Como Montar Uma Livraria

Como montar uma livraria
Como montar uma livraria

Para montar uma livraria o primeiro passo é se identificar com o ramo, curtir livros, eventos culturais e gostar de pesquisar, pois as tendências literárias mudam com frequência e o livreiro deve estar sempre atualizado. Outra dica é conhecer os seus usuários proporcionando-os mais do que uma visita à loja, mas uma experiência cultural.
Vejamos como é possível ter sucesso no seu negócio e se tornar um pequeno empreendedor.

Embora montar uma livraria seja um negócio antigo, você deve pensar que ele será o seu novo negócio, por isso, aprenda como abrir um negócio e siga a risca, com todas as técnicas e passos.

Mercado de uma livraria

Apesar dos livros eletrônicos terem bastante aceitação, o mercado dos livros de papel é crescente e há um mercado potencial e fiel que prefere os livros tradicionais. Portanto, invista em diversidade de materiais e texturas, sim, pois os livros podem vir em vários formatos, principalmente os livros infantis. Diversificar temas também pode se tornar uma âncora para as vendas, já que os gostos são diversificados indo dos romances de diversas páginas até os livros de bolso.

Outro negócio que costuma ser lucrativo é montar uma escola infantil.

Sempre quando pensar em como montar uma loja ou livraria, leve em consideração o que o seu cliente espera encontrar nela, assim você conseguirá atingir em “cheio” o esperado.

Os livros didáticos representam também uma fatia de vendas significante para as livrarias. Assim, tenha convênios com editoras, escolas e faculdades para manter o comércio de livros didáticos que é essencial para a sustentabilidade do negócio principalmente no período de volta às aulas e quando os outros estilos literários não estiverem sendo bem vendidos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Conhecer o mercado consumidor deve ser habitual para uma livraria, um trabalho constante realizado através de pesquisas, questionários de avaliação e outros recursos que usados corretamente dará ao empresário uma ideia de qual o seu público-alvo, qual sua escolaridade, quais suas preferências e etc.

Cliente e atendimento para uma livraria

O cliente espera ser acolhido em uma livraria, pois muitas vezes ele entra com uma ideia e não sabe ao certo qual livro atenderá as suas necessidades. Por isso, tenha sempre vendedores treinados e atenciosos com certo nível cultural; para isso desenhe um perfil adequado e só empregue quem se encaixa nesse perfil.

Ter uma equipe diversificada é essencial, pois quem está no caixa não conseguirá orientar os consumidores, quem orienta os consumidores não poderá organizar os livros, se possível treine os funcionários de forma que cada um saiba o trabalho do outro e estabeleça rodízios.

Neste momento, pode ser uma boa ideia ler o artigo sobre como vender mais e melhor, bem como o artigo sobre vendas pela internet, o que você terá muito caso tenha uma loja virtual.

Estrutura da livraria

Além dos livros e outros artigos oferecidos, a clientela também é altamente influenciada pela estrutura da livraria como um todo e dar importância a esse tópico dependerá da capacidade do empreendedor em diversificar seu atendimento e estrutura. Se estruturar e diversificar de maneira criativa também representará uma oportunidade para vender melhor.

A estrutura básica de uma livraria é composta por prateleiras, o caixa perto da saída e corredores. Mas, atualmente as livrarias investem cada vez mais em uma estrutura arrojada com cafés, acesso à internet, espaços para leitura com pufs e mesas com cadeiras.

O importante é tornar o ambiente tão acolhedor que o cliente gostará de passar seu tempo no estabelecimento e em consequência realizar compras.

Sugiro que tenha uma livraria próxima a estacionamentos ou você mesmo resolva montar um estacionamento particular para seus clientes.

Uma boa dica para tornar seu negócio ainda melhor, atingindo um número de pessoas além da estrutura física é através de um e-commerce, se você está em dúvida, esta é a hora de aprender como montar uma loja online.

Escolha da localização

Realizadas as pesquisas de mercado, o empresário terá uma ideia de onde instalar a livraria. Para garantir uma boa visitação ao estabelecimento, centralize a livraria próxima à faculdades, nas próprias faculdades, nos shoppings, aeroportos e em avenidas comerciais com movimento.

Tipos de livraria

Antes de optar pelo tipo de livraria que será aberta, realize uma pesquisa de mercado e viabilidade financeira do empreendimento, isso quer dizer que abrir um estilo de livraria pode depender da oportunidade encontrada e do valor do investimento.

Antes de escolher um local, pense nas possibilidades de mercado, por exemplo, em aeroportos a maioria dos compradores procura livros para presentear quem está chegando ou quem encontrar no lugar de destino, ou mesmo um livro para ler durante a estadia.

Há também a possibilidade de considerar o investimento em uma livraria religiosa. Essas livrarias podem ser católicas, protestantes, espíritas e de outras religiões.

Para montar uma livraria religiosa o empreendedor deve considerar algumas dicas como o público-alvo que será específico e religioso e por isso, espera que sua religião seja respeitada pelos atendentes.

A livraria religiosa pode representar uma oportunidade rentável com outros produtos oferecidos como santos, terços, quadros, novenas e outros.

Além de uma livraria, você pode inserir outros serviços. O mais comum é encontrar livrarias e papelarias, inclusive com máquinas copiadoras.

Fornecedores para a sua livraria

Para montar uma livraria, o empreendedor deve prestar atenção à gestão de estoques, pois alguns livros têm maior saída que outros. Ele também pode trabalhar com estoque pequeno e com o sistema de encomendas de determinado livro que o cliente pedir. Além disso, no caso de livrarias religiosas, será preciso ter fornecedores de artigos como imagens, terços, escapulários, artigos para cerimônias, rituais e outros.

A missão do empresário então será administrar todo esse estoque de forma que tenha sempre o suficiente para as vendas, do gosto e qualidade esperado pelos clientes, e de forma que o sistema de pagamento proporcione a empresa um ciclo financeiro saudável, ou seja, em que a empresa não fique com obrigações em excesso e recebimentos pendentes.

Negociar com fornecedores de forma com que o setor de compras esteja sempre em sintonia com o setor de vendas é imprescindível para sucesso também de uma livraria.

Diversificação e Agregação de Valor

Para montar uma livraria que agregue valor aos clientes o empresário poderá conquistar e fidelizar os usuários através de algumas iniciativas simples:

  • Criar um cartão de fidelização com livro grátis depois da venda de 10 volumes para cada cliente,
  • Promover cursos e lançamentos de livros com sessão de autógrafos
  • Nos fins de semana promover eventos com contadores de estórias ou teatro de fantoches para crianças
  • Para adultos promova saraus de poesias
  • Palestras com profissionais, como palestras com autores de livros sobre autoajuda, jornalistas, escritores que falam sobre a história do Brasil e do mundo, arte, entre outros assuntos .

O importante nesses eventos é a divulgação com investimento em ações de marketing, participação dos clientes e feedback, afinal, o evento deve focar o principal: o cliente.

Lembre-se de fazer promoções para aumentar as vendas. Veja um artigo sobre como fazer promoção!

Gostou das nossas dicas de como montar uma livraria?

5.00 avg. rating (94% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá, gostei muito da idéia, muito interessante, pois não havia pensado nisso, até porque onde moro as pessoas não tem muito hábito de leitura, será que seria uma boa abrir um a livraria onde não se tem esse hábito? Acordo resposta de como proceder nesse caso!
    Obrigada! Joselayne Lisbôa

  2. Estou bastante interessada em montar uma livraria e as informações que obtive nesta página são muito valiosas nesta primeira fase de minhas pesquisas.
    Obrigada pela ajuda.

    Marilucia

  3. Se vc se identifica com este negocio, pode sim da certo, por que vc fará de tudo para “criar esta cultura” aos moradores do seu bairro, alem de que, quem chega primeiro bebe agua limpa da fonte!!!Boa sorte!!

  4. Achei legal e muito explicativa a forma como foi abordada e as orientações de maneira bem detalhada que passa bastante segurança pra gente seguir, muito obrigado.

  5. Estou desenvolvendo uma aplicação web(trabalho de faculdade) sobre uma livraria e digo que este artigo serviu para abrir um pouco mais os meus horizontes

  6. muito proveitoso. mas na minha opinião faltou agregar basicamente o valor a ser investido. mas mesmo assim muito boa a ideia. Nos abre um leque de oportunidades e ramos dentro do próprio conceito literário.

  7. gente adorei a dica meu sonho é abrir uma livraria eu tenho apenas 16 anos mas já estou fazendo planejamento e quero me tornar uma empresaria de sucesso 😉

DEIXE UMA RESPOSTA