Como abrir uma casa de repouso

Por:

Como abrir uma casa de repousoJá pensou em abrir uma casa de repouso? O envelhecimento da população brasileira faz com que novas oportunidades de negócio sejam vislumbradas. São cuidados com saúde e com o bem-estar físico e psicológico que devem ser pensados para os mais idosos.

Quando um familiar que cuida deles e tenta auxiliá-los, mas percebe que não consegue dar conta do recado, existe então um risco de surgir problemas maiores para os velhinhos, como não receberem remédio na hora certa, não tomarem banho direito ou até mesmo serem deixados de lado nos aposentos do próprio lar, podendo desenvolver a depressão.

Em meio a esse cenário, abrir uma casa de repouso parece ser uma boa oportunidade para aqueles que buscam uma ideia de negócio e que, ao mesmo tempo, pretende dar qualidade de vida ao próximo.

Quem são os clientes de uma casa de repouso

Os que contratam o serviço de casa de repouso são basicamente familiares de idosos e isso ocorre por diversos motivos: porque o local é apropriado para atendimento médico, porque a casa oferece companhias para os idosos, porque os seus filhos não têm tempo para cuidar deles e ainda outros.

Existem também aqueles que buscam a casa de repouso porque não aguentam mais viver sozinhos e querem fazer novas amizades. Os motivos são inúmeros e considerá-los é uma maneira de conhecer mais a fundo o cliente, aquele que está disposto a pagar pelos serviços oferecidos.

O que a casa de repouso oferece

A casa de repouso pode oferecer diversos serviços, mas basicamente são os médicos (enfermagem, nutrição, fisioterapia, dermatologista, ortopedista) e de lazer (comemorações de datas festivas, recreações, canto e música com amigos e familiares), com o objetivo de garantir uma qualidade de vida que os idosos poderiam não estar tendo mais em casa.

Eles podem ser hospedados por períodos, conforme a necessidade de cada família, ou permanentemente, a critério de cada um. Qual tipo será oferecido vai depender de cada empreendedor, sendo que também podem ocorrer os dois.

O aspecto religioso também é bastante considerado. Por conta disso, diversas casas de repouso recebem voluntários de várias religiões, todos com o propósito de passarem um pouco de mensagens positivas a eles.

Estrutura física e funcionários necessários em uma casa de repouso

O imóvel de uma casa de repouso precisa ter, pelo menos, cinco quartos grandes, três banheiros, cozinha e sala. Também é necessário que haja remédios, móveis feitos sob medida, leitos, cadeira de rosas, macas, equipamentos médicos e andarilho.

Os quartos podem ser individuais ou compartilhados, de acordo com a necessidade de cada um e, principalmente, quanto podem pagar por isso.

Os corredores, salões e quartos devem ser bem ventilados, a luz natural deve entrar e o ideal seria que todos os dormitórios fossem virados para o sol da manhã, pois não é tão quente como no período da tarde. Esses detalhes devem ser analisados no momento em que a casa for alugada ou comprada.

Se for possível ter uma área verde na casa de repouso, melhor ainda. O contato com a natureza é muito bom para todos, traz uma energia fundamental tão buscada pelos idosos e nessas áreas também pode haver atividades que deixem os mais velhos mais contentes, como ginástica para a terceira idade, encontros, rodas de música e canto e muito mais.

O número mínimo de funcionários para uma casa de repouso é nove: o dono, que vai cuidar basicamente da administração; duas enfermeiras, duas cozinheiras, dois técnicos de enfermagem, um médico e uma faxineira.

Com o passar do tempo, naturalmente haverá a necessidade de contratar mais profissionais que estão ligados à saúde e bem-estar, tais como arterapeuta, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e ainda outros que possam contribuir com seus conhecimentos ao desenvolvimento da casa de repouso.

Localização da casa de repouso

É importante que o imóvel da casa de repouso seja bem localizado, longe de áreas muito barulhentas, poluídas e violentas. Nada pior do que colocar um idoso para ficar em uma casa de repouso onde esse não é encontrado. Por exemplo, onde há muita movimentação de carros e ônibus, muita fumaça e iminência de violências não são indicados. É importante que haja também uma vizinhança tranquila, que respeite a atividade exercida.

O lugar ideal para uma casa de repouso são bairros residenciais, com segurança, ruas iluminadas, asfaltadas, sem o risco de inundação em casos de chuvas e com serviço de água e esgoto funcionando corretamente.

O empreendedor também deve reparar se no local pretendido há a possibilidade de exercer tal atividade e se os impostos estão em dia. Todos esses dados devem ser conferidos junto ao Governo Municipal.

Dica de negócio da casa de repouso

Quem deseja montar uma casa de repouso precisa se informar sobre tudo o que envolve a terceira idade e para isso há milhares de artigos acadêmicos na internet, pesquisas feitas em universidades que também estão disponíveis na rede, congressos, feiras e eventos em geral.

O empreendedor deve ter o máximo de informações possível para conseguir o sucesso no seu futuro negócio e quanto mais estiver presente ou procurando entender mais do assunto, melhor será sua casa de repouso.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



15 comments on “Como abrir uma casa de repouso
  1. ALESSANDRA disse:

    OLA!!!!EU GOSTARIA DE ABRIR UMA CASA DE REPOUSO OU UMA COMUNIDADE PARA DEPENDENTES QUIMICOS,GOSTARIA DE ALGUMAS SUGESTOES SOBRE ESSES ASSUNTOS

    • Stefanie disse:

      Olá amigos. Tenho larga experiência em montagem de casas de repousos. Se tiverem dúvidas me mandem email. Agradeço desde já.

      • Tatiana disse:

        tenho interesse de abrir uma casa de repouso e gostaria de umas dicas..se vc puder me ajudar, estou meio perdida
        agradeço
        Tatiana

      • Valdemir disse:

        Ola bom dia, tenho gde interesse em abrir um local para abrir idosos, quais dicas vc pode me dar e orientações

      • Adriana disse:

        olá Stefanie gostaria de ter mais informações de uma casa de repouso tenho um imóvel de 244 m² e pretendo investir no ramo na cidade não tem esse empreendimento.

  2. jeni rodrigues teixeira disse:

    Pretendo montar um residencial casa de repouso de idosos, com centro dia onde as pessoas possam vir de suas casas pela manha e voltar à tarde. Qual serão os caminhos? Jeni

  3. patricia disse:

    eu vou monta uma casa de repouso aquir em itarir vale do ribeira resolvir montar depois de ver o quer o serumano e capaiz de fazer com um velhinho como nunca fosse envelhecer estou a disposiçao para mas informaçao

  4. patricia disse:

    vou montar aquir em itariri vale do ribeira uma casa de repouso estou a disposiçao para imformaçao tomei essa decisao dpois quer preseciei como tem pessoas ruim de alma coraçao quer tem capacidade de maltratar um velhinho

  5. joaquim roque de alencar disse:

    procuro parceiro p abrir casa de repouso

  6. osvaldo disse:

    Olá, estou pensando num projeto para montar uma casa se repouso na zona rural. Quais são as chances de prosperar? Como funciona a questão burocrática para a abertura?

  7. welica aparecida fernandes disse:

    gostaria de abrir uma casa de cuidar de idoso gostaria de mais informaçoes

  8. cida disse:

    OLA GOSTARIA DE ABRIR UMA CASA DE REPOUSO DE QUANTO E O INVESTIMENTO?

  9. Janaína disse:

    Boa Tarde!
    Estou fazendo um projeto da minha faculdade, ou seja, meu TCC vai ser baseado numa casa permanente para a melhor Idade, meu pensamento inicial seria para Idosos dos quais tenham condições de pagar por serviços de um hotel estruturado para suas condições, ou seja, pagará pela moradia, alimentação, médicos, dentista, lazer, entre outros serviços que disponibilizaremos nesse projeto, gostaria de saber se vocês ajudam na elaboração de um plano de negócio, entre outros serviços necessários para o desenvolvimento desse projeto.
    Desde já muito Obrigada! Aguardo Respostas!

  10. Edna júlia disse:

    Tenho uma agência de cuidadores, mas estou procurando parcerias para abrir casa de repouso.

    • Paula disse:

      Boa Tarde, sra. Edna Júlia!
      Verifiquei seu comentário e gostaria de obter informação referente esta parceria? Existe a possibilidade de conversar sobre este assunto? Grata pela atenção Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)