Capital de giro

Capital de GiroUma das principais causas de mortalidade de empresas é a falta de capital de giro! Assustador não é?! Por isso é tão necessário entender este conceito e saber como se prevenir para utilizá-lo adequadamente e não prejudicar sua empresa.

O capital de giro é um dos pontos mais importantes de uma empresa e não é para menos, sem ele você até pode ter um fluxo de vendas de qualidade no seu negócio, produtos bons e fornecedores que atendam todas as suas expectativas de prazos, você acabará levando a sua empresa à falência e ficará impossibilitado de comprar.

Poucas pessoas dão a devida importância para o capital de giro, inclusive, o vê de forma equivocada, acreditando que o famoso “capital de giro bancário” serve perfeitamente como capital de giro do negócio. Veja também nosso texto sobre administração do capital de giro.

Talvez você esteja se perguntando, mas o que o capital de giro pode fazer pelo meu negócio? Ou talvez até mesmo dizendo, mas eu vendo bem, recebo bastante dinheiro e não preciso de capital de giro. Estas são considerações muito comuns e que com o passar do texto verá que deve repensar seu posicionamento.

Quer saber mais? Confira agora mesmo tudo sobre capital de giro e mude a sua forma de ver o seu negócio para melhor!

O Que É Capital de Giro Afinal

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O capital de giro é um recurso financeiro que deve ser mantido em “caixa” para que você possa dar continuidade às operações da sua atividade. Está difícil de entender? Afinal, você já comprou tudo que precisava para trabalhar, por que capital de giro afinal?

Então, pense da seguinte forma, você tem uma oficina mecânica e fez o serviço para um cliente em 3 vezes, utilizou materiais, precisará compra-los, mas o dinheiro não terá entrado no caixa, já que receberá à prazo, com isso você poderá ficar sem ter matéria-prima para o seu negócio funcionar, recorrer a bancos e pagar taxas altas e talvez levar seu negócio à falência. Percebe a seriedade de não ter um bom controle de caixa?

Lembre-se sempre de cuidar o controle de caixa, para isso, uma boa dica é utilizar a planilha de gastos mensais.

Quanto Ter de Capital de Giro

Nossa, descobriu a importância do capital de giro, mas e aí, quanto você precisa ter de capital de giro para o seu negócio? Esta é uma questão de suma importância, pois ter pouco capital de giro pode lhe trazer os mesmos problemas já frisados e guardar demais pode significar dinheiro parado na empresa que poderia ter um destino mais adequado.

Para Calcular Capital De Giro é simples, faça o seguinte: contas à receber + valor em estoque – valor das contas à pagar = capital de giro que deve ser mantido na empresa.

Esta é a regra “exata” matematicamente, contudo, sabemos que nem tudo, ainda mais quando se trata de negócios, pode ser visto de forma matemática, por isso o ideal é conseguir manter próximo do valor do cálculo, mas variações de 20% acima ou abaixo são admissíveis.

É importante salientar que a preocupação maior quanto ao capital de giro é nos primeiros 6 a 8 meses de abertura do negócio, já que é o momento em que se costuma ter o menor faturamento da empresa.

Capital de Giro Próprio x Capital Bancário

O capital de giro é visto muitas vezes de uma forma equivocada pelas pessoas, as quais, por ter em sua agência bancária a modalidade “capital de giro”, na qual o banco faz a concessão de um empréstimo, porque é, na verdade, o que acontece, mas com um prazo pequeno, de aproximadamente 60/90 dias, podendo ser “quitado a qualquer momento” e de forma simples, no próprio caixa eletrônico, acabam por deixar de ter o capital de giro em montante financeiro próprio.

A verdade é que o capital de giro bancário serve apenas como forma subsidiária e em últimas hipóteses, caso seu capital de giro próprio, por exemplo, seja insuficiente por algum evento imprevisível. Veja, digamos que tenha um capital de giro de 20 mil, que segundo o cálculo era “ideal” para o seu negócio, mas a demanda subiu muito e necessitou de um capital de giro ainda maior, tudo bem recorrer ao capital bancário, mas não deixar de ter seu próprio capital de giro.

Posso citar 2 motivos que, por si só, já são suficientes para que você não faça mais a loucura de depender de capital de giro bancário, primeiro é a taxa de juros, a qual gira em torno de 2 a 5%, que sejamos honestos, não é baixa!

A segunda e talvez a mais importante a meu ver, é que o banco pode, a qualquer tempo, tornar o seu capital de giro “inativo”, pois são feitas atualizações cadastrais com bastante frequência, no mínimo anual, aí, caso você tenha uma restrição ou sua empresa esteja com algum tipo de irregularidade, provavelmente ficará sem o capital de giro, e aí lhe pergunto, o que fará?

Cuidado ao se aventurar! Recorrer a empréstimos não costuma ser uma boa opção para quem está abrindo um negócio, lembre-se disso.

Cuidados Com a Organização da Empresa Melhora No Capital de Giro

Muitas vezes o capital de giro é perfeitamente adequado para o porte da empresa, contudo, sempre está em déficit. Isso acontece provavelmente porque a empresa está desorganizada, pagando valores que talvez sequer sejam necessários.

Um ponto bastante comum de desorganização são as cobranças de cheques, acabando por passar o prazo e ao invés de descontá-lo ficar “na gaveta”. Além disso, têm aqueles famosos cheques sem fundo que ninguém deseja cobrar, porque sabe que terá trabalho e muita dor de cabeça, contudo, isto afeta o seu capital de giro, e afinal, é seu dinheiro! Então cobre.

Estoque Desorganizado Demanda Mais Capital de Giro

O capital de giro tem como principal finalidade a compra de matéria prima e estoque, claro, muitas vezes é utilizado para suprir outras necessidades na empresa, mas é de costume utilizá-lo na questão de estoque e fornecedores.

Pois bem, partindo deste princípio fica fácil imaginar que se o capital de giro está sendo utilizado em demasia é porque algum erro no setor de estoque ou fornecedores está ocorrendo, já que costuma ser gasto nestes setores e, caso esteja acontecendo de gastar muito do capital de giro, comece buscando problemas nestas áreas da empresa, é o mais comum.

Podemos destacar como problemas mais comuns no controle de estoque a aquisição em demasia de mercadorias que não tem saída e o controle errôneo de entrada e saída de mercadorias. Também, lembramos que caso muitos dos produtos estejam com “defeitos” e sejam solicitadas as famosas “trocas” pelos consumidores, pode ocorrer de afetar o seu capital de giro, já que pode demorar um tempo até a empresa principal restituir o valor.

Uma boa dica e que ajuda bastante a diminuir as dificuldades no controle de estoque é utilizar um programa específico. Veja mais sobre programa de controle de estoque.

Como Ajustar o Capital de Giro e a Empresa

Você está “perdido” e não sabe o que fazer? Não se desespere, tudo tem uma solução!

O primeiro passo é sentar, tirar alguns dicas de “folga” e analisar a situação e saúde financeira da sua empresa. Elenque os setores e separe os que estão consumindo a maior quantidade do capital de giro.

Depois, estude-os separadamente, verifique qual é a razão de estar exigindo tanto capital de giro naquele setor e o que está sendo feito com os recursos. Também, é importante analisar se os valores que foram empregados do capital de giro irão “retornar” para a empresa e qual será o prazo.

Feitas estas considerações entre em contato com o responsável de cada setor, marque uma reunião e exponha o ocorrido. Após obter todas as considerações dos responsáveis do setor, os quais poderão lhe dar maiores informações e permitir uma tomada de decisão mais estruturada/correta, forme um “plano de negócios” para diminuir a utilização do capita de giro e repasse nos setores.

E agora, o que acha de trabalhar o capital de giro corretamente no seu negócio? Conte-nos como está a sua situação!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

21 COMENTÁRIOS

    • Comece anotando o que está acontecendo na lanchonete, entrada e saída de dinheiro, produtos, etc, assim é possível analisar os dados e definir possíveis ações para corrigir possíveis vazamentos ou realizar ações para alavancar o negócio.

    • Olá Lucas ;
      Depende, qual a taxa efetiva total da operação de antecipalntecipação? Você tem capital de giro suficiente para não precisar da antecipação?

      Normalmente antecipação de recebíveis é o capital com menor custo financeiro, então se o capital de giro do negócio está curto é NECESSÁRIO antecipar, pois atrasos podem acarretar uso do cheque especial, cartão empresarial ou juros e multas nos atrasos com fornecedores, que custará muito mais para a empresa. Por outro lado se sua empresa não precisa do capital antecipado então você não deveria antecipar, pois os juros pagos na operação de antecipação serão maiores do que os juros que você recebe no seu dinheiro que fica parado no banco.

      Cada caso é um caso, por exemplo: Vamos supor que você consegue um desconto de 5% do seu fornecedor caso pague à vista e o custo total da antecipação é de 3%, desta maneira, antecipando você estaria ganhando 2% sob o valor da antecipação, que seria aplicada em compras à vista. Abraço e espero ter ajudado.

  1. Oi, eu estou tentando abrir uma loja de festas, trabalhamos com Buffet, garçons, montagem, decoração enfim tudo de festas, mas eu não tenho capital e não sei o que fazer, suas dicas são muito interessantes me foram de grande ajuda, mas estou meio confusa, como devo fazer para conseguir a grana?

  2. gostei muito dessa matéria,precisava fazer um trabalho de conclusão de um curso de rotinas administrativas e foi de grande valia para mim!

  3. Olá amigo estou na seguinte situação:

    item 1 compro a vista
    item 2 compro 2 vezes
    item 3 comro 3 veses

    margem bruta 33% , vendo no prazo 30 60 90 produto em estouque 12 dias, demanda 25,000 semana compra sendo:
    45% do item 2 ”compro 30 60”
    20% item 3 ” compro 30 60 90”

    Como formular meu capital?

    grato

  4. Boa noite. Voces tem alguma dica de quem empresta dinheiro com juros atativos, para investimento em loja de celular e informatica. Preciso de cum capital de giro.

  5. ola.
    Essa capital de giro pode ser investido em algum empreendimento de giro acelerado, ou sei lá turbinado, mais significativo! ou não?

  6. minha esposa vende cosméticos ha 12 anos e estamos pensando em expandir as vendas minimizando os riscos de tomar devos; seria uma boa adquiri uma máquina de cartões de créditos para que pudessemos dividir as vendas a prazo, e com isso atrairíamos mais clientes?

  7. Quero abrir uma loja de roupas, já vendo em casa faz cinco meses e tenho algumas clientes, recebi o convite de uma amiga que tem salão de beleza para abrir a loja lá, mas não tenho o dinheiro que necessito e nem o capital de giro o que eu fasso? Espero mas um pouco ou corro atrás de financiamento?

  8. minha família deseja começar um negocio com venda de pães caseiros. Tem muitas pessoas interessadas, mas minha família não tem muita habilidade pra administrar um negocio, como seria a melhor forma de começar a expandir?

  9. Achei muito útil todas as informações do site. Eu e minha irmã estamos pensando em montar uma loja de roupas e com as dicas acima acho que seremos bem sucedidas. Obrigada.

  10. Bom,sou universitária e tenho a grande desejo de ter uma empresa,ser dona do meu próprio negócio,ser o empregador.
    Mas ainda não sei bem o que,pensei em ter uma franquia de depilação…Agora tô com um grande desejo de abrir um negócio na área de eventos:com buffet,casa de festa . Enfim não tenho um tostão furado para abrir se quer um negocio em casa . E esse site tá me ajuda no muito…Preciso de nas dicas,sei que tenho um espírito empreendedor mas ainda não achei ele.rs

  11. Olá, estou querendo abrir uma loja multimarcas de roupas e gostaria de saber se e melhor investir em uma loja propria ou em uma franquia.

  12. Quero montar um Brechó de roupas em geral. tenho muito material estocado e facilidade de adquiri duas ou três mais em curto tempo, O que eu preciso fazer ?

DEIXE UMA RESPOSTA