Como montar uma funilaria e pintura

Por:

Como montar uma Funilaria e PinturaOs serviços de funilaria e pintura acompanham o crescimento na venda de veículos. Esse fenômeno vem se desenvolvendo desde a criação do Real com o aumento do poder de compra, seguido do mesmo poder de compra e facilidades de crédito para a classe C que representa uma considerável fatia de mercado e vem comprando cada vez mais veículos. Além disso, os incentivos fiscais para a venda de veículos contribuem para que os carros sejam um dos produtos mais vendidos e negociados no Brasil, sem contar a necessidade que as pessoas têm de se locomover com veículo próprio.

Acompanhando o ritmo de venda dos veículos, as oficinas estão representando um bom negócio, pois todos esses carros que foram vendidos necessitam de manutenção e reparos.

Mercado

Para montar uma Funilaria e Pintura o empresário deve atender de forma personalizada, principalmente no ramo de pintura, pois a tendência de mercado é a personalização que busca satisfazer um cliente cada vez mais exigente.

Devido ao crescimento das vendas de carros há um aumento no número de funilarias e pinturas, mas o que se deve lembrar é que o serviço prestado deve ser único e de qualidade para o cliente diferenciar um serviço de outro.

Serviços oferecidos

Os serviços oferecidos podem ser aqueles que atendem reparos rápidos para amenizar pequenos amassados com os famosos martelinhos de ouro.

Os tunnings e personalização também estão em alta: esses serviços consistem em deixar o veículo de acordo com o gosto do cliente com acessórios como: retrovisores, frisos, maçanetas, saias, para-choques e aerofólios.

Localização

A funilaria e pintura deverá acompanhar o mercado com suas determinadas demandas ocasionadas pelo público-alvo como também pela concorrência, ou seja, para não errar na localização é necessário uma pesquisa de mercado e um conhecimento do seu consumidor.

Para ter uma visão ampla do que será o mercado consumidor, uma iniciativa poderá ser a participação em cursos e workshops sobre o assunto. Uma alternativa pode ser a observação do público-alvo local, a conversa com outros empresários do ramo ou conhecer oficinas de outra localidade escolhida.

Pesquise também sobre as outras funilarias do local, se elas têm tudo o que o cliente necessita. Quais os pontos fracos destas funilarias e como o seu negócio pode atender o público naquilo que as outras funilarias deixam a desejar.

O importante é pesar e avaliar o público-alvo local para saber se o mesmo se identifica com o que a funilaria oferece e se a concorrência local proporcionará parcerias e até um bom desenvolvimento do negócio. Afinal de contas os clientes procuram uma funilaria em um setor de oficinas e avalia qual o melhor serviço oferecido e quais os melhores preços e condições de pagamento.

A localização também influencia na divulgação do negócio, pois a funilaria e pintura poderá se localizar onde já existem outras e assim fazer parte da avaliação dos clientes como opção ou poderá ainda estar localizada próxima à loja de peças ou concessionárias, tudo dependerá de uma eficiente pesquisa de mercado e concorrência.

Um apontamento sobre a localização da funilaria e pintura deve também considerar a segurança do local para que não afete a demanda de clientes e que não facilite nenhuma situação desagradável como assaltos e furtos. Portanto, procure sempre lugares mais seguros.

Organização do processo produtivo e estratégia

A tecnologia tem ajudado aos serviços de funilaria assim como o tem feito para diversos negócios.
O empresário pode contar com programas de computador e equipamentos como balanças computadorizadas que indicam a quantidade certa de pintura para ser usada nos veículos a fim de o trabalho fique perfeito.

Os empresários podem escolher a maneira de atender os clientes de forma estratégica afim de que ofereça os melhores serviços e obtenha mais lucro. Uma opção que pode ser lucrativa para a funilaria e pintura é estar credenciada a prestar serviços de seguros automotivos.

Mas, para manter uma carteira considerável com seguradoras, é necessário que o empreendedor entenda que o credenciamento depende de qualidade nos serviços, pronto-atendimento, organização interna e custos baixos para as seguradoras.

Layout e normas de segurança e saúde

O layout da funilaria e pintura deve ser de acordo com o serviço prestado e com as normas de segurança para que não proporcione insalubridade e diminua os indícios de periculosidade. Para isso, tenha um ambiente bem ventilado, iluminado, limpo, sem acúmulo de materiais tóxicos e água.

Devem existir também condições de segurança como extintores de incêndio, alarmes que alertam o corpo de bombeiros, sem contar com a licença do Corpo de Bombeiros, que além de obrigatória torna o ambiente mais seguro.

O pessoal da funilaria deve ser incentivado também quanto ao uso do EPI (equipamento de proteção individual) que são máscaras de proteção, luvas e outros equipamentos de segurança.

Pessoal

O pessoal da funilaria deve ser treinado para proporcionar aos clientes um bom atendimento, além disso, serem treinados a manusear e trabalhar de maneira correta e com qualidade.

Não é necessário admitir somente funcionários experientes, mas deve-se ensinar o serviço e ficar com funcionários capazes de aprender o serviço e fazê-lo da melhor maneira possível, sabendo utilizar também as novas tecnologias que estão surgindo.

O importante é que os funcionários tenham disciplina para utilizar as normas de segurança, pontualidade, tenham vontade de aprender, trate bem os clientes, respeitem as normas de atendimento e condições de recebimentos da funilaria tratando os clientes com igualdade e respeito. Assim, a funilaria e pintura terá um time vencedor.

Investimentos

A funilaria e pintura como todo negócio necessita de um planejamento orçamentário em que conste todos os custos e despesas iniciais e as necessidades de investimentos externos. Para isso, o empresário deve pôr na ponta do lápis todos os custos necessários para fazer com que o negócio funcione de forma eficiente.

Começando com os custos de instalação com imóvel, se será comprado ou locado, se necessitará de reformas para adequação.

Depois dessa etapa vem a próxima que consiste em contabilizar os custos com máquinas e equipamentos, como: Parafusadeira, Furadeira, Carrinho porta ferramentas, Mesa alinhadora e outros.

Financiamentos

Para montar uma Funilaria e Pintura e atender este negócio com suas demandas e ainda cumprir todas as obrigações iniciais, talvez o empresário precise de investimentos externos. Para isso, o empresário pode preparar um plano de negócios que demonstre a viabilidade econômica e financeira da funilaria e venda seu peixe a fim de conseguir o financiamento necessário e assim investir em uma estrutura ideal para atender aos clientes.

Para saber mais informações sobre crédito para empresas que cabem no bolso e condições de novos empreendedores, os empresários poderão pesquisar sobre linhas de financiamentos presencialmente ou online, em bancos como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES e SEBRAE.

Ficou interessado em montar uma funilaria e pintura? Comente:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



16 comentários sobre “Como montar uma funilaria e pintura
  1. Roseana Sousa Rocha disse:

    gostaria de montar um laboratório de tintas automotivas, como faço para conseguir as máquinas? e os pigmentos quanto custa?

  2. andre disse:

    Preciso de ajuda para montar minha funilaria e pintura automotiva

  3. william telles disse:

    ja tenho uma oficina funilaria e pintura gostaria de saber como prestar servisos para seguradora? nao pago aluguel, preço bom e com qualidade!

  4. sandro max disse:

    Tenho minha funilaria, gostaria de aumentar minha lucratividade e inovar na cidade. Sou muito conceituado, mas alguns clientes não gostam dos preços por isso, acho que preciso inovar para que vejam o que estão pagando. No momento, estou totalmente descapitalizado e há uma grande falta de pessoal (mão-de-obra), o que fazer ? Busco parcerias. Minha oficina fica no centro, uma boa localização, serviço de ótima qualidade, só uso materiais de primeira linha ,se puderem, me respondam.

  5. Jorge David disse:

    São excelentes as vossas dicas. Gostaria que me ajudassem com dicas para montar uma empresa de fornecimento de kits dos primeiros socorros para todos, incluindo viaturas.

    Obrigado e sucesso!

  6. Rodrigo disse:

    Tô querendo abrir uma funilaria com meu sogro, que já trabalha nessa área e faz um serviço de qualidade. Alguém pode me ajudar passando alguma dica ?

    • Davi disse:

      Rodrigo, o caso é que sociedade onde um entra com dinheiro e outro a mão-de-obra, já é comprovado que não dá certo. No caso se vc quiser realmente abrir um negócio sem conhecer a área, o ideal é pesquisar muito, participar do SEBRAI. Existe vários investidores/empresários que investem sem conhecer a área, a unica coisa é que eles tem experiencia de saber o momento oportuno de entrar e sair no momento certo. Se vc acha que é o momento vai em frente, mas lembre-se, o mercado é grande e são poucos profissionais compromissado com o serviço.

  7. DANIEL disse:

    SOMENTE UMA PESSOA SEM JUÍZO PODE ACONSELHAR A OUTRA A ABRIR UM NEGÓCIO QUE DEPENDA EXCLUSIVAMENTE DE TERCEIROS, OU SEJA, SE VOCE NÃO FOR OPERACIONAL, SE NÃO TIVER EXPERIÊNCIA REAL COMO PINTOR, FUNILEIRO E NOÇÕES E ELÉTRICA OU TAPEÇARIA, AFASTE-SE DESTE NEGÓCIO, POIS O MERCADO OFERECE PÉSSIMOS PROFISSIONAIS, DESCOMPROMISSADOS E DESQUALIFICADOS, PARA QUE O MESMO SE QUALIFIQUE NÃO EXPONHA SEU CLIENTE A COBAIAS, CERTAMENTE COMEÇANDO ASSIM, SERÁ O PRINCIPIO DO FIM, AH, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A MAIOR PARTE DESTES PROFISSIONAIS, SALVO RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, POSSUI PÉSSIMOS HÁBITOS, TAIS COMO, CONSUMO DE ÁLCOOL EM EXCESSO, UTILIZAÇÃO DE DROGAS ILÍCITAS, ENVOLVIMENTO EM ATIVIDADES DUVIDOSAS FORA DO AMBIENTE DA EMPRESA, OU SEJA, CARO COLEGA, AO ENVOLVER-SE COM ESTE RAMO, DIFERENTE DO QUE O CARO COLEGA QUE LHE INDICOU SOBRE DESCONHECER O RAMO, PESQUISE, PESQUISE, MAS PESQUISE INCESSANTEMENTE ANTES DE ABRIR ESTE NICHO DE NEGÓCIO, PREFIRA QUALQUER TIPO DE ATIVIDADE QUE DEPENDA ÚNICA EXCLUSIVAMENTE DO SEU ENGAJAMENTO E ESFORÇO, NÃO PENSE QUE FUNCIONÁRIOS IRÃO GOSTAR MAIS DO SEU NEGÓCIO DO QUE VOCÊ MESMO, PORTANTO, PREFIRA ATIVIDADES INDIVIDUAIS OU QUE DEPENDAM DE UM CÍRCULO DE RESTRITO DE PESSOAS DE EXTREMA CONFIANÇA, PENSE NISTO…………

    • jose luis disse:

      parabéns cara o seu comentário é perfeito . muito lucido e mostra a realidade do ramo de funilaria e pintura .

    • mauricio disse:

      concordo plenamente com teu comentario,pois hoje num mercado tao competitivo,e pessoas sem qualificaçao,sem empresa formada,neste ramo competem com preços absurdos,pois tenho uma funilaria com meu iramao,se criemo dentro de uma funilaria,e estamos os dois trabalhando,junto com os funcionarios e tem que ta encima ,para sair perfeito o serviço,sem esperiencia no ramo e pedir para quebra,e se encher de divida.mas se abriu muita boa sorte ,e se tiver alguma duvida estou as ordens,se puder ajudar,amigo,pois tudo nao sei mas se puder ajudar.

  8. gerson disse:

    maravilhoso o comentário do Daniel, sou proprietário de funilaria há 24 anos e tudo que ele falou é puramente verdade. Não se meta nisso se tiver juizo, eu que sou profissional, faço funilaria e pintura sinto na pele o que é este ramo.

  9. gerson disse:

    Rodrigão, se seu sogro é do ramo manda bala, mas pesquisa qual é o conceito dele na região se for ruim vc dança. E monta numa avenida de muito movimento senão vc fica sem cliente como eu, que me mudei para uma rua fim de mundo

  10. gerson disse:

    para Willian Telles, estou querendo isso tambem há muito tempo, se souber como me avise

  11. fernando disse:

    negocio com familia não e um bom negocio, pois vc aparentemente não tem experiencia no ramo,

  12. Claudinei Roberto S. Martins disse:

    Eu tenho uma funilaria e pintura,eu fui muito louco, eu enfiei a cara, so com um compressor 5,2 bastante velho jogava oleo na pintura e abria buraco no verniz, no começo foi muito dificil, mas com o tempo fui adquirindo conhecimento, fui fazendo curso e conhecendo todos tipos de produto que usa na funilaria, comprei quase todas ferramenta

  13. Silas soares pinheiro disse:

    Trabalho na ofic. LSP reparacoes autm. em santa isabel
    O prop. E Luciano Gonsalves tem algum convenio c seg.
    Eu Silas sou funcionario e bastante qualificado…quero
    Montar funilaria e pintura junto c irmao David q e pintor
    Competente e rapido. Poderia me dar algumas sugestoes
    Ja tenho sport..solda oxg.. Mig..preciso comprar compresor
    Maior e mesa alinhadora ( Lucca )
    Atenc. Abracos Silas e David

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)