

  48. marciel dos santos disse:

    ola boa noite eu gostaria muito de montar uma papelaria…alguem pode me informar qual seria mais barato comprar uma maquina de xerox ou alugar , qual dessas me daria mais lucro grato marciel

  49. meyre disse:

    estava pensando em montar uma papelaria com 10 mil.,pois ja tenho o ponto ,as prateleiras caixa,computador,antes eu tinha uma mercadinho mas devido o fiado ,acabei, resta algumas coisas tipo perfumaria ,como shampo, hidratantes ,fraldas etc a parte de alimentaçao acabei, voces acham que 10 mil da pra começar ? espero resposta

  50. elvis barroso mota disse:

    olá. tudo bem? estou querendo abrir uma pequena papelaria, pois moro proximo ao colegio que fica a 45 km da cidade, zona rural mesmo, quanto gastaria mais ou menos. me der alguma dicas importantes, por favor, desde ja agradeço.

  51. lucineide disse:

    tenho uma lojinha de variedades e comencei a colocar material escolar,mas nunca sei como calcular a porsentagem sobre os produtos,pode mim dar alguma dica tem muitos concorrentes proximos.

  52. cida disse:

    olá gostaria de saber se podem me passar contatos com fornecedores estou querendo abrir uma loja de pequeno porte só que eu iria começar com 20 mil é o que tenho acha que consigo ir para frente,moro em indaiatuba interior de sp o que acha.

  53. eliane disse:

    o meu sonho era abrir uma papelaria mais eu so tenho 1.ooo reais queria abrir no lugar bem pequeno começar bem de baixo o que vcs acha me ajunde e meu sonho detalhe o valor do aluguel e 200 reais. me ajude.

  54. Noemi Gonçalves Xavier disse:

    Gostei mto da matéria! Pode-se tirar mto proveito.
    Estou analisando a possibilidade de abrir uma papelaria. Gostaria de saber se esta equipe pode me orientar em questão de valores.
    Em média, qual seria o capital para abertura de uma papelaria de 20m² contendo as prateleiras e balcões de vidro, e tbm uma copiadora comum? Desde já agradeço!

  55. alex disse:

    gostaria de monta uma papelaria eu tenho um ponto enfrente a uma escolar e tem mais 4 escolas proxima e so tem 10.000 de pra investi da pra comesa

  56. Daiane disse:

    Ajudas assim ajudam muito , me ajudou tirar muitas d[uvidas em rtela;aó o que comprar a tudo, ameiii

  57. Daiane disse:

    Olá. Gostei muito das dicas. Estou querendo colocar uma papelaria, porém, o bairro onde morro náo tem nenhuma papelaria. Não tenho o capital sugerido, gostaria de saber quanto gastaria para colocar uma papelaria de porte pequeno, incluindo as máquinas de xerox e impressão.

    Desde já agradeço sua resposta.

  58. Vinicius disse:

    Boa tarde! Eu tenho uma Lanchonete/Lan House, e ultimamente estou vendo que estou tomando prejuízo . Tive uma ideia de montar uma papelaria, o ponto onde vou montar é um ponto bom(centro, situa na esquina). Estava querendo investir aos poucos , continuar com a Lanchonete ou Lan House junto com pequenos bugigangas nas vitrines de papelaria(sendo assim sabendo quais produtos os clientes estão procurando e assim podendo aumentar o estoque dos produtos em alta). Queria te perguntar se isso seria bom?

  59. RICARDO disse:

    OLA SOU DO RIO DE JANEIRO TENHO 34 ANOS QUERO MUITO ABRIR UM NEGOCIO VAMOS LAR QUERO UM POUQUINHO DE CADA COISA UM ESPACINHO COLOCO CHAVEIRO OUTRO COLOCO COPIADORA PRASTIFICAÇAÕ COLOCO MAQUINA DE CARTUCHO SERA QUE ASSIM VAI DAR CERTO PORFAVOR ME AJUDA AI MUITO GRATO

  60. RICARDO disse:

    IA ME ESQUECENDO TENHO MAQUINA DE CHAVE TENHO MAQUINA DE ENCHER CARTUCHO VOU ALUGAR UM ESPACINHO 6 POR 6 METROS TO MUITO CONFIANTE ………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)