Como montar uma loja de produtos esotéricos

Como montar uma loja de produtos esotéricosPara montar uma loja de artigos esotéricos é necessário se informar sobre o que as pessoas procuram em uma loja desse ramo e quais os produtos que são novidade.É um mito considerar que os produtos esotéricos não serão vendidos facilmente, pois constituem um mercado crescente principalmente nas classes A e B e muitos consumidores já sabem o que comprar numa loja de artigos esotéricos. Por isso, a loja deve possuir uma diversidade de produtos e uma estrutura adequada para o atendimento desse público exigente.

Mercado e Produtos

Os consumidores de produtos esotéricos o procuram por motivo de decoração, meditação e terapia. Por isso, tenha uma ampla variedade de produtos como incensos, sabonetes, mandalas, livretos, pêndulos, pedras, velas e etc.

Os consumidores de uma loja de artigos esotéricos são pessoas que acreditam que os produtos oferecidos pela loja têm como funcionalidades a cura, a espiritualidade entre outros. São pessoas que também acreditam na energia transcendental e em todas as teorias possíveis que cercam essa matéria.

Fornecedores de uma loja esotérica

Os produtos esotéricos são divididos em adagas, pirâmides, aromas, sinos e ainda produtos para Radiestesia e Radiônica. Diante da diversidade de produtos, a gestão de fornecedores é essencial para a loja de artigos esotéricos, pois são vários produtos e para cada grupo de produtos poderá existir um fornecedor específico.

Alguns fornecedores são artesãos e trabalham de maneira sistematicamente diferente o que requer do empresário uma capacidade de gerir diferentes prazos, preços e culturas.

Canal de distribuição

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os produtos oferecidos na loja de esotéricos são, em sua maioria, importados de locais como a Índia, China, Marrocos e outros países. Esses produtos então são distribuídos por distribuidores autorizados, sendo importante listar os distribuidores mais próximos e os que oferecem melhores preços, produtos e condições de pagamentos que beneficiem o negócio e que proporcionem uma gestão eficiente de compras de mercadorias. Para isso, use toda a habilidade de negociação, se possível participe de cursos sobre negociação: o custo com certeza se justificará nos resultados alcançados.

Estruturade uma loja de produtos esotéricos

A loja esotérica terá uma estrutura com uma área de vendas; uma área de administração, uma área para o estoque (depósito), além de móveis, computadores, impressora, telefones e fax.

Como os consumidores de uma loja de artigos esotéricos são mais sinestésicos e sensíveis tenha uma decoração com cores que despertam os sentidos, sejam cores que acalmam (azul, verde e lilás), que façam parte de alguma tendência espiritualista ou cores vibrantes (laranja e roxo).

Para decorar o interior da loja com mobiliário, tintas, iluminação e revestimentos que possam proporcionar um clima espiritual, procure a orientação de um especialista em espiritualidade ou pergunte a opinião de outros profissionais afins.

Pessoal

O pessoal para trabalhar na loja de esotéricos deve ser treinado para atender tanto o cliente que  já conhece os produtos esotéricos quanto para aquele que não possui informações. A equipe que fará parte da força de vendas deve conhecer bem os produtos oferecidos, neste âmbito faz-se necessário um treinamento para que os vendedores conheçam todos os produtos vendidos com todas as especificações, vantagens e melhorias proporcionadas pelos produtos.

Portanto, no momento de recrutar os funcionários escolha atendentes que se identificam com o ramo e que tenha habilidade em ouvir e atender os clientes com boa vontade, e, além disso, persistência e paciência para aprender mais sobre o ramo, e outras habilidades como: equilíbrio emocional, capacidade de identificar as necessidades e perfil dos clientes.

Claro que algumas competências e habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas através de motivação e treinamento.

Localização

Uma loja de artigos esotéricos pode ser montada em shopping centers ou próxima a centros comerciais, onde há bastante circulação de pessoas. Outra opção é localizar sua loja próxima aos concorrentes e lojas de produtos afins. Para isso, estude o mercado e veja qual a melhor tática.

Além disso, o negócio poderá ser aberto também em um site na internet, com a venda virtual de produtos. Para isso, o empresário irá gastar com hospedagem do site, com web designers e outros. Para se situar virtualmente a loja de artigos esotéricos deverá possuir um site que esteja estruturado estrategicamente para vendas, como escolher os produtos certos para a página inicial e fazer com que o site sinalize que a loja possui uma diversidade de produtos.

Tenha um site atraente, bonito e que não polua visualmente e que especifique cada produto com todas as suas características.

Agregação de valor

Os custos com agregação de valor devem ser orientados para projetos que antes de serem implantados, sejam estudados e avaliados. Nesse processo, o empresário poderá recolher sugestões dos clientes ou mesmo buscar informações sobre o que está acontecendo no ramo e que tem apresentado um bom resultado entre o público.

Algumas iniciativas que agregam valor podem surgir de ideias que complementem a venda dos produtos com serviços voltados para o ramo de esotéricos, como cursos, aulas de yoga e meditação, palestras e outros.

Os eventos oferecidos farão com que a loja seja divulgada e se torne mais conhecida. Portanto, muitas vezes, os gastos com eventos promovem a loja de modo que o lojista economize com campanha promocional, já que os esforços de divulgação serão realizados para promover os eventos.

Abertura da empresa

Para montar uma loja de artigos esotéricos, antes de galgar todos os passos acima, os empreendedores deverão planejar o processo para abertura do estabelecimento, garantindo o sucesso do empreendimento.

Portanto, o primeiro passo será sobre a decisão de escolha da personalidade jurídica. Se a intenção do empreendedor é se tornar micro empreendedor individual, deve-se ter em mente que a legislação permite que sejam enquadrados nessa categoria apenas aqueles que têm um funcionário que receba um salário mínimo ou salário da categoria.

Para se tornar uma Sociedade Empresarial o empreendedor deverá ter sociedade conjunta com pelo menos duas pessoas, que visem lucro, se organizem em sociedade e tenham responsabilidade com os compromissos assumidos conjuntamente em nome da Sociedade.

Antes de optar por uma forma de sociedade, os empreendedores devem pesar sobre as condições fiscais, trabalhistas e outros incentivos.

Para isso, pese qual a melhor alternativa para o ramo: se a Personalidade Jurídica irá se associar de forma que contribua para a Receita, usando o sistema Lucro Presumido ou ainda ter a denominação de microempresa ou EPP (Empresa de pequeno porte) e recolher impostos no Sistema Simples Federal, sistema que dispõe de vantagens tributárias, financeiras, trabalhistas e até previdenciárias.

Para mais informações acesse sobre o Simples Nacional acesse:

O que achou do nosso passo a passo para montar uma loja de produtos esotéricos?

5.00 avg. rating (95% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

11 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia !!

    Estou querendo abrir uma loja de produtos religiosos para Umbanda E Candomblé, será que vcs poderiam me ajudar?
    Gostaria de saber quando irei gastar.

    Atenciosamente,
    Alves

    • Ola Nilda, estava passeando pela internet e vi o seu interesse por loja esotérica. Fiquei sabendo a pouco tempo que a Casa de Bruxa estara ampliando os seus negócios abrindo franquias esotéricas pelo Brasil. Entre em contato com eles. Eu não tenho o telefone de la, mas é so digitar casa de bruxa e vem muita coisa deles. abraços e boa sorte

  2. Eu gostaria de saber por alto e atendendo a todos os fatores importantes que voces sitaram, o montante para a abertura de uma loja esotérica.
    Com os melhores cumprimentos

  3. Estou pensando em abrir uma pequena loja esotérica, e paralelo dentro do mesmo estabelecimento colocar uma casa de chá e bolos caseiros, gostaria de saber também se vou poder abrir dessa forma, e onde aqui no Brasil eu poderia comprar para revender sem importar, gostaria de vender produtos brasileiros.

  4. Bom dia, eu gostaria de saber onde comprar e como comprar, para começar uma pequena loja pois não tenho ideia de onde comprar e o melhor preço.

  5. Boa tarde gostaria de saber se alguém tem fornecedores para loja esotérica, pois esta quase impossível achar fornecedores. Ninguém ajuda ninguém neste ramo.

DEIXE UMA RESPOSTA