Como Abrir Uma Choperia

Como abrir uma choperia
Deseja saber como abrir uma choperia? Aprenda aqui de modo fácil e prático como iniciar a sua choperia e ter sucesso.

Que tal abrir uma choperia? Há 6.000 anos, já eram degustadas as cervejas no Egito, Babilônia e outros locais, sendo utilizada para eventos religiosos e festividades, além de ter certo papel terapêutico no tratamento de algumas doenças. Em Sumério, houve uma grande aceitação da bebida, principalmente por observarem que os componentes da cerveja eram praticamente os mesmos que faziam o pão. Conhecida como pão líquido, se disseminou por toda a parte e na Europa houve a incorporação de lúpulo a receita, retirando alguns outros ingredientes (principalmente ervas) de sua composição.

Hoje em dia, vemos que as cervejas são comercializadas em praticamente todos os locais. O Brasil, principalmente, é um dos países que mais adaptou a bebida e a incorporou em sua lista das mais pedidas em qualquer ocasião. No cenário comercial, vemos uma imensidade de marcas que se diversificam pelo sabor e preços, que têm em comum a grande movimentação de dinheiro.

Uma choperia é um empreendimento muito promissor, levando em consideração um bom arranjo do projeto por parte do empreendedor. Embora tenha grande concorrência em qualquer lugar que se estabeleça, levamos em consideração que a procura satisfaz a demanda e com isso todos os estabelecimentos acabam fazendo sua parte e lucrando.

O diferencial da choperia deve ser encontrado para o sucesso do negócio e aquisição de bons lucros, o que é extremamente trabalhoso e cabe ao empreendedor buscar a fórmula que adapte seu estabelecimento a preferência dos consumidores. Aqui vamos abordar um pouco mais sobre a abertura de uma choperia e dar dicas para o empreendedor.

Mercado de choperia

É necessário avaliar o perfil dos clientes para criar situações e táticas que os agradem. Conhecer o cliente pode parecer invasivo e até um pouco indiscreto, porém, vemos métodos de pesquisa rotineiros que ajudam muito na caracterização de um perfil do consumidor. Além disso, as necessidades que levam os clientes a procurarem uma choperia e o que eles esperam por parte do negócio devem ser estudadas para seu sucesso.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

É importante que o negócio seja muito bem estruturado e que contorne as situações embaraçosas que, muitas vezes, vemos na construção do empreendimento. Com força de vontade e estudo, o empreendedor acaba dando a volta por cima e chegando ao topo.

O combate com a concorrência só se dá quando o negócio desperta o interesse do público-alvo e o afasta dos principais estabelecimentos que comercializam os seus produtos. Para isso, o negócio precisa de uma boa localização, boas táticas de divulgação e alguns outros detalhes.

O que ajuda muito o empreendedor na parte inicial do negócio é analisá-lo do ponto de vista do consumidor para fazer uma definição crítica e precisa das melhorias que devem ser feitas, além dos reparos e sugestões.

Localização de uma choperia

Uma choperia precisa se instalar num local específico que garanta bons clientes para consumir suas bebidas. O PDU, Plano Diretor Urbano, é uma lei que determina o tipo de atividade que pode ser exercida em determinado local e, muitas vezes, é uma pedra no sapato do empreendedor que começa a resolver as coisas muito rapidamente, esquecendo-se de toda a cautela que deve ser tomada antes mesmo do empreendimento sair do papel.

Para a empresa funcionar no local escolhido, é necessário que esteja em regularidade com a lei descrita acima, então é extremamente importante que não feche negócios de aluguel ou venda de espaços antes de consultar a Prefeitura da cidade para se ater das informações específicas para isso.

A infraestrutura é um fator importante e o cartão de visita do estabelecimento. A choperia precisa de uma boa iluminação, boas instalações e decoração atraente. Os balcões e mesas devem ter uma boa qualidade e design, que combinem com o resto do ambiente e deixem o cliente completamente à vontade.

É necessário que haja um estacionamento próximo para a acomodação dos carros dos clientes que chegam à choperia e, internamente, um ambiente dividido em uma parte de atendimento ao público e outra para o estoque e a cozinha.

Equipamentos de uma choperia

A choperia necessita de alguns equipamentos específicos para fazer o seu negócio funcionar. Estamos falando de freezers, liquidificadores, geladeiras, balcões de frios, balcões frigoríficos, choperias elétricas e outros. É importante que o visual da parte externa da choperia esteja em conformidade com a parte interna. Então o ambiente deve ter a decoração combinada com a luminosidade, com as vitrines, fachada, entradas, estacionamento e outros.

Uma dica muito legal é na escolha da chopeira. A chopeira elétrica é muito mais moderna e econômica, sendo a que garante a melhor qualidade a bebida. Caso não haja a disponibilidade de verba suficiente para esta e outras tecnologias, pode-se economizar e montar a choperia de acordo com as condições disponíveis.

Investimento inicial de uma choperia

Uma choperia precisa de um espaço de, pelo menos, 100 m² para funcionar confortavelmente e o valor estimado para começar um negócio como este está avaliado em torno de R$ 150.000,00. Lembramos que pode haver queda ou subida deste valor, dependendo da qualidade dos produtos, descontos oferecidos por venda em quantidade e pelo tamanho do negócio.

A franquia é uma opção ideal para muitas pessoas, principalmente para o empreendedor inexperiente na área. Um Quiosque Chopp da Brahma, por exemplo, custa em torno de R$ 90.000,00. O empresário deve analisar os valores e tentar achar qual a opção que melhor se encaixa com o seu plano inicial e condições de capital do momento.

Choperia – Diferenciar cerveja e chopp

Muitas pessoas chegam à choperia e não sabem qual a diferença de chopp e cerveja. Até o momento da filtração, são o mesmo produto. Porém, a diferença está no armazenamento. Esta parte final coloca as cervejas em latas e garrafas, sendo pasteurizada. A parte que vai para os barris, sem pasteurização, constitui o chopp.

É bom que o empreendedor ofereça cerveja e chopp na choperia, pois a ideia é que os clientes consumam bastante para conseguir mais lucros e restabelecer o capital investido. Além destas, outras bebidas também são vendidas.

 Divulgação de uma choperia

“A propaganda é a alma do negócio” é uma frase bem conhecida e que se encaixa perfeitamente neste empreendimento. A forma de lidar com o público já é o começo da divulgação, pois os clientes satisfeitos começam a levar informações a conhecidos e familiares e o negócio logo logo já tem fama de bacana.

Para começar, o empreendedor deve ter noções de marketing para expandir a visibilidade de sua choperia. O marketing planejado consiste na observação dos custos dos serviços, adaptação de recursos para sua realidade e aplicação do método que mais tem a ver com as suas necessidades. O marketing deve ser contínuo e sistemático, ou seja, a todo tempo devem haver estudos para adoção da melhor forma de chegar ao consumidor e implantá-las continuamente.

Choperia – Dicas para chegar ao sucesso

Além de todos os pontos abordados ao longo do texto, vemos que as boas instalações físicas do ambiente também contribuem para a aquisição de novos clientes à choperia. Os hábitos de higiene dos funcionários são, frequentemente, alvos dos olhos atentos dos clientes e por isso todo o cuidado é pouco para treinar os funcionários e assegurar que tenham boas maneiras de lidar com as comidas e bebidas servidas na choperia. A forma de atendimento também conta muito e pode ser incorporada até uma música ambiente ou ao vivo.

4.00 avg. rating (79% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. olá tenho 24 anos, e surgiu a ideia de montar uma choperia da Brahma em minha cidade, Tatuí-SP, visando futuramente um local apropriado para jogos da copa do mundo, tenho muito conhecimento aqui muitos amigos,porém sou totalmente desconhecido de como abrir um negócio, mas surgiu a idéia então gostaria de opinioes para me ajudar , como faço , o que preciso, se posso ter uma ajuda finaceira dessas franquias etc…por favor aguardo sua resposta

DEIXE UMA RESPOSTA