Como Investir em Uma Empresa de Secagem e Armazenamento de Café

Como investir em uma empresa de secagem e armazenamento de café
Como investir em uma empresa de secagem e armazenamento de café

Hoje em dia, as empresas estão atuando em torno de parcerias. Quando uma não sabe muito bem executar tal tarefa ou quando verifica que sai mais barato contratar outra para tal, o sistema de parcerias está implementado. Com a produção de café não é diferente, especialmente no que diz respeito à secagem e armazenamento.

Essa etapa é essencial, pois ela está ligada à classificação do grão e com a qualidade da bebida. A adoção de tecnologias, geralmente bem simples e acessíveis aos pequenos produtores, pode resultar em uma atividade bem lucrativa. Para alcançar o sucesso, é essencial que se tenha muito cuidado em todas as etapas da produção do café. Por isso, veja dicas de como investir em uma empresa de secagem e armazenamento de café.

Mercado de secagem e armazenamento de café

O mercado envolvendo o café é bem antigo. São mais de 150 anos de história e de muitas lutas contra vários empecilhos: o clima que não contribuía para uma boa safra, o mercado internacional que não comprava mais tanto o produto, era a política, enfim. Mas hoje é cenário é bem promissor e há espaço para venda interna, fornecendo para mercados, restaurantes, cafeterias e lojas especializadas e exportação do produto.

Mesmo assim, o país é o maior produtor do mundo do grão. As regiões que cuidam basicamente da comercialização do café são o Sul e o Sudeste e nisso tudo há o processo de secagem e armazenamento de café.

Tipos de secagem de café

Existem diversos tipos de secagem de café e o método vai influenciar diretamente na qualidade do produto.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A secagem feita em terreiros é uma etapa complementar a todos os processos de preparo do grão. Pode ser m terreiro de chão batido, mas não é recomendável, porque esse tem baixo rendimento de secagem, favorece no surgimento de sujeiras e de fermentações. Já a secagem feita em terreiro de piso revestido é mais eficiente, mais uniforme e com menos possibilidade de o café ser contaminado ou fermentado. O terreiro de tela suspensa  evita o contato do café com o solo, permite grande aeração, não há ataque de micoorganismos, reduz mão-de-obra, o tempo da secagem é menor e a sua construção é simples, rápida e barata.

A secagem também pode ocorrer em secadores. Os horizontais rotativos intermitentes ou pré-secadores, são mecânicos e usados nas propriedades que produzem o café conilon e o café despolpado. Estes secadores recebem o café com qualquer grau de umidade, mas não trabalham totalmente cheios para haver espaço para movimentação do produto. Já os secadores verticais exigem que o café que já tenha sido pré-secado em terreiros revestidos ou suspensos, em secadores horizontais ou em secador-barcaça. Os secadores-barcaças são manuais e de baixo custo.

Independente do tipo de secador, alguns procedimentos devem ser analisados, tais como: considerar a formação de lotes homogêneos fazendo a secagem por separação de lotes; carregar os secadores com a fornalha apagada; acender a fornalha só depois que o secador estiver cheio e se movimentando; manter a secagem lenta; controlar a temperatura do café para não ultrapassar 45°C; baixar a temperatura da massa de café e não ultrapassar os 30°C; usar fornalha de fogo indireto; consumir sempre lenha bem seca para não ter tanta fumaça e nem mau cheiro; terminar a secagem com teor de umidade dos grãos de 13 a 14%, evitar a secagem excessiva do café.

Além desses dois tipos de secagem, há também a secagem mista, que é bem comum, é uma combinação do terreiro-secador, com o objetivo de proporcionar uma grande uniformidade de seca dos grãos e redução do tempo e secagem.

Equipamentos necessários

No mercado brasileiro, existe bastante variedade de modelos de secadores de café. Para o funcionamento dos secadores mecânicos feitos no país, a massa de café não pode ter muita água e por conta disso, é preciso fazer uma pré-secagem em um terreiro ou mesmo em pré-secadores, como por exemplo, o secador rotativo ou o secador em camada fixa, modelo UFV.

Outra maneira para secar o café é fazê-lo em combinação, que é basicamente secá-lo no ar quente até um determinado limite de umidade. Depois disso, o café é secado à temperatura ambiente, em silos secadores ou tulhas areadas. A vantagem desse método é a redução no gasto de energia. Para o secador, é preciso ter 50 m a cada mil pés, podendo ser de concreto, tijolo ou asfalto.

Para o armazenamento do café, é essencial definir bem a localização do estoque, pois ele não pode ser em baixadas.

Armazenamento do café

Alguns passos devem ser tomados e eles são bem simples e fáceis de serem executados. Quando a pretensão é construir uma armazenagem para o café, isso pode significar melhores preços e menos problemas no momento de vender o café.

Na propriedade o café em coco pode ser estocado a granel em tulhas de madeira ou colocado em sacas em depósito de alvenaria. Esses locais devem estar secos, precisam receber bastante a luz do sol e devem ter bastante ventilação. Tudo isso para diminuir a umidade no ambiente.

Outra dica diz respeito à proteção dos grãos: coloque o café sobre um estrado de madeira ou lençol plástico bastante espesso, mas jamais o coloque diretamente sobre piso.

Não deixe que os sacos com café fiquem encostados na parede, especialmente se ela for feita de barro, porque isso dá espaço para entrada de insetos e umidade. A recomendação é que as sacas fiquem a 10 cm de distância das paredes, pelo menos. O telhado do galpão também necessita estar bem vedado para evitar que a chuva ou sereno molhem os sacos de café.

Nos armazéns padrão, o café beneficiado é armazenado em uma estrutura que faz com que ele se conserve de forma ideal e as condições do ambiente são bem apropriadas quando há uniformidade na ventilação, na luz do local, na temperatura e na umidade. Esses locais normalmente são geridos por entidades públicas ou privadas e sobre eles há uma execução firme de normas, com o objetivo de garantir com bastante eficiência e segurança todo o sistema de estocagem de produtos agrícolas.

Ficou interessado em investir em uma empresa de secagem e armazenamento de café? Comente:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA