Como Abrir Loja de Surfwear

Como abrir loja de surfwear
Como abrir loja de surfwear

Já pensou em abrir uma loja de surfwear? A moda é ditada pelos costumes de cada grupo social e isso é muito fácil de ser percebido. Basta dar uma olhada nas roupas dos roqueiros, dos pagodeiros, dos funkeiros, dos hippies e também dos surfistas.

Através dos comportamentos, incluindo o modo de se vestir, os integrantes de cada tribo se identificam e sentem-se cada vez mais familiarizados uns com os outros compartilhando então ideias e maneiras de viver.

Os hábitos de cada uma delas acabam sendo diferenciados por características nas quais os indivíduos estão inseridos e as compartilham uns com os outros. E é possível verificar isso na prática de esportes, por exemplo, em que se formam classes com costumes de uso específico, como o surf.

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Essa atividade esportiva é bastante difundida em todo o país até mesmo por conta da natureza: são mais de 8 mil km² de litoral, totalizando algo um pouco acima de 2045 praias, tornando a prática desse esporte bem popular.

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Segundo informações do Instituto Brasileiro de Surfistas (Ibrasurf), o país conta com 250 mil surfistas que praticam o esporte, pelo menos uma vez por semana, e que tem pelo menos uma prancha. Hoje, há cerca de 2 mil lojas de surfwear no Brasil, com faturamento de aproximadamente R$ 1,8 bilhões por ano.

Com todos esses dados, o empreendedor que pretende abrir uma loja de surfwear deve estar atento que é um bom mercado para fazer investimento.

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Mercado de loja de surfwear

O mercado de surfwear é muito parecido com o da moda em geral, tendo um detalhe que os diferencia: quem compra nessas lojas ou pratica o surf ou convive com alguém que pratica.

Por ser um estilo de roupas que está diretamente ligado à vida praiana, a temporada mais adequada para vender bastante é (obviamente) o verão. Fora destes meses, a tendência é o movimento cair e é aí que o empreendedor da loja de surfwear deve ter muita criatividade para dar conta do recado e não ter grandes problemas com fluxo de caixa.

Dados de uma pesquisa feita por Fabricia Durieux Zucco, Alexandre Mesquita e Arman e divulgada no site do Ibrasurf ainda afirmam que indústria de surfwear foi um dos segmentos que mais cresceu nos últimos dez anos.

O estudo mostrou que o esporte movimenta aproximadamente R$ 2 bilhões ao ano e emprega direta e indiretamente em torno de 140 mil pessoas. Foi concluído que os seus consumidores têm muitos valores e opiniões bem diferenciadas, que subdividem o segmento em nichos bem fortes. Dessa maneira, o empreendedor que pretende atuar nesse ramo deve ficar atento a esse detalhe.

Localização da loja de surfwear

A surfwear pode estar em uma loja no shopping e, especialmente, em pontos que sejam perto de praias e de outras lojas que vendem equipamentos de surfs.

Uma dica para quem vai escolher um estabelecimento que comercialize esses produtos é ter o público-alvo por perto, com a vizinhança boa, com alvará dado pela Prefeitura para que tal atividade seja exercida ali, com pontos de ônibus por perto (verificar se o lugar faz parte da rota dos transportes públicos) e com estacionamento para os clientes. Os serviços públicos devem também estar presentes, tais como telefone, luz, água, esgoto e segurança.

Como tornar a loja de surfwear conhecida

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada no site do Ibrasurf, as estratégias de comunicação mais usadas pelas grandes marcas de surfwear são feitas basicamente, na sua maioria, tendo como norte os costumes e valores da cultura dos surfistas. Por conta dessa realidade, aqueles que desejam atingir os seus clientes devem conhecê-los profundamente: classes a que pertencem, o que consomem, onde estão presentes e tudo o que for ligado a eles.

Para obter tais informações é preciso então fazer uma pesquisa de mercado porque ela é o instrumento mais eficiente para tal. Por meio de estudos, é perfeitamente possível quantificar e qualificar o público que o empreendedor pretende trabalhar na loja de surfwear e fazer publicidade adequada para ele.

Existem publicações especializadas, sites que tratam do assunto, redes sociais onde surfistas e possíveis consumidores da moda surfwear estão presentes e isso serve para fazer tal publicidade que seja eficiente.

Uma propaganda somente surtirá efeitos se ela for direcionada aos consumidores que o dono do negócio pretende convencer. De nada adianta investir em anúncios em jornais e revistas que simplesmente esse público não lê ou nem conhece.

Estrutura do empreendimento de uma loja de surfwear

A loja de surfwear precisa ter entre 15 e 20 m² e ter uma divisão entre estoque geral e espaço para a exposição e vendas dos produtos. Nesse lugar, deve haver espaço para provadores, exibição dos produtos para revenda, das araras e de caixas de som para colocar a música ambiente. Saiba como decorar a vitrine da loja surfwear.

É preciso ter balcões para exposição, prateleiras, sofás, caixa registradora, computadores, telefone e impressora.

O número de trabalhadores irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que a mão de obra mínima deve contar com pelo menos dois vendedores, um gerente, um estoquista e um caixa por período.

Normalmente, são vendedoras que atuam nessas lojas, pois assim atrai bastante o público masculino e ainda deixa as mulheres mais à vontade, mas isso não é regra geral, o empreendedor deverá então verificar o seu público e a partir disso definir quem é mais adequado para fazer as vendas.

O que vende uma loja de surfwear

Uma loja de surfwear vende, é claro, roupas que surfistas ou simpatizantes gostam, como malhas, bermudas, shorts e blusas em geral. Contudo, ainda outros produtos podem ser comercializados também, como pranchas, parafinas, agendas, chinelos, mochilas e chaveiros.

Dicas de negócio de surfwear

Alguns serviços também podem ser oferecidos para ajudar ainda mais no movimento financeiro do negócio, como locação ou venda de vídeos de surf, especialmente aqueles que mostram manobras, por exemplo, pois os praticantes do esporte podem ver e rever inúmeras vezes e variedade de roupas de neoprene com tecnologia avançada

Outra dica não menos importante é sempre buscar atualizações quanto ao mercado de lojas de surfwear. Os interessados em abrir um negócio desse tipo devem estar a par da realidade dos surfistas. Não custa nada visitar sites como o da Ibrasurf ou da Associação Brasileira de Surfistas Profissionais, por exemplo. Participar de eventos da área também é um caminho para conhecer quem já atua no ramo, para trocar ideias e criar novas.

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